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Novo EcoSport 2018: preço, fotos, versões, equipamentos, novo motor e impressões ao dirigir

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Novo EcoSport 2018 chegou ao mercado com uma atualização quase geral, mas focando no custo-benefício com a introdução de fábrica de vários itens de conforto, conectividade e segurança. Oferecido nas versões SE, FreeStyle e Titanium, o Novo EcoSport 2018 agora trabalha em uma faixa e preço de R$ 20.000, indo de R$ 73.990 até R$ 93.990.



Novo EcoSport 2018 – apresentação

No evento de apresentação, a Ford fez comparativos de conteúdo e preço com alguns dos rivais do Novo EcoSport 2018. Para se destacar num segmento que já foi exclusivamente seu, o Novo EcoSport 2018 não só mexeu no visual frontal e interior, o crossover teve que adotar novos motores, um câmbio melhor e recheio bem consistente para atrair velhos e novos clientes.

Com um milhão na América do Sul e 600 mil vendidos no Brasil até agora, sendo 200 mil da atual geração, o SUV compacto teve 50 mil clientes que trocaram ano-modelo. Além de Brasil, o Novo Ford EcoSport 2018 passará a ser montado em CKD na Venezuela, além de fabricação normal na Romênia, Rússia, Índia e China. Nos EUA, o modelo será lançado em 2018.

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Novo EcoSport 2018 – melhorias

A Ford mencionou que fez melhorias no processo produtivo com medição laser de carroceria, até então exclusivo do Mustang. Também fez alterações nas suspensões, tornando o conjunto mais robusto, além de atualização da direção elétrica. Na aerodinâmica, além da grade ativa, o Novo EcoSport 2018 vem ainda com defletores sob o para-choque dianteiro, plataforma e para-choque traseiro, reduzindo o arrasto aerodinâmico com o fechamento das aletas em alta velocidade, abrindo-as em baixa para refrigeração do motor.

A Ford também mudou o formato dos bancos do EcoSport 2018 e adicionou um sistema mais prático para basculamento do banco traseiro, que é bipartido. Outro item que chama atenção é o Advance Trac com RSC, um sistema anticapotamento que usa freios e controle de tração. Isolamento acústico sob o capô também foi introduzido para reduzir o nível de ruído. As travas foram reforçadas, assim como mais material isolante foi colocado nos revestimentos.

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Novo EcoSport 2018 – equipamentos

Itens como sete airbags, controles de tração e estabilidade, câmera de ré, assistente de partida em rampa, medidor de pressão dos pneus, Isofix e sensores de estacionamento, ponto cego e tráfego lateral, deixam o Novo Ford EcoSport 2018 com um bom pacote. A multimídia SYNC 3 com Android Auto e Car Play é outro destaque, tendo inclusive hot spot Wi-Fi e aplicativos dedicados.

Novo EcoSport 2018 – novo motor 1.5 e 2.0

Com o novo motor 1.5 3C Flex, o Novo EcoSport 2018 ficou mais econômico em relação ao antigo Sigma, fazendo na versão manual 8,3/9,0 km/litro com etanol e 11,6/13,1 km/litro com gasolina, respectivamente em cidade e estrada. Já com câmbio automático de seis marchas, o SUV faz 7,1/8,9 km/litro com etanol e 10,4/12,8 km/litro na gasolina, respectivamente cidade e estrada.

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Novo EcoSport 2018 – seguro e revisões

A marca revelou o valor médio de seguro Ford para o Novo EcoSport 2018 entre R$ 2.846 e R$ 3.930. Na manutenção, as revisões somam R$ 1.616 no FreeStyle 1.5 AT, bem como não programada em R$ 9.148 e peças de colisão em R$ 12.986. O contrato do Ford Protect para revisões programadas custa R$ 1.703, R$ 2.820 com um ano adicional de garantia ou R$ 3.310 com dois anos extras.

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Novo Ford EcoSport 2018 – Impressões ao dirigir

Cabo de Santo Agostinho/PE – A Ford realizou o test drive do Novo Ford EcoSport 2018 com as versões FreeStyle 1.5 AT e Titanium 2.0 AT. As primeiras impressões do SUV compacto renovado foram boas. O visual exterior chama bastante atenção na frente e mostra uma evolução do produto, embora ainda longe da terceira geração e com muito do modelo anterior. Os faróis de xênon com LEDs diurnos dá ao modelo um visual mais atraente que o anterior, em especial na Titanium, onde as rodas são aro 17 com belo desenho.

O estepe continua exposto na traseira, algo que não agrada a todos e deixa o pneu sobressaliente muito à mostra. A Ford tem algumas capas como acessório. A empresa fala que o perfil virou uma característica do Novo EcoSport 2018. A abertura lateral da tampa continua do mesmo jeito, não sendo muito funcional.

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Ainda olhando por fora, nota-se que os retrovisores não são basculantes eletricamente na Titanium, mas esta pelo menos tem teto solar elétrico. O friso cromado da um ar mais “chique” ao topo de linha. A entrada com sensor na porta é elogiável. No FreeStyle, os detalhes em cinza escuro também são interessante, assim como as rodas aro 16. Os faróis com projetores tipo canhão são um ponto positivo.

Por dentro, o Titanium dá um “plus” na vida do Novo EcoSport 2018, ambientado com dois tons bem contrastantes, embora a cor bege do revestimento em couro não deva agradar muita gente, por conta da limpeza. Nota-se a ausência das alças no teto, evidentemente por causa dos airbags de cortina. O teto solar apenas corre, não levantando o vidro para ventilação simples. Boa impressão tivemos do cluster, amplo e com iluminação de LED translúcida, criando um visual escurecido quando desligado.

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Novo EcoSport 2018 – interior

O volante multifuncional do EcoSport 2018 é bem resolvido e com boa empunhadura, mas a regulagem em profundidade se mostrou rígida demais. A multimídia SYNC 3 sem dúvida é uma das mais completas e intuitivas do mercado, não demandando muito tempo para seu manuseio. O ar-condicionado automático é bem eficiente, até exagerado em alta potência. Não gostamos do apoio para celular, que poderia ser plano e não vertical. O mesmo em relação ao porta-objeto com apoio de braço. No entanto, as duas entradas USB pontuam muito bem.

O acabamento melhorou bastante, especialmente a atenção nos detalhes, como os speakers do sistema de som (Sony Premium no topo de linha) ou o revestimento em material emborrachado na parte superior do painel. Os novos bancos se mostraram mais confortáveis, assim como o aproveitamento do espaço traseiro com os encostos menos proeminentes.

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As portas redesenhadas dão um aspecto melhor ao ambiente. Já a prancha sobre o assoalho do porta-malas é uma boa ideia para separação de objetos e criação de uma plataforma plana, mas não amplia os 356 litros do bagageiro, ainda pequeno diante da concorrência. O banco bipartido ajuda, mas tira lugar para priorizar bagagens.

No Novo Ford EcoSport 2018 em versão FreeStyle, o acabamento não é tão ruim quanto se espera, mantendo a mesma atenção nos detalhes em comparação ao Titanium, mas com apenas um tom de cor, preto. A tela grande (8 polegadas) e o mesmo volante do topo de linha, valorizam a versão, assim como ar-condicionado automático e bancos em tecido/couro.

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Novo EcoSport 2018 – dirigindo

Andando, o Novo EcoSport 2018 na versão Titanium apresentou uma boa performance com o motor 2.0 Duratec Direct Flex, que entrega 170/176 cv a 6.500 rpm e 20,6/22,5 kgfm a 4.500 rpm, respectivamente com gasolina e etanol. Embora o motor seja potente, ele precisa de alto giro para mostrar sua força.

Mesmo em retomadas, rapidamente a rotação alcança 4.000 rpm, elevando bastante o ruído interno. Na cidade, ele não se esforça tanto, mas na estrada incomoda essa elevação exagerada para situações onde um motor 2.0 não é tão exigido. Rodando a 110 km/h, o ponteiro marca 2.300 rpm, o que é um bom nível, tendo em conta a caixa automática de seis marchas. No modo Sport, o propulsor só reage em alta, mas não decepciona em condução esportiva.

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Nas mudanças manuais, o novo câmbio do Ford EcoSport 2018 dá pouca liberdade para manter as marchas, não logrando um desempenho extra por conta disso. Em relação ao câmbio, as mudanças são suaves e pouco perceptíveis, não gerando ruído ou trancos. As relações focam o conforto e a economia. A suspensão ficou um pouco mais rígida, mas com melhor estabilidade. O curso não é muito longo, então, valetas ou lombadas são encaradas como se estivéssemos em um automóvel de passeio. A absorção de irregularidades melhorou ao relação ao anterior.

A direção elétrica ficou mais firme e com resposta mais imediata, enquanto os freios se mostram bem adequados para a proposta do modelo. O Novo EcoSport Titanium se mostrou um carro interessante, mas não mais que o FreeStyle 1.5 AT. Nesse caso, o crossover se mostra ágil para sua menor potência e motor compacto. Rodando apenas no meio urbano, o SUV com seu propulsor de três cilindros agradou mais.

 

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O 1.5 3C Flex entrega 130/137 cv e 15,6/16,2 kgfm, respectivamente com gasolina e etanol. Os números são atingidos nas mesmas rotações do motor 2.0, mas esse três cilindros tem uma resposta boa em baixa rotação. O interessante é que mantendo-se 60 km/h, a rotação chega a cair para 1.500 rpm.

Geralmente, no circuito urbano, o propulsor trabalha entre esse nível e 2.500 rpm. Retomadas são feitas a 3.500 rpm normalmente, enquanto o modo Sport exige algo entre 4.000 e 5.000 rpm. O nível de ruído em alta ainda é menor que o do 2.0. Com funcionamento suave, o 1.5 3C Flex vibra muito pouco em marcha lenta. Para as versões SE e FreeStyle, que tomarão conta do mix de vendas, a escolha não será nada ruim. Com rodas aro 16 polegadas e pneus 205/60 R16, o Novo EcoSport 2018 mostra boa estabilidade e conforto ao rodar.

Novo EcoSport 2018 – Galeria de fotos

Viagem a convite da Ford. 

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