Europa Fiat Hatches Lançamentos Mercado Montadoras/Fábricas

Novo Fiat 500 2015 deve ser exclusividade da Polônia

fiat-tychy

A Fiat está querendo ampliar a produção da Chrysler, Jeep e Dodge na América do Norte e também aproveitar o baixo custo e o grande espaço ocioso em Tychy, Polônia. Por isso, já se fala em concentrar toda produção do próximo Fiat 500.

Esperado para 2015, o clássico italiano terá plataforma global, podendo assim ser vendido sem adaptações nos EUA e outros mercados. Com isso, a Fiat deixará de produzir o modelo no México, abrindo espaço para outros modelos.

Tychy perdeu muito de seu volume com o fim do velho Panda e a produção do novo na Itália. Assim, para compensar a ociosidade local e também para baixar custos, ela deverá centralizar o novo modelo, pois também o Lancia Ypsilon terá um fim.

Atualmente a fábrica polonesa tem espaço para 605.000 por ano, mas fará apenas 250.000 em 2013 e espera-se 400.000 com o novo carro em 2015. Dessa forma, o Fiat 500 mais acessível vindo do México deixará de existir. Os preços deverão subir por aqui.





  • Henrique_Mafra

    MAS…como o pequenino italiano tem boas vendas aqui no brasil, não duvidaria se ele fosse nacionalizado, a nova fábrica aqui te PE por ser uma fabrica "coringa" poderia produzir qualquer veículo da linha fiat / dodge / alfa …ou entao o projeto do atual 500 pode ser usada para servir de base para um modelo de entrada, mais pelado mas usando a alma do 500, ou simplesmente, continuariam vendendo o 500 na versão atual por aqui e exportando para outros paises.

    • Landrutt

      É provável que seja fabricado aqui mesmo no futuro, seja em Betim ou Pernambuco. O 500 tem vendido muito bem, só não alcança números mais expressivos porque a Fiat não consegue importar o que precisa, por isso as filas gigantescas pra conseguir comprar o Cinquecento. Um modelo importado da Europa exclusivamente não vingaria aqui por causa do preço, basta ver o MICO que foi a primeira leva de 500 poloneses caríssimos, com preços iniciais onde hoje se situa a versão top mexicana, o Cabrio. Mesmo depois do início das vendas do 500 mexicano ainda haviam unidades polonesas encalhadas em concessionárias Brasil a fora, principalmente nas cidades de interior.

  • iury

    logo agora que estava acostumando com a ideia de talvez ter o Abarth por aqui

  • zeuslinux

    Se a Fiat não fabricar o 500 por aqui, adeus ao modelo ! O 500 polonês não vendia quase nada por causa do imposto de importação. O 500 naquela época era visto como uma espécie de Smart da Fiat ou um Mini da Fiat.

    • F_F_

      justamente por isso eu acho (e espero) que a Fiat passe a produzir o 500 em Goiana…
      O timing é perfeito, tão planejando o inicio da produção em Goiana em 2014, e o fim da produção do 500 no méxico em 2015.. É suspeitosamente coincidente esses prazos…

      • hugogyn94

        Goiania tera a fabrica da Fiat ?

        • Mr. Potato

          Ele escreveu "Goiana"… Fica em Pernambuco. Fala-se em produzir 3 modelos lá, sendo nenhum deles popular.

          • hugogyn94

            Ah eu li "Goiania" kkkkkkk valeu.

  • Diggo

    Estão falando do Fiat 500 e mostram uma foto do Lância Ypsilon, estão sabendo legal.

    • Mr. Potato

      Na verdade o 500 também aparece na foto. Queriam mostrar a fábrica em questão, pelo que entendi.

    • fabritch

      Eu já ia perguntar que carro era o da foto. tks!"

    • Guilherme_1

      Lá atrás aparece o Fiat 500.

  • Felix_S

    Addio 500!

  • Leandro

    Isso vai demorar um tanto, e muita coisa pode mudar até lá. O 500 ainda é atrativo, vende bem e foi lançado a pouco tempo nos EUA e o Ypsilon é bem recente ainda, lançado em 2011 se não me engano.

  • JoaoPauloGT

    Espero que seja fabricado aqui em PE, se o preço subir as vendas caem.

  • Antonio

    Na verdade será o novo Fiat 500 que eta planejado para 2015, e será produzido EXCLUSIVAMENTE produzido em Tichy por questões de custos, assim não precisara fazer 2 industrializações separadas, ainda mais com a fabrica polonesa com padrões Golden no World Manufactoring. Aqui violino da auto news:
    http://europe.autonews.com/apps/pbcs.dll/article?…

    • F_F_

      O titulo da matéria diz tudo "Fiat to build next 500 for global markets in Poland only, sources say"

      Ou seja para os mercados GLOBAIS o fiat 500 vai ser produzido apenas na Polônia. Infelizmente nosso mercado não é global (dado o protecionismo extremo) e portanto eles não descartaram um 500 brasileiro.

      A Fiat poderia simplesmente pegar o maquinário da fábrica do méxico e trazer para o Brasil e assim continuar a produzir o modelo antigo para o mercado latino. Assim ele teria uma sobrevida de no mínimo uns 5 anos (até 2020 +-)

  • Neanderthal_Man

    Que bela bosta. O melhor custo-benefício na casa dos 40k vai deixar de existir. Parece que querem nos empurrar apenas as carroças mesmo.



Send this to friend