Nova Fiat Doblò 2023 surge na Itália – será que vem?

fiat doblo 2023 1

Aqui, a Fiat Doblò foi uma multivan que durou duas décadas na mesma geração, sendo um dos carros nacionais mais longevos da história, mas lá fora evoluiu e continua sua missão.


Ajustada à Stellantis, a Nova Fiat Doblò aparece também em versão elétrica, a chamada E-Doblò e é o terceiro modelo da Fiat Professional, com E-Ducato e E-Scudo.

Estes dois, aliás, deverão chegar ao mercado brasileiro adiante, reforçando o time eletrificado da Stellantis por aqui também.

fiat doblo 2023 3

Derivada de modelos da antiga PSA, a Nova Doblò tem dois tamanhos e três versões: Van, Van Crew Cab e Combi.

O veículo comercial tem dispositivos versáteis para melhorar a distribuição de carga, além do manuseio de encomendas.

O Magic Cargo permite colocar objetos com 3,4 m de comprimento no baú, assim como há opção do banco do passageiro rebater para ampliar o volume interno.

fiat doblo 2023 5

Já o Magic Mirror usa uma câmera com função de retrovisor interno, alerta de ponto cego e câmera de ré.

No caso da E-Doblò, existe o Magic Plug, que utiliza a energia das baterias para uso do baú como frigorífico ou utilização de ferramentas elétricas.

Essa versão da Nova Doblò tem capacidade de carga de 800 kg e um baú de 4,4 m³, capaz de transportar dois paletes padrão europeu.

fiat doblo 2023 4

Também com chassi longo, a Crew Cab é uma versão combinada de furgão e passageiros na parte central, um tipo de veículo apreciado em locais como a Argentina, por exemplo.

Com oito lugares, a Nova Doblò tem 4,40 m de comprimento no tamanho padrão, equipada com motores 1.2 THP de 110 cavalos e turbo diesel 1.5 de 100 ou 130 cavalos.

A E-Doblò tem a mesma propulsão do Peugeot 208 e-GT, com 136 cavalos e 26,5 kgfm, além de bateria de 50 kWh e autonomia de 280 km no ciclo WLTP.

fiat doblo 2023 6

A multivan tem cluster digital de 10 polegadas, multimídia com tela de 8 polegadas, teto panorâmico, Android Auto e CarPlay, entre outros recursos.

Então, será que vem? Sem dúvidas, ampliaria a oferta do grupo por aqui.

Fiat Doblò 2023 – Galeria de fotos

 

 

Autor: Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 26 anos. Há 15 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações.