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Novo Ford Focus Hatch 2016: Impressões ao dirigir

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O Novo Ford Focus Hatch 2016 chega com importantes mudanças visuais, que o deixa alinhado com o modelo vendido no mercado internacional. O hatch médio da marca americana teve também recomposição de preços e versões, perdendo a opção S e mantendo os valores entre R$ 69.900 e R$ 95.900.



Além disso, o Novo Ford Focus Hatch 2016 se destaca pela introdução do assistente de frenagem automática de emergência, que para o carro em velocidades de até 20 km/h ou reduz a força do impacto até 50 km/h. Outra novidade é o assistente de emergência para o modelo, que faz ligação para o SAMU (192) em caso de acidente.

A multimídia SYNC 2 com MyFord Touch vem com App Link (aplicativos dedicados), navegador GPS, câmera de ré, comandos de voz e reprodutor de mídia, bem como Bluetooth e duas entradas USB. Há o novo assistente de estacionamento automático, que agora coloca e tira o veículo de vagas perpendiculares. O sistema funciona para os dois lados, mas no esquerdo é necessário acionar a seta. A chave MyKey permite configurar várias funções do veículo para uso de terceiros, inclusive limitando a velocidade.

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O Advance Trac é um pacote que agora faz parte do modelo, englobando controles de tração e estabilidade, torque vetorial em curvas, controle de estabilidade preventivo, assistente de partida em rampa, entre outros. Os pacotes de equipamentos, tanto de segurança quanto de conforto foram ampliados.

Tecnicamente, o Novo Focus continua com os motores 1.6 Sigma Ti-VCT com até 135 cv e 16,4 kgfm, bem como com o 2.0 Duratec Direct Flex com até 178 cv e 22,5 kgfm. O primeiro agora só é adquirido com transmissão manual de cinco marchas, enquanto o segundo vem apenas com o câmbio de dupla embreagem Powershift com seis marchas.

No entanto, além do facelift, a Ford promoveu pequenas alterações no Focus 2016, tais como melhoria na aerodinâmica, compressor do ar condicionado variável e monitoramento de bateria. Essas alterações e mais a nova calibração dos propulsores, resultou em redução no consumo de 7% para os dois motores com etanol e 4% para gasolina no Sigma e 3% no Duratec com o mesmo combustível.

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Além das novidades já citadas e daquelas que já foram divulgadas em nossa matéria com os preços e versões do veículo, o Novo Ford Focus Hatch 2016 mira os proprietários do modelo 2014/2015, que ganham 15% de desconto na troca pelo novo. A Ford também reduziu o seguro do hatch médio em todas as versões, compondo agora 3,9% do valor do carro. No entanto, a versão Titanium Plus tem custo menor, representando 3,3% do preço.

A Ford pretende manter o volume de vendas do modelo anterior a partir de agosto, quando o Focus Hatch 2016 chega aos concessionários. No mix de vendas, as versões intermediárias continuam no foco principal, respondendo por 48%. Já a topo de linha vai para 42%.

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Impressões ao dirigir

Aquiraz/CE. Com test drive realizado entre a cidade de Aquiraz e Fortaleza, experimentamos inicialmente o Focus 2016 em sua versão 2.0 Titanium Plus em meio ao trânsito da capital cearense. Visualmente o hatch da Ford deixa uma impressão muito boa, ainda mais com os novos faróis bi-xênon adaptativos com lanternas de curva e LEDs diurnos reposicionados.

A nova grade hexagonal com frisos cromados confere mais requinte ao topo de linha do modelo. As rodas de liga leve aro 17 com pneus 215/50 R17, que apresentam acabamento diamantado e em preto brilhante, por sua vez deixam o hatch com aspecto mais esportivo. A mescla ainda é composta por uma traseira bastante limpa.

Por dentro, o modelo mantém o visual bastante sofisticado e atraente, tendo material emborrachado na parte superior do painel e couro em portas e assentos. O banco do motorista tem ajustes elétricos e o quadro de instrumentos agora vem com display multifuncional de 4,2 polegadas. A multimídia SYNC 2 e o ar condicionado dual zone, bem como volante multifuncional em couro, fecham o conjunto frontal.

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Não houve alteração no espaço interno e nem no porta-malas, que continua com 316 litros. Ao volante, o Novo Ford Focus Hatch 2016 se mostrou mais macio em pisos com qualidade baixa e apresenta melhor controle direcional, fruto da alteração nos parâmetros da direção elétrica. A suspensão recebeu novas buchas e batentes frontais maiores.

O propulsor 2.0 Duratec Direct Flex mantém a boa disposição ao acelerador, respondendo prontamente e conferindo boas retomadas. A rotação se eleva rapidamente, mesmo não estando no modo Sport. O nível de ruído é bom, mas poderia ser melhor num carro desse porte e preço. A transmissão Powershift tem engates suaves e quase imperceptíveis. Freios e estabilidade são pontos fortes no hatch da Ford. O conforto geral é muito bom.

Mudando para o 1.6 SE Plus, que agora tem câmbio apenas manual, o Focus 2016 mantém o bom comportamento, agora co rodar mais suave e mais equilíbrio. O propulsor eleva o tom quando exigido e não poderia ser diferente, apesar de seus 135 cv com etanol. O câmbio de cinco marchas precisa ser bem explorado para se obter uma condução mais prazerosa, e temos ruído maior.

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Bem equipado, o Novo Ford Focus Hatch 2016 na versão SE Plus vem também com belas rodas de liga leve aro 17, ar condicionado dual zone, sensor de estacionamento, bancos e portas em couro, airbags laterais e controlador/limitador de velocidade. No entanto, mesmo assim destoa a diminuta tela de 4,2 polegadas do SYNC ao centro e o display simplificado no painel. Fora isso, agradou bastante.

Querendo manter a liderança e deixar os rivais Golf e Cruze Sport6 afastados, o Focus fica mais bonito, melhor equipado em relação ao anterior e acima de tudo, apresenta boa ampliação da segurança, tendo direito até a novas tecnologias. Faltaram controle de cruzeiro adaptativo, freio de estacionamento elétrico e sem dúvida o EcoBoost, que deixaria o modelo ainda mais forte diante dos concorrentes. Mas isso deve ficar para mais adiante.

Galeria de fotos do Novo Ford Focus Hatch 2016:

Viagem a convite da Ford.

4.0

  • Cristiano Espindola

    Estava ansioso pelas fotos internas do SE Plus, pena que não foi desta vez. Curioso pra ver como ficou sem a CMM touch e aparência dos materiais.

    • Gostei da cor do carro, mas eu prefiro o sedan, acho bem mais bonito que o hatch.

      • Robinho

        eu tbm!

      • Bruno Wendel Marcolino

        concordo.

    • Carlos Morano

      Tambem tenho a mesma duvida e senti falta das fotos.

    • PEDAORM

      Tentei postar as fotos, mas o N.A removeu.

  • Dionizio Montisolli Cavalcante

    “Além disso, o Novo Ford Focus Hatch 2016 se destaca pela introdução do assistente de frenagem automática de emergência, que para o carro em velocidades de até 20 km/h ou reduz a força do impacto até 50 km/h. Outra novidade é o assistente de emergência para o modelo, que faz ligação para o SAMU (192) em caso de acidente”.

    → Essa tecnologia é indispensável para o trânsito do país. O Brasil é o país que tem o maior número de acidentes de trânsito com mortes fatais no mundo! Não gostei muito do design, mas o motor duratec 2.0 de 178 cavalos parece cumprir bem a proposta do carro. A motorização 1.6 de 135 também parece ser uma boa opção pra nossa realidade…
    Devo salientar que 69 mil a 95 dilmas tá bem salgado, mas quais opções teríamos nesses valores?!

    • Myph13 .

      Só corrigindo o 2.0 tem 178cv e o 1.6 tem 135cv…

      • Dionizio Montisolli Cavalcante

        Obrigado, isso mesmo…

    • Rômulo M.

      Esperar pra ver quanto vai chegar o Golf com motor 1.6 e quem sabe com 1.0 Turbo. No mais já considero um milagre a Ford ter mantido os preços do modelo anterior.

      • Dionizio Montisolli Cavalcante

        Exato, manter os preços nessa montanha russa já é um milagre!

        • Sidney Pellegrini

          Nas concessionárias é possível negociar o preço e baixar ainda mais. Os vendedores estão loucos atrás de clientes.

      • Oba

        Quem esta esperando o Golf Trendline MSI 1.6 16v pode comprar este Focus SE tranquilamente sem arrependimento porque o VW não será em hipótese alguma tão equipado como o Ford.
        Rodas de 17 polegadas, sensor de chuva, crepuscular, pressão dos pneus, retrovisor interno eletrocrômico, sistema de som com tela colorida, farol de neblina e suspensão traseira independente com absoluta certeza não serão de serie e talvez assistente de partida em rampa.
        Somente estes equipamentos agregam em torno de 4mil reais e o proprietario do Focus ganha na manutenção que na Ford é a cada 6 meses até completar 1 ano e apos somente a cada ano que na VW é obrigatorio a cada 6 meses.
        Desempenho e consumo mesmo que o Golf seja melhor duvido muito que a vantagem seja considerável.
        Em relação ao preço mesmo que o Golf seja hipoteticamente 2mil reais mais barato, o que se leva a mais pelo Focus SE de entrada justifica esta pequena diferença de preço entre eles.

        • PEDAORM

          Você ta comparando com um carro que nem foi lançado ainda, e nem sabe quais itens farão parte do pacote.
          Golf Trendline deve vir pelos mesmo 69k ou até um pouco menos, aposto em no mínimo 4 airbags com cambio de 6 marchas (além de melhor escalonado, prefiro os engates e curso do cambio VW), além do composition media maior que a CMM do Focus. Acho que a briga vai ser boa, dependo do consumidor escolher o que lhe agrada mais.
          Rodas de 17′ polegadas não são as mais indicadas para o piso lunar do nosso pais, eu particularmente optaria pelas 16′ se fosse possível.

          • Oba

            Realmente teríamos que aguardar o carro ser lançado mas para se ter uma ideia concreta de como será o pacote basta comparar com produtos que já estão no mercado.
            Se o Comfortline que é versão acima não vem com estes itens que mencionei de série não será será na Trendline que equiparão concorda?
            Ou não faz sentido?
            O correto em qualquer comparativo seria igualar todos os carros a nivel de equipamentos com motorização equivalente para saber a real diferença de preço entre diversos competidores mas infelizmente poucos conseguem fazer este tipo de distinção.
            Essa questão de roda é bem polemica, não vou entrar em discussão mas apoio, valorizo e reconheço a iniciativa de varias marcas como a Ford em entregarem rodas de 17 enquanto a Toyota é a unica que não passa das 16 polegadas.
            E pensar que atualmente até mesmo um mero, singelo, pequeno e barato Palio, Gol (se comparado a um Corolla) podem sair de fabrica com rodas de liga 16 e na epoca que o Gol GTi foi lançado era equipado com rodas de 14 polegadas.
            Espero que cada vez mais todas as marcas disponibilizem rodas de maior diâmetro independente da categoria, merecemos evoluir também neste campo.

            • PEDAORM

              Mais ou menos. Ao mesmo tempo que não tem ALGUNS desses itens citados por você na Comfortline, ela tem vários itens a mais que podem ser os diferencias da versão Trendline ao SE.
              Hoje os principais (principais, não todos) diferenciais, para mim, do Comfortline ao novo Focus SE são:

              7 airbags (2 no focus SE)
              Sensores de estacionamento dianteiro e traseiro (Nem na frente nem atras no Focus SE)
              CMM maior (5,8′ no Golf contra 4,2′ do focus SE)
              Cambio MT mt de 6 marchas (5 no Focus)
              Sistema “Start-Stop” com recuperação de energia de frenagem (Inexistente no Focus SE)
              Acabamento mais caprichado (Apesar da melhora no Focus)

              Se o Trendline so trocar o motor e mantiver os mesmos itens da Comfortline, mesmo não tendo os itens citados por você, eu iria de Trendline.
              Mas como eu disse anteriormente não sabemos quais itens farão parte do pacote, nem o preço, por isso não vamos nos precipitar a julgar o Focus SE como a melhor compra, e comprar sem medo.

              Golf trendline pode chegar pelo mesmo preço da SE ou SE+ com 7 airbags, ou mais barato com 4 airbags por exemplo.

              Sobre as rodas, não me leve a mal, gosto das 17′, são mais bonitas e beneficiam a dinâmica. Porem diversos lugares onde eu passo tem piso terrível e acho que as de 16′ são mais adequadas, com a camada extra de borracha para ajudar no conforto, principalmente no caso do Golf onde a suspensão é mais rígida, e existem diversos relatos de bolha nos pneus.
              Nesse caso quem tem que evoluir, são nossas ruas.

              Obs.: Não citei o motor turbo como diferencial da comfortline, pois já sabemos que esse motor será substituído pelo 1.6 MSI na Trendline.

              Obs2: Alguns desses itens citados por você como inexistentes, na verdade são de serie na Comfortline, como Alerta de perda de pressão dos pneus, tela colorida e Faróis de neblina com luz de conversão estática, por exemplo.

              • Oba

                Duvido que Trendline como versão abaixo virá com todos os itens que você mencionou como vantagens do Golf em relação ao Focus SE.
                Não existe nenhum “case” semelhante no mercado mundial, não faz sentido versão abaixo ser igualmente equipado trocando apenas motorização e se acontecer será o primeiro produto da historia automotiva no planeta.
                A VW poderia apenas mudar a motorização e tirar 5mil reais e mesmo assim chuto que não sairia perdendo no lucro mas vindo da VW eu não sonho nem um pouco.
                Faço estas suposições porque toda imprensa (vários sites ja mostraram o argentino que foi lançado recentemente) sem exceção cita que será Trendline.
                Seria otimo e torço que aconteça o que você menciona mas devemos ser realistas e racionais.
                Sobre diâmetro das rodas é pertinente e entendo mas para tristeza de alguns e alegria de outros a tendencia é evoluir neste campo da mesma forma que esta a algum tempo ocorrendo mecanicamente e tecnologicamente.

                • PEDAORM

                  O mercado argentino é diferente do nosso, Golf Trend la por exemplo usa cambio de 5 marchas, além disso da uma olhada no novo Gol Sportline de lá (que seria uma versão topo de linha equivalente a um Pepper por exemplo), e verá que não oferece nem vidros elétricos traseiros, além do motor 8v antigo.
                  Mais uma vez repito, devemos esperar para falar, o golf quando chegou na versão Highline dava um baile no Focus em todos os quesitos e custava quase o mesmo de um 1.6 Se Plus.
                  Eu não disse que virá com todos esses itens, mas não sabemos quais desses itens virão e por que preço.

                  • Oba

                    Se a VW mudar a politica de equipamentos do Golf como fez a Ford com o Focus será otimo para todos os consumidores mas devido a soberba da marca duvido muito que aconteça.
                    Aguardemos.

                • PEDAORM

                  Sobre não existir nenhum case parecido na história automotiva, para não ir muito longe, recentemente quando a BMW trouxe a 316i inicialmente ele tinha 90% dos itens que a 320i, atualmente eles caparam o carro todo e abaixaram o preço.
                  Mas desafio você a dizer quais eram os diferenças, além do motor, da 316i vs 320i no momento que começaram a importar o modelo de entrada…
                  A diferença era inexistente ou insignificante.

                  • Oba

                    Mesma versão, motorização diferente, bem simples.
                    Não diferem em versão de acabamento.

                    • PEDAORM

                      Tanto diferem, que hoje são extremamente diferentes.
                      316i, 320i, 320i GP, 328i, 335i e M3 são versões diferentes.

              • Darlan Soares Oliveira

                A tela de 4,2″ não fica no cluster? A CMM tem 7″ né não?

                • PEDAORM

                  Não, em todas as versões (menos a Titanium) a CMM tem só 4.2′. Apenas na Titanium, topo de linha, tem a CMM de 8′ + o computador de bordo do cluster, colorido, com os mesmos 4.2′.
                  Lembrando que o Golf também oferece CMM de 8′ como opcional a partir da versão highline.

                  • Darlan Soares Oliveira

                    Ah ta. Entendi! Sacanagem essa da Ford!

                  • Paul Muadib

                    Mas tem como pagar e pedir um Titanium com a CMM.

                    • PEDAORM

                      Se o que você quis dizer foi “se pagar, pode pedir para as outras versões virem com a CMM”
                      Sim, é possível, ela não é um opcional e sim um acessório de concessionária, custa módicos R$4.000,00

                    • Paul Muadib

                      Reconheço que não é barato mas hoje em dia com o dólar alto, qualquer cm vagabunda vai para mais de 2.000 reais, fora o custo de instalação e chance de perder algumas funcionalidades.

            • Leo

              Uma boa resposta da Volks seria limar a versão Trend e começar na Confort, mesmo com o motor 1.6. Igualaria a boa aposta da Ford de cortar a versão S. Mas ainda assim ficaria a dever um pacote de série semelhante ao do Focus.

              • Oba

                Verdade mas pelo ocorrido na Argentina duvido muito que façam algo diferente aqui.

              • PEDAORM

                Se manter a configuração da comfortline será muito superior ao focus SE de entrada.

            • PEDAORM

              itens de serie na Comfortline:

              InteriorTecido Black (preto)
              Banco traseiro com 3 apoios de cabeça
              Banco traseiro com encosto bipartido e rebatível (1/3 e 2/3)
              Bancos dianteiros com ajuste de altura milimétrico (motorista e passageiro)
              Bancos dianteiros com ajuste do apoio lombar (motorista e passageiro)
              Bancos dianteiros conforto “Comfortline”
              Coluna de direção com ajuste de altura e profundidade
              Direção eletromecânica
              Gaveta sob o banco do motorista
              Porta-luvas iluminado, refrigerado e com fechadura
              Porta-objetos na região central do revestimento do teto
              Porta-revistas nos encostos dos bancos dianteiros
              Sobretapetes dianteiros e traseiros em carpete
              Volante com revestimento em couroExteriorPonteira do escapamento dupla
              Rodas de liga-leve aro 16″ – “Dover” com pneus 205/55 R16Segurança”ABS” – freios com sistema antitravamento
              “EBD” – freios com distribuição eletrônica de frenagem
              “Keyless” – sistema de alarme com comando remoto e chave tipo canivete
              7 airbags (2 frontais com desativação do passageiro, 2 laterais, 2 de cortina e 1 de joelho para o motorista)
              Bloqueio eletrônico do diferencial “EDS e XDS”
              Cintos de segurança dianteiros com ajuste de altura, pré-tensionador e limitador de carga
              Cintos de segurança traseiros automáticos de 3 pontos (inclusive o central)
              Controle de tração “ASR”
              Espelho retrovisor interno antiofuscante
              Espelhos retrovisores externos eletricamente ajustáveis, aquecíveis, com “Side Blinker” e função “Tilt Down”
              Faróis de neblina com luz de conversão estática
              Fixação da cadeirinha de criança com sistema ISOFIX® / Top tether
              Freios com sistema “Multicollision Brake”
              Lanterna de neblina
              Limpador do para-brisa com temporizador
              Retrorrefletores nas portasConforto”Park Pilot” – sensores de estacionamento dianteiros e traseiros
              4 portas
              Acendedor de cigarros e cinzeiro
              Alerta de perda de pressão dos pneus
              Ar-condicionado com regulagem mecânica “Climatic” e filtro de poeira e pólen
              Assistente de partida na subida “Hill Assist”
              Compartimento de bagagens com iluminação e tomada 12V
              Controle eletrônico de estabilidade “ESC”
              Descanso de braço dianteiro central com porta-objetos e regulagem longitudinal e de altura
              Descanso de braço traseiro central com porta-copos e acesso ao compartimento de bagagem
              Display multifuncional com computador de bordo
              Lavador e limpador do vidro traseiro com temporizador
              Luzes de leitura dianteiras e traseiras
              Para-sóis com espelhos e iluminação
              Sistema “Start-Stop” com recuperação de energia de frenagem
              Travamento elétrico central com comando remoto
              Vidros dianteiros e traseiros elétricos com função “one touch”Entretenimento4 alto-falantes e 4 tweeters
              Cabo de interface para iPod/iPhone
              CD-Player e um leitor de cartão de memória (SD-Card)
              Sistema infotainment “Composition Media” com tela touchscreen de 5,8″, sensor de aproximação e BluetoothPacotesPacote StandardMotorizaçãoBloqueio do diferencial ( XDS ) auxílio de tração dinâmica

          • Lucas Luz

            …quanto maior o diâmetro das rodas MAIOR a absorção dos impactos. Assim rodas 17 são melhores para pisos irregulares.

            • PEDAORM

              Sempre vejo em qualquer review ou avaliação apontamdo rodas maiores como uma receita para menor conforto.
              Cheguei a conclusão que maior absorção não significa necessariamente maior conforto e as rodas 17′ acompanham pneus com perfil mais fino, que acredito também prejudica o conforto, e ainda rasgam com maior facilidade.

            • PEDAORM

              Lucas, após rápida pesquisa cheguei a conclusão que maior absorção não significa necessariamente maior conforto.

              “Os instrumentos mostraram que, com rodas de 17 polegadas, os impactos eram ligeiramente maiores do que com as de 15, mas a absorção feita por elas também era maior.”

      • Marcio

        Na verdade não manteve, reduziu, o modelo SE está custando o que custava o S, o SE plus custando o que custava o SE, e mais, além de reduzir preços aumentou a quantidade de equipamentos.

    • Marcio

      Considerando os modelos básicos acho que o golf confortline manual, apesar de 5k mais caro, é mais negócio do que o focus 1.6SE ou SE plus, mas quando os carros começam a ficar mais equipados a volks cobra demais pelos equipamentos, considero o titanium e o titanium plus principalmente negócios bem melhores do que os golf de preço equivalente.

      • Dionizio Montisolli Cavalcante

        Só lembrando que o design do carro é motivo de polêmica. Em outros sites, a grade tornou-se motivo de controvérsia. Tem gente que acha que ficou parecido demais com o Fiesta… Tanto o Golf quanto ele são boas opções…

        • Rodrigo Monteiro

          É questão de gosto… é a mesma frente dos outros modelos e de tamanho fica entre o fiesta e o fusion…

          Todos que não gostaram falam que é fiestão… ninguem fala que é fuisionzinho…kkk

          Pessoalmente gostei da nova frente, a antiga estava com design bem desatualizado…

        • Carlos

          E o Golf o que é senão um Fox tamanho G?

          Editando aqui porque aparecerão acéfalos reclamando. Estou falando em termos de design, óbvio.

          • Dionizio Montisolli Cavalcante

            Verdade

          • iCardeX

            Se for apenas uma comparação de design externo, seria o contrário. O Golf chegou muito antes do Fox. Particularmente, só enxergo semelhanças para as lanternas.

    • PEDAORM

      Não deveríamos nos contentar com essas motorizações… Apesar de serem bons motores, sabemos que a Ford tem coisa melhor a oferecer.

      • Dionizio Montisolli Cavalcante

        Sim, sem dúvida. Dá agonia ver essas montadoras com miserabilidade. Custa tratar o consumidor com um pouco mais de humanidade, né?!

  • Iago

    Gostei das fotos! Parabéns.

    É legal assim, fotos de todos os detalhes.

    mas não vou desabilitar o adblock, mwahuahuahua >-D

  • iCardeX

    Dona Ford! Ô Dona Ford! !

    ♪♫♪Só vejo um museu de grandes novidades…..” ♪♫♪♫

    Sinceramente: Mas cadê o motor Ecoboost???

    • Lucas Luz

      …esse motor tem 252 cv, veja site da Ford americana, vc não vai comprar um desses.

      • iCardeX

        Hein?

  • zeuslinux

    O carro ficou muito bonito e tecnológico. Para ficar perfeito, falta só um motor turbo.

    • Offspring

      Quando o Cruze turbo foi anunciado já em produção no Brasil, 50% reclamou neste mesmo site.

      O povo só reclama e não compra nada…

      • zeuslinux

        Esse povo que reclama demais não compra nenhum carro mais caro. Devem andar todos de 1.0 popular aspirado e com câmbio manual, já que morrem de medo de qualquer coisa mais tecnológica.

  • Rodrigo

    Eu já acahava o Focus bonito. Agora então, conseguiram deixar mais interessante.
    Além disso, o carro é bom mesmo! Pelo menos eu gosto!

    • Robinho

      concorodo!

    • Linkera

      Também achei muito bonita esta nova versão apesar de achar a antiga mais característica.

      O meu único porém ficou acerca das rodas da Titanium, acho a roda da versão anterior muito mais bonita e com um design mto mais condizente com o carro, mas nada que não possa ser resolvido rs

  • Brasileiro

    Show de Bola
    Estão noticiando, que a Ford esta ta dando 15% de desconto pra quem tem um Focus 2014 e 2015, otima iniciativa

    • Rodrigo Monteiro

      mas é o modelo 2015 com design de 2013…rsrs

      • Linkera

        ” o Novo Ford Focus Hatch 2016 mira os proprietários do modelo 2014/2015, que ganham 15% de desconto na troca pelo novo”

        equívoco seu, a Ford dá 15% de desconto no modelo 2016 e não no 2015.

        Louvável a atitude da Ford, deveriam ter feito isso para o New Fiesta mexicano na época, pois quem comprou viu seu carro defasado em apenas 2 anos e não tiveram nenhum benefício quando lançaram o brasileiro com a dianteira atualizada.

        Pelo menos quem tem um Focus 2014 ou 2015 pode trocar pelo modelo novo com um desconto que compensa boa parte da depreciação do carro. A grande questão é avaliar direito as condições, pois se eles exigirem que o modelo antigo seja dado na troca pode ser apenas mais um golpe, assim eles jogariam o preço do antigo lá pra baixo na compra pra poder compensar boa parte destes 15%.

        • Rodrigo Monteiro

          Muito bom, então vale sim muito a pena…

          • Linkera

            =)

    • 4lex5andro

      pq faz pouco tempo que a ford mudou a geraçao do focus , entao parece uma forma de prestigiar os compradores que rapidamente tiveram seu carro defasado ..

      embora , nesse caso, o fato de se tratar de segmento de medio-alto padrao deve influenciar a politica do fabricante ..

  • Alvaro Guatura

    Pro meu gosto esse carro é perfeito (visual).
    Acho um erro não ter câmbio automático no 1.6, o automático é quase obrigatório hoje.
    O interior está lindo, espero que continue aquele plástico macio que parece até isopor quando aperta

    • PEDAORM

      KKKKKKKKK
      Eu gostaria que meu carro tivesse acabamento que parece isopor, mas o material macio do painel do Focus é realmente de boa qualidade.

    • João LP

      E eu já acho um erro não ter o manual no 2.0…
      Acredito que o volume de vendas do carro (dos hatches médios em geral) não permite que se tenha muitas opções, por conta dos custos de produção.

  • Robinho

    Estou muito interessado em um SUV ou um Focus, de preferencia o Sedan, ou seja vou aguardar mais um pouco para ver se o preço do Sedan se manterá tbm.

    • Lucas de Lucca

      Dava pra conseguir descontos bons no sedan. A menos que esse facelift dê um boom nas vendas (o que acho improvável), acredito que após passar o efeito novidade os descontos voltarão a dar as caras.

  • pedro rt

    o lançamento foi no porto das dunas pelo q da pra ver

  • pedro rt

    qro ver como a ford vai chamar o focus sedan agora… sera a volta do nome escort ou verona?

    • Vai continuar sendo Focus Sedan. O modelo Escort já existe na China, e Verona é um nome não adequado.

      A Ford não muda os nomes de acordo com a variação sedan/hatch.

      • Thiago

        Escort e Verona não eram, durante um tempo, variações de nome entre hatch e sedan?

        • Na verdade não eram bem isso, mas funcionavam como… ainda sim eram resquícios da Auto Latina, usando nomenclaturas conforme padrão VW. Tanto que na segunda geração do Escort passou a existir as versões hatch, sedan e wagon.

          • Thiago

            Justamente. Na prática para mim eram, já que tinham o mesmo visual (excetuando-se a traseira, claro) e acabamento. Só depois quando os escorts passaram a vir da Argentina com o motor zetec, se não me engano (o mesmo 1.8 da 1a. geração do focus, em 2000/2001), é que o sedan passou a ter o nome escort.

          • Doyle

            6ª geração

            • Por aqui acredito que estava na segunda geração, ou terceira se contar o facelift da primeira. No mundo, acredito que sua informação está correta.

        • Felipe S. Rangel

          A versão sedã oficial do Escort era a Orion, se não me engano. O Verona foi um projeto para nossa America.

          https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/7/70/Ford_Orion_hr_white.jpg

          • Rodrigo

            Era Orion ou Sierra, dependendo do mercado.

          • Thiago

            Isso eu não sabia… Bem, mas então isso reforça meu argumento: continua falho, até historicamente falando, afirmar que a Ford mantem o mesmo nome do carro em sua versão sedan e hatch, que foi o que eu ponderei na afirmativa do Dimithri

            • FocusMan

              Não haverá Focus Sport Sedan…

      • Doyle

        não vai continuar com essa nomenclatura. Já teve matérias que anunciaram a revisão da estratégia para a variação sedan do Focus. Eles vão acrescentar um sobrenome mais esportivo ao modelo, assim como o hatch do cruze chama cruze sport6

        • Pode ser que coloquem um nome mais enfeitado, como o caso do Cruze, mas deverá continuar sendo Focus essencialmente. Mas acho pouco provável que tirem a alcunha “Sedan”.

        • FocusMan

          Se eles fizerem isso vai de encontro com o que eu imagino para o carro.

          Eu acho que o Focus Sedan vai ter uma estratégia de ser mais barato do que o Hatchback para atrair vendas para o mercado de frota, hoje grande mercado da Ford em todos os segmentos, menos no segmento de sedan médio.

  • Bittencourt

    Parece que a traseira atual do Focus deu um “tapinha” e ficou com aquela cara, relaxadona…kkk!!!
    Ps: faltaram as fotos do interior do 1.6!

  • FocusMan

    Belas Fotos NA. Melhores fotos até agora de todos os sites que cobriram o lançamento.

    Fazendo contas como louco para tentar trocar o meu num desses. Os carros de meio de ciclo da Ford costumam ser muito bons, uma vez que revisam sempre os pontos críticos do carro e este era um carro com poucos pontos críticos.

    • Gosto do Focus, mas a minha família teve péssimas experiências com três, sendo dois MK1 e um MK 1.5 (todos na sequência), que fez com que eu nem cogitasse atualmente. Sei que a dirigibilidade é fantástica, mas depois de ter visto aquele problema do forro do teto com vários Focus 2013 e 2014, percebi que a Ford ainda comete muitos pecados primários com o veículo. Espero fortemente que com essa re-estilização o modelo tenha superados os percalços comuns ao atual em muitas unidades e que a Ford tenha mais cuidado no feitio do veículo.

      Acho lindo, sei que a dirigibilidade é fantástica e que também há unidades em perfeito estado sem relatos de problemas bobos, mas não consigo confiar ainda.

      • FocusMan

        Dimithri,

        Não existe problema no forro de teto do Focus. Estou no meu segundo dessa geração atual e o forro continua no lugar. O matérial é mais mole do que de alguns carros do mesmo nível de preço, o que não quer dizer que possua qualidade pior. Cada marca estuda o que seu consumidor alvo privilegia e a Ford ao meu ver preferiu gastar mais grana no Focus em sua mecânica e estrutura, que tem o melhor nível possível de ser fabricado em terras sulamericanas na atualidade.

        • Sei que a maioria não apresentou problema, mas eu vi pessoalmente um com problemas onde até a luminária do interior ficava torta… na internet vi outros em pior situação.

          • C.R.F

            O forro do teto é péssimo mesmo.

            • Tygra

              Exceto da versão Titanium que possui forro de boa qualidade.

        • Leo

          O que há de tão ruim nesse forro de teto, pessoal? Pergunto porque não é uma parte do carro que eu dê muita bola. Talvez só me importasse com a ausência dele. :P

          • FocusMan

            Ele é um pouco mole. Nada que afete a funcionalidade

          • César

            O forro do focus é feito de uma estopa molenga que afunda e amassa se tocar, o que gerou reclamações. Foi um corte de custos da ford.

  • PEDAORM

    Faltou fotos do interior da SE PLUS

    • Carlos Morano

      Concordo. Tambem senti falta.

      • PEDAORM

        tentei postar, mas o NA apagou.

        • 4lex5andro

          uma ideia é postagem jpg com citaçao de fonte ..

          • PEDAORM

            foi o que eu fiz, JPG e citei a fonte!

  • EJ

    Muito boa cobertura. Agora quem admira o Focus aguarda ansiosamente pela oferta do motor Ecoboost 1.5 com 150 (Fusion) ou 160cv (Focus europeu).

    • Doyle

      a ford irá oferecer ele aqui?

      • EJ

        Por enquanto só há desenvolvimento em progresso para o Ecoboost 1.0, para Fiesta, Ka e Ecosport. Rende cerca de 125cv. Sobre mais versões do Ecoboost, nada confirmado.

        • Doyle

          eu li essa matéria na auto esporte e depois na revista da car and drive que comprei em fev. É questão de tempo o 1.0 turbo vir pra cá mas nada de turbo no focus

          • EJ

            Pois é, o 1.5 Turbo com a calibração do europeu (lá, rende 160cv, com aproveitamento do excesso de alcool em nossa gasolina poderia beirar os 170cv), substituiria o Duratec com folgas. A potência nominal inferior seria mais que recompensada pela curva de torque e potência mais planas do 1.5 Turbo. Mas… penso eu que seja um motor caro de se produzir aqui, e estejam considerando ainda.

            • FocusMan

              Não são 180 cv não EJ?

              • EJ

                Correto, li na wikipedia mas tava furado. Em Portugal o Ecoboost 1.5 tem calibrações com 150 e 180cv, pra citar o site oficial da Ford. Tks.

                • Lu RS

                  Sim. tem versões com 180 cv, mas pode ter variantes conforme mercado e modelo a ser utilizado…

        • FocusMan

          Focus só deve receber turbo aqui na próxima geração. Deve vir o Dragon de 180Cv no lugar do Duratec atual.

          • Lu RS

            Pois é uma pena pink…

  • V12aero

    Sonho meu. hehehehe…

    • 4lex5andro

      no caso , a ford acertou no carro e na estrategia, com relaçao a avaliaçao dos focus modelos 14/15 ..

      logico, sem ignorar que os preços estao muito elevados, mas nao é ”privilegio” da ford, onde o corolla mesmo já bateu os 100 mil reais ..

  • Fábio

    Gostaria de saber sobre o acabamento. Melhorou, piorou, continua o mesmo?
    Esse novo Focus na cor vermelha e azul fica lindo.

    • C.R.F

      Continua o mesmo. O auto esporte disse que o acabamento é o ponto fraco do carro e olha que avaliaram um titanium plus.

    • Na Dúvida, Acelera!

      A Revista Auto Esporte disse o seguinte:

      “A primeira impressão que se tem ao entrar no Focus não é das melhores. Apesar de ter evoluído do lado de fora, por dentro ele continua simples demais para um carro que beira os R$ 100 mil. Os encaixes das peças não deixam a desejar, mas o acabamento abusa de plástico texturizado, enquanto o Volkswagen Golf, seu principal rival, conta com material emborrachado de melhor qualidade. O quadro de instrumentos tem leitura bastante clara, mas visual muito simples para o segmento.”

  • Matheus Ulisses P.

    Pela enésima vez repito: nesse tom de azul fica pornográfico de tão top!

  • RyanSX

    Só uma perguntinha… O AZUL o VERMELHO estarão no catalogo de cores disponíveis? Ou só Preto, prata e branco?

    • Lucas

      Azul e Vermelho sempre estiveram no catálago, acho dificil não ter.

      • RyanSX

        Acho difícil é ter porque nunca mostram essas cores, e se for pesquisar em usados de outro modelos, acho difícil achar um Focus que não seja preto ou prata, o próprio branco ja é… Nunca oferecem outras cores para o Focus

        • FocusMan

          O catálogo do Focus tem cores lindas, entretanto, as pessoas não compram.

        • Lucas

          Aqui na minha cidade tem uns 4 vermelhos na CCS. E já vi azul por aqui tbm.

    • Leandro

      Esse azul é novo, em outro site esles explicam: “A linha 2016 do Ford Focus também passa a contar com uma nova cor de carroceria, batizada de Azul Aurora”. Parece que virá sim, negócio é conseguir achar um desses nas revendas, só trazem preto, branco e prata!

    • Carlos Morano

      Esse azul é muito lindo.
      Pra mim é uma cor nova pois nunca vi no modelo “antigo”.

    • Renan Sesti

      Sim, serão 9 opções de cor, sendo 2 azuis e 1 vermelho. As demais são Prata normal, champagne, cinza1, cinza2, preto e branco.

    • Cristiano_RJ

      Tem um Titanium vermelho no prédio em que moro.

  • Henrique Rocha

    Ótimo carro! Acho que o uma tela de 4,2″ no quadro de instrumentos é de bom tamanho, já que o Sync possuí uma tela de 8″ no console central.

    • Carlos Morano

      Para o Titanium sim.
      O problema sao para as versões SE que não dispoem dessa central.

  • Bruno Wendel Marcolino

    Quero saber é de Ecoboost…

    Até o Cruze já está anunciado com motor Turbo e a Ford nem cogita traze-lo, espero que isso mude daqui alguns meses.

    Quanto ao facelift, acho o atual mais bonito particularmente.

    • Angelo Lucca

      Estão anunciando o Cruze com o turbo LÁ FORA, precisa ver se virá pra cá ou se vão continuar com o Ecotec… E outra, a Ford pode trazer esse motor tb na hora que quiser, basta ter um pouco de boa vontade… De repente ele aparece assim que ela entender que corre risco de ficar defasada no mercado…

  • Hugosw

    Demorou, mas trocaram aquele botão ridículo da palanca por paddle shifts

  • trombadinha

    ate acho que ficou bacana, mas 86 mangos nesse titanium.. nao sei nao.. prefiro ir de golf ou desembolsar pouca coisa a mais e ir de a3 spb, apesar do conteudo desse carro nao ser ruim, acho que falta refinamento.

  • Doyle

    pelo visto o carro melhorou o acabamento. Isso é bom! A Ford deveria ter uma caixa automática pra colocar nos carros aqui. Apesar de inferior, a automática é duradoura, e esse termo é o que o brasileiro mais gosta

    • C.R.F

      O acabamento continua o mesmo, olha as portas dianteiras e traseiras em plastico e os porta objetos sem revestimento nenhum. Resta torcer por uma montagem mais esmerada.

    • Tygra

      O câmbio automatizado powershift de dupla embreagem não requer manutenção, está previsto apenas revisão preventiva com 12 anos ou 240 mil km. Ou seja, é tão duradoura quanto uma caixa automática convencional.

  • Gabriel

    Uma coisa besta que me incomoda em alguns carros automáticos/automatizados é o câmbio no D não informar em qual marcha está. Eu quero saber! rs

    • Camilo Varotto

      Eu também gostaria que todos tivessem mas, só conheço o C4 Lounge.

      • Gabriel

        O Golf tem, acho que o Jetta também. Quando dirijo carro que não tem acabo sentindo falta.

  • Alisson Bona

    Pena que não foi desta vez que chegou os ecobooster.
    Ainda estou esperando…

  • Revoltado

    Resumo da ópera!!!! O New Fiestão ficou muito bonito mesmo, se eu tivesse nesse patamar de carro eu ficaria numa grande duvida Golf ou Focus…. quais pontos analisar o que cada um tem de melhor que o outro?

    • Renan Sesti

      Golf é melhor carro, Focus é melhor compra.

      • Cristiano_RJ

        Simples assim.

    • Na Dúvida, Acelera!

      Dois ótimos carros, vai depender do seu bolso e do seu gosto. Eu considero o Golf no quesito carro superior, mas o Focus é uma compra mais racional pelo preço e itens de série.

  • Gradaschi

    Achava o Focus MUITO BONITO, mas com essa atualização passei a achá-lo apenas BONITO, o anterior na minha opinião era mais “imponente”.

    • Revoltado

      Mas nao mudou muita coisa, somente a frente, colocaram a frente meio que do New Fiesta, nada mais mudou a traseira continuou a mesma….

      • Doyle

        a traseira mudou as lanternas, que estão menos grosseiras e invadem menos as laterais

      • Cristiano_RJ

        Além das lanternas traseiras, a tampa do porta malas mudou no local onde fica a placa. Antes tinha uma reentrância que agora foi suavizada. Melhorou.

  • Rdassis

    Interior espartano.

  • Martini Stripes

    Quero, mas falta o SW na família.

  • JonathamRJ

    O focus TP já vinha com display de 4,2 no painel de instrumentos. poderiam ter adicionado o painel do fusion,,,, aí sim… e que economia besta… agora que o carro vem com sistema autônomo de frenagem.. pq não adicional logo o ACC??? Será que na busca pela redução do ruído interno adicionaram o parabrisa soundscreen? presente no new fiesta sedan, fusion, edge? por fim, uma coisa que me chateia um pouco no carro: será que agora o banco elétrico vem com pelo menos 2 memórias? é um saco não ter memória e ter que achar sua posição quando outra pessoa pega o carro. (outra economia boba)

  • Marcos Wild

    Acho esse carro sem graça, sem história, parece carro chines. Não me vejo comprando um desses.

    • Rodrigo

      Precisa ter história pra comprar carro?
      Compre uma Kombi! Tem história pra caramba!

    • Doyle

      Esse carro tem bastante história e conquistas, é um médio tradicional.

  • Ken

    Não sei se entendí direito, A versão 2.0 SE é mais cara e não oferece os air bags de cortina se comparado com o Golf 1.4?

    • C.R.F

      Isso mesmo.

      • Ken

        Então é até bão ele ligar pro SAMU sozinho, oferece menos segurança, bela sacada da Ford…
        Não compensa a compra de jeito nenhum, pq além de tudo o Golf ainda anda mais.

        • Rogério

          Apesar de achar o Focus mais bonito, também vou preferir o Golf, mas só quando ele tiver o motor flex, em razão da nossa gasolina batizada.

    • Myph13 .

      Em Equivalência de Equipamentos…
      Focus 2.0 SE Plus = 78.900,00
      Golf Comfortline 1.4T DSG = 81.300,00
      Focus 2.0 Titanium = 86.900,00 (Multimídia com Navegação de 8″)
      Golf Comfortline 1.4T DSG + Pack Exclsive = 90.190,00 (Multimídia com Navegação 5,8″)
      Focus 2.0 Titanium Plus = 95.900,00
      Golf Highline 1.4T DSG + Pack Exclusive + Teto Solar = 111.990,00 (SEM PARK ASSIST)

      O Focus 2.0 SE Plus VS. Golf Comfortline sem nada são parecidos, e tem descontos na mesma faixa, mas o Focus oferece rodas 17″ (não que seja melhor pro conforto mas é mais caro) e ar digital de duas zonas…

      Eu sou a favor do Golf, até mesmo levaria o Golf sem duvida, negociaria o máximo possível, mas mesmo saindo mais caro levaria ele, mas o Focus esta mais barato…

  • André Luiz De Faveri

    Tem previsão para a Ford adotar os motores Ecoboost nesse carro?

  • Bikudin

    Power shift ou Power “Shit”? Um carrão desses e a ford coloca esse cambio, pelas reclamações acho q esse cambio está em testes mas só q somos nós q estamos testando… http://www.peticaopublica.com.br/viewsignatures.aspx?pi=P2013N44036

    • Rogério

      São reclamações do New Fiesta.

  • Gran RS 78

    Achei que a Ford acertou a mão nessa reestilização e tbm nos itens de série do modelo. Quanto a manutenção dos altos preços, seria muito mais complicado a marca querer aumentar mais ainda os preços, principalemente se formos analisar as baixas vendas dos carros atualmente, isso sem contar que os hatchs médios estão sofrendo forte concorrencia para os novos suvs compactos, que estão roubando vendas dos sedans e tbm dos hatchs acima dos 70 mil reais.

  • gveralonso
  • Danilo

    Só eu que gostava do volante de 4 raios do focus?

  • Henrique

    Horrosooooooo, nojentooooooooooo, Fiestaooooooo desajeitado, a FORD consegui estragar o seu melhor carro . Meus Parabéns !!!!!!!!!!!!!

  • Vattt

    Contrariando alguns, prefiro muito mais esse novo, um desenho muito mais harmônico. Tenho certeza que a Ford vai angariar muito mais novos clientes com esse visual mais limpo e moderno.

  • AndersonRomeiro

    Realmente ficou lindo! E pq não nasceu assim?
    O EcoSport e o Ka, apesarem de bonitos, bem que mereciam uma frente dessa linda, pra lá Fusion! Sobre essa tela central, jurava que seria de 8 polegas…

    • Renato Dias

      Sim 8″. Veja o slide..

      • Doyle

        infelizmente é de 8 polegadas somente na titanium. Nas outras só 4,2. Mancada da Ford

  • Renato Dias

    A tela da central é de 8″. Vejam o slide.

  • Leandro Tanzini

    Gosto muito deste carro, mas ainda acho este motor um pouco sem fôlego, caberia um 1.6 Turbo com certeza, espaço interno é péssimo para um carro médio e estas rodas deixaram o carro horrível, prefiro as anteriores.

  • Sílvio De Castro Silveira

    Comprei meu focus ano passado. Gostei muito 2005 ele, daqui uns 10 anos eu compro esse 2016.

  • Camilo Varotto

    Ele perdeu a lanterna traseira de LED?

  • JonathamRJ

    podiam ter colocado uma antena estilo barbatana… essa anteninha é ruim de sinal… e não contribui na estética.

  • Martins Junior

    A matéria disse: “Não houve alteração no espaço interno” e “Faltaram controle de cruzeiro adaptativo, freio de estacionamento elétrico e sem dúvida o EcoBoost”

    Resumindo…continua o mesmo carro apertado e manco!

    • César

      E continua com o mesmo acabamento porco.

    • Mat

      2.0 do Focus mando? Ok, senta lá Cláudia.

      • Martins Junior

        Seja 1.6 ou 2.0…até o 1.4 do Golf anda mais que o Focus!
        Ta cheio de testes por aí provando isso.

        • Mat

          Cara… 1.4 do Golf é Turbo, isso te diz alguma coisa? Óbvio que a patada tende a ser maior por conta do torque. Na real, 1s de diferença no 0 a 100km/h vai mudar sua vida? Vc viu o teste do Acelerados? A diferença é pouca. A não ser que vc seja piloto, na vida real vc não sai em arrancada em cada semáforo. Agora dizer que o 2.0 é manco só por conta disso é um comentário juvenil demais… Na Auto Esporte desse mês elegeram o Focus como melhor custo-benefício do segmento (Cruze vs. Golf vs. Focus), considerando o pacote todo (consumo, desempenho, acabamento, cesta de peças, seguro, etc). Ambos são excelentes carros, vai de vc escolher qual melhor para o seu bolso.

          • Martins Junior

            Isso não tem nada haver cara…o Civic SI também era 2.0 igual ao Focus e engole Golf!

            Estamos comentando o seguimento de médio, não importa se é aspirado ou se tem um caracol. O fato é que pequenos detalhes tornam o Golf melhor. Já andou num Focus 2.0 numa tocada mais firme????

            Anda que vc vai me entender!

            • Mat

              Sim.

              Já andei, tipo, eu tenho um.

              Apesar de não correr com ele com frequência, (dirijo mais dentro da normalidade) honestamente não vi nenhum problema em uma tocada mais esticada.

              Não adianta, isso é questão de opinião. Eu acho legal o Golf, mas pagar +5K de seguro, por exemplo, não é pra mim. Sem contar que se eu pegar um Golf com os mesmos equipamentos do meu Focus Titanium eu pagaria bem mais caro. Como eu disse, é uma questão de custo-benefício, cada um vê da sua forma.

              Meu único ponto é que seu comentário foi sem fundamento. O motor do Focus não é manco de forma alguma. Pode até ser inferior ao do Golf, mas não é nem de longe manco. Como eu disse, a diferença é mínima no dia-a-dia entre os dois.

              • Martins Junior

                Entendi seu ponto de vista.

                Mas resumindo…tem uma serra “araras” num trecho da dutra RJ-SP… quando você sobe com uma certa pressa, você percebe bem esse “manco” que me refiro, sem considerar a mudança manual que é chata demais!

                Parabéns pelo carro novo. Eu não tenho um Focus pois além de manco ele não é adequado para uma pessoa de 1,90 de altura! kkkkkk

  • Piero Lourenço

    Olhando assim me lembra o painel cheio de plástico ruim da Ecosport… não deve ser plástico.. mas me lembra…

  • Astolfo silva

    otimo carro pra 60 mil reais

  • ARENANB

    Olha, esse motor é uma obra de arte, embora a maioria fale mal. Eu tenho um e ele faz 12,6 km/l na estrada no álcool, andando a 120 km/h – piloto automático. Minha briga era com o acabamento do painel – aquele monte de botões, que agora aparentemente foi melhorado. Vou participar daquele desconto de 15% graças a um colega aqui do NA que me indicou, e espero que o único defeito que tenha achado no carro não exista mais.

  • RRROL

    Porque na versão brasileira não veio o escape cromado? Acho que fica muito mais legal com ele.

  • Bruno Breitsameter

    15% É picaretagem, propaganda enganosa, da Ford. Tenho um Focus SE 2.0 2014, liguei para varias concessionárias e a informação que me passam é que era limitado a 300 carros e já foi esgotado no Brasil todo. Essa oferta de 15% é uma mentira tão grande quanto o funcionamento do cambio power shift. O meu trepida as vezes, já atualizaram o software 2 vezes e não resolveu, a concessionária Montreal solicitou um par de novas embreagens para substituir, mas me informou que a fila é de 40 carros somente nessa concessionária, e no Brasil todo são 4000 carros aguardando, entre Focus, Eco e Fiesta. Parabéns Ford!!!

  • Lucas Luz

    carro especial, tem recursos de carro “premium” e custa menos de 100 mil.
    Valeu, Ford.
    Assim, não precisei de comprar um Mercedes por 190 mil (que não possui assistente de frenagem!!!).

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