Ford Hatches Populares Sedãs

Novo Ford Ka e o indicador de troca de marchas que ninguém conhece

novo-ford-ka+-avaliacao-NA-25-700x466 Novo Ford Ka e o indicador de troca de marchas que ninguém conhece

Fui conhecer o Ford Ka 2015 em uma concessionária. Fui atendido pelo gerente de vendas Giovanni. Examinei o carro e pedi para fazer o test-drive. Perguntei o que era o “indicador de troca de marchas” mas ele não soube responder. A principio seria um indicador, como nos carros automáticos ou motos. Mas no test drive não foi identificado. Insisti para saber o que era e ele foi indagar a outros vendedores e a um vendedor que havia participado do treinamento do carro em Camaçari. Ninguém conseguiu saber o que era.



No dia seguinte, foi à outra concessionária e fui atendido pelo André. Ele também disse desconhecer o item, mas que provavelmente seria disponível apenas no veículos mais caros. Fizemos o teste num Ka SE, num Ka SE plus e num Ka SEL. Nenhum deles apresentou o “indicador de troca de marchas”. Fomos fazer um teste drive porque segundo ele, o equipamento só funcionaria com o carro em movimento. Novamente, nada aconteceu. De volta à concessionária insisti para saber o que era. Ele chamou o gerente, outros vendedores e ninguém sabia do que se tratava.

No outro dia fui à outra concessionária e fui atendido pelo vendedor Flavio. Falei das experiências frustrantes nas concessionárias anteriores e novamente tudo se repetiu. Testamos os carros do salão (SE e SEL), chamamos outros vendedores e gerentes, fizemos test-drive e nada aconteceu. E pior: esse vendedor Flavio disse que ninguém da concessionária dele fez treinamento. “A Ford jogou o carro aqui e mandou que lêssemos o manual” – segundo ele. Lemos o manual todo e não conseguimos saber o que era o indicador de trocas de marchas”. Saí de lá frustrado, mas obstinado em descobrir o que era isso.

Em casa, liguei para a Ford e fui atendido por Lucas Henrique – protocolo CAF00194631 – Relatei o problema e pedi que algum técnico, engenheiro, servente ou presidente da Ford me esclarecesse o que era o “indicador de trocas de marchas” que consta inclusive no site da própria montadora.

Fiquei exatos 57 minutos na linha ouvindo musiquinha, “um momento, por favor”, “estou tomando as informações”, “aguarde mais um pouco, senhor”, “sua solicitação está sendo providenciada” findos quais, o rapaz volta na linha e depois de um “Desculpe a demora, senhor” informa que “o carro é um lançamento recente e que algumas adequações serão feitas nos próximos dias”. E eu perguntei: “OK, mas o carro tem ou tem esse bendito “indicador de troca de marchas”???? A resposta foi: “Não sei informar, senhor…”

OBS.: Este indicador mostra o momento adequado para trocar marchas de maneira econômica, e pode ser desligado através do computador de bordo. O sistema estava desligado, por isso não aparecia, e os vendedores das concessionárias bem como o atendente do 0800 não souberam explicar isso.

  • Filipe Augustus

    Realmente ninguém sabe, talvez nem que inventou o sistema, rsrs

    • th!nk.t4nk

      No Fiesta é uma luz que pisca no alto do painel. Imagino que no Ka seja o mesmo sistema. Pra ser sincero não vejo grande vantagem. O conta-giros já é parâmetro suficiente pra economizar combustível.

      • Filipe Augustus

        Acredito que seria útil em um automóvel de grande desempenho com tocada esportiva, como motores V8, ou V12, para se usar em track days, agora em um carro 1.0 tbm acho desnecessário!

        • Rodrigo Pasini

          Bem pelo contrário.
          A função desse indicador é mostrar ao condutor por exemplo que ele está em determinada marcha, mas que pode passar de marcha para economizar combustível.
          Por exemplo o motorista está em 2º marcha em mais de 2 mil rpm sem evoluir o giro, o carro vai acender esse indicador mostrando pro motorista “passa a marcha”.

          • th!nk.t4nk

            Sim, mas teoricamente alguém que dirija bem e tenha alguma afinidade com o carro saberá que pode subir a marcha de qualquer forma. Pra ser bem sincero acho até irritante uma luz piscando no painel enquanto se dirige um carro comum (em esportivos é outra história).

            • Mazembe 2X0

              Mas nem todo mundo dirige bem , esse Ka deve ser o primeiro carro de muitos, é 1.0, o carro de entrada da marca e deverá estar presente em muitas auto-escolas.

              • Felipe Conde

                A teoria é boa, porém como bem sabemos o único carro que essas auto-escolas usam é o Gol da Volks, no máximo do máximo ja vi uns poucos Fiat’s andando por ai com pintura de auto-escola. Essa vantagem do indicador é realmente ótima para motoristas iniciantes, eu que comecei a pouco tempo teria tido uma maior facilidade com o uso do Ka que tem uma partida fraquíssima em relação a outros na mesma faixa se o próprio carro tivesse me ensinado seus pontos de marcha do inicio…

          • Junio Tavares Silva

            pena q isso não funcione corretamente, em alguns casos, por exemplo, no inicio de uma ladeira, o sistema irá induzi-lo a passar uma marcha a frente, mas vc q está dirigindo sabe q se passar, terá q reduzi-la novamente poucos metros a frente! Confio mais no meu proprio arbitrio.

        • Pedro Henrique

          preconceito contra os 1.0 em brasileirada…
          meu amigo aqui da foto discordou de você e fez nada mais nada menos que o 11° melhor tempo do circuito de nurburgring a frente de certos renomados V8~V10~V12 que existem por aí

          • ObservadorCWB

            Não são mesmas CNTPs…rsrsrs… fórmula é fórmula. Mas voltando ao assunto. A Ford é campeã neste quesito. Quem lembra dos primeiros Fusion e Edge com navegador ? A palhaçada foi grande, pois só traziam mapas dos EUA e Canadá….suuuuper útil no Brasil. Os comando de voz também eram em inglês ou espanhol. Por isso a marca vai perdendo credibilidade no Brasil.

        • Julia Peres Kitzberger

          Esses indicadores são meio burros em subidas. Como o carro é 1.0, as vezes são necessárias algumas esticadas para subir com uma velocidade aceitável. (eu tenho um up! e percebo isso).
          Porém, as vezes ele entende que eu quero esticar e não fica chorando para trocar a marcha.. Vai entender.

        • MaCaRyS

          Nos 1.0 é pra ajudar a economizar ao máximo o nosso precioso e caro combustível, já nos V8, V10 … é pra vc aproveitar o máximo de cada marcha e não perder a hora da troca, puro desempenho.

      • Pacheco

        Estava com uma Ranger 2.2 Diesel 2014 semana passada e ela tinha esse treco. Pra mim sem utilidade.

        • th!nk.t4nk

          É coisa da Ford. Na linha Bluemotion da VW aparece o número da marcha e uma seta (pra cima ou pra baixo), ou uma bola (manter a marcha). Sinceramente? Também não vejo muito uso, já que você precisa ficar olhando pro painel. A luz que pisca da Ford é bem mais visível (é feita pra pegar por visão periférica), mas também não vejo utilidade (pra mim).

          • Alex Dusfri

            Os primeiros carros a oferecerem esse sistema de aviso de troca de marchas no Brasil foram os Monzas e Kadetts. Na época era comum algumas pessoas irem a elétricas e pedirem para desligar, alegando que incomodava.

    • xyzR2

      E o NA não posta nem uma unica foto disso? Que reportagem mais fraca…

    • Guilherme Carvalho

      Cara, a coisa mais simples é ativar esse indicador. Basta apertar o botão do odometro, e quando aparecer a mensagem sobre indicador de marcha segurar, para que apareça a mensagem “ON”. Não tem segredo nenhum!

  • Minerius Valioso

    O cara quer vender o produto, tem que saber do que se trata, ora bolas!

    Só que… sinceramente um indicador de troca de marchas provavelmente não fará falta para mim.

    Se esse treco realmente não existir, acredito eu que dê até para processar a Ford por propaganda enganosa.

    • V8

      Meu último carro 0 Km… Foi um GM… E na GM tbém presenciei esse tipo de coisa.

      Imagino que a dica é… E sempre será… Ler o MANUAL !!!! heheheh

  • Smooj

    O indicador de troca de marchas não é uma luzinha que acende no paínel dizendo qual o momento ideal (do ponto de vista da eficiência de combustível) para a troca de marcha?

    Sinceramente, se dispor a ligar pro 0800 da fábrica e ficar 57 minutos na linha só pra saber o que é isso é o cúmulo da pedância. Uma coisa é todos os funcionários da Ford serem mal treinados a respeito de um item obscuro e totalmente sem importância, a outra é querer provar isso até a última estância.

    E talvez o item não estivesse funcionando porque fosse necessário ativar ele em algum menu do computador de bordo. Mas sério, quem se importa? Não é como se a Ford prometesse que o carro vem com 4 rodas, e aí você chega na concessionária e ninguém sabe explciar porque ele só tem 3 e onde a outra foi parar.

    • afonso200

      os melhores funconarios sao da honda, no dia que tem o novo carro eles ja estao treinados

      • Tosca16

        nos carros não sei mas nas motos eles são péssimos, se acham e como a Honda é lider de mercado se quiser é assim, se não quiser vai na concorrência … por isso que eu já tive Sundown, Yamaha, Shineray, Traxx e pensei em comprar uma Kasinski , mas Honda não quero … além de cobrarem caro, aqui tem um ágil medonho .

        • Idmar Boaventura

          Estou com vontade de comprar uma moto de uns 0,6 l, e, pelo que tenho pesquisado, parece que o melhor preço e a melhor forma de pagamento quem oferece é a BMW!

          • Tosca16

            se não me engano esses modelos de média tem alguns problemas crônicos mas nada demais, gosta da BMW e se não me engano são de fabricação chinesa pela Loncin .

    • Bem, você vai a extremos nos comentários, sempre de acordo com sua conveniência. Quando se trata de um vídeo de detalhes do NA, você vai ao extremo de dizer que é um absurdo um jornalista automotivo falar “cilindradas”. Depois, quando se trata de uma reclamação do leitor com relação a algo que a Ford deveria saber informar, diz que é pedância dele ficar 57 minutos na linha esperando uma resposta. Ao invés de usar um avatar do Senhor Cebola você deveria usar um daquele personagem que é sempre do contra em tudo.

      Se ele gastou 57 minutos dele para saber o que é isso, o problema é dele. Respeite a opinião dos outros e seja mais educado nos comentários.

      E não, a luzinha não acendeu nas trocas de marcha que o leitor fez nos vários test-drive que fez em Novo Ka em várias concessionárias.

      • Tosca16

        meu colega tem um QQ e não sabia regular a intensidade da luz do painel como também as demais funções selecionar; eu tentei ver no manual e indiquei ele ir na concessionária; resumo de tudo o vendedor não sabia regular mas indicou um outro que logo ensinou ele , deu dicas de manutenção (extra- Chery) já que o carro não tinha mais garantia, indicou onde acharia peças pararelas boas e deu um trato regulando os faróis do carro … sabe o que custou para o vendedor ? Umas meia hora , quarenta minutos ; sabe o que a revenda ganhou ? A fidelização de um cliente e que logo depois comprou um Tiggo, que namorava à anos mas achava caro em si tratando de um chinês … Atendimento é tudo, ninguém é obrigado saber de tudo mas as informações técnicas do produto tem que está disponíveis na revenda para posterior consulta, ter um atendimento direto com o fabricante se possível e treinamento constante nos vendedores e mecânicos.

        • é verdade… é esse tipo de coisa importante que para alguns é o mesmo que saber “a data de nascimento de Henry Ford”.

          • Tosca16

            “Henry Ford, foi um grande homem e blá blá blá … fundou a Ford e tá, vamos aos produtos de hoje” … era o que diria ao funcionário se ele me falasse da história da marca . Falar do passado só vale e olhe lá para marcas novas como as chinesas, tipo eu ir numa concessionária Geely e ele me falar da compra da Volvo, dos lançamentos constantes nos salões e da história da marca ; mas sem delongas por que um vendedor que quer se passar por muito sábio enjoa e quero saber mais do produto e menos do passado .

      • Smooj

        Obrigado por esse furo jornalístico importantíssimo. Quando vocês chegarem ao fundo disso publiquem a parte 2 com a conclusão da saga. Provavelmentes os blogs americanos devem estar linkando para essa matéria do NA esperando ansiosamente a resolução do mistério.

        • Obrigado você, detentor de um email batalhaodeassaltoninja, por prestigiar as nossas notícias, ficar reclamando de tudo que fazemos e ainda satirizar nosso site e nossa equipe, infelizmente pessoas assim não são bem vindas por aqui, até mais.

          Ah, e para sua informação, já tivemos sim várias vezes sites internacionais linkando para o NA, para sua tristeza. :)

          • Isso é uma história de amor nos comentários: Na x Smooj

      • Minerius Valioso

        Éber, qual então o termo correto para definir a motorização de um automóvel de passeio?

        • Edson Fernandes

          Não diria que seria o termo correto, porque cada um coloca como achar melhor. Mas há locais onde existe a colocação de litragem do motor. Ou seja… tem 1 litro, 1,4 litros, 2 litros… e assim por diante. Não vejo problemas.

          • Creio que seja em cilindrada, pois o governo e os sites das fabricantes, utilizam essa terminologia para definir o motor.

        • Mil centímetros cúbicos de deslocamento, mil e seiscentos centímetros cúbicos de deslocamento, etc… mas quem fala assim?

      • jonesrisso

        Quando sera que voces jornalistas vao entender que nao precisamos mais de voces e nem dos vendedores?

    • Marcos Souza

      O cara que fez esse texto tinha bastante tempo livre…ir a 3 concessionárias e depois passar uma hora no telefone…eu tinha desistido logo na primeira negativa…rs

  • Myph13 .

    Ninguém nem respondeu o que era o indicador ao menos? Eu sei o que é, a minha questão é que no texto ele não diz que alguém chegou a no Minimo explicar pra ele o que é o indicador…

    Agora se tem no manual do carro, mas não mostra em nenhum dos carros testados, deve ser algum problema geral, ou o carro simplesmente não tem e a Ford diz que tem…

    • André Maia

      Indicador de marcha.
      Se estiver na primeira: mostra um numero 1 ou I. e assim sucessivamente.

      • Myph13 .

        No site da Ford: “- Indicador de troca de marcha no painel”
        Não é o indicador da marcha e sim o de troca, aquela setinha pra cima ou pra baixo quando indicado no painel pra melhor aproveitamento do motor e redução de consumo.

        • O leitor que enviou o relato disse que não é indicador de troca, pois andou em várias unidades de test-drive e não acendeu nada no painel.

          • Myph13 .

            Mas no site da Ford diz ser o de Indicador de Troca de marcha. No painel tem o indicador de marcha como o André disse? Se for isso que a Ford quis dizer, além dos vendedores serem bem tapados pra no minimo dar uma olhada ali e falar ” Olha ele ali, é o indicador de marcha ” até os próprios técnicos do 0800 são bem mal preparados…

            Se for isso mesmo a Ford devia mudar pra Indicador de Marcha no Painel, ou coisa assim…

            • Sim, o leitor sabe que é esse indicador, o problema é que ele não funcionou em vários carros de test-drive.

              • Ivan Claudio Dias Florencio

                Deixei um comentário acima como funciona o sistema.

          • Marcelo Dias

            Pessoal eh só ativar a função através daquele bota o q também eh responsável por zerar o hodômetro. Mais nada. uma luz verde passará a acender dentro do conta giros no momento ideal para troca dr marcha (somente ascendente).

            • th!nk.t4nk

              Foi o que eu disse, é como no Fiesta então. O estranho é que nem na concessionária sabem informar algo tão simples.

            • Ivan Claudio Dias Florencio

              Isso mesmo Marcelo.

  • Zoran Borut

    Fecha a internet por hoje.

  • afonso200

    amigo, voce levou o carro até o giro vermelho pra ver se aparece alguma luz, nao me diz que trocou de marcha antes dos 2mil rpm, dai nunca vai aparecer a luz,,,,,se é que tem !!!!!! dona ford aushaushauhs 4 anos desenvolvendo e nem treinou os vendedores, eita BR do capeta

    • Marcio

      Levei o giro até mais de 4500 e nada aconteceu. Não levei ao limite porque estava num carro de test drive. E para chegar na faixa vermelha não há necessidade de “indicador de troca de marcha”.

      • th!nk.t4nk

        Até porque é o contrário: ele manda trocar em giros baixos, visando economia de combustível. É diferente da luz de troca nos esportivos, onde realmente é no limite do giro quase.

  • Black Cat Dj

    Nossa esses vendedores precisam de um treinamento com os “APzeiros”, por que todas as vezes que eles começão a acelerar, e os “trezquilimei” “acordam” o conta-giros de até 10.000 rpm acende um holofote na cara deles indicando a troca de marcha.

    • Sam86

      HAHAHAHAHA… eu ri. XD

  • Tosca16

    FORD sendo FORD… péssimo atendimento acabando com seus bons e medianos produtos .

    • Smooj

      Péssimo atendimento por causa de uma luz no painel que é totalmente sem importância? Meu Deus.

      Não estou negando que o atendimento seja ruim. Eu mesmo nunca vi um vendedor que soubesse 100%. Mas dizer que é ruim por causa disso é totalmente fora da realidade.

      É a mesma coisa que perguntar pro vendedor a data de nascimento do Henry Ford, e quando ele disser que não sabe você proclamar que o atendimento foi péssimo: “vou comprar um VW por causa disso!”

      • Myph13 .

        Não sejamos tão extremistas assim.

        No site da Ford ele consta lá como item de série desde a versão SE o “- Indicador de troca de marcha no painel”, o que significa que é um item de série em todas as versões seguintes e que é o BÁSICO pra um vendedor saber.

        O que piora é que ninguém mais sabe, até no 0800.
        Concordo que realmente esse indicador não faz falta alguma, ainda mais um carro que já vem com conta-giros, e eu não deixaria de comprar o modelo por conta disso, mas com certeza faria questão de saber porque no site consta e talvez até no manual conste e o carro não tem…

        • Exatamente, é BÁSICO um vendedor saber.

          • Darlan Soares Oliveira

            Pessoal, concordo amplamente com a visão de vocês. Realmente, o pessoal da Ford DEVERIA saber, mas sinceramente, eu acho que estão fazendo uma tempestade num copo d’agua. Outro amigo aqui na discussão já relatou que foi em uma concessionária e eles explicaram sobre o indicador direito e tal. Eu fico surpreso e chateado com isso, mas também não é o fim do mundo. Lembrem-se que isso também acontece com outras marcas, vide exemplo do UP! e o fato das concessionárias VW não saberem fazer alguns procedimentos de manutenção, segundo a Revista Quatro Rodas. É complicado, mas não é tão incomum quanto pensamos.

          • Até porque para uma boa parte da população desinformada, esse já seria um grande diferencial dele em relação aos concorrentes.

        • Smooj

          Não estou defendendo os vendedores ou o 0800, estou atacando como esse fato foi tirado de proporção e fizeram tempestade em copo d’agua. Parece até que os vendedores não sabiam o nome do carro ou não sabiam quantos cilindros tinham no motor.

          • Myph13 .

            Tempestade em um copo d’água seria se fosse um produto barato, que não fosse necessário treinamento pra saber vender e que não envolvesse uma empresa gigantesca que não existe só no Brasil e ainda é muito bem conceituada.
            A noticia é muito bem vinda pois não somos só nos meros leitores que leem isso, eles tem um setor de avaliação sobre o que estão vendendo, tanto na internet como em jornais, em TV e em qualquer outro canal de comunicação. Então uma noticia dessas, até com numero de protocolo de atendimento de um “especialista” do 0800, com certeza vai cair no colo de alguma diretoria que va fazer algo. Podem nunca retornar pro cliente, nem entrarem em contato com o NA pedindo pra lançar um Post que a Ford entrou em contato sobre o assunto, mas é bem provável que em 1 semana, o próximo que ligar perguntando sobre o indicador de troca de marchas, vai ter a resposta dele, é bem possível. Posso estar enganado levando em consideração o Nível Brasil de Atendimento das montadoras, mas lá fora isso seria o Fim da picada, e não me surpreenderia se a Ford não mandasse uma carta pedindo desculpas ao cidadão que ligou…
            Internet é livre pra tudo, e informações como essa Eu acho relevante. Se você não acha, passe pra próxima noticia que lhe convêm e pronto.
            Exemplo meu seriam as projeções, algumas delas acho um absurdo, nem comento nada porque nem adianta, mas algumas me chamam atenção, e me levam a “sugerir” algumas modificações, mas jamais algo como “Pra que fazer um Post sobre essa projeção ridícula e sem cabimento?”

            • Marcio

              Concordo em gênero, número e grau, Myph13. Apelei para o Noticias Automotivas porque não consegui a informação na Ford ou na internet. E pretendo voltar às mesmas concessionárias para fazer um novo test drive.

          • Marcio

            Trata-se de um item novo, inédito no Ka. Merecia até um destaque maior, só por isso.Só comecei a insistir no assunto quando comecei a perceber que ninguém sabia do que se tratava.

      • Totalmente sem noção sua comparação com o vendedor saber a data de nascimento do Henry Ford. Saber isso não faz parte do produto que o vendedor está oferecendo na concessionária, agora saber o que é esse indicador no painel é o mínimo que alguém que em tese conhece o que está vendendo deveria saber informar.

        Outra, falar que esse indicador é totalmente sem importância também é inacreditável ler aqui. O equipamento é fornecido no carro e indicado na ficha técnica e é totalmente sem importância? Tá serto.

        • Smooj

          Pra mim é totalmente compatível essa comparação, pois ambas tem zero importância no mundo real.

          Dizer que o vendedor não saber informar sobre o indicador de troca de marchas afetou uma experiência de compra é forçar muito, por favor. Pior ainda é tratar isso como digno de atenção jornalística como se estivesse encobrindo algum grande escândalo coorporativo.

          Mas cada um gasta tempo com a picuinha que lhe convém, olha eu aqui respondendo.

          • Tosca16

            foi algo tão banal a desinformação que choca, já que é um lançamento tão esperado na FORD… mas é completamente natural nas nossas revendas, mas que incomoda as vezes .

        • Uber

          E pior que isso não acontece só com o Ka da Ford.
          Uma vez fui numa da VW, perguntei e o vendedor não soube informar sobre o do Up.

      • Tosca16

        na Ford tudo é passível de ressalvas … a marca sempre patina com seus lançamentos por coisas simples como a de cima na matéria, não que o atendimento seja ruim por esse motivo mas de maneira geral as concessionárias FORD são menos cativantes que qualquer concessionária da conterrânea GM por exemplo, gosto dos produtos da FORD mas é complicado se fidelizar na marca por motivos como desinformação, política tímida de preços e escassez de feirões e ofertas e a falta de produtos à pronta entrega em alguns modelos … as concessionárias da FORD são vazias e mesmo quando vc entra o atendimento é pra lá de estranho, eles não se esforçam para cativar um futuro cliente nem fidelizar os que já estão … parece que a FORD é líder em todas categorias, só pode.

      • Marcio

        Sem importância para vc, cara-pálida! Um item novo que merece, pelo menos, uma explicação e demonstração de como funciona.

    • th!nk.t4nk

      Quando comprei o Fox, o vendedor queria me mostrar que tinha abertura elétrica do tanque de combustível. Óbvio que não tinha. Fiquei com vergonha por ele. Infelizmente isso é comum no ramo, vendedores muito mal treinados.

  • Pedro Henrique

    o mistério do indicador de troca de marchas continua…
    mais escondido que a identidade do batman

    não seria esse um item pra, encher lista de equipamentos?

    • Marcio

      Cheguei ao cúmulo de pensar que tinham inventado um novo nome para “conta-giros”!

  • Leandro1978

    Depois leio gente reclamando de montadora que gasta não sei quanto em treinamento de vendedor para que ele conheça o produto que vende…

  • Brj

    Fiz o teste drive em uma concessionária e por estranho que parece fui super bem atendido,a vendedora me mostrou no visor digital onde tem a opção de ligar ou desligar esse “indicador” que se chama econo, que mostra quando é a melhor faixa de rotação para se trocar a marcha,

    • Marcio

      Que concessionária é essa? No Rio de Janeiro?

      • Brj

        Não, Ribeirão Preto interior de São Paulo.

  • Doyle

    Decepcionado com a Ford BR, conseguindo estragar a imagem do que seria “o lançamento do ano”. o ka/ka+ vem bem equipado, com motor, tecnologia, e tem desenho bonito, porém a ineficiente linha de montagem de camaçari precisa de um semestre no mínimo pra produzir um carro sem falha no acabamento, sem contar o péssimo atendimento. Desse jeito não tem como defender o carrinho, vai ficar injustiçado

    • th!nk.t4nk

      Mas você viu algum Ka com problemas graves de montagem? Pois não tenho visto muitas reclamações disso não. Cheguei a comentar aqui que meu Fox veio com mais falhas de montagem que o Fiesta, mas eram falhas menos óbvias à primeira vista.

  • _William

    Situação bem chata essa, se a Ford diz que tem e faz propaganda sobre o item, os funcionários tem que estar capacitados a esclarecer qualquer dúvida do cliente sobre o carro. Mancada da Ford, é algo que pode ser bem útil pra criar uma consciência de economia no motorista.

  • Leoncio

    Meu carro veio com indicador de trocas de marcha de serie. Se chama: Ouvido

    • Marcio

      E parece que veio com 2, né? rs

      • Leoncio

        Exatamente

    • Minerius Valioso

      Prefiro o conta-giros. Coitada da minha mãe tem que se virar pra saber a hora certa de trocar as marchas, se é que como o Família I dinossauro é barulhento em uma certa faixa de rotação, fica mais fácil. Carro tão pelado que nem tacômetro possui.

      • Leoncio

        E carro que não tem conta giros?

  • Camillo Celio

    esse tal indicador de troca de marchas já existia no Santana CD 1986 que meu pai tinha…rsss ou seja ,coisa tão antiga que ninguem imaginava em um carro moderno.

  • Paulo Andre Zardo

    E daí?

  • Claudecir Mees

    Que estranho Vi alguns videos mostrando como ativar. E no mesmo botão do trip. Bem bobinho foi em vários locais e nem tentou o botão trip? O_o.

    • Marcio

      Tentamos todos os botões, procurei videos no Youtube ou em Foruns e não achei nada.

    • Marcio

      Onde vc viu esses videos? Pode deixar o link?

  • Louis

    Tive um Kadett que tinha isso. Bem inútil pra quem sabe dirigir.

  • Adriano

    Leu o manual e não conseguiu saber o que era o indicador de trocas de marchas? Perai, se dessem o manual para um macaco ler ele saberia o que é o indicador, olha o nível de vendedor no brasil, não sabe o que é um item tão antigo.

    Foram fazer test-drive pq segundo ele o dispositivo funciona com o carro andando, MEU DEUSSSSSSS é claro que só funciona com o carro andando, é pra trocar a marcha o nome já diz, pelo amor de Deus que ridiculo.

  • Vinicius Lombardi

    Esse indicador, nos Fords, é uma luz que aparece ao lado do hodômetro quando o carro atinge ROTAÇÃO MÁXIMA. Apenas na rotação máxima, quando o motor tá berrando na faixa vermelha. Eu nunca tinha me dado conta desse sistema até cortar giro com meu New Fiesta e ver essa luz piscando no painel. É um sistema quase inútil e que por aparecer apenas numa situação muito específica, quase ninguém toma conhecimento.

    • Alexandre Maciel

      No Ka não funciona desse jeito. Nele funciona como indicador para troca visando economia. Também tenho o Fiesta e, nesse caso, é sim o indicador que precede a faixa de rotação de corte.

      Ademais, para quem gosta de brincar em track days, o que ocorre com um enorme número de usuários que participam do New Fiesta Clube, a setinha é interessante. Além disso, o indicador alerta para a necessidade de uma marcha maior nos casos de motoristas (principalmente mulheres) que adoram arrastar o motor numa só marcha.

    • th!nk.t4nk

      Acho que não tem a ver com o carro, e sim com o motor. O Fiesta 1.0 europeu também acende a luz em baixas rotações, visando economia de combustível.

  • Uber

    Eu tenho curiosidade sobre esse indicador de troca de marcha.
    Seria interessante fazer um comparativo entre um carro com isso e outros com câmbio automatizado e automático e também com o econômetro da Fiat para saber vantagens e desvantagens.

  • Bruno M. de Albuquerque

    eu fui em marco a concessionarias da VW (2), Ford (2), Fiat (1) e Renault (1). em todas eu fiz uma pergunta bem simples: qual era o torque dos modelos (Golf, Focus, Bravo e Fluence respectivamente). em NENHUMA das concessionarias, o vendedor soube me informar…

  • Guilherme Guimarães

    Fiz o test drive em um SE 1.0, o vendedor conhecia o indicador e o mesmo estava habilitado no painel. Embora eu ache que deveria ser mais visível, as vezes passa desapercebido…

    • Marcio

      Fez em que concessionária? No Rio de Janeiro?

      • Guilherme Guimarães

        Ford Fiori, em Campo Mourão, interior do Paraná.

  • Peraldiano

    Acho que esse treco se explica até mesmo pelo próprio nome: é um recurso que indica o momento ideal para troca de marcha para o condutor. E qualquer dúvida, é só deixar a preguiça de lado e ler o manual.
    Vendedor está lá na loja para vender e não para dar aula de direção.

    • Marcio

      Lemos o manual. eu e o vendedor. Não achamos nada respeito.

  • Yuri Chaves Souza

    Isso não é nenhuma novidade. A Ford prega como se fosse algo novo.

    Isso ai o Monza Club 1994 do meu pai já tinha! É como uma shift light que se adapta ao seu modo de condução (se for esportivo, econômico, etc) e indica a melhor hora para trocar de marcha

  • GUGASP

    Na Ford, a desinformação é normal e já vem de série.
    Imagina quando tive problemas em uma das válvulas do motor Duratec do meu Focus. Deu um baile!!
    Tentaram retificar o cabeçote, trocar as válvulas, ligações ao CAF, abertura de hotline, etc, ficou uma b…até que exigi formalmente e a fábrica autorizou a troca de todo o cabeçote. Aí ficou bom.

  • Guilherme Batista

    Estranho os vendedores não saberem pois nos outros carros da linha isso já existe, se não me engano Fiesta e Focus já tem. Outro problema também é que a Ford deu outro nome pra essa função, não lembro o nome ao certo, mas tem algo a ver com economia

  • Sam86

    No UP! o painel indica a troca da marcha com números já que nele não tem conta giros.

    Só digo uma coisa sobre isso: prefiro o conta giros. :P

    • JPaulo10

      O Up! tem conta-giros.

      • Sam86

        Onde?

        • Luso

          Painel de Kombi!

        • JPaulo10

          Você toma como regra a versão básica das básicas. Nas outras versões tem.

          • Sam86

            Não sei se é bem assim não, veja esta versão com ar e som que também não tem o conta giros:

      • Sam86

        Nas versões de entrada não tem o conta giros, apenas o indicador de troca de marchas.

  • wagner

    Na Ford Transit existe uma seta verde indicando para cima, ela somente ascende quando esta na hora de passar para a próxima marcha….Na Transit de 2012 em diante com motor 2.2 euro5 a seta só ascende quando já esta no limite da faixa do rpm forçando a marcha, já na Transit anterior a 2012 com motor 2.4 euro3 a seta ascende bem antes de começar a forçar a marcha….

  • dallebu

    Ja eu fui fazer test drive no novo Ka básico, na Bracom de Cachoeiro de Itapemirim, ES, e quando entrei no carro uma das primeiras coisas que o vendedor me disse foi a respeito do indicador de trocas de marcha, que estava habilitado e funcionou corretamente durante o test drive.
    Um bom carro para sua proposta mas de acordo com as minhas exigências a unica coisa que achei melhor que meu Peugeot 206 1.0 16v foi a presença do ABS e o motor mais forte e silencioso e supostamente mais econômico e o ronco (bem abafado) do mesmo.
    Ele é um tanto alto e estreito, e meu 206 é baixo e largo, o cambio tem engates precisos mas as marchas do meu 206 entram com menos esforço e podem ser trocadas com rapidez.
    O Ka não tem fixação Isofix e meu 206 tem 3 pontos.
    O Ka não tem cinto de 3 pontos para todos os passageiros e meu 206 tem.
    Fora o projeto que você vê que foi feito mais em economia pois tem muitas partes retas e menos elaboradas, e tem menos acabamento que o 206.
    Conhecendo também o HB20 eu ficaria com este caso eu tivesse que gastar 35.000 num 1.0 completo de entrada, pois faria mais meu estilo, e teria segurança e esportividade, mesmo perdendo em economia e potência.

    • Luso

      O 206 é mais estreito que o Ka, mais apertado, tem câmbio muito pior (devem existir poucos câmbios piores que os da PSA), tem suspensão muito ruim para as condições do Brasil.

      • dallebu

        O Ka é mais espaçoso sim, mas o formato e a sensação ao dirigir é de estar em um carro alto e estreito.
        Eu poderia dizer o mesmo ao dirigir um onibus, e não quero dizer que meu 206 tem mais espaço que um onibus, apenas que ao volante o 206 passa a sensação de ser mais largo do que alto.
        Pro meu gosto eu não tenho do que reclamar da suspensão do 206, pois odeio carro molenga e usando peças de reposição de qualidade a durabilidade é boa. Em relação ao câmbio o eu gosto, é um câmbio bem rápido e de engates fáceis, só o curso da alavanca que é longo, mas ja me acostumei.

  • Alexandre Maciel

    Isso é Brasil. Se o povo compra o carro pela cara, é de se esperar que ninguém tenha interesse em explicar todo o conteúdo do veículo.

    No Fiesta existe mas para trocar no limite de corte do giro. É bom para quem gosta de extrair o potencial do motor.

  • Eric Palamar Blaca

    Ahh velho na moral…qual o motivo desta matéria? delatar o vendedor? dizer q estão despreparados?
    …. blz ok… indicador de troca de marcha…..

    • Mazembe 2X0

      Se ele acha isso importante é o direito dele reclamar.E mais uma coisa, esse “equipamento” consta no site oficial da Ford , se não tem é propaganda enganosa.

      • Eric Palamar Blaca

        nossa ele vai deixar de comprar um carro pela falta do item…

        • Mazembe 2X0

          Concordo, isso é uma atitude extrema.
          Talvez ele deixe de comprar o carro não pela falta do item , mas pelo desrespeito da marca com o consumidor, ele pode pensar que está sendo enganado pela Ford.

  • Ivan Claudio Dias Florencio

    Pessoal o seguinte, o sistema vem desligado, para ativar clique no botão do Hodômetro até aparecer a mensagem econo OFF em seguida clique e segure até aperecer econo ON, vai aparecer no canto do conta giros uma seta para cima, geralmente ele acende a depender como você anda, se sair de boa ela acende entre 2500 e 3000 rpm, outro item interessante é que a noite você pode deixar somente um dos lados da luzes de estacionamento acesa, basta desligar o veículo e acionar a alavanca da seta para o lado que quiser, vai emitir um sinal sonoro, quando você sair somente o lado que você acionou a seta fica ligado, bom para economizar bateria. espero ter ajudado.

    • Marcio

      Pela riqueza de detalhes, presumo que vc é funcionário da Ford… Acertei?

  • Jackson

    Caramba nem lendo o manual os caras conseguem descobrir. Bah que falta de treinamento. Quando comprei meu Fiesta Rocam a primeira coisa que fiz foi ler o manual. Aprender a usar o computador e outros detalhes. Realmente educação e conhecimento zero nesse país.

  • Rafael Araújo

    Fiz um test drive hoje aqui em Natal e o recurso estava ativado. Acima das 2500 RPM acendia (e não.piaçava) uma seta verde para cima no conta giros. Achei legal, mas é um recurso mais útil para motoristas iniciantes.

  • Keila Helaine

    Padrão Ford de atentimento. kkkkkkkkk

  • Que matéria sem sentido.
    Está com cara de recalque!

  • Marcio

    Gostaria de agradecer imensamente a Noticias Automotivas em esclarecer o mistério! Infelizmente a Ford não teve competência para faze-lo….

  • ultimate_rr

    Que loucura isso. Descrevem o acessório como item de série e o negócio não existe. Eu hein. Também iria atrás de saber!

  • Angélica Welitton Bassanesi

    Da um clique no botão de zerar a quilometragem vai aparecer uma mensagem ”ECONO OFF” quando aparecer essa mensagem segura o mesmo botão pressionado por 5 segundos ”ECONO ON” ai já vai aparecer a flechinha verde, pronto esta ativado o indicador de troca de marchas disponível em todas as versões ;-) valeu

  • Informecar

    Identifiquei tal recurso logo na primeira volta que dei no veículo de test-drive. Absurdo essas pessoas não dar ao menos uma informação básica que através de qualquer leitura em sites ou revistas do ramo já nos oferece. Desconheço esse tipo de desinformação nas css Ford. Se isso realmente ocorreu, e não duvido que tenha ocorrido, esses “profissionais” devem ser punidos, desde os “consultores de venda” (novo nome que se dá aos vendedores rsrs) ao gerente e/ou diretor da css.

    Manda fechar!

    Quanto despreparo de quem deveria saber, senão tudo, ao menos boa parte do produto que vende e da marca que representa.

  • Lukoh

    Por isso que eu digo que vendedor pra mim é apenas pra negociar a transação….

    Toda a informação sobre o carro que eu vou comprar eu busco antes na internet, inclusive aqui no NA!!!

  • Elton Farias

    Relatos falam que o indicado de troca de marchas do novo Sandero é muito bom e ajuda bastante a economizar combustível.

  • Fabiana

    Tem em todas as versões do Ford Ka.

  • Renan Santana

    Fiz o test drive no novo ka e apareceu no painel o indicador de marchas. Normal, igual ao up.

  • Edson

    esse sistema já existia e era item de série, nas linhas Monza/Kadet em 1992, abandonado depois da descontinuidade destes modelos e novamente introduzido na linha Astra série Advantage.

  • G. Pierin

    Não quero desanimar vocês, mas acho que esse é só um ítem que eles colocam na lista pra ‘encher linguiça’…. Deve se referir às indicações que estão na alavanca do câmbio mesmo.

  • Luis Henrique

    Poxa, impressionante a falha de algumas pessoas em interpretar um texto. O leitor em momento algum disse que precisa dessa luz indicando a troca de marcha para poder dirigir, apenas que é algo oferecido em todas as versões do KA pela Ford e que vendedor algum e atendente 0800 soube explicar. Se é importante ou não vai do gosto de cada um, mas se a Ford oferece, que saiba levá-lo ao conhecimento do cliente da melhor forma possível!

  • Julia Peres Kitzberger

    Comprar o carro no lançamento é sempre complicado… Os vendedores tem pouco conhecimento sobre o produto… Eu percebi isso no up! também.
    Quando eu fui comprar, eu sabia mais que o vendedor, só estudei pelo NA e notícias de grandes jornais

  • Mak Mak

    Nessa horas a melhor coisa e pedir permissão para ir na oficina e primeiro conversar com o chefe da oficina,não com o atendente,é como o chefe!
    Se o chefe não souber(muitos só sabem manobrar o carro e entregar na recepção),peça permissão para entrar na oficina e olhar em volta que é fácil identificar o “cara” da oficina o mecânico cabra bom de serviço!que irá responder e informar e mostrar como funciona a programação.
    O pessoal da ponta da caneta do “escritório” geralmente não sabe nem como trocar um pneu,só sabe girar a chave e ir no posto completar o tanque se bobear pedem para o frentista calibrar os pneus,pois tem nojo de pegar na mangueira de ar,pois suja a mão.
    Na oficina é fácil identificar o “cara” da mecânica,o “cara”do motor,o “cara”dos programas,o “cara” eletricista,sempre estão ocupados resolvendo os pepinos.
    Diferentes de alguns rapazinhos mecânicos que só ficam de papo,só de olhar o andar pela oficina é possível perceber que é um mecânicozinho meia boca.

  • Gilvan Vilarim

    Isso é uma função que aparece no display do painel como ECONO. Aperte o botão para ir trocando as funções: quando surgir ECONO, vai aparecer como ON ou OFF. Segure o botão para alternar um ou outro. Em modo ON, acende uma seta verde para cima no painel, indicando que você deve trocar de marcha naquele momento, para economizar combustível. Abs!

  • Everton Lourenço

    novo ford MAIS KA-GA-DA.. Mais uma lasca de plástico sobre rodas… Que tal um City usado pelo mesmo preço??? Que tal parar de querer se mostrar pro vizinho dizendo que tá de carro zero… ACORDA BRASIL!!

  • Cássio Louzada Rizzi

    Pessoal, sei que a discussão é um pouco antiga, mas reparei uma coisa no painel do meu Ka que fiquei curioso. Tenho um Ford Ka+ 2015 1.5 SEL. Essa semana estava parado em um local bem claro, de forma que o sol batia um pouco no painel do carro e reparei que dentro do mostrador digital, no canto inferior esquerdo, há uma função que não acende em momento algum. Parece ser um indicador digital de marcha no painel. Não estou falando da seta que acende pra indicar a troca de marcha (esta funciona perfeitamente, até mesmo quando fui fazer o teste drive na época). Estranho é que nem mesmo na versão topo de linha, o Ka+ não indica que tem mostrador de marcha no painel. Acredito que exista alguma forma de ativar esta função. Alguém tem alguma idéia ou já reparou isso?

  • Hades666

    Rsrsrsrsrs….anta nasce em qualquer lugar, até nas CSS

  • jonesrisso

    Antes de comprar o meu eu ja sabia o que era e como funcionava!
    Pelamordedeus! Isso la e pauta pra uma materia?
    Que falta de assunto…

  • Luiz Felipe Crispim Lourenço

    Os Ka’s da frota do meu trabalho tem esse indicador sim, são da versão SE 1.5 sigma. O indicador, diferente do da VW, apenas indica o momento de avançar a marcha com uma flecha para cima, sem mostrar a marcha atual e nem o momento de reduzir.

  • Cláudio Junior

    Bom não sei o pq de tanta dificuldade, pois e simplesmente mater o único botão que tem no painel apertado por alguns estantes… no mesmo lugar que aperta para zerar a quilometragem e para acessar o CB do carro
    …espero ajudar alguém é lembre a luz e opcional não necessariamente. O modelo de entrada costuma ter… o indicador pode ser ligado e desligado de acordo com a necessidade

  • Toninho Palmeirense

    Quando peguei o carro na concessionária, não fui informado, descobri na internet, você não percebe até o momento que descobre, ahe toda vez que você anda já é automático, o olho fica ligado na seta tanto quando acelera, como se for reduzir também, se pedir marcha a seta ascende para baixo.

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros por mais de 11 anos. Saiba mais.

Notícias por email

Send this to a friend