Novo Fusca (2013-2016): maior, mais potente e moderno

Novo Fusca

Um Fusca esportivo em 2012

Para dar continuidade à linha, a Volkswagen apresentou em novembro de 2012 a mais recente geração do carro, como modelo 2013. Agora conhecido somente como Novo Fusca, o carro ficou maior, mais moderno e bem mais potente, assumindo uma vocação esportiva.

O Novo Fusca também foi importado do México e era construído a partir da plataforma do Golf, mas neste caso a da sexta geração do hatch.

Sob o capô, o carro escondia o mesmo conjunto mecânico do sedã Jetta TSI e do crossover médio Tiguan, um 2.0 TSI dotado de turbocompressor e injeção direta de combustível que conseguia entregar nada mais, nada menos que 200 cavalos de potência.

Ou seja, ao invés de ser somente um carro de imagem, o Volkswagen Novo Fusca passou a atender também àqueles que buscavam por um automóvel com tocada mais agressiva e experiência diferenciada ao volante.

Em seu lançamento, o Novo Fusca foi anunciado tendo como mira outros carros premium com apelo esportivo, como o francês Citroën DS3 e o britânico MINI Cooper John Cooper Works.

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Lançamento do novo Fusca no Brasil

A nova geração do Volkswagen Fusca começou a ser vendida no mercado nacional no fim de 2012. Ele fez a sua estreia na rede de concessionárias com preço inicial de R$ 76,6 mil para a versão com transmissão manual de seis velocidades.

No caso do Novo Fusca com câmbio automatizado DSG de seis marchas e dupla embreagem, o preço inicial era de R$ 80.990. Porém, esta cifra poderia aumentar e ultrapassar a casa dos R$ 100 mil quando equipado com todos os opcionais disponíveis.

A marca oferecia um pacote com paddle shifts, ar-condicionado de duas zonas, retrovisor interno eletrocrômico e sensor de chuva por R$ 2.850, teto solar elétrico por R$ 2,9 mil, sistema multimídia com navegador GPS por R$ 2.325, chave presencial e partida por botão por R$ 1.656, faróis bi xênon com luzes diurnas em LED por R$ 3.680, rodas aro 18 por R$ 2.050, som Fender por R$ 1.630 e bancos revestidos em couro Vienna por R$ 4.190.

Com todos os recursos disponíveis, inclusive com o câmbio DSG, o Novo Fusca pulava para R$ 102.271.

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Fusca R-Line – pacote esportivo

A partir de setembro de 2014, a Volkswagen passou a oferecer a opção do pacote esportivo R-Line para o Fusca e também para o CC, Passat, Passat Variant, Tiguan e Touareg. Esse kit incluía apenas recursos visuais externos e também novos detalhes de acabamento no interior.

O Novo Fusca R-Line era equipado com rodas de liga-leve de 18 polegadas com acabamento diamantado, detalhes cromados, friso de proteção lateral na cor da carroceria, soleiras de porta, para-choques com desenho exclusivo, capa dos retrovisores em preto brilhante, adesivos identificando a versão diferenciada, entre outros.

Havia ainda bancos com revestimento em couro Vienna com o logotipo “R-Line” nos encostos de cabeça dianteiros, assentos dianteiros com ajuste lombar, painel com decoração diferenciada, volante multifuncional esportivo, alavanca de câmbio e de freio de estacionamento revestidas em couro e sensor de pressão dos pneus.

O pacote R-Line somente com os equipamentos externos era ofertado como um opcional de R$ 6.522. Já o pacote R-Line com os itens externos e internos no Novo Fusca custava a bagatela de R$ 15.241.

Avaliação Novo Fusca 2.0 TSI: um Golf com roupa exclusiva

Novo Fusca 2015 com motor 2.0 TSI de 211 cv

A linha 2015 do Novo Fusca foi anunciada com mudanças, bem como a do Passat, Passat Variant, CC e Tiguan. Todos esses modelos passaram a dispor do motor 2.0 TS capaz de desenvolver até 211 cavalos de potência e 28,6 kgfm de torque.

No caso do Fusca, este propulsor podia ser combinado a uma transmissão manual de seis velocidades ou uma automatizada DSG de seis marchas e dupla embreagem.

Com este aparato, o Novo Fusca conseguia acelerar de 0 a 100 km/h em somente 6,9 segundos e alcançar velocidade máxima de 224 km/h.

Além disso, o Novo Fusca 2015 passou a dispor de uma nova opção de acabamento em couro perfurado para os bancos. Segundo a VW, este acabamento “auxilia na transpiração do corpo em longas viagens, aumentando ainda mais o conforto dos ocupantes”.

Fim de linha para o Novo Fusca em 2017

Assim como o Fusca e o New Beetle, o Novo Fusca também teve um fim no mercado nacional. Mas no caso deste, o fim veio mais rápido. O cupê esportivo de duas portas deixou de ser comercializado no segundo semestre de 2017, sendo que as últimas unidades eram ano/modelo 2015/2016.

Naquele período, o Novo Fusca era ofertado com preços ainda mais elevados.

Ele partia de salgados R$ 124,7 mil em configuração única com motor 2.0 TSI de 211 e câmbio DSG de dupla embreagem e oferecia uma lista de equipamentos com ar-condicionado digital de duas zonas, bancos em couro, central multimídia com GPS, entre outros.

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Novo Fusca – versões e equipamentos

Volkswagen Fusca 2.0 TSI: equipado de série com airbags frontais e laterais, controles eletrônicos de estabilidade e tração, bloqueio eletrônico do diferencial, faróis e lanterna de neblina, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, assistente de partida em rampas, alarme antifurto, rodas de liga-leve de 17 polegadas com pneus 215/55 R17, spoiler traseiro na cor da carroceria com a parte superior em preto, dupla ponteira de escape cromada, retrovisores com repetidores de seta, ar-condicionado, banco do motorista e do passageiro com ajuste de altura e volante multifuncional em couro com regulagem de altura e profundidade.

Havia ainda computador de bordo, descansa-braço central dianteiro, instrumentos adicionais sobre o painel (temperatura do óleo, relógio com cronômetro e pressão do turbo), sistema multimídia com tela sensível ao toque e oito alto-falantes), bancos revestidos em Native, vidros, travas e retrovisores elétricos, pedaleiras em alumínio, controle de cruzeiro, luz ambiente programável com três opções de cores, entre outros.

Opcionais: câmbio automatizado DSG de seis marchas e dupla embreagem com paddle shifts, ar-condicionado digital Climatronic de duas zonas, retrovisor interno eletrocrômico, sensores de luz e chuva, teto solar panorâmico, rodas de liga-leve de 18 polegadas com pneus 235/45 R18, sistema de som Fender com 10 canais e 400 watts, sistema multimídia com navegador GPS, faróis bi xênon com luzes diurnas em LED, bancos dianteiros esportivos, bancos em couro Vienna e destravamento das portas e partida do motor sem chave.

Novo Fusca – preços

  • Novo Fusca 2.0 TSI MT: de R$ 104.637 (2013) a R$ 113.990 (2014)
  • Novo Fusca 2.0 TSI DSG: de R$ 105.075 (2013) a R$ 150.414 (2016)
  • Novo Fusca R-Line 2.0 TSI DSG: de R$ 107.769 (2013) a R$ 154.174 (2016)

Preços com base na Tabela Fipe em dezembro de 2022

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Novo Fusca – motor, câmbio e desempenho

O motor 2.0 litros TSI do Novo Fusca é dotado de quatro cilindros, turbocompressor e injeção direta de combustível. A primeira leva do carro conseguia entregar potência máxima de 200 cavalos, a 5.100 rpm, e 28,5 kgfm de torque máximo, a 1.700 rpm.

Trata-se do mesmo propulsor usado no Jetta TSI. Porém, para o Novo Fusca, ele recebeu um sistema de escape redimensionado para proporcionar um ronco mais encorpado. Por conta disso, as trocas de marcha efetuadas numa rotação superior a 4.000 rpm são seguidas de um “pipoco”, algo digno de carros esportivos.

Com a transmissão manual de seis velocidades, o Novo Fusca 2.0 TSI era capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 7,5 segundos e atingir velocidade máxima de 225 km/h. O mesmo tempo e a mesma velocidade máxima do modelo com o câmbio DSG de seis marchas e dupla embreagem.

Porém, logo depois este propulsor recebeu reajustes e passou a gerar 211 cavalos de potência, a 5.500 rpm, e 28,6 kgfm de torque, a 2.000 rpm. Esta leva foi disponibilizada somente com a transmissão automatizada DSG de seis velocidades e dupla embreagem.

Essas alterações deixaram o Novo Fusca mais esperto. Ele passou a alcançar os 100 km/h em 6,9 segundos. Já a velocidade máxima passou para 224 km/h.

Novo Fusca – consumo

Novo Fusca 2.0 TSI (200 cv) MT

  • 8,2 km/l na cidade e 10,7 km/l na estrada

Novo Fusca 2.0 TSI (200 cv) DSG

  • 8,8 km/l na cidade e 10,1 km/l na estrada

Novo Fusca 2.0 TSI (211 cv) DSG

  • 9,2 km/l na cidade e 10,7 km/l na estrada

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Novo Fusca – manutenção e revisões

No caso do Novo Fusca, a revisão de 10 mil km ou seis meses custa R$ 329,08, a de 20 mil km ou um ano custa R$ 329,08, a de 30 mil km ou um ano e meio custa R$ 799,12, a de 40 mil km ou dois anos custa R$ 467,08, a de 50 mil km ou dois anos e meio anos custa R$ 467,08 e a de 60 mil km ou três anos custa R$ 799,12.

Essas seis revisões totalizam R$ 3.190,56.

Novo Fusca – ficha técnica

Motor

2.0 TSI

Tipo

Dianteiro, transversal e monocombustível (gasolina)

Número de cilindros

4 em linha

Cilindrada em cm³

1.984

Válvulas

16

Taxa de compressão

9,8:1

Injeção eletrônica de combustível

Direta

Potência Máxima

211 cv a 5.500 rpm ou 200 cv a 5.100 rpm

Torque Máximo

28,6 kgfm a 2.000 rpm ou 28,5 kgfm a 1.700 rpm

Transmissão

Tipo

Manual de seis marchas ou automatizada DSG de seis marchas com embreagem dupla banhada a óleo

Tração

Tipo

Dianteira

Freios

Tipo

Disco ventilado (dianteira) e disco sólido (traseira)

Direção

Tipo

Elétrica

Suspensão

Dianteira

Independente, McPherson

Traseira

Independente, multibraço

Rodas e Pneus

Rodas

Rodas de liga-leve de 17 ou 18 polegadas

Pneus

215/55 R17 ou 235/45 R18

Dimensões

Comprimento total (mm)

4.278

Largura (mm)

1.808

Altura (mm)

1.486

Distância entre os eixos (mm)

2.537

Capacidades

Capacidade de carga (kg)

482 ou 488

Tanque (litros)

55

Peso vazio em ordem de marcha (kg)

1.368 ou 1.342

Coeficiente de penetração aerodinâmica (Cx)

0,37

Novo Fusca – galeria de fotos

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Autor: Leonardo Andrade

Leonardo atua no segmento automotivo há quase nove anos. Tem experiência/formação em administração de empresas, marketing digital e inbound marketing. Já foi colaborador em mais de sete portais do Brasil. Fissurado por carros, em especial pelo mercado e por essa transformação que o mundo automotivo está vivendo.