Ecologia Governamental/Legal Mercado

Novo Fusion Hybrid é o mais econômico do Brasil – Conheça os melhores de cada categoria

ford-fusion-hybrid-2013

De acordo com a tabela 2013 de Etiquetagem Veicular do Inmetro, o Novo Ford Fusion Hybrid é o carro mais econômico do Brasil. Apesar de ainda não estar disponível nos concessionários, o sedã ecológico americano já leva o título antecipadamente.

Com motor 2.0 16V Atkinson de 188 cv e motor elétrico, o Novo Fusion Hybrid faz 16,8 km/litro na cidade e 16,9 km/litro na estrada, entregando ainda emissão de 76 g/km de CO2.

Ele faz parte de um total de 36 modelos que ganharam nota A em eficiência energética na lista do Inmetro. Além do modelo, existem pelo menos mais dois híbridos próximos, os Toyota Prius e Lexus CT 200h, que fazem 15,7 km/litro na cidade e 14,2 km/litro (14,3 no Prius) na estrada.

Entre os subcompactos, o mais econômico é o Renault Clio, que faz 14,3 km/litro na cidade e 15,8 km/litro na estrada, sempre com gasolina. Na categoria de compactos, outro Renault foi o mais econômico. O Sandero 1.0 Authentique sem ar condicionado, que fez 12,9/13,8 km/litro (cidade/estrada).

Nos médios, o destaque é o Toyota Prius, seguido do Lexus CT 200h. Nos grandes o campeão (geral) foi o Ford Fusion Hybrid. Entre os utilitários esportivos, o Ford EcoSport 1.6 vence com 10,2/12,2 km/litro. No segmento de fora de estrada, o agora nacional Suzuki Jimny faz 9,5/11,4 km/litro. Já entre as minivans, a melhor economia vem da Citroën Grand C4 Picasso com 7,8/11,4 km/litro.

Nos segmentos de comerciais e carga derivado, os melhores em eficiência energética foram Fiat Doblò Cargo 1.8 com 9,5/10,4 km/litro e Fiat Strada com 10,6/12,1 km/litro. Todos os resultados são com gasolina, mas os dados com etanol (dos modelos flex) também são considerados. Neste caso, por exemplo, a Saveiro é mais econômica com gasolina que a Strada, mas o resultado geral da picape da Fiat é melhor.

Abaixo, os mais eficientes do Brasil por categoria:

Categoria – Modelo – Consumo km/litro com gasolina (cidade/estrada)

Subcompacto – Renault Clio – 14,3/15,8
Compacto – Renault Sandero 1.0 sem A/C – 12,9/13,8
Médio – Toyota Prius – 14,3/15,7
Grande – Ford Fusion Hybrid – 16,8/16,9
Utilitários Esportivos – Ford EcoSport 1.6 – 10,2/12,2
Fora de estrada – Suzuki Jimny – 9,5/11,4
Minivan – Citroën Grand C4 Picasso – 7,8/11,4
Comercial – Fiat Doblò Cargo 1.8 – 9,5/10,4
Carga Derivado – Fiat Strada – 10,6/12,1





  • gabrielpkz

    Esse carro é lindo demaiss qqissodeuspai

    • Marcio_Miller

      e é economico

    • afonso200

      dai eles botam o flex que estraga tudo

  • rafa_marcao

    Interessante. Ele faz o mesmo tanto na cidade quando na estrada.

    • PEDRO_HAWK

      Realmente interessante. O tempo que ele fica parado nos semáforos não gasta? A não ser que se esteja usando o motor elétrico, daí falariamos de outra unidade de medida. Só que a relação citada é Quilômetro/Litro.

      • Gaf1991

        Na verdade na cidade ele consegue ser mais economico ainda , pois , pelo menos no modelo anterior , o motor eletrico trabalhava até os 70 km-h , e a cada frenagem ele carrega as baterias . Então teoricamente como acontece com o prius , o fusion é desse jeito , você freia e ele recarrega a bateria .

      • thales_sr

        Parado no semáforo ele "não gasta", o motor a combustão é desligado.

        • PEDRO_HAWK

          Eu sei, e como disse, nesse caso a relação "km/l" é de certa forma apenas uma convenção, pois energia elétrica não se mede em litros.

          • thales_sr

            Na verdade, o consumo acaba sendo aferido em km/l, pois uma hora ele anda. E uma hora ele vai ter que ligar o motor a combustão.

    • Absinthe666

      na cidade ele tem a ajuda do motor elétrico reduzindo o consumo
      já na estrada o motor elétrico quase não é usado, no lugar entrar o motor bem acertado para trabalhar em baixas rotações por isso que acaba igualando os consumos, porém se a pessoa gostar de andar mais rapidinho na estrada é capaz do consumo ficar pior do que na cidade, não sei a que velocidade foi feito esse teste

      Eu particularmente ai preferiria um Fusion Diesel, ai sim teríamos consumo ótimo na cidade e melhor ainda na estrada

  • Marcio_Miller

    ainda bem que as marcas de carro estão fazendo carros econômicos mas que sejam bonitos
    um exemplo é esse FUSION que de primeira vista não parece ser essas coisas

    • Eugenio C.

      Mas quando são econômicos e bonitos, não são nada baratos…

      • Edson Roberto

        Isso não importa. Na tabela de prioridades do brasileiro, o que importa é o quanto esses carros vão render imagens para sair com a "mulherada".

        Depois disso, se pensa se ele é caro, se é um carro realmente bom, economico, viavel e principalmente com itnes de série.

  • AmmmmmP

    Legal, mas o Veloster também é super econômico, fazendo 15km/l e os mais calmos conseguem ir mais do que isso. Poxa, uma lista de 36 carros?? nós não temos 36 elétricos por aqui….

    Quero ver a lista completa. Cadê?

    • Eugenio C.

      Não são elétricos… só alguns que são híbridos, como o Fusion, o Prius e o Lexus.
      Não encontrei a lista nova no site do Inmetro, mas a do ano passado está aqui, é só clicar em "veículos Leves 2012": http://www.inmetro.gov.br/consumidor/tabelas_pbe_

  • radiobrasilcombr

    O Fusion pode até ser "econômico" no consumo de combustível, mas olha que a "vantagem" assim nao é tão grande. Exemplo: tenho um Captiva 2.4 que alguns dizem que é beberrão, mas faz 12,5 fácil na estrada, e não é híbrido. DETALHE: o Captiva nao é muito "economico" nesse quesito. Não dá nem 5 km/l a diferença.

    Agora, vamos calcular o custo do carro em si. Esse Fusion Hybrid é pelo menos uns 30 mil mais caro do que a sua versão à gasolina. A versão a gasolina faz quantos km/l? Então… pra "empatar" com os 30k ou mais de $$$ gastos no Hybrid quantos mil kms serão necessários? E depois, A MANUTENÇÃO? Creio que baterias tem sua vida útil limitada, quando não servirem mais, qual o custo das novas?

    • fschulz84

      Sim, concordo em relação aos custos, mas não concordo em você comparar consumo de estrada com carro híbrido.

      A Captiva faz quanto na cidade? Nem metade do Fusion ou até mesmo do Prius… O foco do consumo para carros híbridos é na cidade, em velocidades menores onde a frenagem alimenta a bateria… Isso é uma tecnologia de se vangloriar no mundo automotivo. Isso sem contar a emissão de poluentes, que no caso do Fusion, é menos da metade de outros carros "comuns"… Não sou nenhum ecologista fissurado nisso, mas para mim, é sim uma questão a se levar em consideração.

      A questão realmente é que para nós, é uma tecnologia muito cara, eu tenho esperanças de que com o tempo, se tornem mais acessíveis. Quem sabe em 5 anos não temos um compacto híbrido com preços que sejam um pouco mais acessíveis do que os que temos a disposição agora.

      • JokerCrow

        O híbrido é uma alternativa para mercados em que carros à óleo diesel não são populares (ou proibido, como aqui). Já que satisfazem o consumo, só perdendo no torque (característico no ciclo Diesel).

      • Edson Roberto

        Novamente reforçando a pergunta dele então eu mesmo faço: Se há dois Fusion em nosso mercado um 2.0 turbo que faça seus 6km/l na cidade com gasolina e esse custando R$30000 fazendo o consumo que faz… quanto tempo vc realmente gastaria no Fusion dizendo que sua média seria os 6km/l em comparação ao hibrido e em quanto tempo?

        Vc não pensaria nisso ao obter um modelo desses?

        Esse carro só traria olhos para ele, se custasse coisa de no máximo chutando alto R$6000. É possível, mas o lucro em cima de um produto assim é muito alto. Alinda que ele pague uma aliquota alta, não é o suficiente para torna-lo R$30000 na sua variante de topo. A diferença era muito pior na variante 4 cilindros do modelo anterior a chegar a incriveis R$54000 a menos. Desculpa… mas nenhum tipo de papo para economia me faria crer que trocar um a gasolina custando bem menos valeria em cima do hibrido.

        Agora uma noticia interessante do Hibrido da versão anterior era que, para justificar esse preço citado por mim, os ultimos AWD V6 com teto solar foram vendidos (até onde eu pesquisei em uma CAOA no Jabaquara perto de onde moro) por R$94000. Enquanto ofereciam o hibrido por R$103000. R$9000 de diferença e conta com a diminuição exata de incriveis R$30000. Por mais que não venda, olha a grandissima margem de lucro da concessionaria! Desculpa… mas nunca que ela teria prejuizo a esse valor. E isso só prova o que eu disse. Portanto, ainda que vc tenha dado argumentos cabiveis, nada me faz crer que um hibrido custe mais do que R$10000 em relação a versão ao topo de linha a gasolina.

    • ctnmartins

      Cara, não adianta você comparar seu consumo com o resultado do INMETRO, pois são situações diferentes. O INMETRO segue método científico e serve para relativisar e comparar modelos que sigam a MESMA METODOLOGIA.
      ou seja, nas ruas um dono de Fusion Híbrido pode fazer 12km/l e outro fazer 21 km/l, tudo depende das condições as quais estão submetidos.
      Não adianta comparar banana com abacaxi…

    • RafaTrolles

      Esses carros ainda são feitos para pessoas que querem ou precisam passar uma imagem "verde", mostrando que estão empenhadas em poluir menos e salvar o planeta… Nos USA o pessoal do cinema tá sempre de Prius ou outros híbridos, ou pra parecer legal ou pq realmente são legais. O preço é alto ainda e realmente não compensa financeiramente, mas é uma questão de ideologia mesmo.

  • Absinthe666

    Que bom que o clio continuou econômico apesar da alteração na taxa de compressão, porém com esse visual atual não da para engolir

  • Gaf1991

    Interessante mesmo é ver um carro com um antiquado cambio de 4 marchas e motor 2.0 com grande area frontal ganhar nota A no selo do inmetro para minivans , a Grand C4 Picasso . Imagina se ela já tivesse as 6 marchas para se adequar aos tempos modernos … E o engraçado é que a Citroen já tem cambios com 6 marchas desde 2004 , com o C5 V6 na época porque não expandir a toda linha né …

    • jnasser

      Isso mostra que essa mania atual de criticar câmbios automáticos de "só quatro marchas" não faz muito sentido, é possível conseguir bons resultados de aceleração, conforto e consumo principalmente por causa do conversor de torque e sistema de lock. Tem muito carro cuja versão equipada com câmbio automático consegue manter uma rotação menor na rodovia, com o lock travado.

      A maioria que critica nem se dá o trabalho de ir na Wikipedia e entender que um câmbio automático de quatro marchas não tem nada a ver com um câmbio manual de quatro marchas. Claro que mais marchas abrem mais possibilidades para aprimoramentos, mas é bobagem achar que sempre mais é melhor em todos os casos – ou talvez carros que tenham cinco parafusos segurando cada roda sejam mais evoluidos que carros com quatro?

      • danieldourado_2

        Bom, mais marchas fazem sim o carro ser mais eficiente. Mas realmente não é essas coisas que o povo gosta de dizer por aí que o câmbio é pré-histórico, como se fosse a maior porcaria do mundo.

      • MM_

        Eu tinha um Citroen 2.0 com cambio de 4 marchas e posso dizer: a aceleração é boa, o consumo não é ruim, o conforto é pessimo e o prazer de dirigir é nulo.

        • Edson Roberto

          E pensar que o mesmo C4 com motor 2.0 e cambio manual é tão divertido…. ele é mais duro, mas ainda assim conforto. Pelo menos eu achei. Mas não trocaria meu C3 por ele.

    • Herumor_

      imagine os concorrentes da categoria como devem estar bem acertados eim! =/

    • Edson Roberto

      Cara… na verdade, a versão V6 já tinha cambios de 6 marchas bem antes. Olhe outros modelos da Citroen e verá que havia sim. Considere também os Peugeot 407 que são fantasticos. Eu gostaria de ter um V6. Pena que é até mais caro que alguns Accord e Camry. (mas justifica pelos itens que possui)

  • livecajo

    Para ter esse carro aqui no brasil vai ser uma foda, pois vai vir os olhos da cara e ainda tem o fator mecanica aonde vc levar ele vao falar que é um bicho de 7 cabeças por nao saberem como mecher e ainda vai fazer merda e dizer que o carro e ruim, realidade dos fatos somos atrazados

    • moises_b

      O cara que gastar 150 mil neste carro e levar ele no mecânico da esquina merece um prêmio né. As concessionárias FORD certamente terão mecânicos preparados para isso.
      E quem comprar pensando na "economia" merece um prêmio maior ainda. Não adianta economizar um pouco no combustível e gastar uma fortuna no veículo + uma fortuna nas revisões + fortuna em manutenção. No fim das contas sairá mais caro. Isso é óbvio!

      • danieldourado_2

        Eu não apostaria nisso… Até um tempo atrás tinha problemas nas css da PSA por que não haviam mecânicos que sabiam mecher no suposto câmbio problemático de 4 marchas deles…

      • livecajo

        nada e so vc procurar por ai no desmonte do 4 rodas que vc vai ler muita reportagem de carros recém lançado e judiado pela própria CC, e fato a educação que temos e ser mao aberta tem que gastar, nao é assim, ja vi muita reportagem fazendo comparação aqui no brasil pagamos super caro para recondicionar uma peça la fora vem a peça completa por um preço mais abaixo do que é praticado aqui, nao é so por que pago 150 mil num carro que vou ter que pagar 250,00 so de mao de obra p\ trocar um oleo, as pessoas sempre pensa assim quer compra carro carro mais quer economizar, nao é isso e fato em qualquer faixa de preço no momento que vc para p\ fazer manutenção ela sera cara e terá um profissional despreparado, e isso nao foge muito das CC, depois da uma olhada no high torque no youtube e vc vai entender oque falo. abs

  • Herumor_

    Clio é o mais econômico e o único (né?) a.0 16v dos populares… povão burrão nem sabe porque vira a cara pra 16v ¬¬

    • icarothomas

      "HURR DURR PORQUE DÁ MANUTENÇAO DEMAIS"

  • VININITEROI

    Nada do A1 ?

    • Dragoniten

      Pois é, realmente curioso, afinal, a Audi cita um consumo rodoviário de 21,7km/l e 15,4km/l na cidade.

      O Inmetro divulgou um consumo de 10,8km/l na cidade e 14km/l na estrada pro A1. Tem algo errado aí, já vi muitas pessoas dizendo que o carro é realmente econômico, ou números não estão batendo…

      • Edson Roberto

        Depende. Será que a gasolina foi comum ou podium? Se foi comum… talvez essa media esteja correta.

        • Dragoniten

          Não acredito que a diferença chegue a esses 50% de diferença. Gostaria de saber como eles fazem esses teste do Inmetro, a metodologia e também a fonte do combustível utilizado.

          Sei que não dá pra comparar a tecnologia antiga do meu motor com o motor do A1, mas no meu Ka, a Podium quase não deu diferença no consumo. Se melhorou, ficou em menos de 10%.

          • Edson Roberto

            Olha, eu morro de vontade de colocar nos meus carros. Mas o preço da Podium me dá uma pena de colocar…rsrsr

            No C3 através do Forum já foi dito que deixa o motor mais gostoso de rodar. Mas o consumo não muda. Até que ponto vale a pena coloca-la? Sinceramente não sei. Até porque atualmente só abasteço com etanol e tenho usado em viagens. Tenho feito médias que variam entre 12 a 13 km/l medidas em planilha. Não confio tanto no computador de bordo que aponta consumo até melhores (nesse caso o computador de bordo tem um registro de viagem em que lhe informa em uma das funções o total rodado naquela viagem usada. Isso é feito zerando esse contador e o do consumo médio que é em km/100).

            No Xsara ainda eu quero colocar para ver a diferença. Dizem que ele muda da agua para o vinho no desempenho e fica bem mais economico. Esse eu quero ver qdo começar a voltar a rodar mais com ele.

            • Dragoniten

              Eu acho que é muito placebo o que falam, sabe? Eu teria que ver um teste feito em dinamômetro, decibelímetro, etc, pra realmente acreditar que faz toda essa diferença. Eu não senti muita diferença, mas vi gente no fórum dizendo que o carro "cantava pneu com mais facilidade", que melhorou 1s no 0-100 e tal. Será mesmo? Acho que não. A própria Podium utiliza a mesma quantidade em % de etanol que a Comum ou Aditivada.

              O maior problema é que você pensa "o carro vai andar melhor?" e fica acelerando ele pra testar se teve diferença na performance, e isso meio que acaba com o consumo.
              Experimente um tanque de Podium, vai doer no bolso, mas vai matar a dúvida, rs.

              • Edson Roberto

                Bem …. isso é verdade! rs

                Mas no meu caso, eu só acho que valeria a pena colocar pelo menos 3 tanques considerando do segundo em diante em relação a perceber consumo. Desempenho seria no primeiro mesmo! rs

                Nos demais, avaliaria consumo já que teria como controlar o pé. Só que pensaria que sairai quase a cada 6 abastecimentos… e é ai que desanimo…rs

                • Dragoniten

                  3 tanques parece uma boa ideia pra realmente testar o consumo, rs.

                  Não só o preço da Podium é absurdo, como também está ficando cada vez mais difícil achar postos que tenham esse tipo de combustível disponível. Em Ponta Grossa, onde faço faculdade, tem 1 posto só que tem. Lá nunca vi V-Power da Shell também.
                  Já aqui em Curitiba conheço 2 postos só, mas deve ter mais alguns, porém já estão virando exceção e não regra.

  • jpmocellin

    Ainda acho que esses híbridos fazem mais média do que isso, pelo menos é o que também dizem as matérias sobre o Prius em outros sites, não somente de revistas especializadas.

  • Antonio_Brust

    Eu fico imaginando é a manutenção de um Fusion Hybrid… já imaginou aqui no Brasil um Fusion desse com uns 15 anos de uso, a beleza que vai estar?

  • Porcodio

    Até quando vai durar essa palhaçada de chamar o Ecosport de "utilitário esportivo" ?
    Ele não é utilitário, e muito menos esportivo.

  • Rochahofman

    Parabéns pra Ford!

  • tiards

    só brasileiro mesmo pra acreditar nesses números…

    • Dragoniten

      ???? Explica?

  • Dragoniten

    Nissan Altima com 10,1/13,1 urbano/rodoviário, com apenas 120g de CO2 por km rodado. Dando pau em muito sedã compacto por aí no consumo.

    • Edson Roberto

      Veja o 0-100 dele e verá que assusta até quem tem Jetta TSI.

      Esse carro parece ser incrivel, avaliações falaram tão bem dele, que sinceramente, estou muito curioso para conhece-lo. (ainda que não tenha como comprar e também não queira, parece ser um otimo carro).

      • Dragoniten

        Eu vi o 0-100 e fiquei impressionado. Vi uns vídeos no youtube e o único problema do CVT é chegar até a rotação em que se tem um bom tanto de potência, mas depois disso, o bicho deslancha. Demora quase o mesmo pra ir de 40~60mph que de 60~80mph.

        Mesmo sem ter condições de comprar um, vou levar meu pai pra fazer test-drive me um pra ele babar um pouco :D

  • BrunoMulsane

    Esse fusion vai reinar, pois é muito belo!! Pelo jeito vai ter valores parecidos com os do sonata, sendo que, nem hybrido ele é! A ford esta arrasando, parabéns!

  • Felipe_Henrique

    Grata surpresa encontrar 2 Renaults entre os mais econômicos… e em categorias (subcompactos e compactos) onde a venda é bem expressiva.



Send this to friend