Hatches Volkswagen

Novo Golf VIII tem primeiros esboços revelados antes de Frankfurt

Novo Golf VIII tem primeiros esboços revelados antes de Frankfurt

O Novo Golf VIII teve os primeiros esboços oficiais liberados pela Volkswagen. Duas imagens revelam não só o exterior do hatch médio alemão, mas também o interior. O modelo será produzido ainda no final de 2019, mas o lançamento mundial ocorrerá em fevereiro de 2020.


Visualmente, o Novo Golf VIII é exatamente como as unidades de teste flagradas praticamente desnudas em várias partes da Europa e África do Sul. A próxima geração manterá a plataforma MQB atual, mas terá uma frente mais baixa, adotando faróis de LED com lentes retilíneas na parte superior e formas arredondadas abaixo, criando um novo aspecto para o tradicional hatch médio.

Novo Golf VIII tem primeiros esboços revelados antes de Frankfurt

A grade afilada com o logotipo da VW une as duas lentes, que também terão luzes diurnas duplas em LED. No para-choque, o esboço mostra uma grade inferior contínua e de dimensões consideráveis, mas ela portará faróis de neblina também, bem como espaço para o radar do controle de cruzeiro adaptativo.


A carroceria adota teto levemente curvado, assim como as colunas A que, aliás, foi avançada e criou-se pequenos quebra-ventos falsos nas portas dianteiras. As colunas C largas mantém o DNA estético do Golf. Embora não mostrada, a traseira terá lanternas de LED mais afiladas. Por dentro,no entanto, é que vem a revelação.

Novo Golf VIII tem primeiros esboços revelados antes de Frankfurt

A imagem mostra uma projeção do ambiente do Novo Golf VIII, que terá um conjunto frontal do painel totalmente novo. Além do cluster digital e configurável de 12,3 polegadas, a multimídia Discover Pro terá tela grande, provavelmente com 10,3 polegadas numa superfície lisa e integrada ao conjunto. Nota-se que do outro lado da instrumentação, haverá um display – aparentemente touchscreen – para outras funcionalidades, que parecem faróis, faróis de neblina, entre outros.

O volante é o mesmo do T-Cross alemão, mas os comandos são do tipo touch. Já a parte inferior do painel tem difusores de ar mais retangulares com acabamento diferenciado logo acima. Não se pode notar comandos físicos de climatização, que deve ser integrados à multimídia. O console central revelada um botão de marchas ou algo que parece isso, tendo partida, freio de estacionamento e Auto Hold.

O Novo Golf VIII terá versões com motores a gasolina e diesel, assim como GNV e uma versão micro-híbrida com sistema elétrico de 48 volts. Mas, haverá uma opção Hybrid Plug-In com autonomia de 80 km no modo elétrico. Aqui, essa geração deverá chegar importada da Alemanha.

Novo Golf VIII tem primeiros esboços revelados antes de Frankfurt
Nota média 4.7 de 3 votos

  • Rodrigo Pasini

    Poderiam mostrar a versão final, já saiu tanto flagra da mula de testes praticamente sem camuflagem que o carro final já é bem visível, e bem parecido com o dos esboços.

    • Cristielson A. Santos

      Creio que não há como apresentar ainda a versão final até porque ela ainda nem saiu da prancheta, o que se viu foram as mulas flagradas em testes, mas se for levar em consideração os traços no design na imagem é bem provável que se pareça com a mula vista camuflada. Não sei se é uma percepção equivocada minha, mas eu vejo a Volkswagen sem capacidade criativa para design de novos modelos

      • CanalhaRS

        Já existem diversas fotos pela internet de flagras do modelo final, apenas com fitas cobrindo pequenos detalhes.
        A etapa de mulas já acabou a tempos.

        • Cristielson A. Santos

          Eu vi umas imagens de um Golf preto com mudanças na dianteira e traseira, mas nada de revolucionário, afirmam que a plataforma será a recente MQB com a nova versão (8ºGeração ou MK8). Entre os modelos que vi em imagens e projeções, acho que pode até ser lançada essa nova geração, só que lá fora, aqui no Brasil ainda teremos a atual versão mudada por facelift. (tomara que eu esteja errado e que VW traga o novo Golf pra nosso mercado)

  • Foonoslew

    Gostei da lateral e do painel…. O para-choque dianteiro poderia ser mais limpo.

    • th!nk.t4nk

      O cockpit lembra o arranjo atual da BMW (que é bem ergonômico). O que não gostei é que a VW vai matar os botoes físicos no Golf, por economia de custos (a mesma coisa que a Opel fez com a linha Insignia, e que achei horrível). Enfim, espero que tenham alguma carta na manga pra interface ficar suficientemente intuitiva pelo menos.

  • Jeanphil

    Alguém sabe pq só tem o GTI disponível no site? Vão voltar a vender o TSI no Brasil?

    • Cristielson A. Santos

      A Volkswagen foi questionada e afirmou que “com o lançamento de POLO, VIRTUS e T-CROSS, e como parte da estratégia de simplificar a gama de produtos, o GOLF ficará focado na esportividade, portanto ficará no mercado apenas a versão GTi. Depois será comercializada no Brasil, ainda neste ano de 2019, a versão do GOLF HÍBRIDA, o modelo GTE

    • Domenico Monteleone

      Não voltarão, infelizmente.

    • Guedes

      Todos TSI saíram de linha no Brasil, só fica GTI.

      • Alexandro Vieira Lopes

        que pena

  • Cristielson A. Santos

    Vemos apenas mulas flagradas em testes na cidade, mas se for levar em consideração os traços no design na imagem mostrada é bem provável que se pareça com a mula camuflada. Não sei se é uma percepção equivocada minha, mas eu vejo a Volkswagen sem capacidade criativa para design de novos modelos, só uma coisa que eu elogio na marca é o avanço nas plataformas, chassis, estrutura, motor, que torna a VW uma das marcas mais seguras no quesito acidente/fatalidade e também no desenvolvimento tecnológico de motores que consomem menos tendo a mesma força e torque de motores maiores, a VW perde muito no quesito design exterior e interior (até que de uns 4 anos pra cá, a VW acordou pra mudar o interior de seus carros), eu sempre digo a todos que falam dos carros que a VW vende aqui no Brasil, o melhor carro custo benefício, estrutura excelente e bem produzida, boa arquitetura, bom nível de segurança, esse carro é o VW GOLF (do GOLF pra trás são meros pedaços de lata e plástico) as vezes imagino que a VW tende a inclinar-se mais para o lado de design simples, conservador, natural, linhas sóbrias, fluidas, algo que é diferente de outras marcas/montadoras que apostam no design complexo, esportivo, futurista, despojado, linhas arrojadas, mistura de diversos tipos em um só projeto como exemplo: um carro que é SUV médio, com cara de compacto e coupé, tudo isso num só projeto. Sobre o interior, painel, volante, design, estilo, é inegável dizer que não mudou, a VW mostra mais uma vez que para desenvolvimento de interiores, está bem preparada e capacitada trazendo modernidade, futurismo, fluidez, jovialidade, nisso dou nota 10 à marca.

    • th!nk.t4nk

      Nao é bem questao de capacidade criativa pra design. Nesse caso é totalmente proposital o conservadorismo. É isso que o consumidor europeu quer (menos firulas no visual, e mais ganhos em engenharia, segurança e ergonomia). Eu entendo que na América Latina (além de Espanha, Itália) as pessoas prefiram um design mais ousado, mas eles desenvolvem o carro com foco nos mercados mais fortes. E infelizmente o Brasil não está entre estes. Uma solução seria trazer a SEAT (que é a VW com “tempero latino”) pro país, mas nesse momento de crise fica difícil. Quem sabe futuramente.

      • Cristielson A. Santos

        Eu acho isso até que meio “frustrante” pra uma montadora lançar carros a nível global, porque há os dois tipos de mercado pra agradar, que no caso é a dos mais conservadores que amam linhas sóbrias e fluidas enquanto há o outro lado que é mais esportivo, dinâmico, ousado. É como criar uma receita que possui o mesmo recheio só que com 2 opções de cobertura.

  • Rodrigo

    Pelos sketches dá pra notar que o Golf também seguirá a escola iniciada pela MB no novo A Class em seu interior: telas digitais no cluster e na multimídia, bem próximas, e interior minimalista. Bem moderno.
    Uma curiosidade: o A3 geralmente aparece antes do Golf, nesse caso parece que o grupo VAG vai focar esforços em lançar o Golf primeiro.

  • CanalhaRS

    O desenho externo sempre muda pouco, faz parte da tradição da marca.
    Já o interior parece que será radicalmente novo e, pelo esboço, vai dar uma aula para a Mercedes com seu tablet multilaser pendurado.

    • th!nk.t4nk

      Cara, pude dirigir o novo Classe A com o MBUX e é disparado o carro mais ergonômico que já dirigi na vida. Ficou sensacional o sistema, é tudo muito intuitivo e rápido, além de 100% conectado. Pode não ser lindo, mas é ridiculamente bem bolado. Penso em voltar futuramente pra marca por conta disso (a depender de como ficar o futuro Classe C). Beleza é importante, mas funcionalidade vem em primeiro lugar nesse caso! A VW vai ter que suar muito pra apresentar algo à altura, mas vamos ver.

      • CanalhaRS

        Sim, concordo contigo.
        Mas só falei da questão estética mesmo.

  • Domenico Monteleone

    Quando a VW quer, ela saber fazer excelentes carros, com pontos negativos facilmente compensados pelos positivos, é sempre assim com o Golf. Pena que não teremos mais versões acessíveis aqui. Pessoal reclamava do preço e do acabamento, veio o T-cross pra mostrar o quão estavam errados, o Golf era muito melhor.

  • Vitor

    Não gostei ficou muito gordo e cansado na minha opinião, mas eu entendo a VW mexer no Golf VII é difícil visto que pra mim é o mais bonito.

  • Alexandro Vieira Lopes

    seria legal aqui ter o golf g8 com o motor 1.5tsi , mesmo sendo importado.

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por mais de 12 anos. Saiba mais.

Notícias por email