Durante a apresentação do Jeep Compass 4xe, a marca americana confirmou a chegada ao mercado nacional do Novo Grand Cherokee 4xe, que nos EUA custa a partir de US$ 58.095.
O SUV médio da Jeep é fabricado nos EUA com potência combinada de 380 cavalos e 64,8 kgfm, bem como 23,8 km/litro.
Com autonomia de 40 km no modo elétrico, o Grand Cherokee 4xe pode rodar até 756 km com tanque cheio e bateria carregada.
O Novo Jeep Cherokee 4xe usa motor Hurricane 2.0 Turbo com 274 cavalos, além de transmissão automática TorqueFlite de oito marchas e motor elétrico no eixo traseiro de 136 cavalos, provendo tração 4×4.
O SUV de cinco ou sete assentos tem ainda um segundo motor elétrico de 45 cavalos no eixo dianteiro, ampliando a força combinada. Sua bateria de lítio tem 17 kWh e o tanque dispõe de 72 litros.
Ainda não se sabe qual versão será vendida no Brasil, mas duas têm mais chances: Overland e Trailhawk, que são nomenclaturas já usadas pela Jeep no país.
Com duas variantes de carroceria, o Novo Jeep Grand Cherokee pode chegar ao Brasil na versão L, mas o tradicional é o modelo de cinco assentos.
Esta opção mede 4,915 m de comprimento, 1,979 m de largura, 1,816 m de altura e 2,964 m de entre-eixos, enquanto o Jeep Grand Cherokee L tem 5,204 m de comprimento e 3,091 m de entre-eixos.
Apesar de serem duas versões de carroceria do mesmo carro, elas são feitas em fábricas diferentes, com o Grand Cherokee menor em Jefferson e o maior em Mack Avenue, ambas em Detroit, Michigan.
Pelo preço visto no Compass 4xe, podemos imaginar o Grand Cherokee 4xe de cinco lugares com preço bem acima de R$ 500 mil.
A Jeep falou em outras opções, mas pelo que existe no momento, apenas os modelos Wrangler e Renegade possuem opção 4xe, com chance maior para o primeiro, dado o preço proibitivo do segundo.