Novo Honda Civic Si perde potência e surge com 203 cavalos

Novo Honda Civic Si perde potência e surge com 203 cavalos

210, 220 ou quem sabe 230 cavalos? Pois é, com números animadores iniciamos falando que não é bem assim no caso do Novo Honda Civic Si 2022. A marca japonesa reiniciou o esportivo de acesso de seu modelo médio com “apenas” 203 cavalos. Ao contrário do Civic Touring e versões movidas pelo 1.5 Turbo, este reduziu a carga…


Usando o propulsor L15 1.5 VTEC Turbo, o Novo Civic Si chega com 203 cavalos a 6.000 rpm e 26,5 kgfm de 1.800 a 5.000 rpm. Bom, pelo menos nesse aspecto, ele ficou mais elástico com o aumento da curva de torque, o que dá para aproveitar bem com uma caixa manual de seis velocidades.

Novo Honda Civic Si perde potência e surge com 203 cavalos

Mas, por que ficou menos potente? A Honda justifica que o L15 turbinado ganhou volante de massa 26% mais leve, porque ficou 30% menor. Isso dá ao motor uma resposta mais rápida, especialmente com diferencial de deslizamento limitado helicoidal padrão.

A Honda diz ainda que o câmbio ficou 10% mais curto para retomadas mais rápidas e que a alavanca de câmbio tem suporte mais resistente, assim como a própria vem em alumínio com acabamento em couro, emprestada do Type R. Já o modo Sport usa um recurso do Type R em reduções para obter retomadas mais rápidas.

O Novo Civic Si teve aumento de 8% na rigidez torcional e um aumento de 13% na rigidez de flexão, enquanto a barra de torção da direção ficou 6% mais rígida, permitindo uma conexão mais rápida entre direção e rodas, além de um inédito modo de condução com ajuste na resposta ao volante. Já a suspensão ficou mais firme e equilibrada no novo conjunto.

Novo Honda Civic Si perde potência e surge com 203 cavalos

São 8% a mais de rigidez nas molas dianteiras e 54% mais nas traseiras, assim como as buchas dos braços de suspensão ficaram 79% mais rígidas. No Si, os freios são maiores e as rodas esportivas aro 18 vêm calçadas com pneus 235/40 R18. O Novo Si tem modos Normal e Sport, onde o Start&Stop é desligado e o cluster muda de branco para vermelho em sua iluminação.

Com belas rodas pretas, o Novo Civic Si tem ainda grade preta, faróis de LED escurecidos e molduras pretas no para-choque, além de lanternas em LED escurecidas, para-choque com duas saídas de escape cromadas e defletor de ar discreto em preto brilhante. Além do sedã, como já havíamos falado, o Si agora vem na carroceria hatchback, lá chamada Sporty.

Novo Honda Civic Si perde potência e surge com 203 cavalos

Por dentro, os bancos esportivos com apoios de cabeça integrados em tecido mantém o padrão de preto com vermelho, além do logo Si bordado. Os pedais são de alumínio e o painel tem a grelha contínua dos difusores de ar com contornos vermelhos e acabamento metalizado, além de detalhes em preto brilhante.

Com maçanetas de alumínio nas portas, o ambiente do Si 2022 traz ainda volante com base em cinza e acabamento em couro com costura vermelha. O cluster é análogo-digital com velocímetro físico e display de 7 polegadas com conta-giros e computador de bordo.

Novo Honda Civic Si perde potência e surge com 203 cavalos

A multimídia tem tela de 9 polegadas com Android Auto e Car Play sem fio (os dois), além de sistema de som Bose com 12 alto-falantes e tecnologia Bose Centerpoint 2 com processamento de sinal digital SurroundStage. O Novo Civic Si traz um sistema de escape com maior reprodução do ronco do motor no habitáculo e pacote ADAS do Honda Sensing. Agora esperamos por ele aqui.

Honda Civic Si 2022 – Galeria de fotos

Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 25 anos. Há 14 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações.