*Featured Honda Lançamentos Minivans

Novo Honda Fit 2015: Impressões e detalhes do monovolume nipônico

Novo Honda Fit 2015: Impressões e detalhes do monovolume nipônico

Com 5,2 milhões de unidades vendidas desde 2001 em todo o mundo, o Novo Honda Fit 2015 chega ao mercado brasileiro em sua terceira geração, lançada recentemente no Japão e que em 2015 será feita também em Itirapina/SP. O monovolume nipônico ganhou visual mais sofisticado, adotando linhas mais joviais e com leve pegada esportiva.


No Brasil, o modelo já vendeu mais de 500.000 unidades desde 2003 e agora quer manter o bom desempenho no mercado com a nova geração. O Novo Honda Fit 2015 chega nas versões DX, LX, EX e EXL, todas equipadas com o motor 1.5 i-VTEC FlexOne, que oferece maior taxa de compressão, novo comando i-VTEC e sistema de partida a frio por pré-aquecimento de combustível, dispensando o antigo tanque de gasolina no cofre do motor.

Outra novidade é a nova transmissão CVT que adota o conceito Earth Dream, tornando-se até 17% mais eficiente que o câmbio automático da geração anterior. O equipamento dispõe de conversor de torque e sete posições de marcha. Sem o ECON, o Novo Honda Fit 2015 coloca em seu lugar o modo Eco, que indica o momento de uma condução econômica através de um aviso luminoso nas versões DX e LX, enquanto as EX e EXL apresentam luminosidade do painel que se altera conforme o consumo, semelhante aos Civic, CR-V e Accord, por exemplo.

Novo Honda Fit 2015: Impressões e detalhes do monovolume nipônico


Em termos de estilo, o Novo Honda Fit 2015 ficou mais sofisticado, adotando faróis de formato dinâmico agregados à nova grade em preto brilhante, conferindo um ar de harmonia no conjunto. Os para-choque adotam grades de estilo colmeia nas laterais, assim como da versão japonesa. Faróis de neblina são oferecidos nas versões EX e EXL.

Na traseira, lanternas mais verticais recebem extensões nas laterais da vigia, enquanto a tampa do porta-malas desce mais em direção ao para-choque, que agora fica bem rente à carroceria, criando um aspecto de perua ao compacto. A impressão de minivan – que é bem nítida na segunda geração – foi atenuada com para-brisa mais inclinado, vigias das colunas A elevando-se em direção ao capô e linha de cintura igualmente subindo na parte traseira.

Um forte vinco lateral, associado às maçanetas maiores e mais destacadas, deixaram o monovolume com mais cara de hatch. Essa sensação é percebida também no interior, cujo espaço interno parece mais largo e o teto mais baixo, graças aos novos ajustes da plataforma, priorizando uma nova sensação de volume interno. Os retrovisores possuem repetidores de direção na versão EXL, que juntamente com a EX, oferecem rodas de liga leve aro 16 de desenho esportivo, enquanto a LX as rodas são aro 15. A DX tem rodas de aço aro 15 com calotas.

Novo Honda Fit 2015: Impressões e detalhes do monovolume nipônico

A carroceria ficou 13% mais aerodinâmica e passou de 3,90 m de comprimento para 3,99 m. O Novo Honda Fit 2015 ficou com a mesma largura, apesar da melhoria do espaço interno, continuando a medir 1,69 m. No entre-eixos, o monovolume da Honda passou de 2,50 m para 2,53 m. O tanque de 45,7 litros foi modificado para se tornar mais seguro. De modo geral, o modelo ficou entre 50 e 60 kg mais leve.

Além disso, o Novo Honda Fit 2015 ganhou melhoria no subchassi dianteiro, além de novos braços de suspensão traseira, que continua com o sistema de barra de torção. A direção elétrica agora está com motor mais próximo ao volante e a estrutura geral recebeu mais partes em aço de alta resistência. Em termos de segurança, a versão EXL dispõe de airbags laterais, enquanto o conjunto geral ficou mais seguro.

O painel apresenta bom acabamento e desenho moderno, porém bem prático. Nas versões DX e LX, quem já conhece o Fit de outras gerações, ficará em casa com o Novo Honda Fit 2015. Apesar de quase tudo novo – para não dizer que é 100% modificado, a luz interna central é a mesma da primeira geração – muitos itens remetem à essência do modelo, tais como cluster de cor laranja e com funções semelhantes, assim como comandos dos vidros elétricos/retrovisores, posição dos comandos de ar condicionado, sistema de áudio, etc. A chave também é do tipo canivete nas EX e EXL.

Nas versões EX e EXL, especialmente a topo de linha, o Novo Honda Fit 2015 apresenta um ambiente interno mais sofisticado, adotando quadro de instrumentos com fundo azul e visual personalizado, além de mostrador digital para consumo de combustível e nível do tanque. O conjunto ainda apresenta luminosidade personalizável e indicador de economia também através de tonalidades. Além da regulagem de altura, o volante das duas versões mais caras pode ser ajustado em profundidade.

Novo Honda Fit 2015: Impressões e detalhes do monovolume nipônico

O conjunto perdeu um dos porta-copos, que agora só existe ao lado do motorista e articulado, logo abaixo do difusor de ar. O modelo ainda dispõe de porta-copos duplo sob o painel, assim como também nas portas. O acabamento das versões EX e EXL apresenta detalhes do conjunto em preto brilhante, enquanto o topo de linha tem difusores prateados, volante multifuncional em couro com detalhe prata e comandos do ar condicionado personalizados.

O sistema de áudio das versões DX e LX é do tipo 2DIN com USB/CD/MP3, enquanto as EX e EXL dispõe de um display de 5 polegadas com CD/MP3/USB/Aux/Bluetooth, além de câmera de ré com três visualizações e possibilidade de personalização com imagem de fundo. Nem mesmo o nome ou o logotipo da marca foram inseridos na configuração, justamente para que o proprietário possa colocar a imagem que desejar.

Os bancos continuam com a boa ergonomia de sempre, destacando-se os dianteiros com melhor acomodação do corpo (na EXL é revestido em couro), sendo o do motorista com regulagem de altura. O sistema ULT agora é denominado ULTra-Seat nas versões LX, EX e EXL, que além das posições já conhecidas, permite que os encostos dianteiros se encaixem no assento traseiro, criando duas camas. O dispositivo permite também melhor transporte de bagagens. O banco traseiro ainda conta com regulagem de inclinação dos encostos, bem como cinto de segurança central em 3 pontos (retrátil), Isofix e Latch.

Novo Honda Fit 2015: Impressões e detalhes do monovolume nipônico

O Novo Honda Fit 2015 tem estimativa de vendas de 48.000 unidades entre maio e dezembro de 2014, começando as entregas a partir do dia 5 de maio. O monovolume chega com preços sugeridos e mix de vendas de:

DX MT/CVT – R$ 49.900/R$ 54.500 – 3%
LX MT/CVT – R$ 54.200/R$ 58.800 – 49%
EX CVT – R$ 62.90 – 38%
EXL CVT – R$ 65.900 – 10%

O Novo Honda Fit 2015 está disponível nas cores:

Azul Netuno Metálico (novo)
Vermelho Rally Sólido
Preto Cristal Perolizado
Cinza Barium Metálico (novo)
Cinza Iridium Metálico,
Prata Global Metálico
Branco Taffeta Sólido

Novo Honda Fit 2015: Impressões e detalhes do monovolume nipônico

Impressões

O Novo Honda Fit 2015 mantém a boa dirigibilidade das gerações anteriores, mas agora com melhor desempenho e economia, que vieram com o motor 1.5 i-VTEC FlexOne de 115/116 cv a 6.000 rpm e 15,2/15,3 kgfm a 4.800 rpm. O propulsor agora tem menor atrito, assim como mais torque em baixas rotações, além de ficar mais eficiente em consumo.

A transmissão manual de cinco marchas das versões DX e LX ficou 5% mais curta na primeira marcha e 5% mais longa na quinta, tornando-se 8% mais eficiente que a anterior. Já a automática CVT de 7 posições de marcha, que é 16% mais leve que a automática de 5 marchas e também contribuiu para uma performance melhor. O motor potente responde prontamente ao acelerador, cujo câmbio CVT agora está mais esperto em relação ao da primeira geração por ter conversor de torque.

Sem percepção de mudança de marcha, a aceleração é linear e é possível manter 1.500 rpm até 80 km/h, onde o computador de bordo chegou a apontar 14,4 km/litro com etanol no tanque. Em 110 km/h, o giro fica estável em apenas 2.000 rpm, contribuindo para redução de ruído e economia.

Novo Honda Fit 2015: Impressões e detalhes do monovolume nipônico

As retomadas são melhores que no anterior e o Novo Honda Fit 2015 ganha fôlego rápido. Para ter um toque mais esportivo, o câmbio ainda dispõe de modo Sport, assim como o Low para subir ou descer ladeiras íngremes. A direção elétrica ficou mais leve e precisa, enquanto os freios apresentam boa performance. A suspensão apresenta bom ajuste para o nosso piso, além de boa estabilidade. O ruído interno é bom, mas acima de 3.000 rpm ouve-se o motor um pouco além do desejado.

De modo geral, o comportamento do Novo Honda Fit 2015 é melhor em comparação com o anterior. Ficou um pouco mais agradável de dirigir e o prazer ao volante foi ligeiramente ampliado. A boa ergonomia, aliado ao maior espaço interno (130 litros), porta-malas condizente com a proposta, sistema ULT-R, motor potente e câmbio suave e econômico, fazem o compacto da marca japonesa uma opção bem interessante, embora o preço continue sem um dos (poucos) pontos negativos.

Galeria de fotos do Novo Honda Fit 2015:

Viagem a convite da Honda.

Novo Honda Fit 2015: Impressões e detalhes do monovolume nipônico
Nota média 4 de 1 votos

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por mais de 12 anos. Saiba mais.

Notícias por email