Novo Hyundai Creta Comfort 2025 é simples e moderno, mas motorização não empolga, e perde para os rivais

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A Hyundai continua apostando forte nos SUVs e isso parece estar dando certo, com o Creta sendo sucesso de vendas.

Bem equipado, com visual moderno e motorização turbo, o Creta figura entre os automóveis mais vendidos no ano.

Avaliamos uma unidade da versão Comfort e trouxemos os detalhes para você.

Partindo de R$ 141.890,00, a versão Comfort com motorização 1.0 TGDI e câmbio automático conta com:

Cluster digital, DRL em LED, Sistema Stop & Go, chave presencial Smart Key, vidros elétricos nas 4 portas, multimídia de 8” com Android Auto e Apple CarPlay, volante multifuncional, ar-condicionado, direção elétrica progressiva, retrovisores externos com ajuste elétrico, volante com regulagem de altura e profundidade, acendimento automático dos faróis (sensor crepuscular), partida do motor por botão, computador de bordo, câmera de ré com linhas dinâmicas, controle de velocidade de cruzeiro com limitador de velocidade, rodas de liga 16”, faixa de LED na tampa traseira, airbag frontal duplo, ABS com EBD, controle de tração, sinalização de frenagem de emergência, assistente de partida em rampa, airbag lateral de tórax, airbag cortina, freio a disco nas quatro rodas, controle de estabilidade eletrônico, sensor de estacionamento traseiro e mais.

Vamos aos detalhes:

Novo visual é acertado

O Creta retorna às origens em diversos aspectos, com um visual mais imponente e conservador, fugindo um pouco da “modernidade”.

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Já na dianteira é possível notar as mudanças em relação ao “velho” Creta.

Grades com recortes grandes, em preto fosco, com “gomos” marcados, trazem um visual imponente, quase exagerado.

No meio da grade, o logo da Hyundai em preto e prata ganha um certo destaque.

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Os faróis são modernos, com LED, eles faceiam o capô e o para-choque e têm um contorno em preto brilhante, seus recortes quadrados combinam com a proposta do carro.

A segunda parte do conjunto óptico fica logo embaixo, com fundo escuro, é um pouco mais discreta, apesar de bem grande e quadrada.

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Na porção inferior do para-choque, um acabamento em prata toma conta da região frontal, enquanto a região lateral tem acabamento em preto fosco.

Esse acabamento percorre toda a extensão do SUV, contornando as caixas de roda e a lateral, chegando até a traseira.

Visto de lado, não tem grandes destaques, um acabamento em prata percorre desde cima das janelas até o fim da coluna “C”, encontrando o acabamento do vidro traseiro.

As portas têm dois vincos bem marcados, um na região superior e outro na inferior.

Retrovisores e maçanetas são pintados na cor da carroceira.

As rodas, nessa versão de entrada, são bem simples, pintadas de prata, cumprem a função sem destaque.

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Na traseira, o aerofólio é razoavelmente grande e recebe um acabamento em preto brilhante.

As lanternas são modernas e unidas por um filete de LED e um acabamento preto brilhante, deixando a impressão de serem uma coisa só.

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No meio desse acabamento, há o logo da Hyundai em prata.

Na tampa do porta-malas, o modelo “Creta” e a motorização “TGDI” completam o conjunto.

Na porção inferior do para-choque, é mantido o mesmo padrão da dianteira, com um acabamento mesclado entre preto fosco e prata.

Motorização é moderna, porém não empolga

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O motor é o 1.0 turbo de três cilindros e 12 válvulas, de nome “KAPPA”.

Ele rende 120 cv e entrega 17,5 kgfm de torque já a 1500 rpm. O motor é responsável por levar o SUV de 0 a 100 km/h em 11,6 s e obter uma velocidade máxima de 175 km/h.

Sempre aliado ao câmbio automático de 6 velocidades.

T-Cross leva vantagem, com o 0 a 100 km/h sendo feito na casa dos 10s e tendo uma velocidade máxima de 187 km/h.

O Pulse, com o motor Turbo de três cilindros, faz 0 a 100 km/h em cerca de 9,4s, e tem velocidade máxima de 189 km/h.

O Tracker 1.0 turbo tem o 0 a 100 km/h em 10,9s e velocidade máxima de 177 km/h.

Nivus acelera de 0 a 100 km/h em 9,9 s e tem velocidade máxima de 189 km/h.

O Fastback faz o 0 a 100 km/h em 9,4 com final de 193 km/h.

No quesito consumo, o Creta, rodando com etanol, faz 8,3 km/l na cidade e 9,1 km/l na rodovia, enquanto na gasolina são 11,9 km/l e 12,6 km/l, respectivamente.

O Nissan Kicks faz com etanol 7,8 km/l na cidade e 9,5 km/l na rodovia, já na gasolina são 11,4 km/l na cidade e 13,8 km/l na rodovia.

O consumo do Nivus fica na casa dos 8 km/l na cidade e 10 km/l na rodovia rodando com etanol, 12 km/l na cidade e 14 km/l na rodovia rodando com gasolina.

Já o Pulse, no etanol, faz 8,4 km/l na cidade e 10,2 km/l em rodovia. Na gasolina, são 12,1 km/l na cidade e 14,4 km/l em rodovia.

Por dentro, bonito e simples

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O interior do Creta é bastante harmonioso, mesmo não sendo muito sofisticado na versão de entrada, é bonito e cumpre bem a função.

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Os bancos de tecido têm desenho bonito e são confortáveis.

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As forrações de porta têm acabamento majoritariamente em plástico preto, com alguns enfeites que o deixam mais agradável.

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O volante multifuncional conta com raios estranhos, não gosto muito da estética dos da base, sinceramente.

O cluster totalmente digital é um bom chamariz na versão de entrada, alguns rivais só têm eles nas versões de topo.

Esteticamente, ele é unificado com a central multimídia, dando um ar bem moderno.

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A multimídia fica encaixada em um rebaixo do painel, na versão de entrada ainda conta com botões físicos, diferente das versões de topo.

O conjunto fica visualmente agradável no painel.

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Os acionamentos do ar-condicionado analógico, assim como o console central, são bem simples, sem muito o que dizer.

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Na segunda fileira, o padrão do acabamento segue o mesmo.

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No banco de trás, o espaço para as pernas é bem suficiente para o segmento.

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O porta-malas é bem grande e não deve em nada para uso no dia-a-dia.

Vende bem

O Creta é o segundo carro mais vendido da Hyundai, perdendo apenas para o HB20.

Dentre todos os automóveis vendidos de janeiro a outubro desse ano, o Creta figura na sexta posição dentre os mais emplacados, com 56.697 unidades no período.

Vende mais que Mobi, Tracker e Onix Plus, por exemplo.

Na sua categoria, de SUVs, fica na segunda posição, atrás apenas do líder intocável T-Cross, que emplacou 64.538 unidades no mesmo período.

Atrás dele estão Tracker, Kicks, Nivus, Renegade e Pulse, por exemplo.

O Creta é uma boa opção, menos voltada em performance que seus rivais, eventualmente uma versão superior à de entrada atenda melhor, tendo mais qualidade no interior e funções interessantes.

 

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Autor: Luca Magnani

Engenheiro mecânico na indústria automotiva, pós graduado pela Universidade da Indústria do Paraná em Engenharia de veículos elétricos e híbridos.