_Destaque _Featured Jeep Lançamentos SUVs Test Drive

Novo Jeep Compass Flex 2017: Detalhes e impressões ao dirigir

novo-jeep-compass-flex-impressões-NA-101 Novo Jeep Compass Flex 2017: Detalhes e impressões ao dirigir

O Novo Jeep Compass Flex chega para completar a gama de opções do novo utilitário esportivo da marca americana. Fabricado em Goiana/PE, o modelo também está disponível com motor diesel 2.0 Multijet II com 170 cv e 35,7 kgfm.



Nesta configuração flexível, o motor é o Tigershark 2.0 Flex, que recebeu várias melhorias para ser mais eficiente e suave no funcionamento, além de suportar o etanol, que demanda peças específicas, mais resistentes à corrosão.

Disponível nas versões Sport, Longitude, Limited e a série de lançamento Opening Edition, o Novo Jeep Compass Flex custa entre R$ 99.990 e R$ 124.990. Bem completo desde série, pode oferecer vários itens de conforto e segurança, tais como ar-condicionado automático, bancos em couro, multimídia com navegador e câmera de ré, alerta de mudança de faixa, alerta de colisão, controle de cruzeiro adaptativo, entre outros.

novo-jeep-compass-flex-impressões-NA-44 Novo Jeep Compass Flex 2017: Detalhes e impressões ao dirigir

Novo Jeep Compass Flex – Preços

Novo Jeep Compass Sport 2.0 Flex 2017: R$ 99.990
Novo Jeep Compass Longitude 2.0 Flex 2017: R$ 106.990
Novo Jeep Compass Limited 2.0 Flex 2017: R$ 124.990
Novo Jeep Compass Opening Edition 2.0 Flex 2017: R$ 109.490

novo-jeep-compass-flex-impressões-NA-72 Novo Jeep Compass Flex 2017: Detalhes e impressões ao dirigir

Novo Jeep Compass Flex – Impressões visuais

Assim como as versões Longitude e Trailhawk equipadas com motor diesel, o Novo Jeep Compass Flex tem um conjunto estético muito interessante. A versão Limited sem dúvidas é a que mais chama atenção, especialmente nas cores prata e branco, tendo o teto e colunas A pintados de preto e separado do restante da carroceria por um belo friso cromado, que envolve também a vigia traseira.

Chama atenção alguns detalhes, tais como a base cromada dos retrovisores, que são pintados na cor da carroceria. Outro que se destaca no visual do Novo Jeep Compass Flex é o conjunto de rodas de liga leve aro 18 polegadas com acabamento cromado nas extremidades e preto brilhante em seu centro, dando um toque bem sofisticado à versão topo de linha.

novo-jeep-compass-flex-impressões-NA-55 Novo Jeep Compass Flex 2017: Detalhes e impressões ao dirigir

O “monstro do Lago Ness” na vigia traseira não é o único easter egg do Novo Jeep Compass Flex, que na tampa do porta-malas tem dos desenhos do clássico Jeep, assim como trilha de pneus na lama sob o assento retrátil do banco do passageiro.

O conjunto ótico com projetor e LEDs diurnos é vistoso e não fica devendo para o Grand Cherokee, por exemplo, modelo que serviu de inspiração para o Jeep brasileiro.

novo-jeep-compass-flex-impressões-NA-70 Novo Jeep Compass Flex 2017: Detalhes e impressões ao dirigir

Se a versão Limited estiver com o pacote High Tech, pode-se notar no para-brisa a câmera de alta resolução dos alertas de colisão e manutenção de faixa, assim como o radar do controle de cruzeiro adaptativo, localizado no lado esquerdo do para-choque.

Por dentro, o ambiente fica mais sofisticado com bancos em couro bege no caso da versão Limited, que contrasta com painel e portas em preto, mas devidamente forradas na parte central com couro. A opção pode ter ainda teto solar panorâmico Command View, mas não havia nenhuma unidade no evento de test drive do Novo Jeep Compass Flex.

novo-jeep-compass-flex-impressões-NA-83 Novo Jeep Compass Flex 2017: Detalhes e impressões ao dirigir

O volante multifuncional com paddle shifts, a multimídia com enorme tela de 8,4 polegadas, painel análogo-digital e materiais de boa qualidade completam o habitáculo do Novo Jeep Compass Flex, que naturalmente oferece bom espaço interno e porta-malas adequado.

novo-jeep-compass-flex-impressões-NA-36 Novo Jeep Compass Flex 2017: Detalhes e impressões ao dirigir

Novo Jeep Compass Flex – Impressões ao dirigir

Guarujá/SP – Apesar das fotos da versão Limited vista na matéria, não foi possível testar essa unidade com pacote High Tech, pois estava com o pessoal de apoio da Jeep. Andamos na Limited sem este pacote. O Novo Jeep Compass Flex agradou nesta primeira impressão ao conduzir.

O novo motor Tigershark 2.0 Flex respondeu animadoramente bem com seus 159 cavalos de potência com gasolina e 166 cv com etanol, a 6.200 rpm, e torque de 19,9 kgfm e 20,5 kgfm, respectivamente, a 4.000 rpm, associado a uma transmissão automática de seis velocidades com comandos sequencias pela alavanca ou paddle shifts.

novo-jeep-compass-flex-impressões-NA-26 Novo Jeep Compass Flex 2017: Detalhes e impressões ao dirigir

 

De acordo com a Jeep, 86% do torque aparece a partir de 2.000 rpm e segue subida de forma bem gradual até 4.000 rpm. Mas, na percepção ao volante, nota-se realmente uma força maior entre 2.000 e 3.000 rpm. A maior parte do tempo, o Novo Jeep Compass Flex fica na faixa de operação, traduzindo-se assim em conforto e boa dirigibilidade.

A boa disposição do Novo Jeep Compass Flex nas saídas, enquanto as retomadas são adequadas para a proposta do SUV. Nas saídas mais fortes, o ponteiro sobe para além de 4.000 rpm, assim como nas ultrapassagens na estrada. O Tigershark ronca com força, mas sem a sensação de estar sendo esgoelado como ocorre em alguns SUVs Flex de porte semelhante.

novo-jeep-compass-flex-impressões-NA-35 Novo Jeep Compass Flex 2017: Detalhes e impressões ao dirigir

Pisando fundo mesmo, o giro sobe até 6.000 rpm. Há certa pausa na resposta, mas natural para um propulsor aspirado. Não há milagres, o Tigershark não dará um impulso maior por conta de sua “natureza”. Mas, não decepciona.

Rodando a 110 km/h, o ponteiro marca 2.250 rpm, garantindo bom nível de conforto ao volante. Aliás, o motor em si é bem silencioso, ainda mais com o revestimento acústico elogiável do Novo Jeep Compass Flex. O câmbio Aisin tem bom escalonamento de marchas e trocas suaves, além de reduções pontuais.

novo-jeep-compass-flex-impressões-NA-82 Novo Jeep Compass Flex 2017: Detalhes e impressões ao dirigir

 

De modo geral, o conjunto motor/transmissão foi bem casado pela Jeep neste SUV. Com direção não exageradamente leve, mas bem precisa, o Novo Jeep Compass Flex oferece um ajuste de suspensão mais firme, que garante boa estabilidade em curvas e desvios rápidos.

Em piso irregular, o conjunto de suspensão se mostrou um pouco mais sensível que o diesel, mas nada que desabone a opção flex. Os freios agem de forma progressiva e esperada, assim como o comportamento dinâmico, bem neutro e agradável.

Durante o teste também conseguimos verificar como é o conforto na parte de trás. O espaço para as pernas é bom, mesmo com um adulto de tamanho médio na frente. O encosto não é muito inclinado como em alguns utilitários, mas aceitável. Parte da sensibilidade às irregularidades são mais sentidas por quem vai atrás.

novo-jeep-compass-flex-impressões-NA-4 Novo Jeep Compass Flex 2017: Detalhes e impressões ao dirigir

 

Carregado com quatro pessoas e sem bagagem, o Novo Jeep Compass Flex rodou com desenvoltura na estrada, respondendo rapidamente ao acelerar quando exigido e subindo dois aclives acentuados sem grande esforço, mostrando que o Tigershark se adaptou bem ao carro, mostrando disposição.

De primeira impressão, o Novo Jeep Compass Flex foi bem para um utilitário esportivo de porte médio com motor 2.0 Flex, que sabemos não é uma combinação que dê bons resultados em termos de performance e economia. Neste último caso, vamos esperar a Avaliação NA para dar um parecer melhor. O dia a dia promete mais.

Novo Jeep Compass Flex – Galeria de fotos

5.0

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros por mais de 11 anos. Saiba mais.

Notícias por email

Send this to a friend