*Destaque Chevrolet Hatches Lançamentos Test Drive

Novo Onix Activ 1.4: Impressões ao dirigir

A GM apresentou esta semana os Novos Onix e Prisma, líderes de mercado e do segmento de sedãs. Agora foi a vez do Onix Activ, versão aventureira e inédita do compacto da Chevrolet, que tem preços a partir de R$ 57.190.

Contando com visual exclusivo, o Novo Onix Activ aposta na esportividade das linhas e no conforto ao rodar, diferente da proposta dos Onix e Prisma 2017. Apesar do foco urbano, o modelo também foi projetado para andar bem em estradas de terra, mas nada muito além disso.


Com bom pacote de equipamentos, o Novo Onix Activ agrega molduras de proteção nos para-choques exclusivos, assim como rodas de aro 15 diferenciadas, pneus mais largos e altos, rack no teto com aerofólio, detalhes personalizados no exterior e interior, cor Laranja Burning e até bússola.

Ar-condicionado, faróis de neblina, trio elétrico, direção elétrica, sensor de chuva, câmera de ré, faróis com máscara negra e assinatura em LED, volante em couro, multimídia MyLink 2 com Android Auto e Car Play, serviço OnStar, piloto automático e abertura elétrica do porta-malas são alguns dos itens que compõem o pacote do Novo Onix Activ.

O motor é o SPE/4 ECO, que tem 98 cv com gasolina ou 106 cv com etanol, além de 13,0 kgfm no derivado de petróleo e 13,9 kgfm no produto da cana. O câmbio pode ser manual ou automático, ambos com seis marchas.


Impressões ao dirigir

Gramado/RS – O Onix Activ tem um visual interessante, destacando-se os faróis com máscara negra e LEDs de marcação. O pacote de proteção não chega a ser exagerado e faz parte da proposta do segmento de aventureiros. O rack no teto tem aspecto esportivo e reforça a temática do modelo.

As rodas de liga leve são bonitas, mas destoam do conjunto. Mais alto, o Onix Activ ganhou 30 mm a mais com pneus mais largos e altos, assim como recalibração da suspensão. A cor Laranja Burning chama bastante atenção e, assim como nos concorrentes, é a tonalidade que marca a chegada do produto.

Por dentro, o acabamento em tons de preto e laranja ficou interessante e deu mais exclusividade ao Activ. O painel ficou mais destacado que os bancos de padronagem semelhante, destacado até demais, para o gosto de alguns. Detalhes em cinza no volante e console visam distancia-lo dos irmãos. Assim como no Prisma LTZ 2017, o Novo Onix aventureiro tem câmera de ré de série.

O Novo Onix Activ se comporta de modo diferente dos Onix e Prisma LTZ. A suspensão reajustada e com pneus mais altos, garantem uma visibilidade ao volante 40 mm mais elevada que na dupla testada anteriormente.

Os pneus mais largos garantem boa estabilidade, mas sem aumento expressivo de ruído, já que são de baixa resistência à rolagem. Se mostraram até menos ruidosos que os da versão LTZ. A calibragem diferente, associada com pneus mais altos, permite melhor absorção das imperfeições do solo e até alguns buracos, gerando mais conforto ao rodar em comparação com Onix e Prisma 2017, que se mostraram mais firmes.

O motor 1.4 SPE/4 ECO se mostrou suficiente para a proposta, tendo boa resposta na saída. Porém, ele exige altos giros nas retomadas e ultrapassagens, que incomodam um pouco. Com escassez de versões manuais no teste, tivemos que andar na automática, que também apresenta demora nas respostas em algumas situações.

Ainda assim, o Novo Onix Activ 2017 manteve o desempenho mediano dos Onix e Prisma, mas com mais conforto ao dirigir. A direção elétrica contribui muito nessa parte, tendo respostas rápidas às mudanças de direção e leveza nas manobras. Os freios são suficientes, mas faltaram controles de tração e estabilidade, que dariam mais controle ao veículo. O nível de ruído no geral é aceitável.

Conclusão

Custando entre R$ 57.190 e R$ 62.290, o Novo Chevrolet Onix Activ fica dentro da proposta do segmento, seja em estilo, equipamento ou preço. As alterações feitas pela GM que envolveram parte mecânica, elétrica, estrutural, acabamento e conectividade, deixaram o compacto com mais atributos para permanecer na liderança.

Claro, há ressalvas. Além de controles de tração e estabilidade, deveriam fazer parte do pacote assistente de partida em rampa, faltaram banco traseiro bipartido, terceiro apoio de cabeça atrás e cinto de segurança de três pontos para o quinto passageiro.

Um reforço na segurança seria ganho importante para aquele que está no topo do mercado e, naturalmente, para quem o está comprando. O OnStar com serviço completo é bem-vindo também para a segurança, mas não supre de todo a ausência dos itens citados. Agora é esperar que venham na próxima atualização. Apesar disso, no geral agradou.

Galeria de fotos do Novo Chevrolet Onix Activ:

Viagem a convite da GM.

Novo Onix Activ 1.4: Impressões ao dirigir
Nota média 4 de 1 votos

57 Comentários

Clique aqui para postar um comentário

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por mais de 12 anos. Saiba mais.

Notícias por email