Europa Hatches Lançamentos Opel

Novo Opel Astra 2016 chega oficialmente até 200 kg mais leve

opel-astra-2016-10-700x466 Novo Opel Astra 2016 chega oficialmente até 200 kg mais leve

O Novo Opel Astra 2016 agora chega de forma oficial no mercado europeu, depois das imagens terem surgido na internet mais cedo. O hatch médio da marca germânica, que pertence à GM, mantém um visual sofisticado e atraente. Feito sobre a nova plataforma global D2XX, o modelo chega com grande redução de peso como destaque.



Muito mais moderno, o Novo Opel Astra 2016 parte para a eficiência energética como arma para rivalizar com o Golf, reduzindo seu peso entre 120 e 200 kg em relação à geração anterior. A carroceria ficou 20% mais leve (menos 280 kg), enquanto a nova plataforma cortou 50 kg.

opel-astra-2016-11-700x466 Novo Opel Astra 2016 chega oficialmente até 200 kg mais leve

Aços de alta e ultra resistência aumentaram bastante na composição do Novo Opel Astra 2016, assim como uma completa reengenharia, que permitiu tornar o clássico germânico um carro bem mais leve, porém, muito mais resistente e seguro. Com 4,37 m de comprimento, o modelo dispõe de 2,66 de entre-eixos e 1,46 de altura, ficando 2,6 cm mais curto. Internamente, o espaço para pernas atrás foi ampliado, aumentando assim o conforto.

O Novo Opel Astra 2016 apresenta coeficiente aerodinâmico de 0,30 e se destaca pelo uso de faróis IntelliLux LED adaptativo, que detecta objetos e faróis de outros carros viajando a 80 km/h entre 30 e 40 m antes do que lâmpadas halogenas ou de xênon, alterando assim o facho.

opel-astra-2016-12-700x352 Novo Opel Astra 2016 chega oficialmente até 200 kg mais leve

O hatch da Opel ainda dispõe de multimídia IntelliLink R 4.0 com Android Auto e Car Play, Opel On Star 4G LTE com Wi-Fi, comandos de voz, câmera digital Opel Eye integrada ao IntelliLux LED, piloto automático com limitador, alertas de colisão/mudança de faixa/ponto-cego, entre outros.

Em termos de motor, o Novo Opel Astra 2016 oferece motor 1.0 Ecotec Turbo de 105 cv e 1.4 Ecotec Turbo de 145 cv, bem como diesel 1.6 CDTI a partir de 95 cv. O topo de linha vem com motor 1.6 Ecotec Turbo de 200 cv.

Galeria de fotos do Novo Opel Astra 2016:

  • Franklin Diego

    Esteticamente ficou lindo de mais da conta! E esse interior? Lindo²

    Fico imaginando como deve se comportar esse novo Astra mais leve e com o motor 1.6 turbo.
    Alguém sabe quanto que vai ser o peso total dele com essa diminuição?!

  • Bruno Silva

    Muito lindo! Confesso que se fosse vendido no Brasil (impossível), seria o único que facilmente tiraria meus olhos do Golf, meu preferido do segmento.

  • JCacoBR

    Eu quero ver quais serão os números da versão OPC!
    Êhhh saudade dos Opel…

    • 4lex5andro

      opel, como a buick, é pra mercado desenvolvido ..

      pra emergente, a general motors reservou onix, spin, cobalt ..

  • Alex Dusfri

    Amei o painel. Nada de saídas de ar redondas nem nada desproporcional casando muito bem com o interior das portas.

  • Freaky Boss

    Belo carro. Belos motores. Ou seja, carro a GM tem. Produto a GM tem. Só não quer trazer para a banânia. Se está errado não sei, porque não sei qual a estratégia/objetivo deles DE FATO para cá, mas que ia vender muito mais, isso ia.
    Aliás, vejam a Honda que faz hora extra ao invés de demitir, como a GM. A grande lição que eu tiro desse “sintoma” é que: 1. a Honda tem uma força de marca maior que a GM e 2. A Honda renovou seus produtos numa hora certa, por uma estratégia certeira ou um pouco até sem querer (produto certo, no nicho certo, aumentando o potencial de venda na hora certa).

    • Matafuego

      Não se esqueça de que a Honda não trabalha com estoques.

      • Gustavo73

        Menos produtos e produção mais enxuta.

    • Braddock

      Eles já vendem pacas aqui os produtos ruins e de baixo custos deles. Pq trazer algo de alto custo e qualidade se não vão poder fazer preço competitivo? Se fossem trazer um Astra desses supercompletasso com motor turbo e etc, pelos nossos impostos, ia acabar saindo a preço de audi/bmw, e micar. Não adianta inventar, a maioria da população no Brasil é pobre, eles tem que buscar o seu lucro nesse nicho.

      • 4lex5andro

        como empresa de primeiro nivel que é , a general motors deve ter avaliado;

        pra que investir muito em produtos de primeiro mundo pra um país que compra carro baseado no corsa 94 ou palio 97..

        e , tb, ter analisado o desempenho da fiat, lider do segmento vendendo palio fire, e a renault , que melhorou quando passou a vender dacia por aqui, oferecendo menos pelo mesmo preço (pra dizer o minimo) ..

        e a resposta, certamente, nao era continuar vendendo opel fantasiado de chevrolet..

        • Rubem

          ou que endeusam como marcas de luxo as coreanas e japonesas..a gm ta “serta” mesmo

    • Djalma Andretta

      Faz hora extra para fabricar HRV, mas o resto; Civic, Fit e City, as vendas despencaram.

      • Porque a fábrica não tem capacidade suficiente para fazer todos juntos e a nova fábrica ainda não está pronta. Hoje a fábrica tá no limite da capacidade e o HR-V está sendo importado da Argentina inclusive pra dar conta de tanta demanda.

    • Wagner Lopes

      Se posso vender onix/cobalt por preço de Opel Astra e fazer uma bela margem então fica fácil de entender…cada mercado tem o quê merece.

    • Petrucci

      O novo Cruze, que é o mesmo carro deste ai (foram desenvolvidos juntinhos), vem no ano que vem.

      A GM tem 3 funcionários para cada um funcionário da Honda que produz a mesma coisa. A mão de obra da GM custa muito mais caro, já que está no Vale do Paraíba e ABC, onde o sindicato é fortíssimo. A GM não demite no sul por este motivo: A cada 3 funcionárias fazendo um Corsa em São José dos Campos, ela tem 1 funcionário no sul fazendo um Prisma, pagando quase a metade do salário para o que paga no interior paulista.

      Honda nunca deixou de renovar seus produtos.

      • Filipe Augustus

        Eu até pensei que esse pode ser o novo Cruze Hatch com algumas diferenças estéticas!

        • Petrucci

          Eu li que na Austrália o sedã será só o Cruze e hatch só o Astra, ambos lançados como Holden!

          • Thiago Maia

            O mercado dos EUA é “desenvolvido” e o Astra não é vendido lá. Ora, a Opel se tornou marca exclusiva da Europa, só alguns de seus modelos terão versões Buick ( América do Norte e China) ou será exportada para a Austrália, onde a Holden vai se tornar emblema para Chevrolet e Opel.

            • Petrucci

              O Astra sedã é vendido nos EUA como Buick Verano. As gerações antigas eram vendidas como Saturn Astra.

      • Marcio Santos

        O cruze não é o mesmo carro, talvez a plataforma seja a mesma mas o resto é bem diferente, a gm parou de comercializar a linha opel por aqui para aumentar seus lucros, os carros atuais são inferiores.

        • Petrucci

          Sempre foram o mesmo carro. Só muda a lataria, mas pára-brisa, entre eixos, plataforma, chassis, câmbio, volante, painel (cluster), bastão de seta, bastão do limpador, bancos, volante, pára-brisa, etc… Mesma coisa de Santana e Versalles ou Escort e Logus.

      • RyanSX

        Podem até terem sido desenvolvidos juntos, porém não são iguais como acontece na geração atual do Astra e Cruze. Um tem motores versões e acabamento, além de materiais e qualidade de construção melhor o outro é um carro global simplório feito para agradar vários tipos de mercado. Pelo menos ao que pesquisei é isso e embora o Cruze tenha a mesma base de projeto, eles vão “capar” vários matérias refinados dele isso é fato. O próprio engenheiro da GM falou isso em entrevista ha algum tempo, não lembro em que site, acho que foi em uma das paginas do facebook..

        “…essa é a mesma plataforma global da GM que equipa o Cruze com algumas melhorias na qualidade de alguns materiais que compõem a estrutura e para atender o mercado europeu…” salvo engano foi isso que falou e meu inglês não é la essas coisas mas deu para entender um pouco da legenda.

        • Vitor Yohan Casaes

          Exato, mania de achar que astral e cruze são o mesmo carro só pq dividem plataforma e alguns componentes. Nem o comportamento dinâmico é o mesmo, muito menos nível de acabamento e equipamentos.

          • Petrucci

            www(ponto)caradvice(ponto)com(ponto)au/232587/volkswagen-golf-v-mazda-3-v-toyota-corolla-v-holden-cruze-v-ford-focus-v-hyundai-i30-v-opel-astra-v-honda-civic/

            Veja o Cruze humilhando o Astra em comportamento dinâmico, desempenho e equipamentos.

            Vocês olham o Cruze nacional e acham que ele é assim no mundo inteiro… hahaha

            Sério! Dêem uma pesquisada! Eu sou pesquisador da GM desde pequeno, e entendo MUITO da marca.

            • Vitor Yohan Casaes

              Essa versão do astra avaliada não era nem a top (diferente do cruze), e realmente deveu em itens de comodidade. Agora compare uma astra em versões top de linha muito recheado, ela fica muito superior ao cruze (olhe a versão biturbo). O astra diferente do cruze na Europa consegue chegar a um ótimo nível para concorrer inclusive com modelos mais sofisticados (vide comparativos com série 1, classe A é etc) e sem fazer feio, assim como golf, Leon e 308. Fora que o astra é usado pela buick exatamente por ser mais refinado e mais tecnológico que o cruze. Se é pra falar de humilhação compare o cruze com o astra biturbo e opc, que são os topos da gama. Fora que o astra é um modelo reconhecido e tradicional na Europa, o verdadeiro rival de golf e focus para o mercado mais exigente.

              • Petrucci

                O Astra OPC é um carro esportivo que a GM não optou em ter na linha Chevrolet, pois está já tem o Corvette, Camaro e SS nos EUA. Chevrolet é marca americana de entrada da GM. O novo Cruze americano jamais terá uma versão como o OPC.

                O comparativo é na Austrália: Cruze de linha contra Astra de linha. O OPC tem componentes mais leves, ligas melhores, etc… O que o comparativo mostra é claro: Dois carros iguais em peso, tamanho e em conteúdo. O Cruze Aussie superou o Astra Aussie. Simples assim.

                O Cruze que foi vendido na Europa tinha apenas 03 configurações de motores: 1-1.8 Ecotec aspirado; 1.4 turbo (igual do Astra); 3-2.0 Turbo Diesel (igual do Astra). Além do mais, vinha com equipamentos espartanos, pois a GM queria a Chevrolet como marca de entrada, ao lado de Honda, Toyota, Hyundai e Kia, substituíndo a Daewoo exatamente como era. Ford, Renault, Peugeot, Opel e VW ficam um degrau acima de Honda, Hyundai, Citroën (a DS fica acima de VW e cia, mas abaixo de BMW e Audi), Fiat e cia em termos de valores.

                A Mary Barra não gostou do desempenho das vendas e retirou a marca da Europa, mantendo apenas Corvette, Camaro e Silverado/Suburban naquele mercado.

                Seria legal você se interar mais sobre a história da GM.

                • Vitor Yohan Casaes

                  Não vou falar de história da gm pq essa não é a pauta, a pauta é que o cruze e o astra não são o mesmo carro. Se é assim acho que posso considerar c3 e ds3 a mesma coisa, c4 e 308, golf e A3, cayenne e touareg e por aí vai. Já vi o astra na Europa e o considero superior ao cruze, acabamento nem se fala, equipamentos então nem se compara. Pelo que andei vendo o astra para Austrália foi capado. O fato é que o cruze é realmente um veiculo mais custo benefício e barato que o astra, que é mais refinado e pega o público do golf e etc.

                  • Offspring

                    Cruze está para Astra como Golf está para Octavia, Leon e A3. Quero dizer: São os mesmos carros por baixo da carroceria.

                    O acabamento do Cruze na Austrália é tão bom quanto do Astra, como a reportagem acima disse.

                    O atual Cruze já pega público de Golf nos EUA. Veja que cada mercado tem sua coerência.

              • Hamilton

                Astra OPC no Brasil teria preço de Camaro.

        • Petrucci

          Não: São exatamente o mesmo carro debaixo da lataria.

          O Cruze lá fora tem motor 1.6 turbo de 200cv e a mesma suspensão Z-Link do Astra. Você está comparando o Cruze vendido no Brasil, mas se esquece que o Astra também tem o mesmo Ecotec 1.8 em alguns mercados, como na Austrália em versão de entrada. Se o Astra fosse vendido por aqui, também teria o mesmo conjunto e andaria a mesma coisa.

  • CanalhaRS

    Não vi nada de sóbrio e comportado no desenho dele, pelo contrário.
    Gostei muito. Uma lástima termos Chevrolet, e não Opel, no Brasil.

  • vini_B

    Quanto ao visual eu até achei bonito e moderno mas não é nada de extraordinário ou algo que eu já não tenha visto, bom pelo menos essa redução de peso sim é extraordinária e é algo tão importante quanto a estética, pois ele será mais rápido eficiente e econômico.

    • EuMeSmObYmYsElF

      realmente.. quando se compara com o que temos aqui fora, é tudo padrão. só essa redução de peso que é espetacular… mas se comparando com Dilmalândia, é uma nave extraterrestre proveniente de um sistema solar desconhecido…

  • Waldemir Muniz

    E aqui? Bem, aqui a gente tem o novo cobalt grafite. :D

    • The Canadian

      Europeus estão chorando por dentro porque lá não tem onix e cobalt, você que não percebe.

    • Petrucci

      Não: Todos que se informam estão carecas de saber que o novo Cruze, que é o mesmo carro que este Astra, chegará no ano que vem com o mesmo Ecotec 1.4 turbo de 24kgfm e 150cv.

      • JCacoBR

        Sera mesmo que vem o 1.4T? Porque tem o 1.5T(160cv/25kgfm) que vai ser utilizado no novo Malibu. Talvez seja esse o motor utilizado no novo Cruze. Mas vai saber…

      • RyanSX

        Não sei que mesmisse é essa que você tanto afirma, masssssss…..

    • DiMais

      Grande coisa, a coluna C deste Astra foi livremente inspirada no nosso finado Agile.

      • Waldemir Muniz

        Né! Evidente que a gm se inspira no nosso mercado e leva a merreca pra fora. :D

  • shdn2010

    As lanternas traserias me lembraram um BMW, se este carro viesse para cá exatamente deste jeitinho com estes motores turbos maravilhosos e logicamente com um preço coerente, iria fazer um grande estrago nos concorrentes… eu acho…

    • zekinha71

      O Astra quando começou a ser fabricado aqui, no lançamento lembrava a BMW Compact.

  • Boris

    Tá, mas qual o peso final do carro?
    Quem precisa fazer um regiminho é o Cruze. Carro muito pesado

    • Petrucci

      O novo Cruze é o mesmo carro que este Astra, e também perdeu o mesmo peso por conta disso.

    • Usa8

      Achei na internet o peso do Astra antigo (a partir de 1383 kg).
      Então esse aí pode pesar a partir de 1183kg.

  • Peuooo

    Essa coluna “c” a la nissan… sei não…

    Tirando isso, um belo carro.

  • cefaf

    Dona GM Brasil, jogue fora a merda do Cruze e traga o Astra, se quiser ter o respeito (e as vendas) de volta!

    • JCacoBR

      Porque o Cruze é uma merda? Explique melhor…

      • Fábio Henrique

        Não é? Tem tantos comentários ignorantes que eu já desisti de dar reply em todos. kkk

      • DiMais

        exatamente porque eu não sei, mas é um dos médios que mais dão dor de cabeça aos proprietários. inclusive um rapaz que trabalha comigo tem e todo mês vai pra concessionária arrumar alguma coisa (quando tem peça)

        • JCacoBR

          Sei… Mas isso não é exclusividade do Cruze. Falta de peças, barulhos aqui e ali, etc. afetam varias montadoras. Ou não?

          • DiMais

            talvez não tanto quanto o cruze, lá no escritório ele já virou piada.

        • Hamilton

          Seu comentário não confere com a maioria dos donos de Cruze, nem com o teste feito pela 4R, no qual foi, simplesmente, o melhor carro testado nos 60 mil rodados.

          Tenho um há 3 anos e vou lhe dizer só uma coisa: zero de defeito.

          • DiMais

            freios, embreagem, suspensão, recall, falta de peças não muito complexas como farol que teve problemas de vedação, 30 dias na concessionária.. alguns felizes proprietários e milhares de outros não.

      • Usa8

        É cada um aqui…

      • Rubem

        tvz ele se refira ao design mal resolvido do cruze. perto do astra lembra um carro da dec de 80

        • Hamilton

          Rapaz, você talvez não saiba como era o design dos carros da década de 80.
          O Cruze tem o desenho do teto em forma de arco, muito mais moderno que outros por aí que se dizem mais modernos. Um design que passa robustez.
          Não deixa nada a dever ao design do Astra.
          O novo Astra chega diferente. Tudo bem, mas o novo Cruze não deve demorar a chegar por aqui.

    • Petrucci

      Não: Como o novo Cruze é uma merda se é o mesmo carro que o novo Astra ai da foto?

      Como o povo fala asneiras… Acho que é falta de pesquisa e falta de ler notícias com mais frequência.

      • JCacoBR

        Acho que ele estava se referindo ao Cruze atual. Mas mesmo assim gostaria de saber porque ele acha o atual uma “merda”!

  • Carlos Eduardo Nobrega

    I30 + A200 , ficou lindo

  • Rafael

    Que saudade do tempo em que os Chevrolet nacionais eram os Opel..

    • Robinho

      2, agora so tem estes monstros S.A…(Spin, Cobalt, Montana…)

    • Petrucci

      Nunca foram…rs só a casca… porque a tecnologia sempre foi aquém…

      Tá: o Chevette, o Corsa GSi, o Captiva atual, o Tracker, o Omega CD 3.0, o Calibra, o Tigra e o Vectra GSI foram legítimos Opeis. O resto, só a casca…

  • Robinho

    Lindo, lindo…pena que nada pro Brasil…como sempre…

  • Matheus L.

    O carro ficou lindo. A Opel sempre de parabéns nos desenhos dos carros. Essa traseira me lembra o Alfa Romeo Giulietta, que é muito bonito também.

  • Gustavo Zoch

    Já posso pedir o meu??

    • pedro rt

      se vc morar em qualquer país europeu sim

      • JCacoBR

        Ou pode importar. Mas não sei se valeria a pena.

        • Gustavo Zoch

          A importação independente reduz consideravelmente a carga tributária incidente, mas ainda assim não sei se é viável. Em decisão recente do STJ (porém, não definitiva), salvo engano, a importação independente isentou do recolhimento do IPI. Mas, com o aumento do II as coisas devem ficar mais complicadas!

          • Braddock

            Não vale a pena para veículos mais baratos. Um Astra desses deve estar saindo oq, 20mil euros? Só aí já sai quase 70mil reais, + frete, II e vários impostos e taxas para regularizar o carro no Brasil. Ou seja, o carro sai na base de uns 160mil reais por baixo. Compensa importar carros mais exclusivos dos Estados Unidos. Daí se tem uma certa economia.

            • Gustavo Zoch

              Exatamente por isso. Um carro barato lá, chega caro aqui. Um carro caro aqui, chega um pouco mais barato aqui.

      • Gustavo Zoch

        Sério?? Pensei que vendiam por aqui ¬¬

  • Revoltado

    Aqui no Brasil estamos muito bem de Cobalt obrigado…. sqn

    • Wagner Lopes

      Não só de cocobalt mas de onix também…quem se importa com Opel Astra ???…kkkkk.

    • Petrucci

      Cobalt é carro de categoria inferior. O Cruze é o qual se equivale ao Astra, já que são o mesmo carro por baixo da lataria.

  • Filipo

    Hmm, não gostei do desenho, prefiro o atual. No entanto, deve ser um excelente veículo.
    Achei apenas feio, mas gosto é gosto. Já o interior é formidável.

  • GPE

    Gostei do carro como um todo! Vem pra cá!!!!

  • DiMais

    bonitão mas essa traseira e lanterna sei lá, já estão muito genéricas.

  • Amante Latino

    Muito bom, muito bom, só que jamais o teremos aqui.

  • Zelotes Universal

    Tirando o detalhe preto nas colunas traseiras inspirado no Agile, ficou legal.

    • Hey Du!

      Ahã, inspirado no Agile. Hahaha…

      • Zelotes Universal

        Só rindo para não chorar mesmo. Hahahahaha

        Mas sério, não gostei do detalhe preto na coluna C, ficou esquisito.

        • Hey Du!

          É, não chegou a ser tão ruim quanto o Agile, mas foi a maneira que utilizaram para evoluir em relação a geração anterior.

  • Hey Du!

    Opel sempre superando-se! Sempre os melhores de todo o grupo GM.
    Pena termos perdido este direito de tê-los por aqui.

  • Gustavo Miranda

    Muito Citroën pro meu gosto… Não está feio, certamente ao vivo deve ser mais bonito que em fotos, mas à primeira vista parece carregado demais para um Opel, certamente vai ficar datado bem mais cedo que a geração anterior.

  • RyanSX

    Olhando rapidamente a traseira da para ver a inspiração hehe Alfa Romeo… Porem vendo o modelo anterior ainda segue o design do Astra ficou muito lindo

  • André Castan

    Top! Pena que no décimo mundo não terá venda.

  • Don Ramón

    Este carro é tudo, menos bonito. Bonito é pouco para ele!

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros por mais de 11 anos. Saiba mais.

Send this to a friend