Elétricos Europa Hatches Lançamentos Opel

Novo Opel Corsa ressurge como carro elétrico na Europa

Novo Opel Corsa ressurge como carro elétrico na Europa

Após ter imagens reveladas antes da hora, o Novo Opel Corsa finalmente foi oficializado pelo fabricante alemão. Para surpresa geral, o hatch compacto chega somente 100% elétrico. O ponto de virada nessa história é que a eletrificação garantirá à marca ter uma média de emissão que se enquadre dentro dos novos limites europeus para 2021.


Além disso, tendo em vista que o Novo Peugeot 208 – seu irmão de plataforma – tem 75% das reservas apenas em sua versão eletrificada, motivou a Opel à iniciar as vendas do Novo Corsa 2020 a partir dessa opção. Feito sobre a base modular e-CMP da PSA, o compacto compartilha o mesmo propulsor elétrico de 136 cavalos e 26,5 kgfm do hatch francês.

Novo Opel Corsa ressurge como carro elétrico na Europa

Da mesma forma, as baterias de íons de lítio de 50 kWh são padronizadas e garantem uma autonomia de 330 km, 10 km a menos que no Novo 208. O alcance é medido no ciclo WLTP, ou seja, na vida real. Com 13,6 milhões de unidades produzidas desde a estréia mundial em 1982, o Corsa se tornou tão popular no Brasil, sob a Chevrolet, quanto na Europa.


Até hoje um nome forte, o Novo Corsa ainda motiva o desejo de muitos consumidores brasileiros que esperam um retorno, mas sob a marca original. Por ora, a PSA não fala em uma terceira marca no país, mas quem sabe adiante, quando a restruturação estiver completa por aqui.

Novo Opel Corsa ressurge como carro elétrico na Europa

Por ora, o Novo Corsa 2020 chega com a versão comercial Corsa-e ao mercado europeu, tendo sistema de recarga de 80% da bateria em apenas 30 minutos num carregador rápido. Ela também pode ser recarregada em tomada doméstica ou numa estação fixa de uso residencial ou comercial.

Com os modos de condução Normal, Eco e Sport, o Novo Corsa 2020 vai de 0 a 50 km/h em 2,8 segundos e até 100 km/h em 8,1 segundos. Medindo 4,06 m de comprimento, o hatch da Opel se mantém na mesma faixa do VW Polo e demais europeus rivais.

Novo Opel Corsa ressurge como carro elétrico na Europa

O Novo Opel Corsa traz ainda faróis IntelliLux LED matricial, que permite se adaptar a luz ambiente e condições da estrada. LEDs diurnos duplos, lanternas em LED e repetidores de direção também em LED, deixam o hatch com padrão de iluminação avançada.

O cluster é digital e a multimídia pode ter telas de 7 ou 10 polegadas. Controle de cruzeiro adaptativo, alerta de faixa, fenagem automática de emergência com detecção de pedestres, entre outros, estão presentes. Mais adiante, as versões comuns equipadas com propulsores Puretech 1.2 e 1.6, bem como BlueHDi 1.5 deverão aparecer.

Novo Opel Corsa 2020 – Galeria de fotos

Novo Opel Corsa ressurge como carro elétrico na Europa
Nota média 4 de 2 votos

Ricardo de Oliveira

Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 23 anos. Há 12 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações. Também trabalhou nas áreas de retificação de motores, comércio e energia.

  • Domenico Monteleone

    Que saudade dos meus velhos Corsinhas

  • Flávio Ba

    Um belo futuro se inicia para o E-Corsa!!!! Os elétricos são, inevitavelmente, o futuro!!!! Um belo carro, com um “q” de Mazda, eu acho.

  • leomix leo

    Aqui teremos o novo Onix, deixa elétricos para o 1° mundo, os mecânicos aqui adoram mexer em motor velho, quando pega algo com mais Eletronica se caga todo, imagina aí um motor elétrico, vai ficar faltando é eletrotécnico para futucar neles.

    • Faenello , Juliano

      A única coisa mais complicada nos carros elétricos é o sistema de baterias (que ainda tem muito a evoluir). Os motores em si são muito simples, trabalho com eles há mais de 15 anos, a única coisa a se trocar neles são os rolamentos a cada 10 anos, ou seja uma manutenção muito mais barata do que a de um motor a combustão que têm inúmeras partes móveis para o seu funcionamento.
      Mas mesmo sendo simples, concordo contigo de que os mecânicos atuais não estão preparados, em sua maioria, para trabalhar com isto.

      • Gustavo Luiz Walker

        Pois é, acrescentando tem mecânico que não mexe em peugeot por causa da eletrônica, imagina em motor elétrico.

    • Gomes

      O que tem a ver o Onix? A Opel não é mais da GM

      • leomix leo

        Pra que Corsa se já temos o Onix, ou vc acha que a galera vai pagar 160 mil nele??

  • Faheina

    Que bom que os carros elétricos estejam Vindo com visual mais convencional. Talvez assim seja mais fácil a popularização.
    Pq os 1os prius e leaf…..

  • Benny Blanco

    A Peugeot é foda, manda bem demais. Capricharam no modelo alemão, ficou bem sóbrio, deixaram a ousadia para a marca principal.

  • RPM

    Aqui na banânia o sonho do consumidor é câmbio manual e motor turbo….

    • Piston head

      Natural. Num mercado onde pulam-se etapas, sempre terá uma parcela de consumidores carentes. Me inclua no grupo que mencionaste.

      • El Gato!

        Dois!

  • th!nk.t4nk

    Um sub-compacto desse com tela de 10″, enquanto aquele brutamontes do RAV4 com telinha de 7″.

  • André Gonçalves

    Acho muito difícil a Opel vir pra cá

  • FocusmanBA

    Estamos vivendo uma era parecida com os anos 1980 como venho repetindo todos os dias….

    Haverá uma sepação tecnologica entre os maiores players do mundo. EUA vai ter veículos somente deles, como sempre foi, com os grandes centros migrando para carros elétricos e os suburbanos (Maioria) e moradores de pequenas cidades ainda andando de carro a combustao, no máximo hibrido. Na Europa teremos um grande desenvolvimento de carros elétricos e demais tecnologias de ponta, na China teremos também um avanço muito grande da eletrificação nos grandes centrosl mas na maior parte do interior que ainda não tem nem muitos carros, esses não terão vez, pois existem duas Chinas e elas ainda não se conversão bem. No mundo subdesenvolvido, viveremos pelo menos uns 20 anos de transição do carro que conhecemos hoje para o que os Europeus/Chineses usam e tudo isso vai depender de como esses países irão lidar com sua infra estrutura.

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por mais de 13 anos. Saiba mais.

Notícias por email