Fiat

Novo Palio é lançado com mais equipamentos e polêmica no design

novo-palio-lancado-1 Novo Palio é lançado com mais equipamentos e polêmica no design

O Novo Palio foi apresentado ontem para a imprensa, com apenas 2 versões, ELX e 1.8R, e motores flex 1.0, 1.4 e 1.8. No Salão do Automóvel do ano passado, todos nós esperávamos ele. Fomos com câmera na mão, mas nada. Entendemos que a Fiat recebeu um BOOM de vendas no caso do Palio, no ano passado, e decidiu adiar o lançamento e aproveitar a boa maré de vendas. Então lançam o Novo Palio 2008 agora, pois se demorassem ainda mais, o modelo já chegaria defasado no mercado. Bom, nem vamos falar do design por enquanto pois isso é alvo de polêmica grande.



Desde 1996, quando o Palio foi lançado, temos o mesmo carro no mercado. E agora ele chega á sua quarta forma, mas sempre usando a mesma plataforma. As mudanças anteriores ocorreram em 2000 e 2003. A Fiat diz que o Novo Palio ficou mais esportivo e mais robusto, encorpado. Será??

novo-palio-lancado-8 Novo Palio é lançado com mais equipamentos e polêmica no design

O Palio do final de 2003 é muito bonito. Até mesmo quem não gosta particularmente de Fiat acha ele uma graça. Será que agora era mesmo a hora de mexer no design?? A maioria das pessoas que comentam as notícias aqui, fazem reclamações pesadas. Acham ele feioso demais. Parece carro dos anos 90, etc. Só que temos de concordar que a Fiat não erra em termos de agradar o público. Até mesmo o Uno de 1984 está aí forte nas vendas.

novo-palio-lancado-5 Novo Palio é lançado com mais equipamentos e polêmica no design

O Novo Palio não é novo apenas em termos de design externo. As versões mudaram, como falamos ali em cima. As versões EX, básica, e HLX, top de linha, não existem mais. Isso pode significar algo. Que talvez o Palio vá ficar no lugar do Uno e o Punto no lugar do Palio?? É uma teoria… Agora os modelos são ELX e 1.8R. Você pode comprar um Novo Palio ELX 1.0 de duas e quatro portas, ELX 1.4 de quatro portas e 1.8R de duas e quatro portas.

O Novo Palio ELX 1.0 vai custar R$ 28.700 e o ELX 1.4, R$ 31.980. Os equipamentos de série são mais abundantes agora. Por exemplo faróis de neblina, brake-light, volante com regulagem de altura, porta-óculos e rodas e pneus maiores. Isso é muito bom. A Fiat está tornando o Palio um carro mais completo, indo na contramão da maioria. Legal.

novo-palio-lancado-2 Novo Palio é lançado com mais equipamentos e polêmica no design

Na lateral vemos vincos novos, que dão uma impressão de dinamismo e velocidade. A traseira ficou mais alta, com nova tampa traseira e lanternas que parecem de carro antigo, mas que conseguirão apreciadores. Por dentro vemos novos tecidos, de revestimento mais suave. Itens de série são volante com regulagem de altura, terceiro apoio de cabeça no banco traseiro, espelho de cortesia para o motorista, ganchos para rede porta-objetos no porta-malas, porta-óculos e um novo cinzeiro, tipo copinho, que vira porta-objetos. Por dentro o carro está mais completo também!

O marcador de combustível no painel agora é digital, fazendo o contrário de Fiesta e Celta, que passaram de volta para analógico.

novo-palio-lancado-9 Novo Palio é lançado com mais equipamentos e polêmica no design

No 1.8R a iluminação vem em vermelho – com as ponteiras em branco – e traz os mesmos instrumentos da versão ELX, só que com marcador analógico do nível de combustível. Além do novo quadro, alguns comandos mudaram de posição nas versões ELX: o controle dos faróis de neblina, por exemplo, fica agora do lado esquerdo do painel. O botão do pisca-alerta foi posicionado na parte superior da coluna de direção. O desembaçador do vidro traseiro vem agregado à alavanca da seta, enquanto os controles do My Car Fiat e do Trip Computer passaram para a alavanca do limpador de pára-brisas.

novo-palio-lancado-6 Novo Palio é lançado com mais equipamentos e polêmica no design

Por dentro o Fiat Palio 1.8R agregou várias características, como cintos de segurança vermelhos, traseira dos bancos dianteiros, coifas da alavanca de câmbio e do freio de mão de vinil perfurado com detalhes vermelhos, frisos do painel e das portas e pomos de câmbio e freio de mão na cor cinza e volante de couro com costura vermelha.

Nos motores nada mudou. Na versão ELX (duas e quatro portas), vem o 1.0 Flex que desenvolve 65 cv (cavalos) com gasolina e 66 cv com álcool. Na ELX 1.4 (só quatro portas), o motor desenvolve 80 cv e 81 cv, respectivamente. Já nas 1.8R (duas e quatro portas), a potência varia de 113 cv a 115 cv, respectivamente.

novo-palio-lancado-3 Novo Palio é lançado com mais equipamentos e polêmica no design

Dados do Novo Palio 1.0:

Aceleração de 0 a 100 km/h – 15,9 segundos
Velocidade máxima – 155 km/h
Consumo Urbano – 12,9 km/l (gasolina) e 9,1 km/l (álcool); rodoviário: 17,1 km/l (gasolina) e 12,7 km/l (álcool)

Os pneus e rodas estão maiores agora. No ELX 1.0 as medidas são 175/65R14 e no ELX 1.4 são 185/60R14. No Novo Palio 1.8R fica 185/60R15. Além de deixar o novo Palio com um visual mais bonito elas também contribuem para aumentar a segurança.

A versão ELX também traz em sua lista de equipamentos de série: espelho de cortesia para o motorista e para o passageiro, volante com regulagem de altura, My Car Fiat, conta-giros, computador de bordo, Follow Me Home, vidro traseiro térmico com limpador e lavador, pára-brisa degradè, comando interno de abertura do porta-malas e da tampa do reservatório de combustível, Fiat Code, hodômetros total e parcial digitais e três apoios de cabeça rebaixados para os assentos traseiros, até 18 porta-objetos, incluindo porta-óculos, estrategicamente posicionados para facilitar a organização, ganchos no porta-malas para fixação de carga ou de rede porta-objetos, entre outros.

novo-palio-lancado-4 Novo Palio é lançado com mais equipamentos e polêmica no design

FICHA TÉCNICA
Novo Fiat Palio ELX 1.0 Flex
Motor: dianteiro, transversal,
quatro cilindros em linha, oito válvulas, bicombustível,
999 cm³ de cilindrada

Potência: 65 cv (gasolina) a
66 cv (álcool) a 6.000 rpm

Torque: 9,1 kgfm (gasolina) a
9,2 kgfm (álcool) a 2.500 rpm
Câmbio: manual, de cinco velocidades
Suspensão: dianteira McPherson com rodas independentes; traseira com rodas independentes e braços oscilantes transversais
Freios: a disco na dianteira e
a tambor na traseira
Dimensões: 3,85 m de comprimento; 1,64 m de largura; 1,43 m de altura;
2,37 m de entreeixos
Peso: 950 kg (duas portas) e 970 kg (quatro portas)

novo-palio-lancado-7 Novo Palio é lançado com mais equipamentos e polêmica no design

Tanque: 48 litros
Porta-malas: 290 litros
Preços: R$ 28.700 (duas portas) e
R$ 30.260 (quatro portas)

FICHA TÉCNICA
Novo Fiat Palio ELX 1.4 Flex
Motor: dianteiro, transversal,
quatro cilindros em linha, oito válvulas, bicombustível,
1.368 cm³ de cilindrada

Potência: 80 cv (gasolina) a
81 cv (álcool) a 5.500 rpm

Torque: 12,2 kgfm (gasolina) a 12,4 kgfm (álcool) a
2.250 rpm
Câmbio: manual, de cinco velocidades
Suspensão: dianteira McPherson com rodas independentes e barra estabilizadora; traseira com rodas independentes, braços oscilantes longitudinais e
barra estabilizadora
Freios: a disco na dianteira e
a tambor na traseira
Dimensões: 3,85 m de comprimento; 1,64 m de largura; 1,44 m de altura;
2,37 m de entreeixos
Peso: 981 kg

Tanque: 48 litros
Porta-malas: 290 litros
Preço: R$ 31.980 (há apenas
opção de quatro portas)

novo-palio-lancado-10 Novo Palio é lançado com mais equipamentos e polêmica no design

FICHA TÉCNICA
Novo Fiat Palio 1.8R Flex
Motor: dianteiro, transversal,
quatro cilindros em linha, oito válvulas, bicombustível,
1.796 cm³ de cilindrada

Potência: 113 cv (gasolina) a
115 cv (álcool) a 5.500 rpm

Torque: 18 kgfm (gasolina) a
18,5 kgfm (álcool) a 2.800 rpm
Câmbio: manual, de cinco velocidades
Suspensão: dianteira McPherson com rodas independentes e barra estabilizadora; traseira com rodas independentes, braços oscilantes longitudinais e
barra estabilizadora
Freios: a disco na dianteira e
a tambor na traseira
Dimensões: 3,85 m de comprimento; 1,64 m de largura; 1,43 m de altura;
2,37 m de entreeixos
Peso: 1.005 kg (duas portas) e 1,025 kg (quatro portas)

Tanque: 48 litros
Porta-malas: 275 litros
Preço: R$ 41.850

Nos baseamos na matéria do Interpress Motor para criar esta notícia

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros por mais de 11 anos. Saiba mais.

Notícias por email

Send this to a friend