_Featured Lançamentos Sedãs Volkswagen

Novo Passat 2016 – Primeiras impressões do clássico alemão

novo-passat-NA (1)

O Novo Passat 2016 teve sua primeira apresentação na noite de terça (24) em São Paulo, um evento com a presença de convidados, concessionários, celebridades e a imprensa. Com foco no segmento de sedãs premium, o clássico da Volkswagen chega em sua oitava geração, recheado de tecnologia.

Com chegada ao mercado em janeiro, o Novo Passat 2016 será oferecido nas versões Comfortline e Highline, ambas equipadas com motor EA888 2.0 TSI de 220 cv e 35,7 kgfm, abastecido apenas com gasolina. A transmissão é a DSG de seis marchas.

novo-passat-NA (2)

O modelo conta também com Start&Stop e cinco modos de condução: Eco, Comfort, Normal, Sport e Individual, sendo os dois últimos com enrijecimento da suspensão, direção mais direta e respostas mais rápidas de motor, câmbio e freios.

Feito sobre a plataforma modular MQB, o Novo Passat 2016 tem um estilo contemporâneo e bem típico dos alemães, não adotando linhas ousadas demais e muito menos futuristas. Os faróis de LED estavam presentes na Highline, que terá um pacote de série e opcionais mais generoso em relação ao Comfortline, que só dispõe do teto solar como opcional.

novo-passat-NA (5)

Na traseira, o destaque fica para as lanternas de LED com luzes de freio verticais, criando um aspecto visual muito interessante. Já as rodas de liga leve aro 18 polegadas têm pneus 235/40 R18. Para o Brasil, a Volkswagen vai trazer somente a versão sedã, cujos preços ainda estariam em estudos, de acordo com executivos da marca.

Por dentro, o Novo Passat 2016 mostra uma boa evolução em relação ao anterior, empregando materiais de melhor qualidade, mais tecnologia embarcada e espaço interno ampliado, especialmente no banco traseiro e porta-malas. O destaque do painel fica para o grande difusor de ar, que domina do conjunto. Um relógio analógico ao centro e acabamento em metal no painel, deixam o ambiente ainda mais sofisticado.

novo-passat-NA (6)

A multimídia Discover Pro é sofisticada e conta com Car Play, Android Auto, MirrorLink, navegador com dados de tráfego, aplicativos exclusivos, câmera de ré, visualização e ativação dos modos de condução, hotspot Wi-Fi, Bluetooth com conexão para vários smartphones ao mesmo tempo, entre outros.

Ar condicionado automático tem três zonas de temperatura, sendo duas na frente e uma atrás. O Novo Passat 2016 na versão Highline completa ainda dispõe de Park Assist, estacionamento automático, e ACC Front Assist, que é o piloto automático adaptativo. Há também frenagem automática de emergência e faróis adaptativos, entre outros.

novo-passat-NA (11)

No entanto, o Novo Passat 2016 – apenas na versão Highline – se destaca mesmo é pelo quadro de instrumentos digital configurável. O display tem 12,3 polegadas e apresenta mudanças na instrumentação virtual nos modos Classic, Consumo e Autonomia, Eficiência, Assistência à condução e Navegação.

Além disso, conta ainda com o modo de navegação com reprodução do mapa entre os dois instrumentos circulares, que podem ser diminuídos de tamanho para ampliação do mapa. O layout é diferente daquele já visto no Novo Audi TT, por exemplo. Todas as funções são controladas no volante.

Galeria de fotos do Novo Volkswagen Passat 2016:

Evento a convite da Volkswagen.





  • kravmaga

    Muito bonito, mas sou suspeito para falar porque parece uma versão maior e um pouco mais sofisticada do que o Jetta.

    Alguém sabe se ele é feito no México ?

    • João Martini

      Em Emden, na Alemanha.

      • kravmaga

        Então não tem como ter um preço razoável para concorrer com os que vêm do México, como o Fusion p.ex.

        • Fhabiano

          Infelizmente o local de fabricação não influencia em nada os preços no Brasil, só muda o lucro das montadoras. O preço aqui seria o mesmo, sendo fabricado em qualquer lugar do planeta.

          • THE GUNSLINGER

            Então a carga tributária não influencia o preço dos carros no Brasil, é isso que você quer dizer?

            • Fhabiano

              Eu disse que não influencia o preço pro consumidor final. Influencia apenas o preço das montadoras, ou seja, aumenta ou diminuí o lucro delas. Existem raríssimos exemplos de carros que tiveram preços diminuídos quando passaram a ser fabricados no Brasil ou países que tem acordo comercial (menos impostos) com o Brasil, caso de Mercosul e México. O preço é ditado pelo mercado, e o brasileiro não se importa muito em pagar caro por carro.

              • THE GUNSLINGER

                Os preços baixaram de forma generalizada no começo de 2009, quando houve a redução do IPI para automóveis. Mas concordo em parte com o que você quer dizer, principalmente quando vemos modelos tornando-se nacionalizados e mantendo o mesmo preço de importados (Audi A3, Golf…), isso quando não perdem itens de série. Ocorre que estes movimentos isolados não são tão percebidos pelos mercado consumidor, o que facilita manter o preço quando, teoricamente, ele deveria baixar.

        • Gran RS 78

          Isso não quer dizer nada, vide o Classe C, que vem da Alemanha e tem preço inicial de 119 mil reais, ou mesmo o Optima, que vem da Coréia do Sul, e custa 99 mil reais.O Fusion tinha por obrigação custar bem menos que os concorrentes, mas não é isso que acontece.

          • Gustavo73

            O Classe C está aproveitando as eegras da inovar auto.

            • Gran RS 78

              Mas a VW tbm pode aproveitar, pois ela tbm tem esse direito certo?

              • Gustavo73

                Aproveitou no Golf VII, só vale para modelos que serão produzidoa aqui. Infelizmente não é o caso do Passat.

                • Gran RS 78

                  Gustavo, pode ter certeza que se a VW quisesse vender com um preço agressivo, ela poderia e ainda assim teria um belo lucro nas vendas e tbm no pós venda, mas infelizmente no Brasil, vc sabe muito bem como funciona as coisas, é só ver os preços de todos os carros vendidos por aqui, que são ridiculos, e pode ter certeza, que o Passat não irá fugir dessa regra.

                  • Gustavo73

                    Não tenho dúvidas do que você falou. Mas se estão pagando 100k em altino compacto miito um nos equipado. Não tem jeito. Se a VW enyra com preço agressivo no Passat vai ter que baixar os valores do Golf e do Fox até o Up. Eles não vão fazer isso. Nenhuma vai…

                    • Gran RS 78

                      Concordo que a marca não vai vender com preço agressivo, pois como vc falou, ela teria que abaixar os preços de todos os outros carros. Infelizmente enquanto tiver consumidores que aceitem pagar tudo isso em carros, estaremos reféns desse cartel, tanto na questão politica quanto nas montadoras.

                    • Gustavo73

                      Outro dia vi uma Spacecross i-motion completa inclusive com teto-solar. E me perguntei porque alguém pagaria 82 mil reais nela, se na mesma css tem uma Golf Variant Confortline por 10% a mais. Mas tem genre que faz, e claro que a VWB adora mais vender a perua do Fox por esses valores. Se baixa o Passat vira uma bola de neve…

                    • Gran RS 78

                      É o famoso se colar colou, e infelizmente colou esses preços altos para todos os carros vendidos por aqui.

          • Cristiano_RJ

            Preço promocional, que já não está nesse valor. Há duas semanas estive em uma CSS e a versão básica estava por R$ 126 mil.

            • Gran RS 78

              Aqui no Estado de Sp, ela continua sendo vendida por 119 mil reais.

        • Darwin Luis Hardt

          não é o passat que vai ter que se adequar aos valores dos concorrentes feitos aqui, são os outros que vão “ser obrigados” a se adequar ao valor do passat. Eles aproveitam e aumentam mais ainda o valor de seus carros pra tirar uma graninha a mais ainda, se bobear.

        • radiobrasil

          O completo deve passar dos 200k. E nessa faixa eu SÓ compraria um Passat pra passar despercebido, ja que um Mercedes, BMW, Jaguar chamaria muito mais atenção.

    • Rodrigo

      “pouco mais sofisticada do que o Jetta” hahahahahahaha……………..

      Piada do ano!!! hahahahahhaahhahahahahahahahahahahahahaha…………………….

      • kravmaga

        Eu disse pouco porque o motor e câmbio são os mesmos, claro que com preparação igual do do Gol GTI.

        O acabamento é claro que é melhor e o carro é um pouco maior, mas a diferença entre o Jetta TSI e Passat é menor do que entre um Focus e um Fusion ou de um Corolla para um Camry p.ex.

  • João Martini

    Esses faróis dão outra cara pro carro. Deveria ser de série no Comfortline também.

    • Hadson Nobre

      Pois é. Já que via de regra o Passat custa mais que o fusion (concorrente direto e referência), deveria vir numa versão única, bem mais atrativa e que justifique a compra, contanto apenas com poucos opcionais.

  • Lucas de Lucca

    Muito bonito. Gosto dessa sobriedade do Passat.

  • David

    Clássico alemão? Onde?

    • O Passat é um carro alemão não é? Um carro que está entre os mais vendidos da marca desde a década de 70, confere? Próxima pergunta…

      • Angelo_RSF

        Acho que a crítica é quanto ao “Clássico”, pois diferente do Fusca atual que tem o design com forte inspiração no original, o Novo Passat não carrega praticamente nada que o identifique com original dos anos 70

        • Golf, Civic, Corolla… São todos clássicos e os japoneses nada tem a ver com os modelos tradicionais. Um Passat é muito mais clássico que um A3, A4, A6… Pode não ser melhor que um desses mas tem algo a mais: História.

        • edgar__rj

          Imagino que o Tucson vai virar classico no Brasil então… nunca vi o carro mudar.

          • gveralonso

            Na verdade a nova geração dele está a venda aqui também, só não é dita como, mas… kkk

          • Hahaha… Boa…

          • radiobrasil

            Quase… termina com “ássico”… de jurássico rss

        • Rmx

          Qual outro carro permanece tão fiel ao desenho origina que o Porsche 911?? Inclusive com o motor no mesmo lugar errado, ao contrario do primo pobre fusqueta, que tem complexo de querer ser Golf!

      • Walter Augusto

        Haters meu Amigo. Fieteiros alucinados….kkkk

    • Paulo_Lustosa

      Passat foi projetado e é vendido na Alemanha desde 1970, e desde o lançamento coleciona boas vendas por lá.

  • Leandro Cazzeri Sasso

    Esse Passat está bonito, mas o visual da Volkswagen de um carro novo sempre parece “já vi isso antes”. E olha que eu gosto muito de Volkswagen…

    • Laercio Alves

      concordo …ja vi isso antes…..é carro P, M, G….ou seja, Voyage, Jetta e Passatão

    • dncmotors

      Sabe porque? Porque a filosofia da marca sempre foi evolui e ser identificada como VW, ao contrário de outras, que revolucionam tanto e não se encontram.

      • Leandro Cazzeri Sasso

        Sim sim, entendo que seja por causa disso.

      • Artur

        Ou simplesmente seus designers são pouco criativos e não sabem fazer carros diferentes entre si. :D

        • Lucas

          Tudo que evolui demais no design, cansa mais rápido. Um carro da Vw fica “atual” por longos anos, sabemos que ele não é novo, porém se mantém adequado (Exemplo: Passat 2004). Agora pega um carro da Hyundai (Exemplo: Sonata 2012), em minha opinião já demonstra sinais de cansaço no design (para não dizer que ficou feio, tamanho exagero de cromados naquele carro). Sonata é um carro bonito, porém não permanecerá jovial por mais 2 anos.

    • Don Ramón

      Isso é um ponto positivo quando a marca pretende fidelizar sua clientela, pois esta encontrará nos seus carros sempre uma mesma linguagem de identidade visual. Comparando com a Ford, que vira-e-mexe muda tudo, a norte-americana costuma causar maior impacto quando renova sua linha, mas seu público é menos fiel. E por não contar com esta fidelidade, precisa “revolucionar” seus produtos de tempos em tempos pra não deixar a peteca cair (né, GM?!). Enfim, são filosofias diferentes, que buscam atender a anseios diferentes, e que dão certo, cada uma com sua proposta.

  • Gian

    Gostei do painel de instrumentos. Muito legal.

  • Agnaldo Gastaldi

    Lindo, só não gostei do velocímetro ser uma tela, prefiro o tradicional e uma tela colorida entre conta giros e velocimetro

    • João Martini

      O Comfortline é nesse esquema.

  • Lucas

    Vão me crucificar, mas vi um quê de novo civic nessa grade com os faróis, mas tirando isso, que barca viu…

    • João Martini

      Então o Civic tem um quê de Passat.. O Passat veio antes. Rs

      • Fábio

        Que tem um quê de Fusion geração 1,5, e por aí vai…

  • Raul Cotrim de Mattos

    É um Voyage bombado… não consigo ver graça nele.

    • Está certo. Eles usam a mesma plataforma, a motorização é a mesma, o desenho… Acho o VHT 1.6 8V muito melhor que esse 2.0 TSI.

      • Raul Cotrim de Mattos

        Do que adianta tudo isso se a aparência é quase igual?

        • -Para ter mais segurança
          -Desempenho
          -Se duvidar, economia
          -Espaço interno
          -Porta-malas
          -Já falei segurança?
          -Conforto
          -Eficiência
          -Se não falei segurança, falo agora..

          “Só” isso. Claro, carro é apenas aparência. Tanto que o melhor carro do mercado para mim é a Landwind X7. E não sei porque pararam de fabricar o Vectra B.

          Quantos anos você tem???

          • fschulz84

            Não adianta caro colega Alessandro, as pessoas aqui compram carro somente por aparência…

            • Lucas Irrthum

              E não se esqueça da telinha para esfregar os dedos. Segurança, eficiência, durabilidade, potência e etc ficam em segundo plano. Primeiro a telinha, adesivos e costuras em vermelho, estepes pendurados, depois a gente vê o resto.

            • O desenho é uma parte muito importante de um produto, em qualquer área e em qualquer país. Agora reduzir um produto ao seu desenho… Agora entendi o público da Landwind.

          • Raul Cotrim de Mattos

            Não sejamos hipócritas. Aparência importa, sim… Com certeza os itens citados por você são mais importantes, mas eu não pagaria uma fortuna por um carro que não me inspira. É um voyajão, morno e sem graça. Porque eu deixaria de comprar um concorrente equivalente que tem um visual mais exclusivo? O carros da VW estão assim: a 100 metros de distância você não sabe se é um fox, um jetta ou um passat.

            • “.. O carros da VW estão assim: a 100 metros de distância você não sabe se é um fox, um jetta ou um passat…”

              Você não gosta de carros. Simples assim. Quem gosta consegue diferenciar Jetta Confortline de TSI.

              E não disse que aparência não conta. Conta e muito, em qualquer lugar do mundo. O que é completamente diferente de reduzir o carro ao seu desenho externo… Não é questão de hipocrisia. Mas de inteligência.

              • Gustavo73

                Não tem jeito. Aí o cara olha Fiesta, Focus e Fusion, e vê a mesma coisa. Imagine um dono de Classe S vendo um Classe C “igualzinho”…

                • Edson Fernandes

                  Pois é… complicado. Eu compraria esse Passat por tudo que oferece. Mas só compraria a versão de topo.

              • Rmx

                Verdade minha mulher não se interessa pelo assunto e está sendo complicado ela perceber a diferença entre Golf VI, VII e entre Golf GTI branco e Polo GTI branco!
                Putz é uma facada quando ela ve um Polo e chama de Golf!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
                Eu percebo a diferença a bem mais de 100 metros e em qualquer angulo!!!

                • zekinha71

                  Sortudo, vc tem esse problema de confundir esses carros, aqui o problema é Gol com Fox.

                • Gustavo73

                  Normal, a minha já confundiu o Punto com o I30 só porque era preto.

                  • Yuri Ravitz

                    HAUHAUHAUAHAUHUHUHUH caceta…..

                • Edson Fernandes

                  Quer ver como ela muda de opinião? Faça ela ENTRAR no carro. Aí acaba a duvida.

              • kravmaga

                O bom do Jetta TSI é que o cara olha no retrovisor de longe, pensa que é um Voyage, não dá passagem na esquerda, e depois se surpreende quando é ultrapassado rapidamente e só dá para olhar um simples “TSi” na traseira e percebe que é um Jetta TSI.

            • E aliás, porque você precisa saber qual o tipo de carro que vem?

            • Artur

              Cara, vou além! Acho que é difícil identificar a 10m de distância! rsrs
              Outro dia estava na rodovia, de dia, no limite de velocidade (110km/h) e veio um VW a toda atrás de mim. Era pista simples. Pelo retrovisor, o carro colado na minha traseira, branco, parecia um novo Golf. Na primeira oportunidade o cara me ultrapassou e só então vi que era um simples Golzinho! kkkkk
              Acho que identidade visual não é Ctrl+C e Ctrl+V como a VW faz, mas sim a adoção de algumas características que lembram a marca em seus carros. A Alfa, por exemplo, faz isso muito bem.

            • Bruno Bayern

              discutir gosto pra q? todo mundo sabe que é subjetivo. Vamos falar algo objetivo?

          • Artur

            A aparência continua sendo igual. De que adianta ser “premium” se parece com seu irmão “popular”.
            Essa “identidade” da VW já deu o que tinha de dar…

            • “.. De que adianta ser “premium” se parece com seu irmão “popular”.”
              Passo 1: Leia minha resposta que foi exatamente a essa pergunta.
              Passo 2: Comente de novo
              Passo 3: Volte para o passo 1.

              • Artur

                1) Você deve ter algum problema de interpretação, pois me referi justamente ao seu post: não adianta nada você elencar milhões de qualidades que o Passat tenha em seu favor contra o Voyage que ambos continuarão parecidos. Isso é fato, e contra fatos não há argumentos.
                2) Estou comentando de novo, e mantenho com todas as letras meu post anterior.
                3) Voltar para o passo 1 deveria você ao reler e repensar o que escrevi acima. Se você é um fanboy e se sentiu ofendido, o problema é inteiramente seu.

                • Alteração do passo 3: Cresça e no pedido para o Papai Noel faça o pedido de ter um pouco de educação e inteligência… Pensando bem só educação está bom.
                  Passo 4: Volte para o passo 1.

                  • Artur

                    Quem precisa crescer é você, meu caro, que já chegou ofendendo só porque critiquei o seu post.
                    Volte você ao passo 1 e aceite críticas construtivas sobre o que você escreve. Sua opinião não é superior a de ninguém, porque você não é o dono da verdade.

                    • Você teria capacidade cognitiva de dizer exatamente na minha replica onde foi a “ofensa”?
                      Ê povinho de internet…. Tudo para eles é uma ofensa! Postar um simples “As coisas não são assim” equivale a “Dormi com sua mãe ontem e ela gostou”… Mas como não bato palmas para maluco dançar… Abraços!

                    • Artur

                      Você simplesmente disse que eu sou burro ao não saber interpretar o seu post ao mencionar:
                      “Passo 1: Leia minha resposta que foi exatamente a essa pergunta.
                      Passo 2: Comente de novo
                      Passo 3: Volte para o passo 1.”

                      Como se eu fosse um analfabeto que precisasse reler o seu comentário para tentar entendê-lo.
                      Acho que você se encaixa melhor no seu conceito de “povinho de internet”. Não aceita nenhum comentário contrário ao seu, porque acha que tudo o que posta está certo e não admite posição contrária.
                      Já vi que seus comentário todos são assim: você tenta tirar os caras tentando demonstrar ser mais “culto” e “inteligente” que os outros, mas suas opiniões são como a de todos: devem ser lidas com ressalvas, porque nem todas estão certas e/ou não admitam questionamentos.
                      A única coisa que escrevi, que até agora você não entendeu, é que não basta o Passat ser o carro mais sofisticado e tecnológico do mundo se, na verdade, ele se parece com um simples Voyage. Vai me dizer que isso é mentira?
                      A minha opinião é a seguinte: a VW, como marca “comum” que é (afinal, VW significa “carro do povo” em alemão), deveria sim fazer carros mais top, para competir com os top de outras marcas também ditas “comuns” – como a Ford que tem o Fusion.
                      Mas, na minha modesta visão, que estes automóveis tenham algum diferencial visual atrativo que façam com que o povo já os diferencie de cara, e não precise “forçar a vista” ou olhar a plaquetinha atrás para verificar que se trata de um carro “premium”.
                      Tá, tem outras marcas que adotam identidade visual muito parecida em seus produtos, como Audi, BMW e Mercedes. Mas essas já são marcas premium, e seus felizes proprietários não estão nem aí se seu Audi A7 for confundido com um Audi A4.
                      Entendeu agora meu ponto de vista ou vai continuar retrucando meus argumentos com ofensas infundadas?

                    • “..Você simplesmente disse que eu sou burro ao não saber interpretar o seu post …”

                      Você entendeu isso? E acha que fui EU quem te chamou de burro?!???

                    • Artur

                      Sim, entendi isso sim quando você descreveu esse “passo a passo”. Desculpe se excedi em alguns comentários, mas isso me tira do sério, cara.
                      Não estou aqui pra discutir com ninguém, apenas refutei o seu argumento de que é um carro superior (o que é um fato) com o fato de que também é muito parecido com modelos de categoria muito inferior, e isso não me parece uma ideia muito boa por parte da VW.

                    • Cara, relaxa, não leve as coisas tão a sério.

                      Mas falando sobre o texto: Passat lembra o Voyage? Lembra, claro! Assim como as BMW’s, Porsches, Hyundais, Fords, Jaguar’s… O que ressaltei é: Longe de considerar o mesmo carro ou um “Voyajão”. E alguém dizer que não consegue diferenciar um Passat de um Voyage tem problemas oculares na melhor das hipóteses. Mas o que comentei foi principalmente por isso:

                      “..Do que adianta tudo isso se a aparência é quase igual?..”

                      Pô, do que adianta segurança, desempenho e eficiência em um CARRO? Se a questão é apenas visual seria melhor o amigo comprar um diamante, uma passagem para o Tahiti, pegar um daqueles folders jogados nas calçadas perto de Congonhas… Foi por isso que respondi a ele.. Uma coisa é falar que um lembra o outro, embora ache que no caso específico lembra muito menos que um Fiesta/Fusion por exemplo, mas essa é só minha opinião. Outra é dizer que não importa mais nada além disso.

                    • Artur

                      Ah sim, nesse sentido eu concordo plenamente com você. O Passat é infinitamente superior ao Voyage e equipará-los só por conta disso é realmente equivocado.
                      Visual realmente importa muito menos nesse aspecto.

            • Bruno Bayern

              pra vc, pois pra mim,não!

        • Lucas Irrthum

          Que baita autoentusiasta você, em? Pela sua linha de raciocínio, a única coisa que importa é o design, afinal, tecnologia, conforto, plataforma mais segura e eficiente não chamam a atenção na rua, não é mesmo?

        • PEDAORM

          A aparência é o mínimo dos problemas, se você tem mais desempenho, espaço, segurança e tecnologia. Apesar do desenho sem graça (na opinião de alguns), é indiscutivelmente um carrão.

          • Rmx

            É estranho mesmo eu acho a versão GTE bem legal, mais esportiva as outras menos. Mas na lista de opcionais se pode escolher rodas cores de acabamento que deixam o carro bem mais classico ou esportivo.
            Se vc passa para uma MB ou BMW, AUDI e Cia as opções são milhares.
            Pelo menos na EU.
            A galera parece que só compra carro que já esta na concessionária e não tem paciência e criatividade para configurar, mesmo gastando uma fortuna no brinquedo!

            • PEDAORM

              Brasil é campeão nisso, vi uma vez que o único lugar do mundo que o Rolls Royce pronta entrega tem a preferencia dos clientes, particularidades do nosso mercado.

        • radiobrasil

          Um carro ideal para vc ter conforto/desempenho/segurança e não chamar muito a atenção…

        • Doccar

          Todos carros se parecem amigo, tem 4 rodas, 2 farois, 4 portas, um porta-malas, um painel, um cambio…quer algo diferente? Compre uma moto, ou caminhao ou um helicoptero.

        • CarroPopular

          Eu curto o fato, aqui no Braza, de ser parecido com modelos como o Voyajão.
          Passa sem chamar muito a atenção, é discreto e ao mesmo tempo elegante.
          Pra mim isso é um ponto positivo.
          Já falei uma vez e me chamaram de 24.
          Mas o chefe tem um XF e no inicio, quando o carro era lançamento, parecia que todo mundo parava do lado para tirar uma foto.
          Quando ia no posto encher o tanque sempre aparecia alguém para perguntar alguma coisa. Eu achava isso uma M….
          Outra coisa, quer ver graça nele, então dirija, quem sabe você mudará a sua opinião.

        • Bruno Bayern

          logo ver que compra carro por aparência..omg!

      • Rodrigo

        Haters gonna hate.
        O discurso é sempre esse. Nem perca seu tempo com ironias.
        Aliás, se fizessem um Passat com a frente do up! a reclamação seria essa também, então dá na mesma.
        Algumas pessoas simplesmente desconhecem a frase “identidade visual”.

        • Artur

          “Identidade visual” é uma coisa. Fazer os carros todos iguais é outra. Veja a Peugeot ou a Citroen, por exemplo. Dá pra identificar claramente seus carros pela identidade visual deles, mas nenhum é exatamente igual ao outro como na VW.
          Vocês querem defender o indefensável. Ninguém tá falando que o Passat é, como produto, idêntico a um Voyage. O que o cara tá falando, e eu concordo em gênero, número e grau, é que o carro, que deveria ser “premium”, é extremamente parecido com um “popular”. Eu não compraria um carro desses que poderia ser confundido com outro que custa menos de um terço do preço.

          • Rodrigo

            Veja as fotos abaixo.
            Em uma (com carros da VW e Ford) fica bem claro o que é uma identidade visual de marca. Em outra (com carros da Fiat e Citröen) vemos que não há harmonia entre desenhos, logo não caracterizando uma identidade visual de marca.
            Perceba também que mesmo carros que mantém alinhamento com o conceito de identidade visual apresentam diferenças bem claras entre sim.
            Portanto, fica claro pra mim que seu argumento de que um Passat tem a mesma cara que um Voyage, é infundado e tendencioso. Negar isso sim é defender o indefensável.

            • Artur

              Ok, até que o Passat é um “pouquinho diferente” que o Voyage. Mas pegue um Voyage e um Jetta, Gol e Fox, Fox e Golf etc. Tudo igual!
              Já a Ford tem sim algum diferencial entre os modelos, apesar do design ser parecido.
              Agora, falar que não há harmonia no design dos Citroen? Como não! As principais linhas estão lá, claramente observadas. O mesmo no caso da Peugeot.
              A Fiat realmente não tem identidade visual, é um caso a parte mesmo.

              • Edson Fernandes

                Talvez ele esperasse lanternas e farois parecidos. O caso da Citroen são nas linhas.

              • MG

                Cara, sorte a minha que li seus comentários, pois estava prestes a comprar um Passat desse novo, mas vou economizar indo de Voya Voya mesmo.

                Que burrada que eu ia fazer;;; Jesus amado…

                • Artur

                  Olha que beleza! Além de evitar você fazer uma tremenda burrada, também fiz você economizar uma grana preta!

      • radiobrasil

        Só não tem como opcional as “super calotas”… então to fora do Passat rss

  • Diego

    Tanto interno quanto externo , sem graça, e feio.

  • truco

    nao é um carro em que o dono ira ficar admirando sua beleza e que todo dia que abra a sua garagem coloque um sorriso no rosto. Nem um carro em que as pessoas vejam na rua e tenham o desejo de ter um.
    Bom, tecnologico , sim, sem duvida ! Mas sem sal.

  • Lucas Irrthum

    Particularmente gostei muito desse relógio analógico. Dá um ar de sofisticação, elegância e sobriedade para o carro. E tem virado tendência em várias montadoras. Engraçado como resgatamos algumas características do passado, e que caem bem no presente.

    • Lucas Vilanova

      Diferente do Corolla. Aquele relógio digital não agrega status rsrs

      • Lucas Irrthum

        Sim, muito bem lembrado. Isso reflete o que comentei sobre resgatar coisas do passado. Um relógio digital hoje não impressiona ninguém, não chama atenção. Pelo contrário, é alvo de críticas, tal como ocorre no Corolla. Mas tratando-se de um relógio analógico, famosos nos carros da Mercedes Benz, dá impressão de requinte. Na minha opinião, é um fato bastante curioso.

    • O Fusion também tem, não tem?
      Só que acho que o mais bonito até hoje que vi era aquele… Do Ford Ka, o primeiro. Tinha muita personalidade.

      • Lucas Irrthum

        O novo Fusion creio que tenha relógio digital, dentre as opções de mostradores que você pode escolher para exibir no painel. Quanto ao modelo antigo, conta com relógio analógico sim, logo abaixo das saídas de ar condicionado.

      • Edson Fernandes

        Realmente aquele relogio era diferenciado. em contrapartida, para ver horas nele realmente era pessimo! rs

  • Adrian

    Muito bonito, mas deve ser meio frustante você pagar tão caro num carros desses e ter volante de fox e alavanca de cambio de jetta. isso sem falar na traseira parecida de mais com a do voyage.

    • PEDAORM

      Realmente deve ser um experiência meio frustrante ter um Passat 2016 desses… Ironia a parte, acredito quem faz essa compra, já passou por cima disso, e quem encasca com isso, não compraria.

      • MG

        Vou ter essa frustração daqui umas semanas.

        • PEDAORM

          Parabéns meu velho, carro sensacional! Se tiver tempo nos deixe um relato pfv!

          • MG

            Valeu bicho… Quando tiver com uns 20 mil rodados, tipo em dois meses, faço um relato aqui no NA.

      • Rodrigo

        Entre ser frustrado a bordo de um Voyage ou frustrado a bordo de um Passat 2016, fico com a segunda opção…

        • Rmx

          kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

        • Lucas Irrthum

          Passei por essa triste frustração também… Aqui em casa tinha um carro com volante de Gol. E, infelizmente, era um Gol mesmo hahahahaha. Se fosse um carro premium com volante de um modelo mais barato, acho, apenas acho, quase não tenho certeza, que eu ABSOLUTAMENTE não me importaria hahahaha. É cada comentário que aparece. Isso tudo é vontade de ostentar, pode ter certeza.

          • Rodrigo

            Pois é, cada comentário que aparece. As vezes fico pensando se as pessoas que fazem esse tipo de comentário realmente dirigem (ou tem carro).
            Tanta coisa interessante no Passat, vou ficar reparando em volante e alavanca de câmbio? Ah vá…

          • Redpeak77

            Bota o volante 4-bolas nele! rsrs

            • Lucas Irrthum

              hahahahaha. Ele já não faz mais parte da garagem. E, diante do modelo que entrou, não deixou saudades.

      • João Martini

        O cara que se importa do volante do Passat ser igual ao do Fox não tem bala pra comprar um Passat.

    • O problema para você é a alavanca e volante estarem em modelos mais baratos? Então você vai no show room, entra no carro, vê que a ergonomia é perfeita, os recursos são abundantes, a pega dos comando é natural… Mas antes de formar sua opinião tem necessidade de entrar em carros mais baratos para ver se eles tem o mesmo volante e alavanca de câmbio?

      • Gustavo73

        O engraçado é qie esse Passat é o carro do ano na Europa. Isso com o padrão de carros que eles estão acostumados.

        • Bruno Bayern

          pois é! Eleito o carro do ano na EUROPA e os neguinhos BR fazendo pré-julgamento ruim do carro antes mesmo de sentá-lo. Ahhhh váaaa BRASILEIRO TEM O Q MERECE!

          • Gustavo73

            As pessoas podem até não gostar do carro ou da marca. Questão pessoal que respeito. Mas tentar minimizar qualquer produto para tentar justificar as críticas complica.

    • Bruno Bayern

      típico de comentário que compra carro para ostentar.

      • Adrian

        Pra ostentar não, mas acho que pelo preço que se cobra por ele, e pelo fato de ser o sedã top de linha da vw vendido no brasil, deveria ter peças exclusivas.

    • gustavo

      Sem contar as versões de sempre Comfortline, Highline, elegance etc etc etc !!

  • gveralonso

    Tenho uma mera impressão que este Passat foi desenvolvido também para ser a nova geração do Passat americano daqui uns 2/3 anos. Seria uma boa para a VW, pois fabricar duas gerações, como é hoje, nós sabemos que é bem mais custoso.

    • Gustavo73

      O Passat americano é mais simples e barato que o europeu.

      • gveralonso

        Sim, eu sei, mas esse novo sobre a MQB pode ser mais barato de se produzir, como ocorreu com o Golf na Europa.

        • Edson Fernandes

          Eles não irão mudar o nivel tecnologico porque os carros dessa faixa de preço para eles ainda são simples.

  • Aldo Raine

    50% desse valor são IMPOSTOS, so pra lembrar com quem vocês devem reclamar

  • AMB SC

    Não veio com 4motion. Não quero mais. Vou chorar.

  • Ramom Alencar

    legal esse novo voyage

  • Brasileiro

    Torço que venha para brigar na liderança contra o Fusion.

    • Gustavo73

      Não vem. Não tem preço para isso.

    • Bonafide

      Mesmo sendo maior, ele vai disputar clientes com BMW 320i e 328i, Mercedes C180, C200, Audi A4…

      Eu acho que não vai vender é nada, como nunca vendeu.

      A mercedes classe C chega a vender mais de 800 por mês… BMW série 3 600 por mês… Audi A3 nessa casa também
      O A4 está velho, e também por isso vendeu só 60 mes passado

      O Passat vai vender uns… 60, 70, 120 talvez… acho que é mais um público específico que aprecia esse modelo.. Sei lá

      Por ex.: quantas golf variant vc já viu na rua?

      O carro que mais dá dinheiro pra VW hoje é o Fox

      • Rodrigo

        Aqui em SP vejo muitos Passat (sedã e Variant), bem como Golf Variant.
        Pode custar o mesmo (ou mais) que os exemplares de marcas premium, citados por você, mas acredite que tem um público fiel que tem dinheiro e prefere andar num bom produto mas sem chamar tanta atenção por onde passa (como chamaria caso estivesse num Mercedes, BMW, Volvo,…).
        Conheço pessoalmente pelo menos 3 pessoas assim que, inclusive já tiveram carros destas marcas e voltaram para o Passat e o Golf que, segundo elas, oferece seguro e manutenção mais em conta, além de mais opções de oficina. Não é porque são ricas que se sujeitam a preços exorbitantes (aliás, isso pode ser um efeito e não a causa).

        • Bonafide

          Não concordo completamente… E vou dizer o porquê.
          Penso que um Passatão desse aí chama tanta atenção quanto um Audi A3, A4 ou BMW 320i ou Fusion…

          O carro é imponente, dá pra imaginar que custou uma pequena fortuna.
          E mais… Não sei quanto é a manutenção, mas uma revisão de Mercedes C180 ou BMW fica na casa de 1000, 1500 reais, 1800 reais (óleo e filtro). Será que a revisão desse Passat (que tem um powertrain de Audi A4) custa muito menos do que isso? Penso que não…

          Outro ponto. O atendimento nas lojas da VW não é o mesmo das lojas Audi, MB e BMW… O tratamento é VIP (nestas últimas) e não será disputado com pessoas que adquiriram carros 10x mais baratos.

          [vc pode ir num show da sua banda favorita e se regozijar em ouvir os sucessos musicais tanto na pista, quanto no camarote, quanto no back stage, e o back stage pode custar 5x mais, mas haverá muita gente que pagará para estar lá]

          Por fim, qualquer carro tem preço exorbitante no Brasil, seja rico ou pobre. O rico não fica rico apenas porque economiza dinheiro (isto é, não se sujeita a preços exorbitantes), mas porque trabalha muito… E tem todo o direito (E poder de compra) para gastar com luxo.

          Um Golf e um A3 podem ser muito parecidos, mas o pós-compra é mais ou menos PSA x Toyota…
          SE vc deixar um golf na revisão os caras vão te levar pra casa/trabalho com o carro “leva e traz” da VW, isso quando um funcionário não for dirigindo o SEU carro até o seu trabalho…

          Já BMW, Audi etc vão buscar no seu trabalho e depois te devolvem de caminhão-prancha…

          • MG

            Bicho, vou me ater só ao atendimento das premiuns…

            Na BMW tive um tratamento nem um pouco educado, foram muito seco,durante a negociação o vendedor falou que ELE não ia fazer de tal jeito pq não lhe convinha, sem nem sequer saber da minha opinião.. e falou que o mercado de premium não estava em crise… Li nas entrelinhas, _Não estamos nem aí pra você!.

            Para ser justo, a senhora que me serviu o café foi muito educada e com sorriso SINCERO.

            Na mesma concessionária, um amigo também foi tratado com desdém, ele estava vendo uma X 1 e uma série 3 no show room, quando foi olhar as x5, x6 e as M, o vendedor falou pra ele nem olhar pq custava perto dos 400 mil reais e disse que tinha vendido e ia entregar no mesmo dia uma M5 e uma M6 e o cara tinha pago mais de um milhão nos dois brinquedos

            No pós venda também só ouvi reclamação de outro amigo, enquanto aguardava a revisão.

            Do atendimento da Volvo estou esperando uma ligação e um retorno de email faz mais de um mês, praticamente não quiseram me vender um carro.

            Atendimento razoável mesmo só tive na Audi e olhe lá.

            Não é pq é premium que vão te receber com tapete vermelho.

            • Bonafide

              Então, já fui xeretar em algumas dessas lojas e fui bem atendido.

              Mas não fiquei colando a testa e os dedos nos vidros das série M e AMG…

              Ainda mais carros já vendidos no show-room… Eu sei que esses carros custam 500k e nem me interesso de ver de perto.

              Só que existe um ponto aí que eu concordo contigo. Vc mesmo mencionou… eles vão lamber as bolicas é do cara que está comprando o carro de 1 milhão, e não de quem está atrás do modelo mais popular da marca (série 3, x1), isso realmente faz sentido. Quando eu estive olhando o Audi Q3 1.4 me senti como alguém que entra num concessionário VW olhar um Gol mil

            • Gran RS 78

              Pura verdade. Sou proprietário de uma X1, e fui fazer a segunda revisão dela, em uma concessionária em Campinas e o atendimento foi no mesmo nível de concessionárias VW e Ford.

              Eles fizeram o básico da revisão, e quiseram me empurrar coisas desnecessárias, a preços altissimos, sem falar que nem lavaram o meu carro na hora que eu fui retirar o meu carro da concessionária. Fiquei muito desanimado, pois imaginava que seria um tratamento melhor, afinal, os preços são mais altos que de marcas “normais”, mas infelizmente não foi isso que aconteceu comigo.

            • Edson Fernandes

              Isso é verdade. Meu cunhado falava isso qdo teve uma 320i 2011. (que tirou 0km)

            • kravmaga

              Mau atendimento na venda acontece em todas as marcas.

              Aqui no Rio de Janeiro já percorri a maioria das concessionárias de quase todas as marcas e os piores atendimentos que tive na venda foram nas concessionárias Honda, que o pessoal puxa tanto o saco. Como vendem muito aqui, não cedem nada na hora de negociar, botam o valor do seu usado na troca lá embaixo e fazem uma tremenda cera para fazer test drive, ainda mais quando o carro é lançamento.

          • Rodrigo

            O que quis dizer é que nem todo mundo que tem bala na agulha quer pagar por esse luxo supérfluo (ia colocar desnecessário, mas acho que supérfluo casa melhor com o sentido). Como conhecemos um pouco de carros dá pra inferir que um Classe C e um Passat tem praticamente o mesmo preço, mas pra grande maioria das pessoas um é VW (marca popular) outro é um Mercedes (marca de luxo) e isso tem sim uma influência…

            Acredite, conheço o dono de uma famosa fábrica de calçados que tem um Passat 2014, mas vai trabalhar de Focus 2009. O outro dono de Passat (Variant) que conheço é um cirurgião vascular de um importante hospital, mas usa um Siena no dia-a-dia. Em tempos de crise e criminalidade, pra que facilitar?

            • Bonafide

              Então, um médico que eu vou tem um Chrysler 300C, dos novos, provavelmente blindado

              Cada um tem seus gostos, não é regra mesmo

          • kravmaga

            A 1a revisão de um Passat 2016 pelo site da própria VW custa apenas 365,00.

            Não tem como ser muito mais do que um Jetta, Golf GTi ou Tiguan porque o motor é o mesmo e acredito que o óleo usado também.

            E, sinceramente, pelo valor desse Passat de entrada só dá para comprar BMW, Mercedes e Audi de entrada também (e sem muitos acessórios), com menos mimos e acessórios e, na maioria das vezes, menos motor também.

            Eu acho que o preço do Passat está sim competitivo e talvez seja uma compra mais inteligente do que uma C180 com motor de 156 cv ou uma 320i que não tem nem sensor de ré ou GPS.

        • Bruno Bayern

          o passat > bmw 320i e c180,c200 e até mesmo c250 (mais luxo e sofisticação por conta daquele). Nego n consegue intender isso só pq é um mero VW? Só não coloquei na lista o a4 pq ele vai vir superior (mera opinião minha).

  • Mayck Colares

    O que mata é essa volante na linha volkswagen todo igual, vc entra em um fox e o volante é o mesmo do passat. Aí é tenso.

    • Edson Fernandes

      E o resto do carro, não importa?

      • Mayck Colares

        Importa, mas vc passa a maior parte do tempo dentro do carro e vê o volante toda hora…e lembrar que tem um no fox igualzinho, em um carro que custa 4 vezes menos. É um detalhe que a vw poderia mudar fácil, desenhar um outro, por mais que fosse do mesmo custo de produção desse.

        • Marcelo Nascimento

          Aí você olha o painel, sente o conforto, a ergonomia, o espaço, pensa no motor, em toda a tecnologia que existe, na segurança…

          Aí passa o olho pro volante e pensa: “dane-se isso tudo! Esse volante matou o carro!”

          Fala sério…

          • Mayck Colares

            Por isso que chama opinião, Pq cada um tem a sua. 😉

        • Edson Fernandes

          Cara…

          Eu vou ligar para um volante quando:
          – Tenho bancos com resfriamento ou aquecimento
          – Tenho ar dual zone
          – Tenho ACC
          – Tenho um motor 2.0 TSI de 220cv
          – Tenho cambio DSG
          – Tenho um carro espaçoso
          – Bem acabado
          – Bem seguro
          – bem tecnologico

          Então eu te digo…. eu só vou ligar para o volante se não houvesse esse mundo de disparidade entre os produtos.

          Mas tudo bem, eu entendo o que vc quer dizer e eu prefiro por exemplo a filosofia da Ford para seus produtos, principalmente de interior.

  • Gran RS 78

    Ficou muito bonito, e como todo carro alemão, sóbrio e discreto. O que vai definir o sucesso ou fracasso do Novo Passat será o preço que a VW vai cobrar dele. Pelo histórico da marca, infelizmente acho que será a segunda opção.

  • CanalhaRS

    Meu voyage Comfortline e mais 10 mil dá negócio??? Me liga, Volks….

    • Gustavo73

      Segundo alguns são iguais, vai gastar mais porque? Ou ntra na css com o Voyage e sai com um Passat Confortline, ninguém vai perceber.

      • CanalhaRS

        Verdade, esses comentários são típicos de quem sabe das coisas….hehehehe.

      • Edson Fernandes

        Pois é… mas acho que é esse o ponto positivo do PAssat: Se confundir com os demais.

        Ao menos ser discreto ajuda no dia a dia.

    • kravmaga

      Você pode pegar o seu Voyage e mandar esticar numa oficina que dá para transformar num Jetta ou num Passat :-)

      Foi assim que fiz no meu Voyajão, digo, Jetta :-)

  • Lucas Mattos Azevedo

    Tem versão a Diesel?

  • 0kmtjgJ6kvOe

    Caros, quase um tanto off topic, mas qual carro apresenta melhor ergonomia pra vcs (restringindo mais ao banco): um sedã como este ou um SUV? Observo q nunca dirigi um carrão como este (o jetta, q aliás nem sei se dá pra dizer q é um carrão), mas, como leigo, me parece que um SUV deixa vc numa condição mais próxima àquela ergonomia ideal que se deseja, por exemplo, qdo vc está trabalhando diante de um computador. Esse Jetta, assim como outros q já reparei e entrei, tipo o Lancer, deixam vc numa posição mais baixa e um tanto inclinada para trás (o q me sugere uma posição mais esportiva). Desculpem se misturo as estações, mas estou verdadeiramente indeciso entre essas duas opções de carro sendo q privilegio o conforto. Se alguém, q tenha experimentado os dois tipo (dentro da enorme variedade de modelos), puder sugerir algo ou dar uma pista, agradeço. Os sedãs tipo Focus e C4 me parecem bem legais, mais desconfio q uma Ecosport ou carros do tipo te deixam mais confortáveis pra longas jornadas.

    • kravmaga

      Já tive os dois e hoje tenho um sedã médio. A ergonomia depende muito mais do projeto do carro do que do formato. Um sedã pode ser tão ou mais confortável do que um SUV nesses aspecto.

  • Jurandir Filho

    Em outros sites saíram os preços: por volta de 145 mil o comfortiline e 151.300 o highline

  • Dimitri Diegoli

    Posso não entender muito sobre “caixa de marcha”, mas acredito que 6 marchas pra um carro desse é pouco não? Merecia uma caixa maior ou estou errado?

    • Artur

      O Golf GTI tem o mesmo motor e a mesma caixa de câmbio. Ela dá conta do recado, pode ficar tranquilo.

    • kravmaga

      Quanto mais forte é o motor, como é o caso, menos influência tem o número de marchas. As marchas mais altas só são usadas para dar mais economia de combustível em altas velocidades.

  • Cesar Santos

    Por dentro um carrão, por fora é só mais um WV

    Q criatividade

  • Freaky Boss

    Carrão!
    Meu sonho em termos de sedã grande.

  • Bittencourt

    Esse carro é lindo demais!!! Mas a concorrência é duríssima…

  • Depois que a VW padronizou o desenho dos seus carros não consigo mais ter tesão por nenhum deles, você entra em todos do fox pra cima e são quase idênticos, deixou os veículos de entrada com ar de carros mais caros, porém deixou os mais caros com cara de pé de boi, tiro no pé dona VW, cada carro tem que ter sua identidade visual, por isso as concorrentes estão crescendo e vocês descendo.

  • Rafáá Alemão

    Visualmente confunde com o Voyage, o Fusion agradece.

  • gustavo

    Cambio DSG ? Esta aprovado ??? Jetta e Golf apresentaram problemas crônico, esse Passat e bom carro sem sombra de duvidas !!

  • shdn2010

    E ai …. alguem aqui acha que vale a pena?

    • cepereira2006

      Na minha modesta opinião, não. O carro em si é muito bom, mas está com o preço absurdo. Então vai vender pouquíssimo. Assim, quem comprar vai ficar com uma mosca branca em casa. Se vendeu pouco, espere dificuldade de peças em um futuro próximo, valor de revenda menor, dificuldade para vender…
      Só pensaria nele a 10k acima do Jetta Tsi, que já custa um absurdo, então estaria muito bem pago. A 160 paus, um Passat nem pensar. Opinião minha, cada um tem a sua.

    • Bruce Wayne

      Não.

  • Focus Addiction

    VW nunca vai aprender a fazer interiores bonitos, pelo visto. Só conseguiu na Touareg.

  • Whering Alberto

  • Bruce Wayne

    Agora o novo Subaru Legacy ficou barato…



Send this to friend