*Featured Crossovers Lançamentos Peugeot

Novo Peugeot 2008: Impressões, detalhes e preços do crossover

Novo Peugeot 2008: Impressões, detalhes e preços do crossover

Surge a terceira novidade do segmento de utilitários esportivos compactos no mercado brasileiro em 2015, o Novo Peugeot 2008. O crossover da marca francesa chega com acirrar ainda mais a briga pelo consumidor que busca um veículo mais robusto para o dia a dia, mas dispensar conforto e entretenimento. O modelo surge como a opção mais potente da categoria e com preços entre R$ 67.190 e R$ 79.590.


O Novo Peugeot 2008 chega sendo opção que se destaca pelo visual e acabamento interessantes, bem como pela versão com motor 1.6 THP Flex de até 173 cv, que simplesmente é a mais potente do segmento. O modelo aplica outra novidade, o Grip Control, que altera a tração conforme o tipo de terreno, apesar do veículo ter apenas tração dianteira.

Há os modos Normal (asfalto seco), Neve (piso escorregadio até 50 km/h, depois entra o Normal), Barro (lama e grama molhada, sendo ativo até 80 km/h), Areia (solo arenoso até 120 km/h) e ESP Off (desativação de ESP e Grip Control até 50 km/h). O Novo Peugeot 2008 ainda vem com modo ECO nas versões automáticas, a fim de reduzir o consumo. Nas manuais, há um indicador de troca de marcha.

Novo Peugeot 2008: Impressões, detalhes e preços do crossover


Disponível nas versões Allure 1.6, Allure 1.6 automático, Griffe 1.6, Griffe 1.6 automático e Griffe 1.6 THP Flex, o Novo Peugeot 2008 é oferecido com motores 1.6 16V StartFlex com 115/122 cv a 6.000/5.800 rpm e 15,5/16,4 kgfm a 4.000 rpm, respectivamente gasolina e etanol, podendo ter transmissão manual de cinco marchas ou automática com quatro velocidades.

Já o 1.6 THP StartFlex entrega 166/173 cv a 6.000 rpm e 24,5 kgfm entre 1.400 e 4.000 rpm, respectivamente com gasolina e etanol. O câmbio é manual de seis marchas, mas daqui há alguns meses chega a versão automática de seis velocidades. Com 4,15 m de comprimento, 1,73 de largura, 1,58 de altura e 2,54 de entre-eixos, o utilitário esportivo apresenta 355 litros no porta-malas, podendo chegar a 1.172 litros com o banco traseiro rebatido. Os pesos variam de 1.183 kg a 1.236 kg (Griffe 1.6 AT) e o tanque tem 55 litros. O consumo urbano e rodoviário de cada versão foi divulgada antes pelo Inmetro.

Novo Peugeot 2008: Impressões, detalhes e preços do crossover

De série, o Novo Peugeot 2008 entrega quatro airbags (dois frontais e dois laterais), ar condicionado dual zone, direção elétrica, trio elétrico, freios a disco nas quatro rodas, ABS, sensor de estacionamento, alarme, piloto automático, rodas de liga leve aro 16 com pneus 205/60 R16, LEDs diurnos, faróis de neblina, multimídia com GPS, entre outros.

Destaque para ESP e Grip Control na versão Griffe 1.6 THP StartFlex. As versões Griffe vêm com seis airbags. Outro destaque é o app Link MyPeugeot, que permite ao proprietário localizar seu veículo através de GPS em seu smartphone, bem como armazenar um histórico de condução com o veículo, inclusive com gráficos de performance.

Novo Peugeot 2008: Impressões, detalhes e preços do crossover

Confira abaixo, preços e itens de cada versão do Novo Peugeot 2008:

Allure 1.6 MT – R$ 67.190 – Detalhes do painel em preto brilhante, maçanetas e difusores de ar cromados, freio de mão estilo aviação cromado, alarme, quatro airbags, ABS, freios a disco nas quatro rodas, trio elétrico, piloto automático (com limitador), faróis/lanterna de neblina, sensor de estacionamento, rodas de liga leve aro 16, LEDs diurnos, ar condicionado dual zone, direção elétrica, grade/aerofólio/detalhes externos cromados, barras longitudinais no teto prateadas, repetidores de direção nos retrovisores, cintos de três pontos traseiros com dois apoios de cabeça, cluster com ponteiros vermelhos, computador de bordo, chave canivete, volante multifuncional em couro, coluna de direção regulável em altura e profundidade, luzes de leitura, banco do motorista com ajuste de altura, multimídia com GPS/MP3/USB/Aux/Buetooth/Link MyPeugeot, seis alto-falantes, tela de 7 polegadas touchscreen, entre outros.

Allure 1.6 AT – R$ 70.890 – Itens acima, mais volante com paddle shifts.

Griffe 1.6 MT – R$ 71.290 – Itens acima, mais rodas de liga leve aro 16 diamantadas, frisos cromados nas janelas, colunas em preto brilhante, ponteiros brancos na instrumentação, airbags de cortina, três apoios de cabeça traseiros, banco bipartido, sensores de chuva e crepuscular, sensor de estacionamento dianteiro, teto panorâmico e bancos em couro/tecido.

Griffe 1.6 AT – R$ 74.990 – Itens acima, mais volante com paddle shifts.

Griffe 1.6 THP MT – R$ 79.590 – Itens acima, mais retrovisores e faróis de neblina com molduras cromadas, pedais de alumínio, ESP, Grip Control (TCS em cinco modos), faróis de neblina com função curva e Hill Assist (assistente de partida em rampa).

Novo Peugeot 2008: Impressões, detalhes e preços do crossover

Cores e Revisões

O Novo Peugeot 2008 tem opções de cores Vermelho Rubi (sólida), Branco Banquise, Cinza Alluminium, Marrom Dark Carmim e Preto Perla Nera (metálicas), bem como Branco Nacré (perolizada). A garantia é de três anos sem limite de quilometragem e com assistência 24 horas. A Peugeot está oferecendo planos de revisão com preços fixos:

Revisão 1.6 16V Flex – R$ 372 (10.000 km), R$ 600 (20.000 km), R$ 372 (30.000 km), R$ 916 (40.000 km), R$ 616 (50.000 km) e R$ 600 (60.000 km).
Revisão 1.6 THP Flex – R$ 426 (10.000 km), R$ 704 (20.000 km), R$ 426 (30.000 km), R$ 992 (40.000 km), R$ 426 (50.000 km) e R$ 704 (60.000 km).

Novo Peugeot 2008: Impressões, detalhes e preços do crossover

Acessórios

Kit Multimídia – Hotspot Wi-Fi, câmera de ré, espelhamento Miracast (Android) e Airplay (iOS), TV digital e conexão para telas de LCD traseiras.

Kit Mobilidade – Rack´s especiais, suporte para bicicletas e engate para reboque removível.

Kit Automatização – Função One Touch para todos os vidros e fechamento automático no travamento das portas.

Novo Peugeot 2008: Impressões, detalhes e preços do crossover

Impressões ao dirigir

O Novo Peugeot 2008 surpreendeu positivamente em nossas primeiras impressões. O crossover de origem francesa – agora feito em Porto Real/RJ – apresenta ótima performance na versão 1.6 THP e desempenho satisfatório com propulsor 1.6 16V. O modelo apresenta um visual moderno e interessante, mesclando alguns elementos estéticos dos segmentos de hatch e de minivan, criando assim um estilo próprio.

A frente é agressiva e sofisticada, sendo dotada de grade cromada, faróis chanfrados com LEDs diurnos e para-choque bicolor com faróis de neblina e sensor de estacionamento. Os retrovisores são cromados na versão THP, enquanto as demais tem acabamento na cor do carro. Há detalhes cromados no entorno dos vidros e também no defletor de ar traseiro.

As rodas de liga leve aro 16 com pneus 205/60 R16 tem aparência levemente esportiva. Já o teto com os arcos laterais elevados na traseira são outra característica do Novo Peugeot 2008. O teto panorâmico está presente de série na versão Griffe. As lanternas semelhantes às do 3008 também chamam atenção.

Novo Peugeot 2008: Impressões, detalhes e preços do crossover

Ele parece maior do que realmente é, mas mede apenas 4,15 m. Ele é também mais baixo que a média, tendo 1,58 m de altura. Por dentro, o acabamento geral é bom. Destaque para o i-Cockpit com cluster espaçado e elevado em relação à coluna de direção, cujo volante em couro é bem pequeno.

Ao centro, multimídia com navegador, Bluetooth, visualização dos modos de tração do Grip Control (THP), entre outros. A alavanca de freio de estacionamento estilo aviação, teto solar panorâmico e acabamento mesclando couro e tecido também se destacam no Novo Peugeot 2008. De forma geral, apresenta um bom pacote de conteúdo e acabamento.

Inicialmente andamos no Novo Peugeot 2008 Griffe THP. O motor 1.6 THP de 165/173 cv e 24,5 kgfm a partir de 1.750 rpm (respectivamente com gasolina e etanol), responde bem como sempre e confere ao crossover uma performance excelente. O modelo pesa 1.231 kg e está disponível apenas com transmissão manual de seis marchas, que faz o condutor explorar todo o potencial do propulsor.

Novo Peugeot 2008: Impressões, detalhes e preços do crossover

Tanto em aceleração quanto em retomada, o Novo Peugeot 2008 se comporta muito bem, tendo assim um desempenho de esportivo em um crossover com proposta para o conforto. Rodando a 110 km/h, a rotação fica em 2.400 rpm, garantindo prazer ao dirigir. O nível de ruído é moderado e a suspensão possui ajuste mais voltado para o conforto. No entanto, uma caixa automática faz falta, pois garantiria mais conforto.

O utilitário esportivo compacto rola um pouco mais a carroceria, mas a estabilidade de forma geral não fica comprometida, visto que o veículo não é tão alto. O conforto a bordo é bom, destacando-se a direção elétrica bastante leve. Os bancos apoiam bem o corpo e a visibilidade é muito boa.

O Grip Control é a grande sensação do carro, garantindo a melhor tração possível para um carro com força apenas nas rodas dianteiras. Na lama, em um circuito fechado, o Novo Peugeot 2008 Griffe THP conseguiu atravessar um pedaço muito ruim e com pouca aderência. No modo Lama, a rotação do motor se eleva, mas mesmo pisando fundo, o sistema controla bem a força aplicada em cada roda.

Novo Peugeot 2008: Impressões, detalhes e preços do crossover

De fato falta um sistema de tração nas quatro rodas, mas na ausência deste, o Grip Control ajuda até onde dá. Em estradas de terra, o modelo se comportou razoavelmente bem, apesar da traseira apresentar facilidade para escapar, mas corrigida sempre pelo ESP. A suspensão tem uma boa calibração para suportar buracos, valetas e lombadas sem bater no fim do curso e filtrando boa parte dos defeitos de asfalto ou de terra.

O Novo Peugeot 2008 na versão Griffe com motor 1.6 16V também foi testada rapidamente pelo NA. O propulsor 1.6 16V StartFlex oferece 115/122 cv e 15,5/16,4 kgfm, respectivamente com gasolina e etanol. Ele entrega boa disposição no modelo, que pesa em torno de 1.200 kg e apresenta um desempenho moderado, mas suficiente para o foco do carro. O câmbio de cinco marchas tem relações adequadas, embora não seja tão macio ou preciso nos engates.

Rodando a 110 km/h, a rotação atinge 3.200 rpm. O nível de ruído é mais alto que o produzido pela versão THP, ficando um pouco acima do desejável. Suspensão e direção mantém as mesmas características. Os freios – apenas com ABS – tem desempenho razoável. De modo geral, o Novo Peugeot 2008 com motor 1.6 16V entrega um conjunto equilibrado para seu porte e potência.

Novo Peugeot 2008: Impressões, detalhes e preços do crossover

A Peugeot diz já ter 15.000 pedidos do Novo 2008 e pretende iniciar a pré-venda do modelo no período entre 11 de abril e 12 de maio. As entregas começam apenas em maio e a pretensão global é vender 200.000 exemplares anualmente em todo o mundo. No Brasil, o investimento foi de R$ 400 milhões e envolveu 300 profissionais, bem como consumiu 800.000 km de testes.

O Novo Peugeot 2008 tem 80% de componentes e peças nacionalizadas. A marca francesa em breve vai apresentar uma nova rede de concessionários Peugeot com 120 lojas e um novo padrão de atendimento e pós-venda.

No geral, o Novo Peugeot 2008 mostrou que está disposto a brigar forte no segmento de SUV compacto e tem armas poderosas para conquistar o consumidor. Os preços estão dentro de uma faixa bastante competitiva na categoria, não ultrapassando a marca de R$ 80.000. O pacote de série é bastante completo, destacando-se segurança e entretenimento. Ainda assim, falta uma boa transmissão automática de seis marchas para a versão THP, que faria um bem enorme aos que buscam ainda mais conforto e comodidade.

Galeria de fotos do Novo Peugeot 2008:

Viagem a convite da Peugeot.

Novo Peugeot 2008: Impressões, detalhes e preços do crossover
Nota média 5 de 1 votos

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por mais de 12 anos. Saiba mais.

Notícias por email