Hatches Peugeot Segredos-Flagras

Novo Peugeot 208 é flagrado em Resende

Novo Peugeot 208 é flagrado em Resende

O leitor Helton Cordeiro flagrou em Resende, interior do Rio de Janeiro, o Novo Peugeot 2008. O hatch compacto da marca francesa estava circulando camuflado pela cidade fluminense, chamando muito a atenção.


O modelo, apesar de estar rodando numa cidade vizinha à fábrica da PSA, localizada em Porto Real, não será fabricado lá, mas em El Palomar, Argentina. É nessa unidade que a montadora investiu para produzir a plataforma modular CMP.

Esta base é feita em parceria com a Dongfeng, chinesa que é sócia da PSA, tendo 12% das ações. O compacto sairá dessa linha de montagem modernizada junto com o Novo 2008, que aqui só deve chegar por volta de 2022.

Novo Peugeot 208 é flagrado em Resende


Na Europa, o Novo 208 se destaca pelo visual mais agressivo, chamando atenção para os faróis de LED com luzes diurnas triplas, imitando as garras do leão, símbolo da marca. No carro visto, os faróis eram normais. Na traseira, o hatch tem lanternas em LED com o mesmo padrão visual.

Por dentro, o ambiente é mais sofisticado e conta com cluster digital, assim como multimídia dotada de tela maior, além de Google Android Auto e Apple Car Play. O Novo Peugeot 208 se destaca ainda pela alavanca de câmbio eletrificada, a mesma usada nos 3008 e 5008.

Na Europa, o Novo 208 deverá centrar-se no motor Puretech 1.2 com 82, 110 ou 130 cavalos, sendo os dois últimos com turbocompressor e injeção direta. Espera-se que o GTi tenha o propulsor Puretech 1.6 Turbo (THP atualizado) com 225 cavalos.

Novo Peugeot 208 é flagrado em Resende

A versão elétrica e-208 tem motor de 136 cavalos e 26,5 kgfm, além de baterias de lítio de 50 kWh e autonomia de 350 km no ciclo WLTP. Por aqui, os motores ainda permanecem uma incógnita, mas o 1.6 THP Flex de até 173 cavalos, pode trazer de volta o 208 GT.

O motor 1.6 Flex atual não é um motor ruim, mas como se trata de um carro importante para a Peugeot, o Novo 208 precisa de um propulsor mais moderno e, especialmente, econômico. O Puretech 1.2 aspirado deve ser seguido pelo turbo ou um novo motor.

Agradecimentos ao Helton.

Novo Peugeot 208 é flagrado em Resende
Nota média 4 de 9 votos

Ricardo de Oliveira

Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 23 anos. Há 12 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações. Também trabalhou nas áreas de retificação de motores, comércio e energia.

  • cerberos

    a onda agora é SUV, a Peugeot já possui o 208 a venda, ela devia era agilizar a vinda do 1008 e só depois promover a nova geração do 208.

    • oscar.fr

      Não existe 1008 ainda…

      • th!nk.t4nk

        O 1008 ainda não, mas o 1007 é figurinha comum na Europa. Vamos ver se a nova geração acaba indo pro BR, ou se novamente irão pular o país.

        • oscar.fr

          1007 um estrondoso fracasso financeiro para a PSA. Carro caro que nunca deu o retorno esperado. Ele veio parcialmente ao Brasil, sob a forma das lanternas da Hoggar hehehe

        • Ubaldir

          A expectativa é que Porto Real lance uma completa gama de novos produtos montados sobre a PF1 visando um mercado mais de entrada, incluindo hatch, sedã e SUV.
          CMP virão todos da Argentina.
          Vejamos o que vem por aí. Com a gama atual, onde só temos 208 e 2008 e mais alguns importados, não há como a Peugeot vender mais que 1000, 1000 e poucos carros por mês.

  • Flávio Ba

    Não sei mas, talvez já chegue tarde aqui no Brasil!!!! GM lançando já quase pronta pro novo Onix, Hyundai com novo HB20, e Renault com novo Sandero, esse 208 qdo chegar estará atrasado

    • Tiago Mascarenhas

      Dificilmente.
      HB20 e Sandero, pelos vazamentos, são facelifts mais profundos, não houve mudança, como acontece com 208. Acho que ai pra brigar mesmo no quesito renovação só o Onix, se vier com a aparência do Prisma que vazou.
      Acho que eles colocam o 208 a venda até setembro.

      • what_the_hell??

        setembro de 2019 ou de 2020??? Pelo que tenho ouvido falar nas matérias, dificilmente virá antes de junho de 2020!

        • Tiago Mascarenhas

          Aparentemente será pior que isso, fim de 2020 e início de 2021, o que pra mim é um tiro no pé esticar tanto esse lançamento, não entendo o motivo, o carro já roda em teste no Brasil e já foi homologado, já poderiam antecipar as vendas e alinhar com o mercado internacional.
          A peugeot peca também na falta de alinhamento global e lançamento estratégico.

      • Gran RS 78

        Como assim não houve mudança no HB20? Ele terá novo motor turbo com injeção direta, mas itens de segurança e comodidade, e mesmo não sendo uma nova geração, praticamente tudo nele será diferente do atual, bem diferente do pequeno face lift do Sandero, que só mudou as lanternas traseiras.

        • Cesar

          Mudou as dianteiras também incorporando DRL e não se esqueça do câmbio CVT.

          • Edson Fernandes

            Mas não foi uma grande mudança como será do HB20.

            • Cesar

              Edson,
              Veja meu primeiro comentário. Fui claro que o Sandero novo está atrasado e este que está sendo lançado, é somente uma remodelação.
              O HB20 acredito que mesmo sem trocar plataforma que seja uma nova geração.

              • Edson Fernandes

                Ah sim, peço desculpas da minha falta de interpretação.

          • Gran RS 78

            A dianteira é praticamente a mesma, somente os faróis que agora tem luz de led, e claro, na minha opinião, a mudança mais importante do Sandero será o cambio CVT, que irá aumentar e muito as vendas do modelo. Quanto as mudanças do HB20, ele praticamente é outro carro em comparação com o anterior.

        • Tiago Mascarenhas

          Falo de mudança de modelo, não de mecânica e itens de segurança.
          Os vazamentos mostram poucas mudanças neste ponto.
          Sabemos que o que vende no brasil é aparencia e preço, não adianta ter milhares de melhoramentos em niveis de mecânica e segurança se vier identico ao modelo anterior, exemplo disso é o onix zero no latinNCap e lider de venda no Brasil.

          • Gran RS 78

            Mas o Hb20 não será nada parecido com o anterior, foi a mesma coisa que aconteceu com o Sandero quando ele teve aquele face lift profundo em 2014, que praticamente se tornou um outro carro, mesmo utilizando a mesma plataforma. Quanto ao Onix, já tem um bom tempo que a GM aplicou mudanças em sua estrutura e o modelo ganhou três estrelas.

      • Mauro Moraes

        Um site já teve acesso ao novo HB20 na Coréia e comentou que é um carro totalmente novo, aproveitando apenas a atual plataforma retrabalhada e mais robusta. Maior, mais espaçoso e com novos motores, o novo Hyundai promete estabelecer um novo patamar de design entre os compactos, uma evolução do atual; sugeriu a reportagem.

    • Cesar

      O Sandero está atrasado. O que será lançado agora dia 25 é só uma remodelação.

  • Ricardo Brito

    2008 em 2022??? Por isso a Peugeot agoniza no Brasil, um carro que hoje seria facilmente o melhor da categoria chegar com 3 anos de atraso, praticamente no fim da vida e com concorrentes mais atualizados. A Peugeot parece que não aprendeu com a demora no lançamento da Hougar, 206 sedan e 206 se.

    • andrei petreira

      É por ai mesmo. No meu caso, acho melhor que venha o 208 o quanto antes pq prefiro hatch a SUV, mas seguindo a logica do mercado, deviriam já trazer ja o 2008

    • Raimundo A.

      O 2008 daqui acabou de ter um facelift, pouco diferente do feito no europeu tempo atrás. Quando inventam de fazer um medida com essa, é para manter o produto, no mínimo, por um ano e meio no caso da PSA. Outras, as mudanças feitas no 2008 NG são bem mais complexas que o atual 2008, como a plataforma pode atender mecânica híbrida, a transmissão ser AT8 contra AT6 daqui. Termos o THP mais potente, que é uma exclusividade nossa porque no exterior não há o 2008 com THP tão potente. O 208 NG, por exemplo, pode ter o AT8 segundo li, mas iriam ofertar isso aqui? Acho pouco provável por questões de custos e não vermos concorrentes com transmissão desse tipo nos metidos a compacto premium.

      Definir a vinda do 2008 NG para cá não seria tão simples porque o produto ficou mais sofisticado e como não faltam os críticos de marcas francesas no mercado ignorando bons produtos mais caros, a PSA pode optar por ofertar, mas simplificando várias coisas porque não compensaria ter um 2008 NG igual ao europeu, o preço pode ficar salgado, para vender menos que os concorrentes.

      • Mr Tony

        Vai ser feito na Argentina, só querer trazer pra cá.

        • Raimundo A.

          Você deve ser daqueles que leem algo, mas não entendem. Eu não disse que seria feito aqui ou no país vizinho, bem como não disse que a sua oferta está fora de cogitação. Disse que não deve vir, como tem gente dizendo que o 208 novo ainda chega este ano aqui, logo porque o 2008 daqui acabou de receber uma modificação visual podendo fazer a nova geração demorar a chegar aqui. Além disso, esta nova geração traz várias coisas novas e caras que talvez não ofertem, além de adaptar ao que temos aqui como o THP flex potente. Não é porque o produto será feito na Argentina que a oferta teria pouco atraso com relação ao europeu. Você sabe se será exatamente o mesmo. Não se sabe se o 208 NG por dentro, ainda mais na mecânica, trará novidades com há no europeu.
          Agora, fácil é especular, porque existe uma conduta vista na concorrência e a PSA por um período fez, sobre manterem o 2008 facelift porque a nova geração será posicionada acima. Isso também já falam sobre a chegada do 208 NG acima do atual que temos até a PSA anunciar no exterior, atenderia a América Latina, o trio de produtos compactos para, salvo engano, Índia. Fariam hatch, sedã e SUV.

          Por fim, só querer trazer em certos casos é melhor esperar deitado. Há vários produtos que tem na Argentina e não tem aqui sendo nós um mercado maior e com gente, ao menos leitores de sites, questionando isso.

          • Mr Tony

            O loco meu, só falei uma frase e precisa vir com paulada? Tá confirmado que será feito nos Hermanos, a concessionária onde peguei meu Cactus Peugeot/Citroen já falaram da vinda dele, mas desculpa aí minha ignorância! Vou prestar mais atenção da próxima vez!

          • Andrezza Silva Xavier

            Que falta de educação! Totalmente desnecessário!

      • what_the_hell??

        O facelift que fizeram no 2008 foi mínimo, só mudaram a grade praticamente! A única mudança que poderia surtir efeito nas vendas (THP + câmbio AT) deixaram para o fim do ano!

        Enfim, como sempre, a Peugeot lança os carros certos, mas na hora errada (com 3 anos de atraso!).

      • Arthur

        Cara, se é complicado ou não lançar o 2008 europeu aqui não sei. Sei que se lançassem na mesma faixa de preços dos SUVs compactos que temos aqui ele ia nadar de braçada. O modelo europeu eu compraria fácil nessa faixa de 100k, esse que tem ai não quero de jeito nenhum, nem por menos que isso. Agora, se a PSA quer vender pouco, está fazendo a política certa – e quem sou eu para criticar.

        • Ricardo Brito

          É o que eu acho… Se é demorado produzir aqui, traz importado e depois fábrica na Argentina ou Brasil… Só não podem perder o bonde. HRV 140.000,00, TCross 125.000,00… Essa 2008 nova se eles conseguissem trazer por 110.000,00 quem sabe até 115.000,00 completinha acho q ia dar balançada como a 3008 fez.

      • Edson Fernandes

        Seria um diferencial e tanto se ofertassem a transmissão de 8 marchas.

    • Roger Silva

      Se eles trouxessem esse carro hoje, pelo preço de Polo de entrada, ainda não venderia, porquê para brasileiro carro francês não presta.

      • Ricardo Brito

        Concordo… Mas ainda tem uma parcela de brasileiros que pensa diferente, eu já tive 3 PSA e teria mais sem dúvida. Só não estou com um porque o único carro legal a é da quePSA é o 3008 e está muito caro pra mim, mesmo usado. Mas vindo o novo 2008 em uma faixa boa e logo eu não teria dúvida alguma. Agora para chegar em 2022 ou 2023, o visual do 3008 já vai estar com 5 anos e deverá estar cansado e isso deve pesar para o 2008 já que é muito parecido.

      • Ernesto

        Exagero!

  • FREDRED

    Com certeza estará na minha garagem em breve.

    • th!nk.t4nk

      Mora na França? Pois no Brasil, só em 2022.

  • Carlos Eduardo Cabral Silva

    vai chegar acima dos 50 na versão de entrada e beirando 100k na vers]ao “apimentada”.

    • oscar.fr

      E tu acha que deveria custar menos? Acha que um Peugeot 208 deveria custar menos que carros de baixo custo como Ka, Onix e HB20?

    • Apopololo

      ou seja igual aos concorrentes…

  • Chap

    Farolzinho parabólico, lâmpadas halógenas… Já está a todo vapor a “tropicalização”.
    Mas, independente disso, será um dos poucos compactos de primeiro mundo no mercado nacional quando o lançarem.

    • fsjal

      Na europa também tem versão de entrada, com DRL halógeno e inclusive retrovisores, calotas e maçanetas pretas, coisa que não costumamos ver por aqui em carros desse valor.
      Porém, mesmo a versão de entrada já vem completa no quesito segurança, com todos os AB, abs e ESP, que é o que europeu valoriza antes da estética.

  • El Gato!

    No primeiro parágrafo, onde está escrito “2008” é na verdade 208.

  • Romualdo Vieira

    Tomara que a tropicalização não foda a segurança arrancando barras de proteção de portas. Tem tudo pra ser o melhor hatch nacional.

  • Tochio

    Todo mundo ama o carro, mas quando chega ninguem compra !

    • Cesar

      E querem que a Renault faça a mesma estratégia.

    • Gabriel

      Eu não amo, e nem compraria kkkk
      Pra mim ja deu de Peugeot, uma vez já foi de mais, minha grana suada eles não ganham nunca mais.

    • Luiz

      Os carros da Peugeot são ótimos, já tive três!
      Porém, a marca faz desses carros uma “bomba” por causa principalmente do péssimo atendimento e estratégia no Brasil, parece que estão sempre atrasados.
      Sempre falo que me livrei dessa “bomba” não por causa da manutenção ou por não gostar do carro, mas pela decadência total dessa marca no Brasil!

      • Jurandir Filho

        Mas estão se esforçando pra mudar a imagem, vide as novas políticas da marca, também estou no meu terceiro Peugeot, tive um 206 importado, um 408 e agora um 2008, é nítida a mudança no atendimento (pelo menos aqui no DF), era bem ruim quando tinha o 206 (em meados de 2002), já no 408 e 2008 não tive problemas

        • Nicholas Jensen

          Cara, que versão e ano de 408 você teve? Estou pensando em trocar meu 307, e o 408 ano 2014 manual me pareceu bastante chamativo. Você me recomenda?

          • Jurandir Filho

            Eu tive um 408 2012/12 automático, se fosse pegar um novamente, tentaria um thp que vem completaço (6 airbags, esp, teto solar, ar digital, etc…), o 408 manual que pretende deve em alguns equipamentos, mas senão liga pra isso, vai na fé, o motor é bem robusto e confiável, as peças são na média e o consumo também, ainda mais que vai pegar manual…

            • Nicholas Jensen

              Obrigado pelo retorno! Me deu mais vontade de comprar. Eu escolhi manual por não gostar muito de automático, mas principalmente por medo de dar B.O. meu pai teve uma Santa fé 2012 e saiu bem caro o problema no câmbio, mas sei que não devo levar isso em consideração, pois são carros totalmente diferentes. E também, o manual tem equipamentos muito próximos do que meu 307 possui, menos o teto solar que uso muito raramente, mas me satisfazem.

    • Fabão Rocky

      Vdd! Td mundo elogia os carros da Peugeot e Citroen pelos blogs automotivos e na prática a realidade é outra. Parece q brasileiro gosta mesmo de carro de baixo custo!

    • Benny Blanco

      Meu caso será o contrário. Terei que me segurar para não comprar.

  • RKK

    “É nessa unidade que a montadora investiu para produzir a plataforma modular CMP.Esta base é feita em parceria com a Dongfeng, chinesa que é sócia da PSA,”

    -> Socorro !

    “O Novo Peugeot 208 se destaca ainda pela alavanca de câmbio eletrificada, a mesma usada nos 3008 e 5008.”

    -> Alavanca de câmbio eletrificada ?

    • fsjal

      câmbio tipo joystick, como nas BMW, onde a alavanca não corre por um trilho.

      • Cesar

        O Clio e o Captur novo também estão usando esse sistema.

      • RKK

        Somente na opção automática, então.

  • RKK

    Finalmente o motor 1.2 Puretech turbo no Brasil.

  • fsjal

    Espero que tenha mais sucesso no mercado. Predicados ele tem.

    O 208 atual também tinha mas não vingou. Tive um Puretech e gostei muito do carro. Deixou saudades.
    Com certeza vou dar uma olhada nesse modelo quando chegar.

    • Nicholas Jensen

      Qual você possui hoje?

      • fsjal

        Um 308 Roland Garros

        • Nicholas Jensen

          Carrão, sou muito contente com meu 307 ano 2011, e estudo futuramente pegar um 408 ano 2014, mas já cogitei um 308, mas não tão foderoso igual ao seu. Obrigado pelo retorno.

          • fsjal

            Também estou satisfeito com o meu.
            Quando eu comprei, paguei num 0km o mesmo que pagaria num Fit intermediário, mas certo de que seria casamento, porém minhas prioridades eram outras.

  • Christian

    Alguma versão terá ACC?

    • Jurandir Filho

      Algum hatch compacto tem?

      • Christian

        Em outros países tem. Está na hora de alguma montadora tomar “vergonha na cara” e trazer veículos bem equipados.

  • 🅰🅽🅳🅴🆁🆂🅾🅽 – 🆂🅿® ✅

    Carro bonito, merece um posicionamento melhor no mercado.

  • Rodolfo Deo

    Esse carro vai envelhecer o Polo com força quando chegar.

    • Klaus Nickel

      aplicaram aquele app pra envelhecer o painel do polo

    • Francisco

      Polo se for o Highline é bonito, tenho um, só o painel totalmente digital já deixa o de outros arcaicos, tbm tem o design harmônico e esportivo com as rodas 17″, fora ainda a mecânica muito boa.

    • Jurandir Filho

      O interior do atual 208, como um todo, já é mais moderno e bem acabado, veja lá o novo

  • Foonoslew

    É… Apesar dos SUVs os hats compactos tão com tudo!

    • Kaian Reis

      Apesar de gostar dos SUVs também sou fã dos hats compactos

      • Klaus Nickel

        e aqui temos hatchs pra todos os gostos

        • Eskarmory .

          [ironic] e aqui temos hatchs pra todos os gostos [/ironic]

  • Tem uma coisa que não entendo, tipo o carro já foi lançado na Europa ou em qualquer outra parte do mundo (Não estou só falando do 208), porque camuflar? Tu acha que aquele aplique a mais ou a menos (No caso do Brasil sempre menos) vai mudar algo para a concorrência? No máximo algum desavisado do país local vai ficar surpreso e olhe lá, que por ser desavisado o carro vai passar por ele e nem vai ser notado.

    • Ernesto

      É para chamar a atenção mesmo, oras.

  • Faheina

    Se quisesse fazer a diferença que tá tentando promover já traria logo.
    Não faz sentido testar o carro pra trazer 15 meses depois.

    • Nicholas Jensen

      Eu acho que existem vários fatores a se levar em consideração antes de trazer, como por exemplo, o combustível que só existe aqui no Brasil, por isso os testes, mas concordo que é demorado demais, e parece que estão enrolando mais ainda para trazer, mais que o normal.

  • Eskarmory .

    Legal vai ser o aplique de plástico preto na versão de entrada, onde seria a DRL. Se fosse eu mandaria pintar ou adesivar na hora.

  • Hendel Marques

    Pelas fotos achei ele “grandão”, de porte parecido ao 308.

  • Eduardo Cardoso

    Vai continuar esta viagem de carros bons, porém, com câmbio automático, assassinando a esportividade?

    Que venha carros com turbo manuais!!! Nosso mercado está mais que carente!

    Comodidade jamais substituirá o prazer de ganhar a estrada, só quem ama carro entende.

  • 4lex5andro

    Parabéns pela iniciativa Peugeot. Que se confirme na forma de lançamentos, o Brasil precisa de bons produtos equivalentes aos europeus.

  • Ubaldir

    Tenho minhas ressalvas quanto à qualidade dos produtos fabricados na fábrica argentina do PSA. Eu, que já tive carros feitos tanto na unidade do país vizinho quanto na de Porto Real, digo com propriedade que é notável a melhor montagem e controle de qualidade brasileiros.
    Vejamos como será a fabricação na nova plataforma CMP.

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por mais de 13 anos. Saiba mais.

Notícias por email