Novo Peugeot 4008 inicia pré-produção na França

Novo Peugeot 4008 inicia pré-produção na França

Conhecido como P54, o terceiro membro da família 308 está sendo chamado 4008 na França, onde a pré-produção começou em Mulhouse. Lá, a primeira carroceria foi montada e pintada, sendo ela de um crossover de estilo cupê que reforçará a gama média da Peugeot.


Derivado direto dos novos 308 e 308 SW, o Peugeot 4008 deverá medir em torno de 4,70 m de comprimento e será lançado oficialmente na metade do ano que vem, enquanto as vendas ocorrerão somente em novembro ou dezembro.

Na prática, o Novo Peugeot 4008 será um irmão maior do Novo Citroën C4, que mede 4,36 m de comprimento e tem 2,67 m de entre-eixos, sendo feito sobre a plataforma modular CMP. No caso do derivado do 308, sua plataforma é a EMP2, mas não deve chegar ao mercado com suspensão traseira multilink.

Maior também que o 3008 atual e o próximo, o Peugeot 4008 se aproveitará da designação já usada pela marca na China, onde é adotada pelo 3008 da geração atual. Nessa projeção do site L´Argus, é possível vislumbrar como o crossover francês chegará ao mercado europeu.

Novo Peugeot 4008 inicia pré-produção na França

Comenta-se que o interior será compartilhado com os atuais 308 e 308 SW, reforçando a impressão de que também manterá o eixo de torção destes dois, conforme comentamos acima, sobre a suspensão multilink.

Para a Europa, o Novo Peugeot 4008 deverá ser servido com motores Puretech Turbo 1.2 de 110 e 130 cavalos com gasolina, sendo estes os últimos puristas. Pode ser que seja o 1.2 Puretech Turbo com 156 cavalos. Acima deles, o Puretech 1.6 Turbo será oferecido somente em versões híbridas plug-in com 180 ou 225 cavalos de potência combinada.

Também pode ainda dispor de um diesel 1.5 BlueHDi com 130 cavalos, mas a presença inédita será de uma versão e-4008, com motor elétrico de 136 cavalos e 26,5 kgfm, além de baterias de lítio que devem ser maiores que 50 kWh. Pode ser que seja usado o pacote de 75 kWh, visto nas vans da marca.

[Fonte: L´Argus]

 

Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 25 anos. Há 14 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações.