Segurança Tecnologia

Novo recurso da Apple transforma seu iPhone em uma chave de carro

Novo recurso da Apple transforma seu iPhone em uma chave de carro

Fruto de uma parceria entre Apple e Car Connectivity Consortium, a empresa de Steve Jobs apresentou na semana passada uma função que permite trancar, destrancar e ligar o veículo por tecnologia de aproximação, também conhecida como Near Field Communication (NFC). O recurso da Apple, conhecido como CarKey, está disponível em versão beta do iOS 13.4, apenas para desenvolvedores.


De acordo com a Apple, os usuários poderão substituir as chaves do veículo pelo aparelho celular para ligar carro. Funciona assim: você segura o dispositivo na frente do leitor (NFC) para fazer o desbloqueio das funções. O processo de emparelhamento é realizado através do aplicativo Wallet (ou “Carteira digital”, na linguagem dos meios de pagamento).

Novo recurso da Apple transforma seu iPhone em uma chave de carro

Caso queira, o proprietário poderá liberar o acesso do seu carro para amigos e familiares através da tecnologia. Logo, eles terão acesso para trancar e destrancar o seu veículo a qualquer momento.

VEJA TAMBÉM:

Para fazer a autenticação não é necessário usar o Face ID, como acontece com cartões. Como a tecnologia possui um chip de segurança, os proprietários poderão usar o sistema ainda que o smartphone esteja sem bateria.

Segundo o portal especializado em tecnologia 9to5mac, a Apple está disposta a fazer parcerias com montadoras para colocar essa tecnologia nas ruas. O CarKey poderia ser uma opção de fábrica assim como o CarPlay, por exemplo. Vale lembrar que o recurso exige que o automóvel seja habilitado para Near Field Communication. Isso significa que, pelo menos no começo, um número limitado de carros deve receber o sistema.

Novo recurso da Apple transforma seu iPhone em uma chave de carro

O iOS 13.4 para o público ainda não está disponível. No entanto, uma especificação 2.0 do sistema está sendo desenvolvido para “suportar a adoção em massa”. O objetivo é que na versão 3.0 o recurso seja capaz de desbloquear as portas do veículo sem a necessidade de segurar o aparelho celular. Ou seja, futuramente você irá abrir seu carro com o smartphone no bolso.

Darlan Helder

Darlan Helder

Natural de São Paulo, é jornalista e fotógrafo. Escreve na internet sobre o universo automotivo desde 2011

  • Cesar

    Isso já não existe?
    A localiza usa um sistema parecido que se chama fast.
    Não sei como é o funcionamento mas sei que se usa o celular.

    • th!nk.t4nk

      Já existe há tempos em diversas marcas (BMW, Mercedes, Audi, etc). Mas sinceramente, é uma bobagem. É o tipo de coisa que você usa uma única vez na vida e depois volta pra chave normal.

      • Edinaldo_Tapica

        Tenho minhas dúvidas… Troquei meu celular por um Apple Watch LTE, justamente pela questão de praticidade. Nesse caso pra mim seria uma mão na roda: Trocar a fechadura de casa por eletrônica (que já existe) e do carro por NFC liberaria de vez meus bolsos das únicas coisas que carrego hj. O futuro é smartwatch

    • Edson Fernandes

      A Renault tbm utiliza o mesmo sistema… e ele se chama Chave cartão.

      Sei lá…. eu acho que vale a pena ter apenas tal recurso na chave do carro configurado o recurso como keyless. Acho um risco permitir um programa controlar pq nenhum programa é inviolavel… mas o keyless atrai menos interesse por ser um código unico por chave do que um acesso a criptografia de um programa que pode te revelar para outras coisas no celular. Ao menos ao Brasil é claro.

      • Bruno Dias Zanchet

        eu gosto muito do cartão do meu fluence pq ele não é volumoso igual as chaves de outros carros.

      • Cesar

        Cansei de deixar os vidros do Fluence abertos porque ele não sobem automaticamente ao se afastar.

        • th!nk.t4nk

          Pior que isso é de propósito. Pelo visto a Renault esqueceu de “tropicalizar” o carro, ao levá-lo pro Brasil. Na Europa as pessoas gostam de deixar os vidros parcialmente abertos (ou totalmente às vezes). Mesmo carros conversíveis as pessoas estacionam com a capota aberta. No caso do Brasil é sempre necessário mudar o setup, por questoes de segurança.

          • Cesar

            Segundo o manual do Fluence, isso funciona assim para se evitar deixar alguém trancado dentro do carro. Principalmente crianças.
            Então você tem a opção de comandar o levantamento dos vidros pelo controle remoto (cartão).

  • zekinha71

    O bom que facilita a vida do ladrão, rouba o celular e já tem acesso ao carro.

    • Senna ever

      Fiquei com a mesma impressão ao ler o texto!

    • gnc03

      Por isso, como diz na materia, será necessário usar o FaceID/TouchID assim como no Apple Pay!

      • Edson Fernandes

        A versão 3.0 quer ter a possibilidade de nem precisar fazer isso. Logo, é possivel estando com o celular em mãos, abrir e ligar o carro.

      • Então o ladrão vai ter que cortar a cabeça da vítima para roubar o carro kkkkk.

      • Edinaldo_Tapica

        Uso Apple Pay no Watch e não pede FaceID nem TouchID,.. Apenas uma senha que é inserida ao ligar o aparelho, e que deve ser reinserida se em algum momento sair do pulso da pessoa.

        • gnc03

          Amigo, tira o watch do seu pulso e veja se ele nao pede a senha na hora! Nao faz sentido ele pedir faceid ou touchid se ele esta no pulso do seu dono!

          • Edinaldo_Tapica

            Foi exatamente o que eu disse. Tirou do pulso na hora pede senha

  • RicLuthor

    O mundo está tão superficial que as pessoas hoje se incomodam por ter que carregar a chave do próprio carro, mesmo que a chave já seja presencial e permita abrir ou trancar o veículo sem precisar tirá-la do bolso, dar partida remotamente para refrigerar o ambiente interno…

    Os aficionados por eletrônicos, atualizações de aplicativos e sistemas vão ao céu toda vez que surge uma novidade como a citada na matéria.

    • Tripé

      Se dependesse de mim, nem do celular seria necessário, deveria ser por digital ou reconhecimento facial pela própria maçaneta do carro.
      Vai na concessionária ver o preço de uma chave presencial, caso aconteça algo com a sua.

      • RicLuthor

        Ford Fusion e o sistema de senha na coluna B, a chave pode ficar sempre guardada dentro do carro.

        • Tripé

          É uma boa alternativa, mas se alguém pegar a senha, poderia abrir o carro, caso a chave esteja próxima?

          • RicLuthor

            Para abrir o carro a chave não precisa estar próxima, salvo engano, basta ter a senha; mas para ligar o carro é necessário a chave presencial estar no interior. De todo modo, há que se ter cuidado com a senha, assim como se tem com a do cartão de crédito por exemplo.

            • Tripé

              Nesse caso, por digital ou reconhecimento facial, não existiria o risco da senha ficar exposta e outras pessoas terem acesso ao seu carro. Ainda tem o fator de não se precisar mais de chave, afinal sua digital seria sua chave.

        • radiobrasil

          Troquei meu Fusion final do ano passado e COMO SINTO FALTA desse sistema, é MUITO util mesmo.

      • Em um mundo perfeito carros não precisariam de chaves. Mas enquanto o mundo perfeito não chega ….

    • Oliveira17

      Eh muito mais facil dominar um ser humano quando sua vida inteira esta “dependente” em um unico dispositivo, dessa forma eh mais dificil de escapar. O problema eh que a pessoa nao tem “escolha” porque fica dependente de uma tecnologia, bizarro.

      • leitor

        Então isso é uma solução. Tem a chave e o celular. Não é mais um só dispositivo.

  • Geruzzus Filho

    Esse negócio de colocar sua vida INTEIRA! no celular, ainda vai dar uma merd@ e das bem grandes! É só uma questão de tempo.

    • radiobrasil

      E o pessoal nunca faz backup das informacoes.. ai fica doido quando dá pau no celular e perde tudo….

  • Marcio Souza

    A Cadillac já tem isso nos seus veículos já a alguns anos.

  • Rômulo

    Os ladrões agradecem.

  • radiobrasil

    Pra quem tem Gm, tem o Onstar… só tem um “delay” de minutos ate conectar, mandar comando e destrancar o carro huahuahua

  • Bruno Silva

    É tão difícil andar com uma chave no bolso assim? E hoje nem é preciso tirá-la pra acessar o carro.

  • Alexandre Maciel

    A Apple “descobrindo” as obviedades do NFC e as apresentando como ideia do século.

  • hinotory O

    Hum, mais uma inutilidade da Apple.

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por mais de 13 anos. Saiba mais.

Notícias por email