Renault Veículos Comerciais

Novo Renault Master: dirigimos o Master Furgão L1H1

novo-renault-master-impressoes-9-620x412 Novo Renault Master: dirigimos o Master Furgão L1H1

Sueli Osório
Enviada a Curitiba/PR



Guiamos por trecho urbano de Curitiba a versão de entrada do Master Furgão, a L1H1, que tem chassi curto e teto baixo, com 5,05 metros de comprimento, e custa R$ 87.170. Por fora, o modelo realmente aparenta ter sido renovado, com os faróis alongados, conjunto óptico que engloba piscas, grade frontal com três filetes cromados e largo para-choque.

Na parte traseira, a lanterna mantém o formato vertical, mas a disposição das luzes mudou. A placa está posicionada do lado esquerdo, em posição ligeiramente elevada, o que a torna mais visível.

No interior, o painel mudou totalmente e traz mais informações sobre temperatura do motor, relógio, OCS (sistema de controle de óleo), GSI (indicador de marcha), além de duas tomadas 12V. O modelo incorporou mais porta-copos e porta-objetos, onde podem ser guardadas garrafas de até dois litros e pranchetas. O porta-luvas tem 7,7 litros de capacidade de armazenamento.

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Com espaço para acomodar motorista e mais dois ocupantes, a cabine oferece boa posição de dirigir, já que há ajustes de altura da coluna de direção e do banco (altura e inclinação de encosto e assento). A empunhadura do volante é boa e agrada a posição da alavanca de câmbio, no painel. Os engates são precisos.

Ponto positivo também para a visibilidade. Como se trata de um furgão, não há retrovisor interno, mas os externos são amplos e proporcionam boa visão para o motorista. Segundo a Renault, outra alteração está na tampa do combustível, que agora tem sistema de inviolabilidade e só pode ser acessada com a abertura da porta do motorista, evitando o furto de combustível.

As suspensões dianteira (triângulos sobrepostos), com barra estabilizadora, molas helicoidais e amortecedores hidráulicos, e traseira, composta por eixo rígido com travessas longitudinais semi-elípticas de lâminas em aço, ficaram mais robustas, segundo a montadora. O novo sistema do batente foi desenvolvido para garantir a estabilidade do veículo carregado. No trajeto urbano, com três ocupantes e sem carga, o furgão balançou bastante.

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Independentemente da versão ou da configuração, o Master sai de fábrica com direção hidráulica de série, além de ar quente, hodômetros digitais total e parcial, bloqueio de ignição por transponder, alerta sonoro de luzes acesas, faixa de proteção lateral na cor preta, relógio digital e farol com regulagem de altura, recurso importante para a segurança no trânsito em se tratando de veículos que trafegam ora carregados, ora vazios.

Airbags e freios a disco nas quatro rodas, com sistema ABS, agora são itens de série em todas as versões. Segundo a montadora, o Master está mais eficiente nas frenagens. Em testes feitos pela Renault, a 100 km/h, o modelo precisa de 44 metros para parar, ganhando quatro metros de vantagem sobre seu antecessor. Outro item de segurança, opcional, é o travamento automático das portas quando atinge 6 km/h.

Entre os opcionais estão disponíveis itens como vidros e travas elétricos, ajuste interno elétrico dos retrovisores, ar-condicionado, computador de bordo e faróis de neblina.

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Motor

O novo turbodiesel 2,3 litros de quatro cilindros, que estreia na linha 2014, é 15 cavalos mais potente e gera 2,04 mkgf a mais de torque. Ele desenvolve 130 cavalos  a 3.500 rpm e 31,6 mkgf a 1.600 rpm. Sem carga, demonstrou desempenho satisfatório, com arrancadas rápidas e retomadas seguras. Como ocorre na linha de veículos de passeio da marca, o Master também é dotado de acelerador eletrônico. Com a ajuda de sensores, a aceleração do veículo é feita de forma mais ágil e suave.

Jornalista viaja a convite da Renault

  • DougSampaNA

    grade medonha…primo do Agile?

    • Filipe Augustus

      A diferença é que a grade enorme está em um utilitário enorme, e não em um hatch compacto ;)

    • mjprio

      Concordo, o que não gostei não foi do tamanho e sim do desenho…

      • ricpts

        Eu não gostei do tamanho e do desenho.

    • Braulio Rola

      A Kombi é melhor

  • yuri calmon

    Gostaria de ver o interior da versão executiva !!!

    • Sias

      Pois é, e as fotos do interior?

      • edumardecerva

        Essas avaliações da Ozório estão bem fracas, muito resumidas, tá parecendo aqueles textinhos beira de foto de jornal em preto e branco, cade aquelas que reclamava até da fechadura?

  • Daniel Ramos

    Linda demais em, está ai uma ótima opção para os profissionais que compram-a para agregar…seria interessante o sedex agregar algumas…dizem que é dificil entrar com uma van agregada no sedex..Enfim, estou querendo entrar pra esse ramo de atividade, comprar uma van e agregar em uma empresa, a nova master parece uma opção muito interessante, não é cara como a ducato e a sprinter(QUE É CARA DEMAIS) e é uma van excelentíssima, alem de linda.!

    • Magno270

      amigo eu tenho uma Master e ja estou a dois anos nos Correios .. sem querer te desanimar , nao vale a pena , a menos que vc compre ela a vista ….

      • Daniel Ramos

        Hum, mais eu opto mais por uma executiva, pra carregar pessoas. Ainda sim será que não vale a pena?! Quem sabe esse novo modelo seja diferente né amigo…
        e outra, a diferença de preço pra ducato é muito grande…uma ducato completa está R$120mil..sprinter nem se fala, mais cara ainda…R$150mil uma executiva.

        • mjprio

          Olha, nem sempre vc precisa de uma executiva pra fazer transporte VIP. Acho até pior porque leva menos gente. Se for uma Van legalizada, com ar e TV pelo menos, aqui no RJ vc faz dinheiro. se tiver um frigobar melhor, mas não precisa ser aquelas vasn executivas com "projeto exclusivo" badulaques, neon e led pra todo lado não. Um amigo nosso faz transporte escolar durante a semana, VIP nos fins de semana e costuma levar a gente pras festas e passeios evitando assim beber e dirigir. Além de sustentar a familia com esse trabalho adquiriu uma MAster zero bala, uma geração anterior a esta. Nela ele colocou somente um DVD, além dos itens escolares obrigatórios.

          • Daniel Ramos

            Interessante, tem duas opções, a opção pra transportar trabalhadores(em MT que tem bastante mineradora, as empresas estao agregando bem e pagando em média R$7mil pra agregação, por exemplo), a outra opção é uma van justamente com televisão/dvd…pra fazer um transporte mais de luxo, executivos, etc….!

            • Magno

              entao quanto ao carro eu nao tenho reclamaçao nenhuma , soh elogios , mas quanto ao salario no caso dos correios … o correio paga muito bem , o problema sao as cooperativas que roubam na cara larga … se nao fosse isso , daria pra tirar , dependendo da linha ate uns 9 mil por mes … do jeito que tah , chega a 3.500 a 4.000 … alguma poucas linhas ganham mais que isso ..

  • João Vitor Couto

    Se olhar rapidamente parece um Iveco Daily…

    • raulgodiano

      nem se passar correndo,so o tamanho lembra, como lembra qualquer furgao, Ate quem fim um Renault de verdade no Brasil !!!!!

  • fuu390

    eu tinha visto esse carro na marginal pinheiros em SP essa semana, mas tava com camuflagem e nao deu pra tirar foto, tava com muia vontade de saber qual carro era

  • marciolucasxw

    Unico renault do Brazil.

    KKKK

    • Barneyatomico

      O Clio, a kangoo e o symbol (um clio sedan melhorzinho) também são.

      • Marciomaster

        Symbol, acho que ja não tem mais, kangoo deve estar no fim e o clio é made in Brazil com seu face lift medonho

        • Rafael4lves

          Made in Argentina para ser mais exato.

      • mjprio

        Symbol é Dacia!!! Inclusive é vendido comesta marca na Europa Oriental(Russia turquia ,etc..)

        • fschulz84

          Acho que não… Até onde eu saiba no leste europeu é vendido como Dacia pois lá, por incrível que pareça, a Dacia tem mais "nome", devido a pertencer a um país próximo ao bloco (no caso a Romênia).

          Até onde eu saiba, o projeto é Renault e inclusive em alguns países (como o México) ele era vendido como Nissan Thalia.

        • Rafael_rec

          O novo Logan é que virou Renault Symbol na Europa. O Symbol que era vendido aqui foi uma modernização do antigo Clio Sedan.

        • CharlesAle

          Symbol é um clio sedan mesmo,bom carro,mas não pegou…

          • MBS

            Meu Deus quanta gente que não sabe o que fala!!!!!!!!!!!

            • rui

              iqual a sprinter nunca vai ter

  • GuiBashop

    Repito a pergunta que fiz em outra matéria do mesmo veículo aqui no site.
    Qual a capacidade máxima de carga em KG?
    Obrigado.

  • akrobatos

    A pergunta de ouro é: o novo modelo resolve o principal problema do anterior, a tração no eixo errado?
    Pq carga e tração dianteira podem combinar em Paris, mas no Brasil, ninguém quer subir ladeira de ré.

    • rgmmelo

      kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    • mjprio

      Infelizmente não . Diferentemente da Europa, onde há a versão propulsion RWD que tem tração traseira e rodado duplo, as vendidas aqui só tem tração nas rodas da frente

      • akrobatos

        Suspeitei desde o princípio! Parece que não é tão igual assim ao que é oferecido na Europa, afinal de contas.

  • Eduvinhas

    pelo menos e um legitimo renault

  • fabio

    sorrisometalico da master… a gradearece um sorriso com aparelho…
    essa se siate bombeiros aqui no parana vai ficar bunitinha…

  • Zé Fini

    Eu ainda sou mais a nova Sprinter, que além de ser bem equipada de série com sistemas de segurança ativa como ESP, ABS, ASR, BAS e EBV, vem também om freios a disco nas quatro rodas e é gigantesca.

    • mjprio

      Realmente a nova Sprineter é muito bonita , pois ficou com a cara do classe A e C, além da vantagem da traçao traseira

  • ToNemAi_

    Unico renault verdadeiro no brasil. Eu não conto mais o lixo do clio 1998/2013 mais como renault e sim como patrimônio tombado.

  • CanalhaRS

    Um ironia a Renault estar atualizada nos utilitários comerciais e não nos automoveis de passeio….coisas de Brasil…..

    • JPaulo10

      Fluence GT não é atual?

      • Pedro Henrique

        Fluence nem é Renault de verdade…

        • fschulz84

          Denovo essa história??? A Samsumg lançou primeiro mas o projeto é sim Renault… O Fluence nada mais é que um projeto feito em cima do Mégane III Europeu…

          Se for por esta didática, o Cruze é um Daewoo

        • Acport

          Fluence é projeto Renault com parceria da Samsung. Foi lançado primeiro na Coréia pela Samsung, mas o projeto é Renault. Ele é basicamente a versão sedan do Megane III, que não possui essa configuração na Europa. Interessante que o fluence é uma mistura, afinal sua mecânica é Nissan. Isso não faz dele um carro ruim, pelo contrário, é muito bom. Como já disseram, se for assim, o Cruze é coreano também.

      • Rafael4lves

        Fluence é o Samsumg SM3, acho que ele quis dizer os legítimos Renault's, pois se formos pensar os sandero, Logan e Duster são atuais só que são Dacia.

  • Magno270

    Finalmente !!! acho que ficou muito bonita , soh faltou mais fotos … Tenho uma 2010/2011 agregada nos Correios com contrato de 5 anos , ja cumpri dois .. eh um OTIMO carro … muito resistente , a Ducato eh casca de ovo perto dela , falo com conhecimento de causa pq a maioria dos terceirizados sao Ducato … atualmente ela esta com pouco mais de 61 mil kms .. rodo entre 80 e 90 kms por dia … e ela eh MUITO economica …

  • jonathan1985

    Finalmente as lojas da Renault do Brasil vão ter um Renault pra vender…

    Pra quem reclamava que a Renault tinha virado Dácia, tá aí a resposta, só que em um utilitário hahahahha

  • Eric

    O Master é o único Renault de verdade a venda no Brasil e alinhado com a Europa. O Clio e o Kangoo são projetos da Renault mas no Brasil estão duas e uma gerações atrás que na Europa respectivamente, o Logan, Sandero e Duster são Dacia, os dois primeiros já desatualizados em relação a Europa, o Fluence é vendido na Europa, mas é na verdade projeto da Samsung Motors (que pertence a Renault) é um SM3 com grade e emblema Renault, também desalinhado com a Europa. O Symbol tá saindo de linha e a atual geração é igual ao novo Dacia Logan.
    Renault de verdade e atual é Twingo, Wind, Clio IV, Megane (hatch, estate, CC), Scenic, Grand Scenic, Koleos, Laguna (sedã, estate, coupé), Espace, Master e Kangoo II.

  • junior436068

    Belo veículo mas faltaram fotos do painel.

  • Celso

    Não podia tirar fotos da cabine? Seria legal ver o que mudou no painel

  • zemarreta

    Dá até vontade de comprar, só para poder dizer que eu tenho na garagem um renault de verdade, igual ao vendido na frança! :p

    • alexhmoraes

      kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
      Voce acredita nisso? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk To pesquisando aqui, por o modelo anterior da Master era feito pela IVECO em Sete Lagoas, nao duvido muito que essa versão ai também nao seja a mesma coisa

      • zemarreta

        Os que são feitos iguais são o Jumper / Boxer / Ducato. A Master não faz parte desse acordo.

        • Magno

          pois eh … jumper , boxer e ducato sao IDENTICAS , soh muda o simbolo … mas achei engraçado que na minnha master , o motor do limpador do parabrisa eh da Iveco ..

      • CharlesAle

        Que eu saiba só os motores da master são FPT,de Sete Lagoas….

  • edy_caceres

    Que bela frente!

  • rohkess

    Engraçado que quando eu flagrei o modelo, nao me deram nada, e agr tao fazendo propaganda

  • alexhmoraes

    Se não me engano esse carro é feito em Sete Lagoas/MG pela IVECO/FIAT, to certo disso?

    • alemaomoreira

      Não, é feito em São José dos Pinhais (Região metropolitana de Curitiba).

    • mjprio

      Acho que não. Nem o motor é o mesmo. Na iveco os motores são FPT 3.0 16V com 150HP, diferente dos dCi utilizados pela Renault.

  • LeandroBalmant

    Os freios ABS são de série ou continuam como um opcional bem caro como na outra?
    A duas semanas atras notei como o ABS era importante em carros e especialmente em carros desse tamanho quando a van que eu vou para a escola(Peugeot Boxer 2013) atropelou um cachorro e parou a metros de distancia mesmo estando em velocidade baixa.

    • Magno

      nesse tipo de carro em especial o ABS deveria ser obrigatorio … por diversas vezes eu ja escorreguei apertando o freio no chao molhado .. elas derrapam muitoo facil devido ao peso do motor na frente ….

  • Rodrigo

    Frente China feelings, lembra a "nova" Topic xing ling…
    http://www.carplace.com.br/wp-content/uploads/200

  • Marco_Aurelio

    M-E-D-O-N-H-A :( Mas que bicho feio. Será que o designer da General Monsters que projetou o k-h-Agile foi contratado pela Renault ??? :D

  • Louzada

    boa iniciativa do blog, divulgar e informar lançamentos de vans, utilitários e caminhões! gostei!

  • John_Connor

    Eu acho que a Renault está pouco se lixando para quem vai dirigir isso… olhe ai… ajuda na direçao hidraulica, mas esqueceram que moramos em uma pais tropical, geralmente com temperaturas próximas de 30 graus…

    "o Master sai de fábrica com direção hidráulica de série, ALEM DE AR QUENTE"

    tipo " olha quebramos o seu galho… ja colocamos direção hidráulica… e vem com uma maravilhoso AR QUENTE, pense bem podíamos nem ter colocado… assim nos poderíamos ter economizado… tampando as saídas de ar no painel"

    poxa ja estamos em 2013, sabe… em veiculos novos ar condicionado deveria ser prerrequisito.. mas no pais da banana onde em tudo rola a famosa economia porca , muitos dirão, "hã ar condicionado não… já tao pegando o boi de ter direção hidráulica, somos capitalistas as empresas visam o lucro… onde puder economizar eles iram" e para isso eu digo, eu duvido que se este veiculo fosse vendido nos EUA ele pelo menos não teria ar condicionado…

    Nos Brasileiros aceitamos tudo, não temos padrões…. e é por isso que as montadoras se aproveitam… e ainda parece que as pessoas tem medo de reclamar…

  • jkpops
  • CeloSurf_

    Só um comentário, é o veículo mais bonito da Renault do brasil.

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