Dacia Hatches Renault Segredos-Flagras

Novo Sandero Stepway é flagrado no leste europeu

Novo Sandero Stepway é flagrado no leste europeu

O Novo Dacia Sandero Stepway foi flagrado já sem camuflagem após a revelação oficial da marca romena e dá uma vislumbre melhor de como ficou após a mudança de geração e de plataforma.


O hatch aventureiro da Renault mostra como a carroceria aparenta ser mais larga que a do modelo atual. Para produtos como Logan e Sandero, dada sua proposta de espaço, ampliar a largura não seria algo estranho.

Esse aumento do porte pode significar algo entre 1,75 m e 1,79 m, sendo que nesse último caso, também não seria um exagero. A Skoda, por exemplo, tem seu hatch Scala feito sobre a plataforma VW MQB-A0 e com entre-eixos do Virtus, mas com largura de Golf.

Novo Sandero Stepway é flagrado no leste europeu

No caso dos novos Logan e Sandero, um aumento até a largura de hatch médio seria um bom benefício em conforto, visto que o novo acabamento interno pode exigir alguns centímetros a mais do habitáculo.

Com seus faróis multifacetados e LEDs diurnos em forma de setas, o Novo Stepway se apresenta com uma proposta bem interessante na falta de um crossover compacto da Dacia/Renault.

A marca romena não revelou nada em termos técnicos, mas a plataforma CMF-B vai sustentar um sistema micro híbrido baseado na tecnologia E-Tech da Renault, reduzindo assim os custos de produção enormemente.

Novo Sandero Stepway é flagrado no leste europeu

Esse tipo de tecnologia não deverá ser aplicado ao Brasil, onde no máximo o trio pode receber o motor 1.0 SCe com turbo, convertendo-se num 1.0 TCe ou mantendo o atual 1.6 SCe com até 118 cavalos.

Como o lançamento aqui só deve ocorrer a partir de 2022, até lá a Renault pode recuperar parte do prejuízo com a Covid-19 e possivelmente manter investimentos em engenharia que possam colocar seus carros em pé de igualdade ou próximos dos rivais de VW e GM, por exemplo. Nesse caso, turbo e injeção direta são aliados importantes na busca por eficiência energética.

[Fonte: Worldscoop]

Ricardo de Oliveira

Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 23 anos. Há 12 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações. Também trabalhou nas áreas de retificação de motores, comércio e energia.

            Quem somos

            O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por 15 anos. Saiba mais.

            Notícias por email