Hatches Hyundai India

Novo Santro poderia ser um Kwid da Hyundai?

hyundai-ix-metro-1 Novo Santro poderia ser um Kwid da Hyundai?

Na Índia, a expectativa em relação à Hyundai é que, até o final de 2018, apareça no mercado um novo carro subcompacto para reforçar a gama de pequenos da marca sul-coreana, que vem tentando quebrar a hegemonia da Maruti Suzuki com sua extensa linha de automóveis pequenos. Para termos uma ideia, em outubro, a fabricante indo-nipônica emplacou seis modelos entre os dez mais vendidos no país.



No caso da Hyundai, apenas Grand i10 – em quarto – e i20 figuram no Top 10, que ainda teve Renault Kwid e Tata Tiago nas duas últimas posição do grupo. Já confirmado oficialmente, o novo carro popular da marca chegará para ser um intermediário entre o diminuto Eon (que tem 3,49 m e é vendido até na América Latina) e o Grand i10, que tem 3,76 m de comprimento. Ou seja, o novo carro ficará entre esses dois tamanhos. O projeto seria inspirado no conceito ix-Metro de 2009 (fotos), o que indicaria uma pegada mais aventureira como o Kwid.

Para a imprensa indiana, ele deverá ser chamado Santro, nome já usado no país pela Hyundai e bastante popular. A marca não confirma o nome. De qualquer forma, o subcompacto vai aparecer como mais um carro exclusivo da Índia, assim como o Eon. No entanto, sua projeção de vendas poderia ser ampliada na esteira do sucesso verificado com o Renault Kwid. O modelo da marca francesa inicialmente surgiu na Índia, mas agora já é feito aqui e logo mais na China, onde terá propulsão elétrica.

hyundai-ix-metro-2 Novo Santro poderia ser um Kwid da Hyundai?

Kwid da Hyundai?

E a Hyundai, poderia ter um Kwid também? Como se sabe, o mercado de carros pequenos e baratos continua promissor fora da Índia, em especial aqui no Brasil, onde o subcompacto da Renault chegou com pompa e arremeteu até o segundo posto no primeiro mês, embora o tenha feito para eliminar as grandes filas. Mas, ainda assim, tanto aqui quanto na Índia, o modelo gera filas de interessados.

A Hyundai já experimentou uma globalização a partir da Índia com o Grand i10, que até ganhou uma variante menor e outra aventureira, bem como um sedã compacto, chamado Xcent. O Kwid vai atrás desse último e também promete mais variantes para atuação e no mercado local e, quem sabe, até fora dele. Numa escalada para emergentes, o fabricante da Coreia do Sul poderia fazer do Novo Santro um Kwid para atuar fora da região, em especial nos mercados emergentes ou desenvolvimento.

hyundai-ix-metro-3 Novo Santro poderia ser um Kwid da Hyundai?

Aqui no Brasil, a Hyundai chegou a vender o Atos Prime no começo dos anos 2000 e posteriormente ventilou-se que o i10, seu sucessor, seria vendido por aqui. Este é até oferecido no mercado uruguaio. Para o Novo Santro seguir os passos do Kwid, seria necessária sua produção no Mercosul e em uma planta com capacidade para tal.

A planta de Piracicaba será ampliada para produção de uma picape derivada do Creta e obviamente para aumentar o poder de resposta do HB20 diante do Onix, visto que a fábrica opera no limite. O mesmo vale para o HB20S. Como a CAOA já indicou seu novo foco com a Chery, tal modelo só poderia ser feito em uma fábrica nova.

A Argentina até poderia surgir como candidata, pois já comercializa os pequenos i10 e i10 GS, mas não o HB20. Com motor 1.0 de até 80 cv e proposta aventureira no pacote, o Novo Santro poderia somar com preço competitivo no segmento de entrada como um misto de hatch e crossover, deixando o HB20 em um nível mais elevado. O que você acha?

[Com informações do site Cartoq]

  • Paulino Lino

    Só tira o beicinho do bebê emburrado que o resto ta bacana! Coloca carinha de feliz :)

  • Renato Alves

    Cadê a cobertura do Salão Duas Rodas?

    • Kang Otro ✓

      Tá lá no G1

  • Mauro Moraes

    Como conceito, muito bom. Se chegar ao Brasil fará sucesso em vendas, já que por aqui agora, em matéria de design, quem dá as cartas é a Hyundai.

  • Mario

    Na minha humilde opinião, é besteira desenvolver um carro para ser o veículo de entrada custando 35k. Tem que usar o HB20 e fazê-lo mais barato. O kwid vai tirar vendas do Sandero assim como o Mobi tirou vendas do Uno. Um carro novo, custando 35k, teria que vender acima de 10mil unidades/mês para valer a pena. Duvido que a Hyundai lance aqui no Br.

    • Roberto

      Pra mim, veículo menor que HB20 tinha que ser 2 lugares…

  • joao vicente da costa

    Parece uma miniatura de Transformers…

  • julio

    show!!! Melhor só se for elétrico.

  • Silvio Vasques

    Conceitos… carros que vão ser sempre conceitos….

  • Lennes

    O F@#$ é que qualquer carro elétrico “popular” vai ser mais de 60 mil certeza hahahaha

  • Wanderson Bonifacio

    Tá mais pro Ford Ka de primeira geração

  • Hugo Leonardo Dos Santos

    HB10

  • Marcio Lenz

    Bonito conceito, se ficar parecido vai valer a a pena.

  • Marcio Souza

    Precisa melhorar um pouco a frente. De resto, ficou muito bom!

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros por mais de 11 anos. Saiba mais.

Notícias por email

Send this to a friend