Novo Sentra vem para aproveitar “ausência” do Civic no Brasil

Novo Sentra vem para aproveitar "ausência" do Civic no Brasil

A Nissan reafirmou sua posição em trazer o Novo Sentra ao mercado brasileiro em entrevista recente para a imprensa. Airton Cousseau, novo presidente da marca japonesa na região, não revelou qual a versão em que o sedã médio chegará ao Brasil.


Produzido no México, o Novo Sentra usa motor 2.0 16V aspirado com 151 cavalos e 20,2 kgfm, tendo ainda transmissão CVT X-Tronic. O pacote padrão não seria assim tão impressionante, embora seja 12% mais potente e tenha 13% mais torque que o anterior.

Novo Sentra vem para aproveitar "ausência" do Civic no Brasil

Contudo, a Nissan guarda segredo sobre a mecânica do Novo Sentra, o que pode indicar uma preferência pela versão Hybrid, que ainda não é produzida no México. Aliás, em lugar algum.

O que se sabe sobre um Sentra Hybrid vem da China, onde a Dongfeng-Nissan tem um projeto conhecido internamente como L21B, que essencialmente usaria o sistema e-Power com motor 1.2 de três cilindros e um elétrico para propulsão.

Com potência de 129 cavalos e 26,5 kgfm, o Sylphy – como é conhecido o Sentra na Ásia – teria um consumo bem reduzido em relação ao modelo padrão do sedã médio, que ainda usa o motor 1.6 16V de 118 cavalos, como o Kicks mexicano.

Novo Sentra vem para aproveitar "ausência" do Civic no Brasil

Nesse caso, um hipotético Nissan Sentra e-Power bateria de frente com o Civic Hybrid, até agora sem concorrente. De qualquer forma, o sedã mexicano com motor 2.0 já seria uma opção para os potenciais órfãos do Honda, que deve deixar a linha de produção nacional em 2022.

Com caminho livre, o Sentra poderia voltar a vender bem como no passado, onde chegou a ser o terceiro sedã médio mais emplacado do mercado, embora agora não tanto em volume quanto antigamente.

Novo Sentra vem para aproveitar "ausência" do Civic no Brasil

O motivo é a pressão dos SUVs sobre o segmento, que enfraqueceu nos últimos anos. Mesmo o Corolla, líder do segmento, foi afetado. Além do Civic, modelos como Cruze, Jetta e até o Novo Cerato foram ofuscados pela moda atual. Apenas o Arrizo 6 parece lograr algum êxito nessa categoria.

[Fonte: IG]

 

Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 25 anos. Há 14 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações. Também trabalhou nas áreas de retificação de motores, comércio e energia.