Novo Skoda Fabia é maior que Polo mas custará menos na Europa

Novo Skoda Fabia é maior que Polo mas custará menos na Europa

O Novo Skoda Fabia chega ao mercado europeu como o último compacto do grupo Volkswagen a portar a plataforma modular MQB-A0, visto que Polo e Seat Ibiza já estão com essa arquitetura.


Com foco no custo-benefício, como todo produto da marca tcheca, embora não pareça em modelos grandes, o Novo Fabia chega maior que o Polo, mas custará naturalmente menos que o hatch alemão.

Novo Skoda Fabia é maior que Polo mas custará menos na Europa

Medindo 4,108 m de comprimento, 1,780 m de largura, 1,459 m de altura e 2,560 m de entre-eixos, o Fabia – modelo que já vendeu 4,5 milhões de unidades longe das Américas – é mais largo que o Polo e isso permitiu que seu porta-malas crescesse bem: 380 litros.

São 50 litros a mais e o mesmo volume do Golf 8, perdendo apenas para o Scala, outro Skoda MQB-A0 que é maior que o hatch médio alemão e tem 410 litros no bagageiro. Aliás, o Novo Fabia é uma versão menor deste médio tcheco com base de compacto.

Novo Skoda Fabia é maior que Polo mas custará menos na Europa

Com design equilibrado, o Skoda Fabia de nova geração apresenta desde faróis de LED, passando por luzes diurnas e lanternas em LED, até interior com foco na digitalização, com multimídia tendo telas de até 9,2 polegadas.

O painel conta com revestimento em tecido costurado, enquanto o volante de dois raios parece invertido. O Novo Fabia tem ainda cluster digital configurável com tela de 10,25 polegadas, além de ar-condicionado automático.

Novo Skoda Fabia é maior que Polo mas custará menos na Europa

Em conectividade, o Novo Skoda Fabia traz o Skoda Connect com Wireless SmartLink, que utiliza 4G com conexão com internet e serviços online da marca, incluindo acesso a aplicativos dedicados. O sistema tem ainda a assistente virtual Laura, exclusiva da Skoda.

Sob o capô, o Novo Fabia emprega uma gama de motores bem ampla, que inicia com o EA211 1.0 MPI com 65 cavalos, passando pelo 1.0 TSI com 95 ou 110 cavalos, sendo estes com opção de câmbio DSG de sete marchas.

Novo Skoda Fabia é maior que Polo mas custará menos na Europa

Além disso, o hatch eslavo tem também motor 1.5 TSI Gen III de ciclo Miller, com 150 cavalos e 25,5 kgfm, mas apenas com DSG. O Novo Fabia será vendido Na Europa, China e Índia, entre outros mercados localizados.

Skoda Fabia 2022 – Galeria de fotos

Ricardo de Oliveira
Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 25 anos. Há 14 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações. Também trabalhou nas áreas de retificação de motores, comércio e energia.

Deixe um comentário