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Novo Toyota Corolla brasileiro terá câmbio CVT e Etios automático já tem data para chegar ao Brasil

Novo-Toyota-Corolla-700x525 Novo Toyota Corolla brasileiro terá câmbio CVT e Etios automático já tem data para chegar ao Brasil

A nova geração do Toyota Corolla (que inclusive já foi flagrada por nós rodando em testes) está prestes a chegar ao mercado brasileiro. O novo modelo deverá estrar por aqui em meados do primeiro semestre do ano que vem. E além de todas as mudanças no visual e no interior, o sedã médio ganhará novidades importantes na mecânica. Uma delas será a adoção do câmbio CVT.



A nova transmissão chega para substituir a longeva caixa automática de quatro marchas que equipa o modelo atualmente em nosso mercado – aliás, o atual Corolla é o único do segmento de sedãs médios que ainda traz um câmbio automático de quatro velocidades. De acordo com fontes ligadas à Toyota, a nova transmissão CVT que equipará o novo modelo terá seis marchas.

As velocidades da caixa CVT do novo Toyota Corolla serão predefinidas e, além disso, haverá um software capaz de simular as trocas no momento em que a alavanca estiver posicionada no modo automático. Esta novidade estará aliada ao motor 2.0 litros, que por sua vez não deverá receber mudanças, entregando os atuais 153 cavalos de potência e 20,7 kgfm. O bloco 1.8 também é esperado para as versões de entrada.

toyota-etios-sedan-1-700x466 Novo Toyota Corolla brasileiro terá câmbio CVT e Etios automático já tem data para chegar ao Brasil

Outra novidade da gama da Toyota para 2014 será a versão automática do compacto Etios, no final do ano. No entanto, ao contrário do irmão maior, o compacto em sua versão sem pedal de embreagem não teve detalhes revelados por fontes. Mas é bem provável que a novidade esteja disponível apenas para o motor 1.5 litro de 96,5 cv, nas versões mais caras do hatch e do sedã. Além disso, o Toyota Etios ganhará novidades no visual e no interior.

[Fonte: Revista Quatro Rodas]

  • FernandoVW

    Já não era sem tempo…

  • será que o cambio será sequencial? com paddle shift?

    • Alexandre

      Vc sabe o que é um câmbio CVT?
      Vc já viu câmbio automático não sequencial? Estou em 2ª e engato a 5ª direto?

    • rsc_dhc

      Se for igual ao usado no RAV4 sim, os paddle shifts ai soh se a Toyota der muita mancada de nao colocar!!

  • Matheus_P

    Meu pai tem um sentra cvt. O desempenho é bom, mas o funcionamento do cvt não me convence. O carro parece que patina pra ganhar velocidade, e a rotação muitas vezes sobe desproporcionalmente ao pisar no acelerador, sendo que muitas vezes, ao pisar fundo, o carro crava 6200giros constantes e parece que o carro não sai do lugar. Muito ruim. Mesmo no fluence com 7 marchas virtuais o comportamento é muito parecido, pois as marchas virtuais são muito próximas entre si. O unico cvt que já andei e gerou prazer foi o multitronic do A4… bom, mas aí tb acho que em parte a "culpa" é do 2.0 turbo… Não compraria um CVT. Comprador de corolla que há 20 anos tá acostumado com o de 4 marchas não se acostumará e acho que partirá pra concorrência (nem todos, claro…). Longe dos críticos que posso estar sendo contra algo melhor em termos de transmissão, mas esperava no mínimo uma AT de 6 marchas com conversor de torque bem contido…

    • marciors01

      O carro não sair de lugar é apenas sensação, causada pelo ruído do motor que não se altera, maior prova disso é que o desempenho destes carros é muito bom, aceleram e retomam muito bem.

      • lachard

        Mas a sensação é ruim mesmo, concordo com o Matheus um AT de 6 velocidades seria muito melhor

        • Edson Roberto

          Depende do que se espera. Será que uma pessoa em uma serra íngreme tendo uma retomada mais forte com cambio CVT vai ligar mesmo da sensação?

          Isso porque, quem procura Corolla, espera conforto, o que irá se ampliar com o cambio CVT, em minha opinião.

          • Ubaldir

            Mas o que chamamos de "sensação ruim" faz parte do conceito de conforto, não? Já disse isso outras vezes e concordo com o Matheus: a condução de um carro munido de CVT é tão emocionante quanto assistir Mais Você. O prazer de dirigir fica pra lá de comprometido, ao menos no meu modo de pensar.

            • Edson Roberto

              Mas o que mais é agraciado no Corolla? Conforto. Esse é o ponto de maior destaque no modelo. Além de confortável, não é um carro tão comunicativo entre direção e pista…. e agora com o CVT ficará ainda mais nesse foco.

              Vale lembrar que, caso a pessoa queira uma reação melhor de respostas do cambio, poderá selecionar o comando sequencial que fará isso por ele. Isso sem contar talvez uma função Sport que poderá ainda ampliar a forma de direção. Como o CVT é programável, é possível criar duas definições automáticas para o sistema:
              – Usar em Drive (D) com variações infinitas
              – Usar em Sport (S) com variações definidas mas no uso automático

            • Edson Roberto

              Continua…
              Ou ainda em modo sequencial que terá obrigatoriamente as variações definidas para ter as 6 velocidades de troca.

              Eu não acredito que existirá pré definições de forma automática, somente no modo manual que, com paddle shift, já seria mais do que o suficiente para ter essa reação de proximidade na condução. Mas quem aprecia uma condução esportiva, não deveria considerar o Corolla como o carro para isso.

          • lachard

            Sim, as vezes me esqueço do perfil do consumidor de Corolla, ainda mais olhando o futuro design do carro acima que remete a mais esportividade. Tínhamos um Fit CVT em casa, só gostava dele na cidade mas também era um motor bem menor. Como disse depois neste mesmo post:
            Vovorolla + CVT = Tudo a ver

        • NissanBoy

          A sensação pode ser ruim.. Mas anda mais e é mais econômico do que o AT 6. Então…….

          • lachard

            Andar mais é questionável, quanto a economia concordo, ainda mais considerando o público alvo do Vovorolla.

            • Dragoniten

              Veja o desempenho do Altima 2.5 CVT com apenas 180cv contra a concorrência. Verá que apesar do motor pequeno, ele dá um show em desempenho.

              • lachard

                Pois é como disse, é questionável, alguns modelos se saem melhor com o CVT outros com AT com bom conversor de torque, outros com DSG e assim vai…

                • marciors01

                  O dsg é sempre melhor, junto com o zf8 da bmw são os melhores automáticos da atualidade.
                  O cvt é superior aos automáticos normais, veja que ele faz o fluence andar tanto quanto um civic automático mesmo sendo menos potente e mais pesado, faz o mesmo em relação ao corolla, que apesar de usar um quatro marchas também é mais potente e mais leve, o cruze tem potência semelhante e também anda menos.

            • saosao

              Como assim, só o público alvo do Corolla gosta de economia? Então quem compra Cruze gosta é de esbanjar no posto?

              • lachard

                Não, acredito que todo mundo goste de economia mas muita gente troca isso por um desempenho melhor, o que sem duvida não é o caso dos "adoradores" de Corolla…entendeu?

        • Pedro_Rocha

          Se for um CVT semelhante ao do RAV4 (fiz um test drive para conhecer o câmbio, que tem 7 velocidades) será o suficiente para a proposta do Corolla.

          Mas a versão XRS poderia vir com o AT6 do Camry.

          • lachard

            E o motor também,rs

            • Pedro_Rocha

              Até que a ideia é boa.

              =D

    • Não concordo! É questão de costume.
      No CVT, ñ é interessante pisar de uma vez só no acelerador, tem que pisar progressivamente.

    • epicentro01

      Bom dia Matheus. Sabes me dizer algo sobre a manutenção do câmbio CVT? Já ouvi pessoas dizerem que após uma certa Km ele pede uma manutenção um tanto salgada no preço.

      • Roanlado Silva

        Epicentro, bom dia! Meu Sentra está com 39 mil Km sem nenhum problema até hoje! Quando comprei, notei que não havia uma vareta para medir o óleo da caixa, indagando na Css, me disseram que a caixa é selada e sua revisão só é feita aos 60 mil. Morei nos EUA 23 anos, só comprei o Sentra pelo fato dos relatos de meus amigos e parentes sobre a robustez e confiabilidade da marca! Minha prima, teve um Sentra que rodou 200.000 milhas so fazendo manutenção básica! Já li sobre um cliente que o cvt deu problema aos 2 mil Km, mas acho que isso aconteceria com qualquer outro cambio! Acredito que devido à desvalorização, comprar um Sentra semi novo ainda na garantia, traria um dos melhores custos benefício! Abraços

        • MarcosS

          Ou seja, a cada 60 mil km tem que abrir a caixa cvt pra fazer a revisão? o.0

      • Anibal

        Tente adivinhar o custo do livro para esta caixa ? Parece levar 10 litros a caixa do Sentra. Soma aí e peça a DEUS para não precisar trocar. No Corolla atual a troca do óleo é recomendada lá para os 80 mil km mas tem um custo INFINITAMENTE menor. Dá medo esse CVT fora da garantia.

      • zemarreta

        Temos um Fit 05/06 CVT com mais de 80 mil km. Funciona como novo, excelente. A manutenção foi só uma ou duas trocas de óleo até hoje.

    • Roanlado Silva

      Eu também tenho um Sentra cvt e tive essa mesma impressão nos primeiros dias, mas comparando com outros automáticos de 4 marchas que possuí, o cvt fica anos luz à frente em desempenho! Em algumas situações nota-se essa característica que vc observou " parece que patina/a rotação sobe bastante", mas, o motor responde bem parecendo compensar essa falha! Gosto do carro mais na cidade do que na estrada! Abraços!

    • Acelerando

      Tenho um Sentra CVT e uma Frontier AT. Posso garantir que o CVT acelera bem mais que o AT apesar de não parecer por causa da ausência de trancos e trocas de marchas.
      Para quem nunca dirigiu um CVT, o aumento de velocidade é constante, vc pisa no acelerador até a rotação desejada ( RPM) e a mantém, aumentando a velocidade igual aos trens ou aviões ( sem trancos e o ruído constante do motor).

      • Ubaldir

        … parecendo um carro elétrico…

        • Acelerando

          quase, a diferença é o ruido do motor.

    • um doce pra quem adivinhar qual será a caixa de cambio do feietios…kkkk
      dica… custo de produção

      • Rodrigo

        Sabe aquela situação na qual a pessoa sai da pobreza, mas a pobreza não sai da pessoa?
        Então…
        A caixa de 4 marchas deixa o Corolla, mas não deixa a Toyota ;)

        • CyborgPilot

          Exatamente isso.

        • Rafael

          Realmente a caixa de 4 marchas deveria ser aposentada. Porém, ainda sou mais cambio AT de 4 marchas, do que aberrações como Dualogic e I-Motion. Falo com conhecimento de causa, já tive um Gol I-Motion e meu pai já teve um Linea Dualogic, só tivemos dores de cabeça com esses carros. O Gol começou a dar pane com 4 mil kms e o Linea do meu pai após os 8 mil kms.

      • Pedro_Rocha

        Já havia imaginado isso desde o lançamento desse carro, que não ofereceu câmbio automático: estavam esperando a nova geração do Corolla e aproveitar a sobra no Etios.

        Considerando nosso mercado estará ótimo, já que os concorrentes (exceto Renault Logan) não têm a decência de oferecer câmbios automáticos de verdade.

    • aldo

      Meu pai também tem um fluence cvt 2011 e se tu pisar e o giro chegar a 6200, primeiro que a pessoa cola no banco, tamanho a força, e a velocidade dispara. É só costume essa sensação.

      • Edson Roberto

        Foi essa mesma sensação que tive ao dirigir por algumas vezes no Fluence. Tanto no sequencial como no automático, ele realmente puxa bem.

        • romulo

          Justamente isso. Ao "pisar" ele sobe imediatamente as RPM, e junto com isso ganha velocidade constantemente.
          Pelo menos no Fluence o CVT ficou muito bem regulado. Ele puxa mesmo, da pra sentir.
          Até posso arriscar que o fluence cvt da minha mãe, tem melhores retomadas que o meu i30 2.0 mt.
          Ou então é a sensação, pois tem momentos em que o rpm esta mais baixo e vai aumentanto, diferente do fluence que dispara pra 6200 rpm e ganha velocidade muito mais facil.

        • Corvo

          Pois é…se você acelerar ele responde bem em qualquer situação. E anda mais que qualquer Corolla, Cruze ou Civic.
          Vou te dizer uma coisa, o sequencial acho que jamais foi usado e praticamente nem é preciso. Isso na minha opinião se utiliza muito nos câmbios de 4 marchas quando vai se fazer uma ultrapassagem.
          O que mais gostava do Fluence dele era o consumo, até no etanol (fazia 6-7 km na cidade). Em estrada a 120 girava em 2400 rpm.
          Finalmente foi vendido após mais de 6 meses e bem abaixo da tabela Fipe (mesmo sendo o top de linha com todos os opcionais).

          • Edson Roberto

            Esse é o problema da versão Privilege…. o pessoal que desconhce, acha que a mesma se equipara a Dynamique. Digo isso, pois vi em meio a muitos dynamique em minha pesquisa por usados, alguns Privilege.

            Pegou qual carro no lugar?

            • Corvo

              Se fosse você olharia com carinho um Privilege com xênon (o que não é difícil de achar) pois a diferença de preço entre usados é pequena em comparação a zerados.
              O carro em si é bom, tem ótimo cambio e motor, é economico é espaçoso mas peca demais no acabamento. Os para-choques estão desalinhados (as vezes da a sensação de ter sido batido), a pintura não é das melhores e o acabamento interno é seu ponto mais fraco, mas não por isso deixa de ser um ótimo carro.
              Meu pai vendeu ele pois já tinha comprado uma Trailblazer diesel na Argentina praticamente pelo mesmo valor (pagou 70 mil, contra 55 mil do preço vendido do Fluence).
              Eu queria ficar no início com o Fluence, mas acabei desistindo pelo seguro (em torno a 4 mil), IPVA e por ter uma revenda um tanto difícil. Tampouco é um carro que se encaixe em meu perfil (solteiro, nem preciso de espaço) para ter um veículo desse porte.
              Meu Fox cubre bem minhas necessidades

              • jaderf

                conte mais sobre essa trailblazer na argentina, ele mora la? ou mora em cidade de fronteira?

                • Corvo

                  Jaderf, o modelo em questão é a LTZ. Ele mora em SP mas vai morar em breve em Porto Alegre e viaja cada 2 meses para Argentina e precisava de uma camionete diesel por causa dos km que percorre. Pagou em torno de 70-72 mil (no momento ela custava uns 315 mil pesos) na taxa cambial da compra.
                  No meu caso, por causa da falta de tempo é inviável viajar para fronteira cada 3 meses (tempo limite de permanência), mas se moraria em Porto Alegre ou perto da fronteira, sinceramente não pensaria 2 vezes em comprar um carro lá

                  • Matheus C Damião

                    Pelo que vc acabou de dizer, seu pai corre sério risco de perder o carro. Só pode comprar carro lá quem é residente na Argentina. A Receita pode tomar o carro do seu pai se ele não conseguir comprovar residência lá.

            • Corvo

              Eu sei que você está procurando um Fluence (até 0 km). Se quiser que te fale do carro posso te dizer os pontos fortes o fracos dele. Mas como um todo, recomendo ele

    • MarcosS

      Matheus, concordo, já testei um Nissan desses e realmente o câmbio cvt não me agradou. Prefiro o automático tradicional, com conversor de torque, engrenagens etc. ;)

    • paulo

      tenho a mesma opinião. parabens pelas palavras bem colocadas.

    • paulo

      é o meu caso, estou trocando de carro e assim que tiver a certeza que o cambio sera um cvt , ja tenho minha decisão tomada, vou para um civic, que ja vi até o preço e tudo mais.

  • Já tive um Fit CVT, é a melhor coisa do mundo. "Sabendo dosar o pé", o carro tem bom consumo e desempenho.

    • Darwin

      também tenho um fit cvt, melhor coisa do mundo. Meu pai tem um corolla 2012 auto, agora que vem com cvt, quero só ver ele se aguentar pra nao trocar, será apenas por falta de grana, hehe

      mas o old fit é um baita carro, aliás, uma van

      • DougSampaNA

        Amigo , precisei trocar só 4 bobinas do meu Fit CVT recentemente, o meu é 1,4 8v japa…400 paus cada, pra trocar as 8 de 1 vez mata né?
        Mas torça pra não precisar…e as que dão pau 1o são as de trás, perto do coletor de exaustão.
        Aliás, vc já olhou as borrachas das portas trazeiras, debaixo delas, junto a coluna entre as 2 portas, onde há uma solda, alí a dona Honda economizou na tinta, o meu já fiz funilaria nas duas portas traseiras no mesmo lugar..e o meu está só com 85 mil kms…Honda prega cada peça sem graça viu…

    • rogerrosato

      O CVT do novo Corolla não será igual ao CVT do Fit. A Toyota relutou a adotar a transmissão no seu sedan até agora, pois é sabido que CVTs são bastante monótonos no quesito dirigibilidade (não sou eu quem digo, é o mercado e revistas especilizadas). Desta forma, adicionou-se um "tempero" nesse novo CVT, onde a variação de rotação não é mais contínua, mas sim simulando os picos e quedas de uma mudança de marchas de um câmbio manual ou automático convencional.

      • DougSampaNA

        ée…mas quem tem fit AT mete o pau no conjunto mecanico, SE JÁ FOI DONO DO OLD CVT…souy um deles pois tenho os 2..

  • Novo Corolla apartir de R$75mil. Pode dar printscreen. B)

    • Lexus GS300

      Não duvido disso!

    • MarcosObs

      Duvido muito. Não consigo imaginar o 2.0 por menos de 85 mil ….. e o Etios ??? bem….se equiparem a casa toda dando TV-LED + batedeira + liquidificador + ar condicionado + lava louças, quem sabe vende alguma coisa…

      • Edson Roberto

        Ow loko! de R$70000 para R$85000? Tendo o seu principal rival, Civic com a versão LXR por volta dos R$70000~R$72000? Ah duvido!

        Certamente terá sim uma versão 2.0 nesse valor, mas certamente será a topo de linha.

        • Leandro1978

          Acho que acompanhará o Civic e Focus Sedan, isto é, tendo versões que partem dos R$ 67 mil (o atual parte dos R$ 60.800) e a top encostando nos R$ 90 mil.

        • Enigm4BR

          Acho que a Top vai passar de 90 mil, ainda mais se pela primeira vez na vida a Toyota tomar vergonha na cara e colocar ESP, ASR e 6AB

        • zemarreta

          Por menos que o Focus a Toyota não vai querer deixar…

        • C_Siega

          O Etios, por mais feio que seja, considero ele uma boa opção entre os populares. O que f#de com o carro mesmo é o seu painel. O acabamento na nova linha melhorou um pouco em relação ao anterior.

    • BCA_83

      Não duvido… E Etios aproveitando os AL4 que sobraram no estoque!

    • Vitão

      Olha q por esse preço o carro seria na versão XLI somente com o AB2 e ABS, rodas de ferro com calotas, freios a tambor na traseira…. Huehuehuehuehueh

      ESP somente nas versões intermediárias……

      • JPM

        Todo Corolla tem freio a disco atras desde 2002…

    • rogerrosato

      Só se eles quiserem cometer suicídio comercial… os preços certamente serão sintonizados com os do Civic, como sempre foram.

    • Tejolo

      Ou mais. Uma amiga comprou semana passada um XEI, e apensar de eu alertar que ia mudar o modelo, ela ficou com medo de esperar, pois o gerente disse que o novo, como virá maior e melhor equipado, chegará na versão intermediária à 105.000, e na top à 115.000, pois agora concorrerá com o Fusion (!!!!!). Eu particularmente não duvido.

      • olokobicho

        hahaha acho que ela caiu no papo do gerente ein, a toyota nao é tao sem noção de fazer isso com o corolla, o que seria um absurdo achar que o corolla compete nessa categoria

  • Verdades

    Esse carro vai ficar manco com esse câmbio,vejam o Lancer que tem 160cv e não parece ter nem 130cv por conta desse câmbio que visa economia.MAS,vai que a Toyota fez como a Audi,né?Bem,vamos aguardar!E que aumente a concorrência!
    "Quero mais é que o circo pegue fogo e que o palhaço morra carbonizado!"

    • Acport

      Discordo. O Fluence é mais pesado que Corolla que tem 153cv e pelos números de testes de revista, fluence anda junto ou mais que o Corolla, mesmo tendo apenas 143 cv.

    • rogerrosato

      Isso acontece por dois fatores:
      1. O CVT do Lancer é sabidamente ruim em comparação com outros CVTs no mercado.
      2. CVT dá impressão de menor desempenho, pois uma característica do câmbio é "passar" menos do carro para o motorista, anestesiá-lo. Prejudica a dirigibilidade, mas, geralmente, não afeta em demasia o desempenho e consumo, havendo até casos de números comparáveis com as versões manuais.

      O CVT do novo Corolla, no entento, simulará trocas de marchas, não fazendo a rotação variar continuamente (feito uma batedeira, como criticam algumas publicações especializadas), portanto espera-se um ganho em dirigibilidade.

      • Rodrigo

        Não acredito no câmbio CVT, tenho um Lancer GT e de fato o carro é muito lerdo, bebe muito e totalmente sem prazer nenhum de dirigir. A toyota vai errar feio, mil vezes mais a caixa automática de 04 marchas do que uma CVT, se não dá pra mudar pra uma caixa 06 AT, que permaneça na 04 AT.

  • K II

    Deixem eu adivinhar…vão pegar o cambio vagabundo do Corolla (que acharam no lixo da matriz japonesa) e vão colcar no Etios (que pegaram do lixo do setor de design da subsidiária indiana)…Faz todo o sentido já que será vendido no lixo de país chamado Brasil…

    • Marco

      O câmbio automático do Corolla brasileiro é vagabundo? No que fundamenta essa afirmação? Não. Não tenho Toyota. Só quero saber o que o câmbio tem de errado que realmente prejudique o funcionamento do veículo.

    • eduardoge

      Dos AT 4 marchas é o melhor que conheço, mas está ultrapassado para os dias de hoje.

      • K II

        Ok. Dos motores boxer refrigerados a ar, o do Fusca é melhor que conheço…é tudo uma questão de referência, não?

        • eduardoge

          Quis dizer que o câmbio AT 4 marchas utilizado no Corolla não é vagabundo e nem um lixo. Ele tem número de desempenho e economia até melhores que os seus concorrentes com câmbios mais modernos.

          (PS: Temos um AT 5 marchas em casa)

          • fabioalisson

            Inclusive o Corolla 1.8 AT acelera mais rápido que Civic, Cruze… Testes dizem isso.

        • Edson Roberto

          Então temos que saber identificar as coisas. Uma coisa é ser um cambio datado e outra é ser um produto vagabundo.

          Certamente se fosse vagabundo a Toyota teria tido uma queda de vendas sensível. Sabemos bem que esse modelo com 4 marchas conseguem inclusive aliar até msmo retomadas e consumo melhor que muito cambio mais moderno.

          Agora, pedir para trocar é um tanto obvio, mas citar como vagabundo, beira o exagero. Creio que uma empresa que poderia ter se beneficiado e agradecido por existir um cambio assim, teria sido a PSA se usasse esse cambio de 4 marchas, tirando o ruim AL4.

          Atualmente, só esperamos a troca desse cambio que sabemos que é obsoleto, mas longe de ser vagabundo.

          • lachard

            Vagabundo não é pois não quebra de jeito nenhum mas acaba com o motor do carro, principalmente na estrada, talvez tenha sido essa colocação do amigo acima, estou no terceiro Corolla e essa caixa deixa muito a desejar

            • Edson Roberto

              Veja Lachard, mesmo apesar do cambio, vc continua comprando Corolla.

              Ou seja, o carro tem atributos que lhe conferem total aceitação do modelo certo ?

              E essa aceitação é fruto de um conjunto que lhe agrada em cheio certo? Ok, entendo que em estrada, o cambio reduza marchas para manter ritmo, mas mesmo novamente dizendo, com as limitações já conhecida por vc, ao invés de trocar por um carro com mais marchas, preferiu apostar na confiabilidade que vc tem na marca, além do atendimento, entre outros quesitos certo? Creio que essa evolução será bem vinda, mas era algo esperado por todos.

              Quem pisou na bola nesse planejamento foi a PSA que ofertou o cambio de 4 marchas e só agora, retirando as versões que seriam chamativas, oferta o cambio de 6 marchas. Só para citar um exemplo. Pensa, se fosse o novo Corolla, com certeza, poderíamos sim criticar ferrenhamente, mas ela fará a lição de casa.

              • lachard

                Sim, sim, sim com minhas 50 primaveras não troco o conforto do Corolla mas que essa caixa "enche o saco", enche. Um pequeno aclive e pronto: desarma o overdrive e da-lhe terceira, com direito a um belo berro do motor. Vendi os dois Corollas que tive (2006 e 2011) e fiquei com uma Fielder 08, que não vendo de jeito nenhum, 140K e motor reloginho. Depois dela pra continuar na marca só se viesse a perua de novo…sonho meu.
                Abs

    • O_Corsario

      Exato. E o Etios sedã automático de topo vai ter o preço de corolla de entrada. E quem comprar vai dizer que comprou um "mini-corolla", assim como canso de ver gente falar orgulhosa que seu HB20S é um "mini elantra".

      • Edson Roberto

        Não digo que seria o preço de Corolla, mas certamente ele vai triscar os preços do City da Honda.Alias, a Toyota iria trazer um modelo para disputar diretamente com Fit e City não?

        • O_Corsario

          Na mosca, está mais antenado do que eu Edson! VAi ficar na faixa do City automático… E a gente achando o City caro hein!!! Que loucura!!

        • GUGASP

          City e Etios são carros de propostas diferentes, mas certamente o feioso toyotinha automático cobrará em torno de 10% a mais pelo conforto do câmbio..

    • Pil

      O Brasil não é um lixo, é um país belíssimo.

      Não gosta daqui vá embora, você tem livre arbítrio.

      • Rodrigo_Galera

        É um país repleto de belezas e riquezas naturais, mas estruturalmente é um lixo mesmo… Infelizmente tenho que concordar com ele…

      • Lexus GS300

        Ser político corrupto com o aval da população é lindíssimo e inspirador.

    • Leandro1978

      Olha, para o Etios, aquele automático de 4 marchas me parece muito bom.

    • Rafael

      Quanta besteira escrita em 3 linhas, hein KII? Meu Deus…

    • o cambio "lixo" do corolla, faz com que o carro tenha o consumo de 10,5 na cidade e 13,5 na estrada, faz 140 km com giro de motor em torno de 3100 rpm, e o "lixo", do etios é o unico na faixa de preço 4 estrelas em segurança, melhor retomada,aceleração,frenagem,consumo, é am,igo….seu conceito de lixo tá meio esquisito….

  • GUGASP

    O Corolla vai continuar a vender muito.
    E o Etios vai continuar dependendo de promoções e mais promoções para vender.

  • GUILAVINA

    Vem caro como todos os outros.. mas ficou muito bonito mesmo

  • fredcdb

    Toyota Civic – se não pode com eles, junte-se a eles…

  • MarcioGO

    Cara, sei não… mas essa frente do Corolla europeu (estilo que vem para o Brasil) tá parecendo o Mach 3 da Gilette… prefiro o norte americano. Sobre o CVT, tenho um Fluence e a sensação de que ele não acelera é só impressão mesmo. Ele acelera muito e, melhor, é bem econômico, pois em velocidade de cruzeiro o motor sempre está em uma rotação ideal, não importa se a 100 ou 140 km/h (opa… o limite é 100 ha ha…).

  • Lexus GS300

    Gosto do câmbio CVT. Além de proporcionar mais conforto na hora da troca de marchas, seu giro é mais suave e o consumo é menor. No entanto para ultrapassagens em estradas, o câmbio CVT não atua muito bem na redução. Não sei se isso ocorre em outros automáticos, mas do meu sogro, apesar de ser um Fit LX 2008, sinto que o momento não passa muita segurança na estrada.

    Quanto ao Etios, pensei que o mesmo já dispusesse o câmbio automático já há um tempo!

    • TecoPadaratz

      Lexus, com relação a ultrapassagem, você não sente segurança porque está andando em um Fit (no máximo 1.5).

      Anda em um 1.8 ou 2.0 que você vai ver que puxa e puxa muito bem e concluirá sua ultrapassagem com segurança…………

      • Lexus GS300

        Ele na cidade desenvolve bem, principalmente na saída quando o semáforo abre. Mas na estrada concordo com todos vocês.
        É um Fit LX CVT 1.4 com 80Cv e 11,8 kgmf de torque.
        Se o câmbio fosse automático convencional, seria insuportável dirigí-lo.

        • Edson Roberto

          É isso que acontece com o atual Fit com o mesmo cambio do Civic. Ele sofre e consome absurdos.

          Tirando isso, esse modelo 1.4 (1,35 na verdade) é bem fraco mesmo. O motor 1.5 com CVT responde muito melhor e bem na estrada.

    • Pil

      Fit CVT 1,4 vem com uma âncora, não tem jeito, o carro é o problema.

    • Ekler

      Lexus, CVT com trocas de marchas????? isso não existe num CVT….

    • Darwin

      o fit LX com motor 1.4 é "manco" como dizem, se for o EX que é 1.5 com 105cv é super bom, pois tem a opçao de S (sport) no câmbio que torna a ultrapassagem bem tranquila.

  • Matheus C Damião

    Câmbio vagabundo da Toyota? rapaz, vc não sabe do que fala. Nunca vi alguém reclamar do câmbio do Corolla, embora 4 marchas. Silencioso, sem trancos, praticamente inquebrável, e muito bem acertado. O Étios, se melhorar o acabamento (painel principalmente), vai ficar um excelente carro urbano com esse AT do Corolla. Já tem excelentes características como dirigibilidade, consumo e robustez.

    • lachard

      Vendedor no intervalo do cafezinho….

      • Matheus C Damião

        rapaz, não vendo carro e nunca tive um Toyata. Mas a ignorância e o rotulamento parece ser padrão por aqui.

        • Bruno_ts

          Meu sogro não reclama em nada do câmbio AT4 (nem sei se é o mesmo modelo do corolla) da Hilux (2009) – ele adora. E quando ele pisa com gosto, o carro dispara e o câmbio responde muito bem. Sem contar que é até econômico, fazendo entre 8.x e 9.x km/l na cidade com diesel. Claro, não é perfeito, mas não é nada ruim. Principalmente comparado com a concorrência que temos aqui no Brasil.

        • lachard

          Ué, se vc nunca teve um Toyota como pode falar com tanta "propriedade" dos carros da marca??? Ignorância e falar sobre o que não sabe

          • jpietrcwb

            Tive quatro Corollas, todos automáticos (dois da versão antiga,dois da atual) e o câmbio é excelente, não dá defeito, não quebra. Dizer que é ruim é mentira de quem não conhece o câmbio e o carro.

            • lachard

              Laaaa em cima falei sobre isso, a caixa é robusta mas mata o motor, também tive dois Corollas (2004 e 2011) e hoje ainda tenho uma Fielder 08 com 140K e acho o câmbio bom na cidade mas na estrada enche o saco. Não reclamo, gosto do carro pelo conjunto, então….dizer que é ruim não é mentira de quem não conhece. Se liga moleque!

    • paulo

      boa colocação nas palavras, o cidadão em questão nao sabe o que fala, ocambio 4 marchas do corolla é excelente. certeza que ele não tem e nunca teve um,. alias acho que ele nunca andou num corolla.

  • WagnerSCS

    Pelo menos vem com um câmbio decente agora. Vamos ver se o desempenho mudará tanto.
    Já andei num Sentra CVT, realmente a sensação imperceptível do ganho de velocidade enquanto o ronco vai lá nas alturas é meio incômoda, mas creio que não seja difícil se acostumar.
    É que pra quem está acostumado com câmbios automáticos convencionais ou transmissão manual, os trancos meio que acabam fazendo parte do dia-a-dia do motorista.
    Que venha esse novo Corolla, quem sabe ele acabe se tornando um carro mais atraente de modo geral, oferecendo mais equipamentos de conveniência e segurança, mesmo que custando o que custa hoje em dia, o que não é nada barato.

  • lachard

    Vovorolla + CVT = Tudo a ver

  • Antonio JS

    Estas fotos mostram bem o que deve ser feito no design dianteiro do Etios
    Nem a grade precisa ser alterada, somente os faróis, novo capô, e talvez os para choques. Ná traseira os mesmos problemas as lanternas e para choques o restante, com exceção do painel, não precisa redesenhar.

  • Leandro

    É off-topic , mas a noticia é interessante:
    http://poderonline.ig.com.br/index.php/2013/10/09

    • O_Corsario

      Legal, vale a pena ler.
      Quem tem carros mais rodados sabe como fica refém do mercado de peças, que ou são originais e incrivel e absolutamente super-faturadas, ou tem que arriscar no confuso mundo do mercado paralelo.

  • K II

    Ouvi falar que vão incluir o Etios no novo programa do governo federal o MeuCarroMinhaDívida, também conhecido como Bolsa Carroça…

    • Pil

      Escrevendo assim deve ter um Audi A8.

  • Villela

    CVT de 6 marchas pré-definidas? Como assim, se o conceito do CVT é exatamente o contrário, ou seja, de não ter marchas pré-definidas?

    • lachard

      Fake, tipo me angana que eu gosto…

      • vcseng

        O pior é simular também as mudanças de rotação.
        conheço cidadãos que trocaram um corolla 2009 por um 2008, sabe porque?
        porque o modelo velho não quebra- coisas de bocó.

    • Edson Roberto

      Se vc deixar no modo automático, ele não terá pré definições, caso queira usa-lo em modo sequencial, o cambio recebe programação para ter marchas pré definidas.

    • Alexandre

      Relaxa… estamos no Brasil..
      Tem que perguntar: Quanto vc já deu velocidade, qts marchas tem, tem padle shift?
      Tipico de brasileiros…
      CVT é bom por não ter marchas, mas eles querem.. vai entender.

  • Freaky_Boss

    Gosto de câmbio CVT.
    Boa notícia essa do Corolla.

  • Marcelo_Machado

    Pelo menos escolheram o cambio certo para o público alvo do Corolla.
    O CVT é um cambio bem sem graça para quem gosta de dirigir, mas é perfeito para quem gosta de ser conduzido pelo carro e espera do carro apenas acelerar e freiar.

  • Anderson_sp

    Já era tempo o Corolla ganhar um câmbio moderno, 4 marchas com os concorrentes com 6 fica um abismo e pode ter perdido algumas vendas por causa disso.

  • Neanderthal_Man

    Imagine o preço que a Toyota vai pedir neste Corolla novo…

  • kleiton

    Leio cada asneira aqui….Minha mulher, andou de carona em um Cruze at, ( olha que ela não entende nada ) e chegou em casa falando que o cambio era perdido, passava muita marcha e o motor berrava muito, já que nós, ela anda com o nosso corolla, de 4 marchas defasadas, como falam…O unico problema do corolla de 4 marchas é a lerdeza nas retomadas, só isso, coisa que era pior na geração passada, 2003-2008, nas de 2009 para frente melhorou uns 70%…
    O povo fala muita M**** sem ter, ou andar, falam muito mal do etios, estou viajando com um, e olha, fiz a inclivel média de 19,81km/l sem ar ligado e a 90km/h, e também fiz com o pé cravado, não baixei de 160..estrada livre e boa…média de 13….Onde conseguir esta média com um carro 1.5? No Brasil é dificil…. Por isso falo, o pessoal fal se fundamento nenhum…,mas isso é bom, eles queimam o carro e a gente compra a um preço muioto bom, 34 mil paguei no etios sedam1.5xs,

    • Matheus_Ulisses_P

      Olha cara, ainda não tenho condições pra isso no momento, vou andando aqui com meu carrinho velho, mas se eu fosse comprar um compacto hoje seria o Etios com certeza!
      Brasileiro só se importa com beleza, não tem jeito.
      Pode ser o que for, o carrinho é excelente!
      Parabéns pela escolha

      • Bruno_ts

        Então fará um bom negócio em esperar o Etios. Se hj já é bom, daqui a uns anos estará ainda melhor.

    • Filipe Sales Wanderley

      Falou tudo cara, as pessoas aqui compram carro pelo design e não pela mecânica.
      e aposto que a maioria nunca andaram num corolla com o câmbio at4

    • Concordo com vc…. Estou no segundo Corolla, pode olhar em qualquer revista automotiva que o cambio de 4 marchas da banho nesses de 5 ou 6 marchas. O Cruze tem 6 marchas, que são confusas e não é mais econômico que o Corolla. O Civic de 5 marchas consumia muita mais que o Corolla, ambos com desempenho inferior. Agora parece ter um consumo bom, com aquele botão Econ…. Nem vou falar da PSA, com os cambio que não aguenta 50 mil km.

  • Castle_Bravo

    Possivelmente será o mesmo câmbio que hoje equipa o Corolla, de quatro velocidades, que será usado no Etios. O que não é de todo o ruim, antes isso a nem ter a opção. Resta só saber o quanto a Toyota vai querer pelo feioso automático.

    Sobre o CVT no Corolla, também já era hora de vir.

  • shdn2010

    Este cambio ficara melhor que o at4, mas seria melhor ainda se viesse com um automatico de 6 marchas de verdade.

    • MarcosS

      Pois é! E a Aisin, que já fornecia o bom AT4 pro Corolla atual, tem um excelente AT6, que inclusive a Peugeot passou a usar no 408 recentemente. Poderiam ter escolhido esse mesmo câmbio pro novo Corolla também, eu acho que ficaria bem melhor do que esse CVT… :)

  • Leandro1978

    Uma coisa eu não entendo, se o mote do CVT é ter as marchas "infinitas", porque simular seis (ou sete ou oito)? Me parece um contrassenso…

    • toninho

      Porque brasileiro quer ter sensação de controle.

      • Leandro1978

        Mas isso não é exclusivo daqui, em outros mercados o CVT também terá "marchas".

      • rogerrosato

        Porque CVT nunca conseguiu "pegar" fora do Japão por ser simplesmente monótono demais. A simulação de marchas vem para tentar colocar alguma graça na condução com tais câmbios, que fadaria ao fracasso o novo Corolla, especialmente nos EUA, caso viesse com um CVT comum.
        Ah… e não sou eu quem diz isso sobre o CVTs, é a mídia especializada. Então, fanboys dos CVTs, nem venham me atacando…

    • rogerrosato

      Porque CVT nunca conseguiu "pegar" fora do Japão por ser simplesmente monótono demais. A simulação de marchas vem para tentar colocar alguma graça na condução com tais câmbios, que fadaria ao fracasso o novo Corolla, especialmente nos EUA, caso viesse com um CVT comum.
      Ah… e não sou eu quem diz isso sobre o CVTs, é a mídia especializada. Então, fanboys dos CVTs, nem venham me atacando…

  • Diggo

    Tomara que além do câmbio venha com mais alguma novidade, pois, embora caro demais, o Focus veio com tudo e mais um pouco.

    • Landrutt

      Isso mesmo, o Focus veio com tudo e mais um pouco…inclusive com preços IMORAIS que só servirão para deixar o Sedan no limbo onde se encontra desde 2001.

  • carlao GTS

    40 e poucos abaixo infelizmente,só vejo FIAT.novo .sempre.

  • esse etios e uma CRUZ… a toyota so esperou completar 1 ano pra ja mudar o carro, vai esperar os 2 anos pra mudar de novo e por cambio automatico… e com 3 anos ele ganhara nova geracao…. assim nao da pra ter um etios se todo ano ele muda… ja chegou pegando muito mal no nosso mercado desse jeito!

  • Vitão

    Provavelmente o Etios vai receber o AT4 do Corolla kkkk….. Já q o Vovorola vai ficar com CVT…..

  • José Vanderson

    Toyota Etios , um carro elegante mais por dentro nem tanto , já estava mais que na hora de ele mudar o seu Visual e o seu interior .
    Bem , provavelmente a maioria das pessoas não gosto do seu interior e principalmente do seu painel , o conta giros do carro deveria ficar acima do volante como todos os carros da sua categoria , e já que vai ter versão automática , ver se poem um cambio de 5 ou 6 marchas pra o carrinho .

  • FelipeLange

    E ontem antes de ver essa notícia imaginava o Corolla com o câmbio CVT… vai ficar muito bom para o carro!

    Agora o Etios tá precisando urgente de uma reforma.

  • wislenramos

    Será que deram um jeito no volante\painel\console também? Pois os últimos corollas são mais bonitos por fora do que por dentro.

  • raulgodiano

    Eu tenho um Fluence CVT, em questao de conforto nao existe cambio melhor !! So acho o "lag" do Acelerador do Fluence absurdo, a Renault me disse que isso é para poupar a correia do cambio de possiveis trancos. Mas é só isso, o carro anda tao bem quanto a versao manual, e pelo peso do carro e espera ele bem mais lerdo para embalar na estrada, o que geralmente estranha os "novatos em CVT" e o ruido do motor, mas depois que voce se acostuma, é ate dificil de voce se acostumar com um cambio AT "convencional", e o unico carro com CVT que é realmente estranho é o Lancer, nao aprece que ele tem os 160CV, o Sentra e o Fluence andam muito bem, mesmo tendo o "cambio sem graça".

  • Viníciusk

    Com respeito ao Etios, se arrumarem o painel e quadro de instrumentos dele, irá ser um concorrente forte para entrar na minha garagem (na versão manual, é claro).

  • edneygoncalves

    Esse Corolla novo tem cara de Honda…rs. Junto com o câmbio automático poderia vir um painel para o Etios né…nem que fosse como opcional, tipo: "compre um Etios automático e veja em acessórios o ítem PAINEL" !!

  • Wagner

    Não abriu mão das rodas aro 12"… hehehe

  • Dragoniten

    Não vejo sentido nenhum em ter um carro com câmbio CVT se é pra simular a troca de marchas e perder eficiência.

    É como utilizar a orelha de um martelo pra bater no prego. Tá errado.

  • Silvioled

    O novo câmbio não será de 6 marchas mas sim de 7marchas.

  • Renato_Dantas

    Pergunto: qual dos dois dá menos problema caixa automático com conversor de torque ou CVT?, e na hora do conserto qual sai mais caro?.

  • Adriano_Silva

    O Corolla vai desbancar o Civic com folga.

  • Eduardo Palandi

    tomara que tenha uma Fielder para esse novo Corolla

    • lachard

      Sonho meu….

  • qual o melhor cambio CVT ou TSI?

  • jpietrcwb

    Como assim "simular as trocas no modo automático"? Não tem cabimento isso. CVT tem que aproveitar as relações infinitas para maior conforto e economia. Fazer uma concessão dessas apenas para evitar estranhamento de consumidores que se acham pseudo pilotos é como usar vidro elétrico com comando simulando uma manivela… Coisa de besta.

  • nicholasunited

    Eu estou In love pelo Etios, tem macumba nesse só pode

  • henriquellima

    Creio que a Toyota deveria investir em uma DCT. Já que o Jetta e o Focus possuem esse tipo de câmbio (DSG e Powershift) seria interessante para não ficar atrás da concorrência. Assim a DCT aproveitaria melhor a saúde desse 2.0 que é muito bom pro Corolla.

  • fabioalisson

    Que chegue logo o novo Corolla para acirrar o segmento dos médios, provavelmente a Honda não deixará por menos e introduzirá o modelo dos EUA aqui.

    Certamente a dupla Corolla e Civic continuarão dominando o segmento por um bom tempo.

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