*Featured Hatches Lançamentos Sedãs Test Drive Toyota

Novo Toyota Etios 2017: Impressões de todas as opções de motor e câmbio

Novo Toyota Etios 2017: Impressões de todas as opções de motor e câmbio

O Novo Toyota Etios 2017 chega ao mercado nacional a partir do dia 28 de abril com preços entre R$ 43.990 e R$ 60.895, trazendo novidades em termos de mecânica, tecnologia embarcada, acabamento e segurança.


Com novos motores 1.3 e 1.5 Dual VVT-i, o Novo Etios 2017 agora dispõe de mais força em baixas rotações e disposição, entregando 88/98 cv no 1.3 e 102/107 cv no 1.5, respectivamente com gasolina e etanol. No torque, a força foi ampliada para 12,3/12,8 kgfm e 14,0/14,4 kgfm, respectivamente 1.3 e 1.5.

Novo Toyota Etios 2017: Impressões de todas as opções de motor e câmbio

Além de propulsores mais potentes, o Etios 2017 recebeu duas novas transmissões, sendo a manual de seis marchas e a automática com quatro velocidades, ambas oferecidas em todas as versões do compacto da Toyota. A marca japonesa também ajustou suspensão, direção, freios e isolamento acústico.


Por fora, nada mudou. Por dentro, a novidade fica por conta do quadro de instrumentos digital, que possui uma tela TFT de 4,2 polegadas com velocímetro, conta-giros (com duas visualizações), nivel de combustível, temperatura da água e computador de bordo.

O acabamento recebeu melhorias e o nível de equipamento foi ampliado, tendo agora piloto automático, apoio de braço para motorista (auto), volante multifuncional em couro, cinto de três pontos e apoio de cabeça para o quinto ocupante, entre outros.

Novo Toyota Etios 2017: Impressões de todas as opções de motor e câmbio

Impressões gerais

O Novo Etios 2017 só é novo por dentro. O compacto nipônico mantém o visual simples e sem emoção da parte exterior. No interior, o destaque sem dúvidas fica para a instrumentação digital, que tem visualização personalizada no campo direito, onde fica computador de bordo e conta-giros.

O estilo é interessante e o computador oferece várias funções, inclusive uma que permite saber o gasto com combustível ao inserir o valor por litro no sistema. Além disso, o Etios 2017 conta com gráficos de consumo e econômetro bem destacado.

Novo Toyota Etios 2017: Impressões de todas as opções de motor e câmbio

A visualização das informações é bem superior ao do modelo anterior e a aparência é agradável. Sob sol forte, a tela é um pouco ofuscada, mas consegue-se ver perfeitamente os dados apresentados. A multimídia nas versões mais caras é simples e sem navegador, mas tem espelhamento para smartphone, entrada SD, USB, auxiliar e HDMI. Na versão XS é um rádio mais simples, enquanto a X só tem espaço para um rádio 2din.

O volante multifuncional é parecido com o do Corolla e tem acabamento em couro nas opções mais caras, mas a parte central com material costurado é de série em todas as versões. Tem somente regulagem em altura. Nas XLS e Cross, vem com piloto automático na coluna, a clássica alavanca da Toyota.

Novo Toyota Etios 2017: Impressões de todas as opções de motor e câmbio

Bancos em couro também são oferecidos nas opções tops. O banco do motorista ganha apoio de braço na versão automática XLS e Cross, garantindo mais conforto ao dirigir em viagens. O banco traseiro com pacote de segurança completo é elogiável. A nova padronagem também agrada, mas o ambiente em geral é simples e prático, sem luxo, apesar dos detalhes em preto brilhante e texturas diferenciadas.

Desde a versão X, o Etios 2017 já vem com trio elétrico completo, direção elétrica e ar-condicionado, além de chave com controle remoto. O espaço interno continua bom, enquanto o porta-malas do sedã mantêm-se generoso com seus 562 litros. Mas, por exemplo, falta um banco traseiro bipartido, assim como reposicionamento do comando dos espelhos. Sensores de estacionamento também seriam importantes como item de série.

Novo Toyota Etios 2017: Impressões de todas as opções de motor e câmbio

Impressões ao dirigir

Mogi das Cruzes/SP – Dirigimos todas as opções de motor e câmbio do Novo Etios 2017. O teste começou pelo Etios 1.3 X automático. O compacto se mostrou bem-disposto com o novo propulsor e com transmissão automática de quatro velocidades, que possui uma boa calibragem para a proposta do modelo.

O motor 1.3 Dual VVT-i sobe rapidamente de giro e as trocas ocorrem normalmente a 3.000 rpm. As retomadas também agradaram, assim como o vigor nas acelerações. Ainda assim, com quatro marchas, o propulsor acaba inevitavelmente passando de 4.000 rpm e o nível de ruído é prejudicado. Lembrando que o isolamento foi atualizado. A caixa possui um sistema de gerenciamento eletrônico que permite analisar o tipo de condução e ajustar as trocas.

Novo Toyota Etios 2017: Impressões de todas as opções de motor e câmbio

Rodando a 110 km/h, o Etios 1.3 X automático marcava no display 2.800 rpm, um nível bom para manter o ruído adequado e favorecer a economia na estrada. A condução do modelo, que já era boa no modelo anterior, ficou mais agradável com o propulsor atualizado.

Além do automático, andamos no Etios 1.3 X manual. Com seis marchas, o compacto surpreendeu pela boa calibragem entre motor e câmbio, que proporcionou boas retomadas e a manutenção de marcha alta em rotação baixa, revelando a elasticidade do propulsor. Para uma condução normal, as trocas a 2.500 rpm são mais do que suficientes. Rodando a 110 km/h, o marcador aponta para 2.500 rpm. Agradou bastante.

Novo Toyota Etios 2017: Impressões de todas as opções de motor e câmbio

Partimos então para o motor 1.5 com transmissão automática. Nesse caso, a força maior do propulsor garantiu ainda mais conforto e agilidade na condução. As trocas também ocorrem perto de 3.000 rpm, mas o propulsor maior trabalha a maior parte do tempo em 2.500 rpm, mesma rotação alcançada a 110 km/h. O casamento motor/câmbio também é adequado. As respostas são mais pontuais, assim como as retomadas.

No caso do 1.5 manual, também avaliado em um Etios Sedan, o desempenho foi nitidamente superior. A elasticidade do 1.5 Dual VVT-i pôde ser observada ao rodar abaixo de 1.000 rpm sem trepidação.

Em sexta marcha, é possível andar a 50 km/h sem engasgos e aparente falta de força. Moderando-se o pé e acelerando de forma gradual, não demora para se alcançar 120 km/h sem alteração de marcha. Nas ultrapassagem a 80 km/h, pode-se jogar uma quinta que o Etios 1.5 vai tranquilamente. As retomadas são muito boas e as saídas são mais do que adequadas para a proposta do carro.

Novo Toyota Etios 2017: Impressões de todas as opções de motor e câmbio

Rodando a 110 km/h, o marcador também se mantém em 2.500 rpm. Falando da sexta, ela não foi feita para manter um cruzeiro econômico no Etios 2017, respondendo normalmente ao acelerador. O escalonamento de marchas, tanto no 1.3 quanto no 1.5, é muito bom. A embreagem de acionamento hidráulico é macia e tem curso adequado.

No consumo, a Toyota recebeu nota A para o Etios 2017 nas duas categorias, tendo de 8,5/10,3 e 12,5/15,0 km/litro no Etios Sedan 1.5 com etanol e gasolina em cidade e estrada, respectivamente. Com câmbio automático, o modelo faz 8,4/10,4 e 12,2/14,9 km/litro, na mesma ordem. No hatch 1.3 automático, por exemplo, os números são de 8,2/9,2 e 11,8/13,3 km/litro, respectivamente.

Novo Toyota Etios 2017: Impressões de todas as opções de motor e câmbio

No geral, o Novo Etios 2017 melhorou o que era bom e ganhou mais pontos em performance. O compacto da Toyota pode ainda não ser aquela beleza em termos de estilo e ergonomia, que continuam devendo e muito. Mas, o novo conjunto mecânico, bem acertado, e o painel digital de boa aparência, se destacam entre as novidades. Os preços infelizmente continuam altos, atingindo os R$ 60.000, mas na concorrência também não é muito diferente.

A proposta da Toyota é oferecer um bom conteúdo e uma condução mais prazerosa em detrimento de estilo. A receita, inicialmente criticada, parece ter dado certo e as vendas do Etios estão de acordo com o planejado pela marca japonesa, que não pensa em grandes volumes, mas em quantidade que seja rentável.

Galeria de fotos do Novo Etios 2017:

Evento a convite da Toyota.

Novo Toyota Etios 2017: Impressões de todas as opções de motor e câmbio
Nota média 5 de 1 votos

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por mais de 12 anos. Saiba mais.

Notícias por email