Novo Toyota GR Corolla surge com 304 cv e tração AWD

gr corolla 17

Na noite de 31 de março, a Toyota revelou o GR Corolla, hot hatch que chega anabolizado e com poder para peitar o Volkswagen Golf R.


Sem delongas, o GR Corolla para o mercado americano – lembrando que os japoneses sempre tiveram as versões mais possantes de qualquer esportivo nativo – chega com 304 cavalos a 6.500 rpm e 37,6 kgfm entre 3.000 e 5.500 rpm.

Isso tudo num pequeno três cilindros com 1.6 litro, turbo e injeção direta de combustível, herdado do GR Yaris.

gr corolla 18

Com o G16E-GTS, que tem sobrenome de poder, o GR Corolla tem escapamento triplo exclusivo projetado para reduzir a contrapressão para entrega máxima de potência.

Já a tração é a GR-Four All-Wheel-Drive (AWD), desenvolvida para carros de rali, tendo distribuição de força de 60:40, 50:50 ou 30:70 para as rodas dianteiras e traseiras.

gr corolla 2 1

O GR Corolla tem ainda diferenciais de deslizamento limitado (LSD) Torsen dianteiros e traseiros.

Ou seja, o GR Corolla não poderá fazer drift com 100% de potência atrás, mas pelo menos terá a transmissão manual de seis marchas como única opção.

Disponível nos states nas versões Core e Circuit Edition, o GR Corolla tem um visual bem agressivo, com para-choque dotado de grandes entradas de ar e saias de rodas bem abauladas.

gr corolla 10

Saídas de ar nos para-lamas dianteiros e enxerto junto aos traseiros, convertem o GR Corolla em outro carro. Ele tem ainda saídas de ar sobre o capô e teto em fibra de carbono.

Tendo grade e detalhes em preto brilhante, o GR Corolla dispõe ainda de rodas aro 18 polegadas escurecidas e com pinças de freio especiais em vermelho, além de pneus Michelin Pilot Sport 4 235/40 R18.

gr corolla 11

Com suspensão, direção e freios montados na Motomachi pela Gazoo Racing, esse GR Corolla é um legítimo japonês e pronto para peitar também o Subaru WRX.

Tendo enorme aerofólio em preto brilhante sobre a tampa do bagageiro, assim como um enorme difusor de ar traseiro, que envolve as três bocas de escape cromadas, o GR Corolla não é para botar defeito.

gr corolla 13 scaled

Imagine o preço disso… Por dentro, o ambiente passa longe do Corolla nacional, com bancos esportivos em camurça Brin Naub, volante esportivo de três raios com marcador 12 horas e pedais de alumínio.

Há também um cluster digital de 12,3 polegadas totalmente configurável e multimídia com programação exclusiva.

Assistente virtual, carregador indutivo de smartphone, conexão 4G com Wi-Fi, sistema de som JBL Clari-Fi, entre outras coisas legais, estão a bordo do GR Corolla.

Toyota GR Corolla 2023 – Galeria de fotos

 

Autor: Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 26 anos. Há 15 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações.