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Novo Troller T4 – Impressões ao dirigir e detalhes da fábrica

Novo Troller T4 - Impressões ao dirigir e detalhes da fábrica

O Novo Troller T4 chega ao mercado brasileiro totalmente renovado e com potencial off-road ampliado, custando a partir de R$ 110.990. O jipe da Ford recebeu um visual bem mais moderno, parrudo e robusto, crescendo não só em tamanho, mas também em peso e performance.


Por fora, o Novo Troller T4 agrega um estilo mais condizente com sua proposta, destacando-se a grade inspirada na letra “T”, para-choques robustos com faróis auxiliares, lanternas traseiras em LED, rodas de liga leve aro 17 exclusivas, entrada de ar do motor elevada, tampa traseira articulada com estepe e para-lamas abaulados. A carroceria ficou mais encorpada e transmite maior sensação de segurança e também de conforto.

Novo Troller T4 - Impressões ao dirigir e detalhes da fábrica

Por dentro, a cabine mais ampla recebe um acabamento melhor que o do modelo antigo, destacando-se além do espaço maior, itens que ampliam o conforto e o entretenimento, tais como ar condicionado dual zone, direção hidráulica, computador de bordo com sete funções, sistema de áudio com CD/MP3/USB/Aux, teto solar duplo, trio elétrico, botão seletor de tração, entre outros. Digamos que, ao lado do modelo anterior, o novo utilitário é bem grande.


Com 4,09 m de comprimento, 1,97 de largura, 1,96 de altura e 2,58 de entre-eixos, o Novo Troller T4 pesa 2.140 kg e tem peso bruto total (PBT) de 2.560 kg. O Novo Troller T4 dispõe de suspensões dianteira e traseira por eixo rígido, molas helicoidais e amortecedores, freios a disco nas quatro rodas com ABS, diferencial de deslizamento limitado e tração com opções 4×2, 4×4 e 4×4 com reduzida.

Além disso, o Novo Troller T4 dispõe de uma ampla gama de acessórios e opcionais, que incluem guincho elétrico, dois tipos de pneus para off-road, protetores adicionais para chassi/conjunto motriz, snorkel, engates, entre outros. Além de novas opções de cores, o modelo se destaca especialmente com motor diesel 3.2 Duratorq da Ford com 200 cv e 47,7 kgfm. A transmissão é manual de seis marchas. O conjunto foi herdado da picape Ranger.

Novo Troller T4 - Impressões ao dirigir e detalhes da fábrica

Impressões ao dirigir

O Novo Troller T4 tem uma função específica e esta deve ser respeitada. O jipão cearense tem vocação nata para o off-road e é lá que ele manda bem. Apesar do bom acesso e espaço dianteiro, atrás é fatalmente apertado. Quatro adultos no máximo ficam razoalmente bem dentro do veículo.

O ideal é ter crianças ou pessoas de baixa estatura no banco traseiro, que inclusive é bipartido, ampliando o quase inexistente porta-malas, que tem somente 134 litros, mas que pode chegar a 558 litros com o banco rebatido.

Sem opcionais instalados, o Novo Troller T4 pode ser desconfortável na hora de dirigir, pois não há um apoio para o pé esquerdo (opcional), ficando um vão enorme que faz o pé quase que sumir por debaixo do painel. Quem não tem costume de apoiar o pé não terá problemas.

Novo Troller T4 - Impressões ao dirigir e detalhes da fábrica

A alavanca é alta e tem engastes duros, mas precisos. Como não se trata de um automóveis de passeio, essa característica não influi em seu desempenho. A embreagem, ao contrário, é macia. A direção hidráulica é firme, mas imprecisa em altas velocidades, assim como a suspensão voltada para fora de estrada, que deixa o veículo um pouco instável nessas condições. No geral é aceitável, pois o foco não está no asfalto.

O motor 3.2 Duratorq de cinco cilindros tem muita força disponível e na estrada basta manter quinta ou sexta marcha para ter um regime de funcionamento muito bom. A 110 km/h, o propulsor diesel está girando em 1.900 rpm. O alto torque torna a condução bastante prazerosa em conforto e ruído interno. Conseguimos marcar 9,3 km/litro na estrada, rodando a 110 km/h. A Troller fala em 12,3 km/litro na estrada e 9,8 km/litro na cidade. O freio a disco nas quatro rodas com ABS mostrou-se eficaz para o porte e projeto do veículo.

Já no fora de estrada, o Novo Troller T4 mostra sua verdadeira vocação. Com tração 4×4 engatada (pode ser acionada até 120 km/h), rodamos pelas dunas da praia de Cumbuco, Ceará. O utilitário saiu-se muito bem em todas as situações de terreno enfrentadas, inclusive uma área alagada. Subir e descer as grandes dunas da região foi bastante fácil para o veículo.

Novo Troller T4 - Impressões ao dirigir e detalhes da fábrica

Chegamos a usar a opção 4×4 reduzida e tambem com ajuda do Trac Lock (diferencial autoblocante), o Novo Troller T4 superou todos os obstáculos daquela belíssima região. A suspensão trabalha de modo a manter o veículo o mais firme possível sobre o terreno, especialmente em planos inclinados.

O modelo pode atravessar até 800 mm de água, embora não tenhamos enfrentado essa situação nas dunas e lagoas de Cumbuco. Para enfrentar ruas e estradas esburacadas, o Novo Troller T4 vai muito bem, mas é fora delas que realmente ele mostra o que pode fazer. Sem dúvidas, é um veículo que continuará como referência no segmento 4×4 no Brasil.

Novo Troller T4 - Impressões ao dirigir e detalhes da fábrica

Fábrica

Na vizinha Horizonte, a Troller ampliou e modernizou a planta de produção, que anteriormente tinha escala de produção reduzida e processo de fabricação bastante artesanal. Hoje, após R$ 215 milhões, a unidade já tem capacidade para fazer 250 veículos por mês, o que dá 3.000 ao ano. As novas instalações foram inauguradas oficialmente pelo governador do Ceará Cid Gomes e contou com a presença de autoridades regionais e diretoria da Ford.

A fábrica recebeu um novo processo de pintura, assim como de fabricação de compositos de aço e fibra de vidro prensados a quente (SMC – Sheet Moulding Compound). Além disso, a parte de colagem de partes da carroceria é feita por um robô, apelidado de Robocop. Existem duas linhas de montagem. Uma é responsável pela carroceria e a outra pelo powertrain (chassi/motor/transmissão/suspensão/freios).

Novo Troller T4 - Impressões ao dirigir e detalhes da fábrica

As duas partes são unidas quase no final do processo e o veículo depois vai para a finalização de detalhes e inspeção final. A fábrica tem 95.000 m2 de área total, sendo 21.000 m2 de área construída.

Galeria de fotos do Novo Troller T4 e da fábrica de Horizonte/CE:

Viagem a convite da Troller.

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