*Featured Avaliações Crossovers Cupês Lançamentos Volkswagen

Novo Volkswagen Nivus reúne estilo, desempenho e conforto

Novo Volkswagen Nivus reúne estilo, desempenho e conforto

Ele parece um Polo alto, mas com linhas próprias. Também fica longe do T-Cross. Esse é o Volkswagen Nivus, que chega ao mercado cheio de estilo e proposta jovial.


Atraente visualmente, ele aposta numa aproximação com os cupês, mas com uma suspensão elevada e características que o convertem em um crossover.

Outro ponto a favor do Nivus é o conteúdo generoso, mesmo em versões menos caras, atribuindo itens que só estão presentes, por exemplo, no T-Cross Highline, que custa muito mais.

Novo Volkswagen Nivus reúne estilo, desempenho e conforto

Nesta mesma versão, avaliada pelo NA, o Nivus custa R$ 98.290, porém, com o pacote Launch Edition, ele fica em R$ 99.990. Esse era o preço do T-Cross Comfortline há pouco tempo.

Não é só isso, o Nivus inicia uma nova fase na VW com identidade renovada e conectividade ampliada com serviços a bordo da VW Play. Então, será que vale a pena?

Por fora…

Novo Volkswagen Nivus reúne estilo, desempenho e conforto

É bonito. Não há o que negar em relação ao seu visual. A Volkswagen foi feliz ao criar o conjunto do crossover-cupê, deixando-o distinto do Polo não só em sua forma básica.

Os faróis full LED se fundem bem com a grade ampla e com frisos estilizados. O para-choque com faróis de neblina em LED e função curva se encaixa bem no visual das molduras laterais.

Novo Volkswagen Nivus reúne estilo, desempenho e conforto

A grade inferior e as molduras envolventes na base da carroceria reforçam sua proposta. Olhando, dá para perceber certa semelhança com o hatch.

Na traseira, as colunas inclinadas lembram os antigos hatchbacks que tínhamos no mercado nacional e evocam a memória de um fastback em especial…

Novo Volkswagen Nivus reúne estilo, desempenho e conforto

Nesta traseira espichada e alta, um conjunto ótico de LED num fundo escuro se destaca positivamente, indicando que o Nivus Highline é uma versão melhorada de outro carro.

Suas rodas aro 17 polegadas, por exemplo, se destacam mais que no Polo GTS e não só pelo acabamento em cromo escuro.

Mais longa, a carroceria elevada acabam expondo as rodas, que tem os mesmos pneus 205/55 R17.

Por dentro…

Novo Volkswagen Nivus reúne estilo, desempenho e conforto

No interior, o painel é o mesmo do Polo, com aquele aplique em preto brilhante, promovendo as telas digitais. Apesar de dispor do Active Info Display, o Nivus foca a atenção em outra coisa.

A multimídia VW Play com tela capacitiva de 10,1 polegadas tem apresentação gráfica e nitidez que superam a Discover Media tradicional.

Intuitiva, ela permite rápido acesso às funções do carro, da mídia e também dos apps de serviços. Alterar as funcionalidades do cluster digital ficou mais fácil.

Novo Volkswagen Nivus reúne estilo, desempenho e conforto

Além disso, a conexão com o 4G do aparelho celular dá acesso aos apps a bordo. O Waze é nativo e desativa o aplicativo que está no Android Auto do smartphone.

De acordo com a VW, ele utiliza antena e sistemas do carro para maior precisão. Na VW Play, ainda existem apps já instalados com o carro, oferecendo diversos serviços.

Novo Volkswagen Nivus reúne estilo, desempenho e conforto

Dá para ouvir um livro inteiro numa viagem ou artigos mais curtos (de cerca de 12 minutos), além de encontrar estacionamentos conveniados ou mesmo pedir refeições.

Com o Sem Parar de fábrica, como outros modelos recentes da VW, pode-se pagar pedágios, estacionamentos, lanches em drive thru e combustível.

A VW Play vem ainda com serviços de seguro e atendimento de pós-venda, além de gestão de mídia e arquivamento de dados (até 10 GB), entre outros.

Novo Volkswagen Nivus reúne estilo, desempenho e conforto

Pena que o Android Auto não seja sem fio. Tendo ainda câmera de ré, a VW Play parecia ter vida própria…

Não desligava ao sair do carro e mesclava telas como num travamento. Pode ser coisa da unidade testada apenas, mas incomodou.

Tirando isso, o conjunto apresentado é bem interessante. No Nivus Highline Launch Edition, o ambiente é bem completo, tendo ar digital e alavanca de câmbio padrão do Tiptronic.

Novo Volkswagen Nivus reúne estilo, desempenho e conforto

O que gostamos mesmo foi do volante. Com o novo padrão da VW, tem visual melhor que o anterior e uma pegada diferente.

O aro tem maior espessura que o volante antigo da VW e isso faz uma boa diferença ao dirigir. Ficamos imaginando ele no Polo GTS, por exemplo, dada sua proposta de desempenho.

Novo Volkswagen Nivus reúne estilo, desempenho e conforto

Já o Active Info Display é o mesmo do Polo e Virtus, porém, agora sem navegação na tela.

Como não há um navegador nativo, embora exista o GPS para uso do Waze, não há necessidade disso no cluster. Agradecemos também a ausência do suporte de celular.

Novo Volkswagen Nivus reúne estilo, desempenho e conforto

Sem posição de dirigir alta, é aí que reside a semelhança com o Polo. Os bancos possuem padronagem diferente, mas são os mesmos dos irmãos.

Atrás, mesmo com a inclinação do teto, alguém com até 1,80 m ainda vai bem. Já o espaço para as pernas é o mesmo do Polo, não houve ganho, visto que a base é a mesma. Bem diferente de T-Cross e Virtus.

Novo Volkswagen Nivus reúne estilo, desempenho e conforto

O porta-malas é bom e vai satisfazer quem procura levar muita bagagem ou compras. Neste caso, ele atende perfeitamente.

Por ruas e estradas…

Novo Volkswagen Nivus reúne estilo, desempenho e conforto

Dizer que é um Polo Cross não é totalmente certo, visto que a carroceria é muito mais longa. Andando, isso traz alguma diferença.

Equipado com o mesmo EA211 1.0 TSI de três cilindros, duplo comando variável, turbocompressor, intercooler e injeção direta, o Nivus anda bem.

Mais leve que o T-Cross, pesando 1.130 kg, o Volkswagen tem uma boa resposta ao acelerador com seus 116 cavalos na gasolina e 128 cavalos no etanol.

Novo Volkswagen Nivus reúne estilo, desempenho e conforto

Com 20,4 kgfm a 2.000 rpm, o crossover estiloso garante uma condução prazerosa, bastando apertar um pouco mais o pedal para que a reação seja efetivada, sem pedir água.

Assim como em Polo, Virtus e T-Cross, o pequeno propulsor ronca com vigor e entrega tudo de si, subindo para além de 6.000 rpm antes de mudar de marcha.

Novo Volkswagen Nivus reúne estilo, desempenho e conforto

Retomadas e ultrapassagem pouco exigem do 1.0 TSI, que é sem dúvidas o 1.0 turbinado mais forte do mercado. O câmbio Tiptronic de seis marchas tem boas relações e atende bem.

Buscando manualmente, o sistema te dá certa liberdade para explorar os limites da faixa vermelha. Tirando o pé, o Nivus navega a 2.000 rpm em 110 km/h.

Isso ajuda a ter um consumo rodoviário de 16,5 km/l. Na cidade, a força em baixa não exige mais do 1.0 TSI, aparecendo em torno de 1.500 rpm. Ali, o consumo foi de 11,2 km/l.

Novo Volkswagen Nivus reúne estilo, desempenho e conforto

Guiando, o Volkswagen Nivus – como já antecipamos – apresenta uma posição de dirigir semelhante à do Polo, mas o novo volante dá uma sensação melhor.

Bem calibrada, a direção elétrica tem respostas muito boas, que trabalham em sintonia com uma calibragem de suspensão mais firme, apesar da missão de ser um “SUV”.

Novo Volkswagen Nivus reúne estilo, desempenho e conforto

Nas curvas, com a traseira mais longa em relação ao Polo, o Nivus é um pouco mais neutro, não tendo tendências de inclinação exagerada, mesmo porque, apesar da proposta, não é um carro alto: tem 1,493 m de altura.

Com freio a disco nas quatro rodas e todas as assistências eletrônicas, o VW Nivus tem uma boa dinâmica de condução.

Novo Volkswagen Nivus reúne estilo, desempenho e conforto

Os freios atendem bem e a suspensão tem uma boa calibragem. Embora mais firme, garante algum conforto, filtrando boa parte das irregularidades, apesar dos pneus largos.

O controle de cruzeiro adaptativo é outro recurso encontrado no Nivus que garante muito conforto em viagem, detectando os veículos à frente e ajustando a velocidade.

Novo Volkswagen Nivus reúne estilo, desempenho e conforto

Além disso, a frenagem automática de emergência garante mais tranquilidade no dia a dia, em caso de vacilo na atenção, apesar do sensor de fadiga.

Assim como os demais VW da MQB-A0, o Nivus é um carro bom de dirigir e agora com um toque a mais na sensibilidade ao volante.

Por você…

Novo Volkswagen Nivus reúne estilo, desempenho e conforto

O Volkswagen Nivus tem uma boa proposta, ainda mais nesse pacote de lançamento, que realça alguns detalhes do carro, como teto e retrovisores pretos, além das rodas escurecidas, etc.

O pacote oferecido é bem generoso e, para realmente ficar completo, faz falta apenas um teto solar panorâmico. Ele repete os deslizes de acabamento do Polo também, sim, é verdade.

Novo Volkswagen Nivus reúne estilo, desempenho e conforto

As portas são de plástico duro sem grande atenção ao acabamento, tendo apenas puxadores de cor cinza para uma leve diferenciação em relação aos irmãos e nada mais.

Contudo, herda coisas boas, como difusores de ar traseiros, por exemplo. Batendo nos R$ 100.000, o Nivus está melhor que muitos SUVs do mesmo caro segmento.

Novo Volkswagen Nivus reúne estilo, desempenho e conforto

Só na Comfortline, a proposta supera todos em conteúdo. Mas, o Nivus trafega em outra faixa e não dá exatamente para compara-lo com os utilitários esportivos comuns.

Pela primeira impressão e já avaliando, o Nivus se mostra um carro agradável e, sim, vale a pena.

Medidas e números…

Ficha Técnica do Volkswagen Nivus Highline 200 TSI 2021

Motor/Transmissão

Número de cilindros – 3 em linha, turbo, flex

Cilindrada – 999 cm³

Potência – 116/128 cv a 5.500 rpm (gasolina/etanol)

Torque – 20,4 kgfm a 2.000 rpm (gasolina/etanol)

Transmissão – Automática de seis marchas com mudanças na alavanca e no volante

Tração – Dianteira

Desempenho

Aceleração de 0 a 100 km/h – 10 segundos (etanol)

Velocidade máxima – 189 km/h (etanol)

Rotação a 110 km/h – 2.000 rpm

Consumo urbano – 11,2 km/litro

Consumo rodoviário – 16,5 km/litro

Suspensão/Direção

Dianteira – McPherson/Traseira – Eixo de torção

Elétrica

Freios

Discos dianteiros e traseiros com ABS e EDB

Rodas/Pneus

Liga leve aro 17 com pneus 205/55 R17

Dimensões/Pesos/Capacidades

Comprimento – 4.266 mm

Largura – 1.757 mm (sem retrovisores)

Altura – 1.493 mm

Entre eixos – 2.566 mm

Peso em ordem de marcha – 1.130 kg

Tanque – 52 litros

Porta-malas – 415 litros

Preço: R$ 98.290 (preço base) R$ 99.990 (Launch Edition)

Volkswagen Nivus Highline 200 TSI 2021

Ricardo de Oliveira

Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 23 anos. Há 12 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações. Também trabalhou nas áreas de retificação de motores, comércio e energia.

                                                        Quem somos

                                                        O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por 15 anos. Saiba mais.

                                                        Notícias por email