Novo Yaris “emergente” será híbrido e estreia em meados de 2022

Novo Yaris "emergente" será híbrido e estreia em meados de 2022

O próximo Toyota Yaris estreará na Tailândia no último trimestre de 2022, de acordo com o site filipino Auto Industryia, que relatou a chegada do novo compacto para mercados emergentes a partir de agosto de 2022.


O Novo Yaris estreará na Tailândia e terá plataforma modular TNGA, conhecido como projeto D92A. Isso diferencia o novo carro do atual, XP150, indicando que a Toyota usará a plataforma modular DNGA da Daihatsu.

Ela tem um custo de produção menor por ser simplificada em relação à GA-B do Yaris europeu. Essa base já é usada, por exemplo, no Perodua Ativa, um modelo malaio baseado em tecnologia da Daihatsu.

Novo Yaris "emergente" será híbrido e estreia em meados de 2022

Como todos os modelos da Perodua e Daihatsu são identificados com a letra “D”, então a Toyota partirá para uma base simplificada que, no entanto, não exclui a hibridização.

Nesse caso, o Novo Yaris Hybrid para emergentes surgirá em agosto de 2023. Ou seja, um ano depois. Isso nos dá uma ideia de quando a Toyota empregará um carro híbrido flex de porte compacto no Brasil.

Mesmo no Sudeste Asiático, a questão sobre uma nova geração do Yaris Sedan (Vios) parece não ter uma resposta, dada a alta procura por SUVs. Também não se falou sobre um SUV compacto diferente do Yaris Cross.

Novo Yaris "emergente" será híbrido e estreia em meados de 2022

Toyota Raize e Daihatsu Rocky (Perodua Ativa) deverão ganhar versão híbrida. Lançado originalmente em 2013, a atual geração do Yaris é um derivado do Yaris japonês, que vinha sendo produzido desde 2010.

Com uma década nas costas e duas atualizações de meia vida, o Toyota Yaris atual já está bem cansado e espera por uma renovação obrigatória, como o modelo europeu recebeu.

Aqui, a Toyota confirmou que terá um carro híbrido menor que o Corolla Cross, o que deve ser a versão emergente do Toyota Yaris Cross, dado que os SUVs compactos vendem bem. Já a dupla hatch e sedã ainda é dúvida.

[Fonte: Auto Industryia]

Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 25 anos. Há 14 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações. Também trabalhou nas áreas de retificação de motores, comércio e energia.