Alfa Romeo Crossovers Europa Sedãs Segurança Volkswagen

Novos Alfa Romeo Giulia e VW Tiguan são testados pelo Euro NCAP

alfa romeo giulia euro ncap

O Euro NCAP, instituição responsável por avaliar a segurança dos carros à venda no mercado europeu, divulgou nesta semana uma nova bateria de testes. Desta vez, os modelos avaliados foram os novos Alfa Romeo Giulia, Volkswagen Tiguan e Seat Ateca. Os três veículos foram capazes de conquistar a pontuação máxima de cinco estrelas.

Desde o início deste ano, o órgão usa um sistema de dupla avaliação, onde a classificação padrão é baseada em equipamentos de segurança disponíveis como itens de série em todas as versões do modelo, enquanto a segunda classificação considera os itens de segurança opcionais oferecidos pelos fabricantes. No caso do Giulia, do Tiguan e do Ateca, as listas de equipamentos de segurança estão a um nível acima, com direito a itens como sistema de frenagem de emergência.

vw tiguan 2017 euro ncap

No caso do Alfa Romeo Giulia, a proteção para ocupantes adultos foi considerada praticamente perfeita, com pontuação de 98 por cento. No restante, o sedã recebeu pontuação de 81% na proteção para crianças, 69% na proteção para pedestres e 60% em relação aos equipamentos de segurança.

seat ateca 2017 euro ncap

Já o Tiguan registrou 96% na proteção para ocupantes adultos, 84% na proteção para crianças, 72% na proteção para pedestres e 68% nos equipamentos de segurança. Por fim, o Seat Ateca recebeu pontuações de 93%, 84%, 71% e 60%, respectivamente.





  • Marcos

    Enquanto la os sistemas são muito mais avançados, aqui temos que contentar com apenas airbag duplo e abs!!! E ainda ver fabricantes como a Peugeot tirando itens de segurança como as barras laterais! #stopthecrash

  • tiago

    O alfa Romeo saiu na frente do A4 B9, que registrou 90% na proteção para ocupantes adultos.

  • Efulefante

    Seria bom se as montadoras dessem o mesmo valor às vidas igualmente, independente do nível de desenvolvimento do país, oferecendo itens de segurança sem querer cobrar como se fosse item de luxo.
    OFF: está muito irritante esse banner do Duster… sei que é fonte de renda pra vocês, mas no meio da leitura > um f*uckin duster banner full screen with lasers. Só desabafo

    • Gustavo73

      Seria bom se aqui os consumidores dessem valor a isso.

    • Luis_Zo

      Montadoras (assim como qualquer outro negócio) colocam o valor das vidas do acionistas em primeiro lugar.

  • lheu

    Atualmente meu sonho de consumo é um Alfa Romeo Giulia 2.9 V6 Biturbo

    • Rodrigo

      De preferência ter um desses fora do Brasil, né?! Pq aqui ou vc não anda por causa dos radares ou por causa dos buracos.

      • lheu

        concordo em relação aos buracos.. rsrs

  • celso

    Interessante o Tiguan ter conseguido se sair melhor na proteção para pedestres do que o Giulia.
    Sempre imaginei que os SUVs, num atropelamento, causariam danos bem maiores aos pedestres do que os sedãs.

    • dallebu

      Tiguan tem capô ativo, que se levanta em caso de atropelamento pra amortecer.

  • Christian Sant Ana Santos

    Seria bom se airbags fossem confiáveis, raro um dia sem recall.

    • Gustavo73

      É o mesmo recall da empresa.mesma

  • Pedro Henrique

    bora pegar o giulia e levar pro IIHS? ( ͡° ͜ʖ ͡°)

  • Marcos

    O bacana que na Europa é que caso os carros não sejam aprovados no crash test, automaticamente é proibido a venda em qualquer país do bloco, aqui na America Latina, a Latin Ncap está tentando que os governos façam o mesmo e aderir as normativas da instituição para com isso agregar itens de segurança, melhorar a estrutura dos carros etc… mas infelizmente até agora nenhum país aderiu.

    • Gustavo73

      Nunca li nada sobre a não aprovação impedir as vendas. O que existe são exigências mínimas de equipamentos de segurança como esp/tc e múltiplos airbags de série.

      • Marcos

        Estive procurando aonde li sobre isso, mas não consegui localizar… mas acho que vale quando a segurança é classificada como marginal ou pobre…

        • Gustavo73

          Marcos sinceramente acho que não existe essa lei escrita. Mas sim uma de mercado, lá o consumidor é mais informado e se preocupa com isso. Assim como com carros mais econômicos e menos poluidores. A Euro Ncap existe à 20 anos a Latin a 5, ainda estamos engatinhando e a maioria dos consumidores nem faz ideia dos testes.

  • Gustavo73

    Finalmente alguma notícia sobre esse assunto. Tem uns dois anos que eles falam que estavam desconfiando disso. Depois não li mais nada. Se fosse na Ncap principalmente na Latin tinha um pessoal caindo em cima.

  • Pedro Henrique

    com toda certeza atualmente o instituto de avaliação de impacto mais rígido do mundo e mais importante no desbancar da imagem das marcas (principalmente o odiado teste do poste)

  • tiago

    É Aquela situação, ir bem no teste só quer dizer que foi bem no teste, não há como prever todos os tipos de acidentes, mas sim estandardizar um teste que abranja o maior número de situações possíveis.
    O que não impede uma montadora de, deliberadamente, usar uma solução para passar no teste ao invés de uma solução mais lógica e segura, como ficou óbvio no caso do small overlap, a maioria só tinha proteção para o motorista.
    Enfim os testes são essenciais e devem continuar sempre, mas a melhor proteção é a cautela, responsabilidade, obediência à Lei de trânsito etc.

  • DiMais

    incríveis, parece ter valido a pena o atraso no início da produção do Giulia já que a segurança foi um dos motivos que levaram a isso.



Send this to friend