Novos Volvo FH, FM e FMX chegam ao Brasil mais sofisticados

Novos Volvo FH, FM e FMX chegam ao Brasil mais sofisticados

A nova geração dos caminhões Volvo FH, FM e FMX chega ao mercado brasileiro com atualização dos sistemas de segurança, conectividade e conforto a bordo.


Novas cabines foram introduzidas e a aerodinâmica foi melhorada, empregando ainda conceitos novos, como câmeras auxiliares, que garantem maior visibilidade para o motorista. Graças às mudanças feitas, os FH, FM e FMX ficaram 5% mais econômicos.

Wilson Lirmann, presidente do Grupo Volvo América Latina, diz: “É uma grande atualização da nossa principal linha de caminhões. Como sempre, estamos trazendo tecnologia de ponta para a América Latina, mantendo a tradição de oferecer aqui produtos globais e antecipar tendências”.

Novos Volvo FH, FM e FMX chegam ao Brasil mais sofisticados

Alcides Cavalcanti, diretor-executivo de caminhões da Volvo completa: “Desde que chegou ao Brasil, a Volvo sempre foi reconhecida pela inovação. E agora conseguimos aprimorar ainda mais várias das tecnologias consagradas da marca, para dar mais segurança e produtividade aos nossos clientes”.

Um dos destaques dos novos caminhões da Volvo é o sistema de navegação I-See, que permite uma leitura topográfica da rota, ajustando antecipadamente as marchas e o funcionamento do motor. Além disso, a transmissão automatizada I-Shift ficou mais avançada, entregando cinco modos de condução.

Novos Volvo FH, FM e FMX chegam ao Brasil mais sofisticados

Além disso, o motorista agora tem novos FH, FM e FMX um cluster digital de 12 polegadas configurável, onde é possível visualizar desde a navegação por GPS até as imagens das múltiplas câmeras do caminhão Volvo, que cobrem uma área de 76 m² de pontos cegos. Até o peso por eixo do caminhão e do reboque são apresentados ao condutor.

Isso tudo fora a multimídia com tela de 9 polegadas, que possui diversas funcionalidades. Outra novidade é o piloto automático de descida, que permite programar a velocidade em declives longos ou descidas de serra, utilizando os recursos do VEB, I-Shift e motor.

Novos Volvo FH, FM e FMX chegam ao Brasil mais sofisticados

Os faróis de LED dos Volvo FH, FM e FMX agora são adaptativos e mudam a intensidade do facho conforme o tráfego. Os freios EBS agora são de série, reduzindo o consumo de lonas ou pastilhas dos discos de freio.

Ele agrega ainda controle de tração, freios ABS, assistente de partida em rampa, luz de freio de emergência e freio de estacionamento com ativação/desativação automática.

Mais confortáveis, as novas cabines ganharam entradas USB, área envidraçada 10% maior e ambiente para ecossistema digital para gerenciamento e controle de frota.

Volvo FH, FM e FMX 2022 – Galeria de fotos

Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 25 anos. Há 14 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações. Também trabalhou nas áreas de retificação de motores, comércio e energia.