Mercado Segurança

Número de carros com ESP de série tem crescimento no Brasil em 2015

volkswagen-saveiro-cross-avaliacao-2015-NA (41)

Apesar de estar programado para se tornar item obrigatório em todos os veículos a partir de 2022, o controle eletrônico de estabilidade (ESP) já equipa uma porção considerável dos carros à venda no Brasil. De acordo com um estudo do Cesvi (Centro de Experimentação e Segurança Viária), o número de modelos equipados com o item de segurança no mercado nacional teve crescimento de 22,3% no ano passado.

O levantamento levou em consideração 299 modelos de veículos nacionais e importados oferecidos por aqui em 2015. Das 917 versões disponíveis no mercado, em 549 o ESP estava disponível como item de série, contra 499 disponíveis em 2014.

Ainda de acordo com o estudo, para os modelos produzidos no Brasil e na América do Sul, o crescimento das versões com o ESP de série foi de 49,4% em 2015, em relação a 2014. Entre os importados disponíveis por aqui, o aumento foi de 19,9% no mesmo período.

“O fato de as montadoras oferecerem uma gama maior de versões com o ESP como item de fábrica mostra o empenho das marcas em produzir veículos mais tecnológicos, mas ao mesmo tempo mais seguros para seus clientes”, afirma Emerson Feliciano, superintendente técnico do Cesvi Brasil.

Segundo a pesquisa, na categoria de hatches compactos, considerada a mais popular do mercado, 18,5% possuem ESP de série e 81,5% não dispõem do equipamento de segurança nem como opcional. Por outro lado, no segmento de hatches médios, 82,5% das versões dispõem do item.

Entre os sedãs compactos, 12% das versões analisadas contam com o ESP de série. Já nos sedãs médios, o volume de versões com o item de fábrica é de 67%.

As picapes compactas aparecem no estudo como a categoria que menos dispõe do ESP, com 89% das versões sem o equipamento. Entre os esportivos, 81% das versões já saem de fábrica com o sistema. Por fim, no segmento de sedã de luxo, 100% dos modelos trazem o equipamento de série.

“Desde o ano passado, temos notado um esforço maior por parte das montadoras em disponibilizar o ESP na produção dos seus modelos. Embora o item seja obrigatório para todos os veículos somente em 2022, ele representa uma maneira eficaz de dar mais segurança ao motorista caso seja preciso corrigir bruscamente a trajetória do veículo, especialmente em pisos de baixa aderência, como lama ou asfalto molhado”, finaliza o executivo.





  • Tosoobservando

    Menos o Vovorolla pq os vovos nao correm [mode on]

    • Fabio Marquez

      Bem que sua irônia poderia ser verdade, o carro anda bem e os donos (mesmo os vovôs) só andam com o pé cravado.

      • Pacheco

        E a Toyota diz que o carro não precisa. Porem, eu preciso ser justo e dizer q em meus deslocamentos, nunca vi um Corolla acidentado. Sei lá se o perfil mesmo do consumidor é ser mais pacato e atento.

        E temos outros carros q tbm mereciam ESP e as montadoras cortam por ser bestas mesmo. A Peugeot não oferece no 208 (pior ainda é ser limitado pelo ABS) e no 2008 oferecer somente no THP.

        • Tosoobservando

          Não é pq tu nunca viu que nao acontece, e outra, estão pagando, e caro, por um produto. Mas aqui as pessoas preferem ate que nao tenha estas “firulas” pra nao fica dificil na hora de “repassar”. So o basico ta baum kkk

          • Pacheco

            Concordo com vc… só comentei algo que vi no dia-a-dia. E olha, tem muita gente que tem Cruze e nem sabe pra q serve aquela botão do controle de estabilidade. Realmente é um problema cultural.

            • Eu vejo um Corolla destruído todo final de semana, ao passar em minhas pedaladas pelo posto de polícia rodoviária entre Goiânia e Bela Vista de Goiás… eles existem… rs.

        • Bom, perfil de motorista de sedã médio é mais para o conservador, mesmo Estatisticamente é bem provável que ocorram menos acidentes com veículos desta categoria que com hatches médios e compactos por exemplo.
          Mas sem dúvidas isso não justifica a não oferta de controle de estabilidade no sedã da Toyota. Isso é condenável, é abusar da fidelidade do consumidor, que infelizmente compra em “manada” e demora anos para mandar um recado à montadora. Mas um dia manda: o Gol está aí para provar. Por isso, uma hora o pessoal descobre que há muita coisa em um carro além de mimos no pós-venda e bom atendimento em concessionárias.

        • Jose Silva

          A toyota diz que não precisa mas saiu do Brasil todos seus carros são equipados com ESP. Alguém que defende esta marca está sendo muito enganado.

        • leomix leo

          Já vi unas 2 vezes, até pq quem ver mais é quem roda diarimente em estradas, dentro de centros urbanos é mais dificil, mais Tb já presenciei Civic capotade dentro de minha cidade e em um local plano e de baixa velocidade.

      • David Ferreira

        vejo mais do antigo com motorista ate 50 anos mais que isso nunca vi

    • Felippe

      ” É um Toyota, ESP e TCS para que?” kkkk

      • leaozin

        Ouvi isso de uma vendedora durante um test drive…
        E ainda ouvi ela dizer que o ESP do Corolla era a distância entre eixos. Triste.

    • DTF

      pq os consumidores não sabem o que é ESP e por isso não cobram o mesmo….

      • Felippe

        se perguntar para a maioria dos brasileiros você quer Airbag,Abs, TCS e ESP, ou uma CMM e umas rodas aro 18? a maioria fica com a segunda opção e e justificam que não compraram carro para bater e pra não perder o controle é só andar devagar, eu j ouvi isso varias vezes kk

    • mauricio

      corolla so vai ter ESP quando for obrigatorio k

  • Rmx

    Se essa noticia fosse em 1995 ok, mas em 2015 isso ser novidade!!!!!!!!!!
    Brasil país do futuro do pretérito !!!!!

    • Foxtrot

      Pretérito imperfeito*

      • Felipe

        Do subcompacto!
        … Digo, do subjuntivo.

        • Foxtrot

          Subjuntivo? Eu achei que era indicativo… que ia dar merd*.

    • Minerius Valioso

      Para você ver, o nível de atraso.

      Mas fazer o quê? Não dá para fazer milagre num país onde o governo prefere proteger as corporações.

    • Nelson Oliveira

      Cara, se ainda tem brasileiro que acha que ar, direção, trava e vidro é o essencial para se ter em um carro, o que se esperar disso.

      • Pacheco

        Ainda tem carro que sai sem Direção Hidraulica, o que pra mim é mais fator segurança do que conforto.

      • zekinha71

        Se tem montadora que vai lançar carro assim (Mobi) esperar o quê.

      • David Ferreira

        e foda e outra 1.0 ta bom odeio isso veio se precisar arrancar de verdade não consegue

  • A pergunta que não quer calar. O número de acidentes e mortes no trânsito vai diminuir em 2016 comparado com 2014 , por exemplo. Creio que uma punição severa de motorista que se envolva em acidente grave , quando culpado , associado aos equipamentos de segurança como ESP seria o ideal para um transito melhor. Somente carros mais seguros não creio que vai ocasionar menos fatalidades no trânsito. Opinião pessoal.

    • BillyTheKid

      Isso foi uma pergunta ou uma afirmação? Enfim, se vai diminuir eu não sei, mas acho que é melhor ter do que não ter.

      Quanto a punição severa, a ideia é boa, mas pra isso precisamos que as leis sejam, de fato, aplicadas. Não adianta ter uma lei severa e, quando o filho embriagado de um bilionário atropela e mata uma pessoa, o cara é absolvido…

    • shdn2010

      Cara acredite… esp funciona, eu mesmo tive a sorte de nao sair fora em uma curva em dia de chuva por causa dele e nao estava correndo estava vindo de sp numa boa,

    • David Ferreira

      sim cara pq tem gente tem limite de velocidade na cabeça tipo um coroa de 70 160 e uma velocidade do carai pra outro de 60 180 e o limite machima ai um cara de 40 ja acha que é 200 dai na maioria em geral 200 e muito digamos que os carros novos sejam seguro na frenagem e estabilidade a 160km/h um cara jovem que andaria a 220 240 num carro premium se contetaria com 160 no popular. desde de que o carro não quiser voar a essa velocidade o que não ocorre mais hj em dia. e outra hj em dia virou moda usar rodas grandes ou aros grandes ou perfil baixo ou tudo junto dão melhor estabilidade para os carros isso só é ruim para os caras que tem limitede velocidade na visão tipo anda com vidro aberto e perfil alto a 120 não vai passar de 130 é no caso dos limites padrão só vai mudar com leis bem aplicadas e fiscalizadas

      • pgoytaca

        Que velocidades são essas? Acredito que poucas pessoas achem 200 algo normal em estrada. Na região onde moro só tem estradas com limite até 110, já coloquei 160 pouquíssimas vezes. Mesmo num carro cheio de tecnologia um acidente nessa velocidade não vai acabar bem, então o melhor é pegar mais leve, viajar em “velocidade de cruzeiro”, 110/120!

  • Clovislauro

    NA, sugiro fazer uma nova relação dos carros que possuem ESP que custam abaixo de 100mil e uma relação dos carros acima de 100mil que ainda não possuem ESP, tipo Altis e pick-ups. Isso seria bastante esclarecedor.

    • Zoran Borut

      Valei-nos, São Lucro Brasil! (referi-me ao nick do leitor que faz essas matérias)

  • ric

    Não entendi a foto desse Corolla de 200 mil sem ESP numa matéria dessas

    • Rmx

      É um dos melhores exemplos dessa palhaçada com os Brasucas !!!!

    • Foxtrot

      Justamente pro pessoal comentar a respeito dele, o NA sabe que vai dar pano pra manga. Comentários de Corolla vão bombar ^^.

      • celso

        Não sei se o NA trocou a foto, mas no meu pc a foto é de uma Saveiro.

        • Foxtrot

          Tiraram a foto, tinha um Corolla no meio do texto, no meio do texto tinha um Corolla… Acho que se ele tivesse ESP ele não teria saído!

    • celso

      Foto do Corolla ? No meu computer a foto é de uma Saveiro cor laranja.

  • Ailton Maschio Gomes

    Que feio ein dona Toyota… Não tem vergonha não?? Eu teria!!

  • Michel

    Quando comprei o NF foi um dos itens que mais me chamou a atenção, alguém sabe qual foi o primeiro POPULAR a oferecer o item no Brasil?

    • Pacheco

      Compacto de entrada foi o Ka… mas eu acho que Premiun foi mesmo o Fiesta. Hoje a Ford oferece em toda linha (só se estou esquecendo algum)

      • Gustavo73

        500 eu acho.

    • Gustavo73

      De série nenhum.

  • Marcos Porto

    Segundo um vendedor da Toyota me disse em um TD; o Corolla é tão estável que não precisa deste dispositivo!
    Infelizmente tive que retrucar na mesma moeda e comentando: “É pelo jeito os Corollas made in USA são piores, pois possuem ESP em todas as versões”!
    Depois disso o interior do carro parecia uma sala de audiometria, tamanho o silêncio!

    • Assuero Queiroz

      aplausos.

    • leaozin

      Ouvi isso de uma vendedora durante um test drive em SP, mais especificamente de uma css da Ricardo Jafet.
      E ainda ouvi ela dizer que o ESP do Corolla era a distância entre eixos. Triste.

    • Pedro Rocha

      Pelo menos o isolamento acústico do Corolla é bom.

  • RRROL

    Piada

  • Auto Verdade

    E essa porcaria de governo diz preocupar conosco. Já estão sabendo há muito tempo que era pra ser cobrado tais dispositivos e ainda dá prazo para 2022?
    Não tem como! Tem maracutaia nisso!

    • Fanjos

      Esqueça o governo e só compre carros que possui o item

      • Auto Verdade

        Concordo, porque esses carros são bem mais caro e eu tenho condições financeiras pra comprar. Beleza! Mas quem não tem condições e compra carros populares que nem oferta como opcional e quando tem cobra mais 1/4 do valor pelo item agregado a outros opcionais em um pacote? fica sem e com sua segurança fragilizada? temos que pensar num todo, se não quem leva o lucro de dois carros e no dá um são as montadoras, que pouco se preocupa com a vida dos brasileiros. tem que ser para todos! E quem pode fazer a obrigação de tal equipamento é o governo!

  • Francisco

    …”Segundo a pesquisa, na categoria de hatches compactos, considerada a mais popular do mercado, 18,5% possuem ESP de série e 81,5% não dispõem do equipamento de segurança nem como opcional.”

    Acho que há algo errado nessa afirmação. Pelos números ou o hatch compacto tem ESP de série ou não tem nem como opcional. Atualmente, dos hatches compactos, acho que só o KA e o Fiesta oferecem este item de série apenas nas versões top, no Fox é opcional da versão top, do resto dos demais concorrentes do segmento, não lembro de mais nenhum que tenha o item de série, ao menos nos carros fabricados por aqui.

    • Pacheco

      E por ser opcional, raramente vai ter um a pronta-entrega na loja e não vale a pena pagar pelo pacote, pois na revenda não vai valorizar 1 real no carro.

  • Halon Ferreira

    Tenho um Corolla SE-G 2010, mas o Altis 2016 não ter controle de tração e estabilidade me desanima, não está mais na minha lista, pelo menos por enquanto!

  • Boris

    “peguei uma pocinha e o esp me salvou”

  • Tosoobservando

    O nosso mercado esta blindado para carros importados a preços
    acessíveis, então as montadoras so colocam o que querem e cobram quanto
    querem. Quando os importados (coreanos e chineses principalmente)
    estavam vendendo bem e vinham completos incusive com ABS e EBD etc.. siglas que ate entao o consumidor nem conhecia começaram a aparecer. Ae
    as montadoras nacionais foram obrigadas por um tempo a se modernizar e a
    colocar itens nos carros, e arrumar um jeito de nao cobrar mais por
    isso. Mas isso nao durou muito pq o governo criou as barreiras para os
    importados, ae nosso mercado voltou a ser como antes. Isso se repete
    sempre tipo na Era Collor depois da Era Militar, houve a mesma situação.

  • Marcos Wild

    A Saveiro tem freio a discos de série em todas as versões. Pois chega ser uma ironia, pois o Ford Focos na versão de entrada tem freio traseiro de tambor.

    • MauroRF

      Não tem mais, Marcos, depois da reestilização, todos vêm com freios a disco nas quatro rodas.

  • beto

    Por isso estou no segundo Cruze. A diferença pode ser sua vida.

  • Túlio Leal

    Beleza, quanto mais melhor!



Send this to friend