Etc

O despreparo da nossa polícia

Renault-Fluence-Privil%C3%A8ge1 O despreparo da nossa polícia

Como é de praxe, todos sabem que temos carros defasados e inseguros, nossos carros contarão com air bags e ABS à partir de 2014 apenas por serem obrigatórios, mas o que realmente me indigna é o fato de determinadas leis serem completamente mal formuladas, principalmente no que tange a iluminação dos nossos carros.



Nos EUA qualquer carro pode ter farol xênon, desde que seja utilizado farol especifico para isso, no caso, um carro que não tem farol do tipo projetor, pode ter farol xênon se for instalado o projetor junto, processo conhecido no Brasil como retrofit.

Pois bem, o que venho lhes contar aconteceu a não muito tempo, estávamos eu e minha esposa, devido as circunstâncias, cada um em seu carro, quando fomos parados por uma blitz de trânsito, curiosamente fomos parados os dois carros e mais um outro, um Fiat Uno, cujo dono desconheço.

Eis que entra o despreparo do policial, dos três carros, apenas o meu apresentava sistema de iluminação 100% original, pra explanar melhor, os três carros seguem a seguinte configuração, meu carro é um Fluence, que possui farol xênon original de fábrica, minha esposa tem um Grand Siena, que estava com luzes super brancas Night Guide da Philips, e o Uno não estava com as luzes acesas, apenas os dois pingos estavam acesos, com uma luz azul.

Pois bem, visto os documentos do carros, o Uno prosseguiu em frente, o carro da minha esposa ficou retido pelo policial dizer que a alteração era ilegal (segundo resolução nº 384/2011, não é) e pasmem, meu carro também ficou retido, pois o policial alegou que o uso de farol xênon era proibido no Brasil, aleguei que é um acessório de fábrica, pois bem, meu carro não consta o xênon no documento, pelo menos não visivelmente, por isso que ando com uma copia autenticada da nota fiscal, a qual mostra claramente que o xênon é de fábrica.

A alegação do guarda é que apenas carros importados podem ter xênon, detalhe que o Fluence é importado da Argentina… Disse que o fato de ter lavador de farol e projetor com ajuste de altura não queria dizer nada, que eu poderia ter adaptado tudo, não houve conversa, tivemos eu e minha esposa nossos carros apreendidos, sendo que ambos estavam legalizados, sem falar na “singela” multa de R$ 112,69 por cada carro, mais as despesas com o guincho e diária no depósito, onde os dois carros ficaram embaixo do sol e tomando sereno.

Pois bem, minha maior surpresa foi perceber que o Uno foi liberado sem problemas, segundo o “seu poliça” as alterações do Uno não prejudicam ninguém, pois o máximo que pode acontecer é o motorista não ver direito em ruas menos iluminadas, mas meu carro e o de minha esposa poderiam ofuscar os motoristas a frente, e causar um acidente grave.

Isto é, um carro andar com luzes desligadas e apenas dois “vagalumezinhos” azuis não há problema, agora um sistema integrado no carro de fábrica, que garante melhor iluminação sem ofuscar ninguém, não pode. Por isso eu digo, enquanto o Brasil for um pais onde a lei vale apenas para alguns, isso não vai pra frente.

Faróis xênon são proibidos, carros turbos de fábrica são vistos como mico, cambio automatizado é visto com preconceito, motor 16 válvulas é ruim, Air Bag e ABS são opcionais de luxo, parece que segundo a visão automotiva do típico Brasileiro, apenas o nariz vermelho é de série.

Temos policiais despreparados, verdadeiras carroças motorizadas e quando alguém consegue trabalhar e comprar algo um pouco melhor, é prejudicado por uma interpretação dúbia de um policial despreparado de uma lei que só foi aprovada pelo uso desvairado e sem responsabilidade de algo que é item de segurança.

Realmente espero que o mercado mude nos próximos anos, pois do jeito que está hoje, tá difícil.

(O leitor nos informou que já tomou providências legais contra a polícia de sua cidade.)

Por Mario Souza

  • rgmmelo

    putz…..haja despreparo. é de dar raiva, e o pior, quando vc vai recorrer de algo, é um ano…

    • zemarreta

      E quando a gente recorre, ninguém nem lê, apenas mandam o estagiário dar um ctrl+c ctrl+v num argumento genérico dizendo que o recurso foi rejeitado.
      Há uns anos minha mulher tomou duas multas, uma de excesso de velocidade e a uns 3-4 dias depois porque a placa não estava legível. Recorremos com o argumento óbvio. Ou a placa está sim visível (e estava, conforme a própria foto do excesso de velocidade), ou não estava visível e o veículo dela não poderia ser identificado no excesso de velocidade. Recorremos em todas as instâncias possíveis. Adivinha o que aconteceu. Ninguém nem se deu ao trabalho nem de ler nada, muito menos de mudar o texto da resposta. É uma piada mesmo!

    • AlexMa

      Pois é, esse despreparo acaba atingindo quem está "andando na linha".
      Cada pessoa é diferente da outra, mas penso que você deve se esforçar (estudar, atualizar-se) para prestar um serviço bom.
      Sabemos que o Governo arrecada muito e investe pouco. Se não fizermos a nossa parte nos esforçando as coisas só pioram.
      Enquanto essa situação ocorreu, outras infrações deixaram de ser registradas.
      Eu odeio quem anda só com os "pingos". E o sujeito se acha o "bom" andando com as luzinhas vermelhas/azuis…

    • pauloferrer

      1 ano? contra o estado? bota 1 ano nisso…. isso se der em alguma coisa!!! outra coisa é q eu sempre defendo policiais, aqui no forum mesmo mas nesse caso ai tem q botar pra ferrar com tudo mesmo, com o estado, com esse policia que fez isso é um esculacho…. mas sem querer defender eu noto que esse lance de despreparo é geral, com policiais, alguns funcionarios do estado (publicos) no proprio comercio etc….. eu sinto as pessoas muito despreparadas para esse tipo de coisa!!!!

      • andre_0102

        Amigo como funcionário publico concursado posso afirmar : Está com toda a razão! Além do despreparo, existe uma politica de desincentivo, não há por minima que seja, incentivo ao bom serviço ou o bom servidor, no geral ainda te tiram p/ otário por querer se superar e oferecer um serviço superior a média do mercado(publico ou privado) e não pense que falta qualidade aos profissionais públicos, pois os concursos disputados tem selecionado profissionais bastante qualificados, falta mesmo é vontade e incentivo, a maioria depois dos três anos de estágio probatório, já se atiraram p/ trás e desistiram.
        No meu caso acho sou teimoso e orgulhoso demais p/ ser vencido pelo sistema, mas não falta quem acredite que é questão de tempo…

    • simoloko

      Se você não é advogado, na hora você deveria chamar o teu, que iria entrar com um mandando de segurança (cerceamento ilegal e inoportuno do direito de ir e vir) e pedir para o delegado acompanhar o caso. Com a lei na mão, o teu advogao iria pegar um notebook qualquer, entrar no site da Renault e mostrar ao delegado o que estava havendo.

      Você teria todo direito de pedir para teu advogado comparecer ou se direcionar a uma delegacia e realizar toda a tua defesa.

      Com isto em mãos, pedir uma indenização ao Estado por danos morais.

    • Cil

      Essa historia me lembra uma coisa que aconteceu com uma amiga. Em um blitz, o guarda querendo uma propina, rodou o carro dela todo, não viu nada e decidiu multá-la porque ela estava sem o estepe e sem o extintor. KKKKKKK… ela abriu a mala do carro onde estava o estepe e mostrou que o extintor estava embaixo do banco só que um pouco recuado. O policial ficou de cara na chon.

      Certamente, o policial desse caso não é leitor. Nem do NA, nem de qualquer coisa!

  • baiguma

    #brasil #vergonha

    • Dornnelles

      O Brasil é uma piada… só resta lamentar!

      • danielalexandre

        Não generalize pela má conduta de UMA pessoa.

        • victorporto87

          Antes fosse a má conduta de apenas UMA pessoa..

    • AlexMa

      Apesar dos problemas (que são muitos) eu tenho orgulho de ser brasileiro.
      Sei que tem muito brasileiro bom e honesto por aí.
      O que dá nojo são os exemplos ruim que aparecem cada vez mais.

      Acredite: nós temos potencial para ser um dos melhores países para se viver. Precisamos, é claro, investir mais no povo, melhorar as condições da população e dar instrumentos para que as pessoas melhorem. Essa é a parte difícil.

  • fabio_augusto

    Hoje tiraram o dia pra esculacharem o Brasil…e merecido!

    • AlexMa

      Estava olhando o facebook hoje e estão detonando mesmo! Aquela história da Forbes realmente fez o pessoal pensar.
      http://carros.uol.com.br/ultnot/2012/08/13/forbes

      • victorporto87

        Fez o pessoal pensar??
        Enquanto estiverem só pensando, nada muda.
        O pessoal tem q parar de só pensar, e agir.
        Compra carro zero, cuida, e passa o máximo de tempo com ele,
        eu acho q já seria uma forma de "boicotar" o mercado..

  • JulioCMO

    Só eu que fico imaginando a vergonha que iremos passar quando a Olimpíada e a Copa do Mundo estiver acontecendo aqui no BR ? Eu sinto pena dos turistas, acostumados com um tratamento humano e bem-treinado, chegando aqui e encontrando essa grosseria e despreparo com as funcionários que mal sabem as próprias leis de trânsito.

    No entanto, vamos tentar olhar pelo lado positivo… SE, somente SE, os funcionários públicos forem treinados novamente para tais eventos e$portivo$, talvez lá pra 2017 tenhamos uma rede de serviço de qualidade, tanto dos oficiais militares quanto dos oficiais de trânsito. Mas… acho que está mais fácil ganharmos a Copa, ou não rsrs'

    • AlexMa

      Pois é, torço para o nosso país melhorar.
      Mas acho que precisamos de um choque de realidade para acordarmos.
      Esses eventos que deixarão o Brasil nas capas dos jornais certamente vão acordar o pessoal.

      Se cada um de nós acordar agora e acordar um amigo é possível que as coisas melhorem. É difícil, mas é possível.

    • andre_0102

      Na boa o gringo aqui é muito bem tratado, p/ brasileiro é que sobra patada mesmo…. Continuo achando que as Olimpíadas e a Copa do Mundo será um sucesso de imagem e festa, o difícil vai ser aguentar a ressaca financeira….

  • KaioNS

    Me deu uma raiva tão grande pelo que aconteceu com o leitor. Que grande injustiça, que grande despreparo…
    Torço muito para que ele receba, pelo menos, uma indenização bem gorda e um pedido formal de desculpas de quem realizou essa autuação injusta.

    • AlexMa

      Pois é, mas mesmo que ele processe o Estado será difícil conseguir ganhar essa ação.
      Pela leitura do texto percebemos que a autoridade errou. Mas reconhecer o erro é difícil.

    • andre_0102

      No máximo eliminaram a multa, talvez o guardinha receba uma reclamação, de leve, provavelmente ainda ficara falando c/ os colegas entre um cafezinho e outro, como ele foi injustiçado…

  • 3ic

    kkkk..vc me fez lembrar uma vez que eu fui na vistoria do detran com meu monza. Na hora da vistoria, uma das luzes do farol de neblina estavam queimadas. Tentei alegar ( ok, sei que tentei dar uma de espertinho) que aquilo se tratava de um acessorio e não havia necessidade de seu funcionamento, ja que existiam outros monzas sem aquele equipamento, desvinculando o fato daquilo ser obrigatorio.
    O avaliador alegou que se o acessorio está instalado no carro ele tem que funcionar mas caso ele fosse retirado não teria problema. Na mesma hora peguei minhas ferramentas e saquei os farois de milha, ficando dois buracos no para-choque. voltei e pasmem…passei…kkkkk.
    Somente em casa reinstalei os ditos novamente.

    • RenatoRG

      Passei pela mesma situação, mas com o limpador do para-brisas traseiro. O limpador apresentava um pequeno rasgo na extremidade da borracha, e o inspetor alegou que eu teria que substituir o limpador. Argumentei que aquele acessório não é obrigatório por lei, e ele disse a mesma coisa: "se está instalado, deve funcionar", e tomei bomba. Tive que trocar pra poder passar.

      Mas o mais engraçado é que ele não verificou meu estepe, triângulo, chave de roda, nada. Se eu estivesse sem estepe não ia dar problema. Vê se pode!!

      • 3ic

        eles querem e f..o juizo da gente..procuram qualquer coisa so p isso..

    • O_BOZO

      Não acredito nisso, Onde vc mora? Rpz esse nosso pais é uma vergonha em todos os sentidos. Vejo carros com aro 18 xenom e tudo mais aqui em minha cidade e a puliça não faz nada. principalmente os filhinhos de papai que tem aqui(FSA-BA). mais outro dia a viatura me parou pq a luz da lanterna traseira estava piscando(mal contado) e me fizeram ficar parado uma hora em uma blitz, quando viram que eu não iria molhar a mão de ninguém, me liberaram. O brasileiro tem que aprender um pouco mais sobre legislação e andar preparado para esse tipo de puliça…

      • zemarreta

        O pior é que não adianta a gente saber da legislação, nem ter a razão. O caso do próprio autor do post mostra isso. É realmente lamentável.

      • Louis

        filhinho de papai nada, o que mais tem é mano andando com Xenon irregular…

      • 3ic

        rio de janeiro, posto do detran do catete, mas faz um tempo….O mais engraçado foi que saquei o farol de nebina dentro do posto.

  • loucoporcarro

    La em Londres os carros do comitê olímpico são BMW, não duvido nada de aqui ser ou spinha ou um Grandioso Fiat Palio weekend como no pan.

    • HenriqueHJ

      vao ser carros da nissan. nao duvido que va ser Versa.

      • Lokarro

        Vocês estão errados…eles vão trazer a Infinity para as Olimpiadas….ou seja a "Lexus" da Nissan

    • zemarreta

      Vão ser é Mercedões, Audis e BMWs, e adivinha quem vai pagar pelo preço superfaturado deles…

    • fabio_augusto

      Eu tenho é dó dos estrangeiros que alugam carros no Brasil. Imagina um americano optando por alugar um Uno, ou um Celta?

      • CyborgPilot

        KKKKKKK! Imaginei agora a cena da decepção de um americano ou europeu qualquer ir alugar um carro e se deparar com as "máquinas" à disposição: Uno quadrado, Celta, fordr Ka, Gol g4 pé de boi, etc…O cara vai dar uma gargalhada ou então vai sair correndo.

        • msouza91

          Complicado é que americano NÃO sabe usar câmbio manual, pelo menos a maioria deles, lá eles tiram carteira em automático, só sabe dirigir manual quem realmente gosta

  • Punto

    Vendo uma reportagem neste fim-de-semana sobre rachas em São Paulo, pensei exatamente isso, pois os "boys" enconstam os carros assim que a polícia chega e esta diz ficar sem ter o que fazer… Mas ali TODOS tem xenon nos faróis de neblina!!! Já era razão para apreender os "poçantes" (fora rodas maiores que o diâmetro previsto para o conj. do carro, suspensão rebaixada, etc.). E aí acontece essa patetada… Espero que você tenha filmado os fatos e, de posse dos nomes dos guardinhas SADADOS, processe todo mundo. Gente assim tem que ir pra rua!

    • RafaelRubioSP

      rodas maiores e mais largas não prejudicam em nada, mas sim dão maior segurança ao veiculo, desde que este se for rebaixado seja com algum KIT aprovado pelo inmetro ou esteja com a suspensão original.

      • O_BOZO

        Basta vc fazer uma bateria de testes em uma empresa aprovada pelo detran, que vc recebe um papelzinho que cala a boca dos puliça. ai vc pode passar em blitz de boa que não dá em nada.

        • Edson Roberto

          Segundo a reportagem, o dono tendo xenon de fabrica teve seu veiculo apreendido. Ou seja, mesmo legalizado num golzinho, se fosse esse policial, teria te prendido também.

      • eduardogege

        Não dão maior segurança e em caso de chuva, prejudicam sim. Uma roda mais larga é mais suscetível a aquaplanagens porque ela tem maior dificuldade de "furar" a água.

        • zambarigood

          Pneus maiores possuem sulcos maiores e mais profundos e consequentemente escoam a água com maior eficiência. Se fosse assim na chuva os carros que vem com pneus enormes de fábrica teriam problema para andar com o piso molhado.

          • eduardogege

            Normalmente carros com pneus maiores também são mais pesados. A idéia fica em cima daquela formula básica: Pressão = Força/Área.

            Se estivermos falando do mesmo carro, uma roda mais larga vai estar sim mais suscetível à aquaplanagem.

            Isso sem considerar que a maior parte dessa galera que troca as rodas faz de tudo para economizar nos pneus e acaba pegando de 2a linha. Para comprovar isso é só ler vários fóruns de vários modelos de carros.

        • AlexMa

          Pois é, a capacidade de "furar" a água como você disse não está muito clara.
          Pneu largo é para melhorar tração, frenagem, estabilidade.
          Pneu largo é para um carro que precisa desse tipo de pneu.

          Essa necessidade é vista no projeto do carro por diversos engenheiros.
          Se você alterar a roda vai alterar uma série de itens no carro e o comportamento dinâmico dele em diversas situações.

          O carro pode aquaplanar mesmo se tiver um pneu bem fino semelhante aos fuscas.
          O que pode fazer diferença é o desenho da banda de rodagem.
          Senão os carros que vem de fábrica com aro 19 e pneus 285/35 sempre aquaplanariam.
          Pneu largo pode aquaplanar tanto quanto um pneu mais estreito.

          • Ph4ntomf4

            Mas se estivermos falando de pneus com geometria igual e com a mesma carga acima deles, o que ele falou procede sim. Quanto mais largo um pneu, maior é a tendência para ele aguaplanar se submetido a mesma carga de um pneu com área de contato menor. É uma questão física.

            • Edson Roberto

              Isso SE o carro estiver preparado para isso. O pessoal costuma associar ao tamanho do diametro e definir dessa maneira. Mas é errado, pois tem que considerar outras peças para estarem preparadas para o novo tamanho.

              A rodagem não será prejudicadas, mas outras peças estarão.

            • RafaelRubioSP

              da mesma forma que quanto menor o pneu, maior a chance de ele escapar em uma curva, prefiro mais segurança na maior parte do tempo que é sem chuva, do que só de vez em quando. E quanto à aquaplanar, vai muito do desenho do Pneu, no meu Vectra 2.4 eu usava pneus Rotalla, depois usei Maxxis 215/45/17 com desenho de pneus "conforto", e aquelas merdas aquaplanavam direto, já no meu carro atual, peugeot 206 1.6. uso Pirelli Phantom 205/40/17 com desenho "esportivo" e nunca tive problema de aquaplanagem, assim como no fusion do meu pai aqui temos 225/55/17 da Michelin, não preciso nem comentar nada sobre este pneu né?

              • Punto

                Concordo em parte com isso: Em um Punto 1.4, por exemplo, pode-se usar confortavelmente medidas do T-Jet (rodas 17" c/ pneus 205/45) para ganhar estabilidade sem perdas além de desempenho (absolutas) e consumo (relativas) – além, claro, da submissão da suspensão a um conj. bem mais pesado que os originais 15" c/ 195/65… Haverá ganhos na frenagem (absolutos). Mas tudo isso porque a própria Fiat estudou o uso de rodas 17" para o carro, ainda que o T-Jet tenha pequenas alterações na suspensão. Agora não dá pra usar pneus 235/35 com rodas 19", por exemplo, que os ganhos serão tão pequenos (provavelmente em frenagem) perto dos problemas que incluem impossibilidade de alinhamento e balanceamento. Pneus influenciam, também, mas contra fatos não há argumentos: mesmo com desenho próprio pra chuva, aquaplanar com pneus mais largos é muito mais fácil que com pneus estreitos, capazes de "furar" a água com maior facilidade.

      • Punto

        Enano seu: se o conj. de roda/pneu for maior em diâmetro que o previsto (veja que um Gol pode ter conj. até 16" com pneus 195/50 (ex.: rodas 18" e pneus 215/40), não só o grupo motor ficará prejudicado (transmissão e motor) como a próprias suspensão e freios, já que o peso desse conj. costuma ser beeeeeem maior… Fora o fato de aumentar o centro de gravidade do carro. "Aí, tio, pra isso nóis rebaxa…" e daí "passa calor nas mola", destemperando-a ou pior, cortando elos, alterando ainda mais algo que foi feito não ser alterado…
        Segurança nesse caso é relativa, chapinha, já que precisa passar pelo menos por um engenheiro antes para saber se as alterações foram bem feitas e se o carro pode trafegar com segurança por nossas ruas esburacadas…

        • AlexMa

          Pois é, os engenheiros desenvolveram o conjunto. Foram feitos testes até chegar no aro 15, por exemplo.
          Você coloca um 16 já vai mudar o comportamento.

          Não gosta da roda, coloca outra com as mesmas dimensões.

          Carro rebaixado não é para o Brasil.
          Pega uma cidade cheia de buraco e o carro rebaixado vai andar a 10 km/h num lugar que a máxima é 40 km/h. Nesse caso a mínima é 20 km/h.
          Querendo ou não reduzir tanto a velocidade atrapalha o trânsito.

        • RafaelRubioSP

          motor e transmissão apenas perderam poucos % de potencia, quanto a suspensão ela não segura a roda, mas sim o peso do veiculo, apenas apoiando-se na roda, não vejo diferença alguma nesta parte, quanto a rebaixar, já citei que tem que ser feito coisa de gente, comprando-se um KIT esportivo que seja inspecionado pelo inmetro e aprovado. assim há ganho na estabilidade do veiculo.

          • Punto

            Num mundo perfeito, com asfalto 100% liso, sua tese poderia prevalecer – mas isso, ainda mais no Brasil, dá licença.. Toda vez que a suspensão se movimenta para cima e para baixo, é o peso do conj. ligado à ela (freios, rodas, pneus, suspensão) que influencia no desempenho e na dinâmica. A suspensão tem o dever de manter tal conj. o maior tempo possível junto ao solo, e daí, se mais pesada, terá que trabalhar mais para conseguir o feito. Agora pense num Gol quadrado, que no máximo receberia rodas 14" c/ pneus 185/60, tendo que aguentar rodas 17" c/ pneus 205/45 e com pelo menos 40% de peso a mais…

      • Hoosier 559

        Prejudicam sim, rodas maiores em um carro não projetado para isso diminui a capacidade do sistema de freios, que vai ter que se esforçar pra parar o giro da roda maior, aumenta a área de contato com o solo em um carro sem peso, ou seja, aumenta consideravelmente o risco de aquaplanagem, isso sem falar que ele força a suspensão como um todo, podendo vir a quebrar pivôs e causar acidentes, isso sem falar na direção mais pesada, distorção do velocímetro, e diminuição do conforto.

  • bcaliari

    Deixe-nos informados a respeito do resultado se for possível, vai ser interessante…

    • CyborgPilot

      Isso mesmo tô curioso pra saber o fim disto. Torço para que este policial idiota seja punido.

  • RenatoRG

    O jeito é andar com uma cópia da lei também, mais uma cópia do certificado de importação (se é que isso existe), uma bíblia, e uma notinha de R$ 50 separada para esses casos. Assim talvez você consiga resolver.

    P.S.: (o comentário é irônico)

  • JORGE_BAMBAM

    Isso é uma vergonha, o carro é original e os despreparados fazem isso, em Curitiba tem vários monzas, gols quadrado, chevettes entre muitos outros andando com xênon muitas vezes nos faróis principais e nos faróis de neblina e ninguém faz nada, vergonhoso nosso Brasil em que o certo é errado e o errado é certo.

  • FordCorcel

    Faz muito tempo que não comento nada aqui no NA, achei que já estava me fazendo mal tanto que eu escrevia aqui sobre a insanidade que é viver neste país primitivo (o que até aí é normal, há centenas de países em desenvolvimento, mais ou menos atrasados que nós) mas o que me irrita profundamente é uma maioria achar que "Brasil é o máximo….", por estes pequenos exemplos vemos o quanto nossa polícia é despreparada E PRINCIPALMENTE, incompetente. E não é culpa deste ou daquele policial, o sistema é podre, ineficiente e burro. Ocorre que o policial não tem cursos periódicos de formação, ele apenas "escuta falar" que isto ou aquilo é proibido. E aplica o que ele "escutou falar…". E nas favelas deste país, ele também aplica a lei do "que acha melhor….". E repito, a culpa não é do policial, é o todo, são aqueles bandos de políticos que não fazem e não querem fazer nada que preste, são pais que não dão a mínima educação aos filhos, enfim, vamos ser realistas, o país esta numa ladeira abaixo que parece não ter fim. Volto a dizer: minha opinião é boicote TOTAL a VW, é inaceitável a comercialização de Kombi, e já que nossas DES autoridades não fazem nada, eu faço o que esta ao meu alcance. E como diretor de compra de frotas terceirizadas, posso dizer que só este ano, devo ter convencido alguns de meus clientes (empresas e frotistas) a não adquirir VW (e não só Kombi). Posso afirmar que foram ao menos 2800 VW a menos nas ruas. E tenho dito.

    • Gregori_Costa

      Totalmente verdade FordCorcel.
      Esses dias dias estava num posto da PRF esperando um guincho, e varios caminhoneiros paravam para tirar duvidas sobre parada obrigatoria a cada 4 horas de trabalho. Os policiais simplesmente não sabiam, nem o decreto(acho que era decreto) eles não tinham, e olha que eles deveriam fiscalizar isso.
      Estamos lascados.

      PS: aposto que o ocorrido no texto foi em Brasília.

    • diiogosilveira

      Concordo contigo no inicio do teu comentário, mas depois estragasse tudo, realmente se boicotar a VW seremos um pais de primeiro mundo, é tudo culpa só da VW, como não percebi isso antes.

      • CyborgPilot

        O que ele pode fazer, ou seja, o que está ao alcance dele é boicotar a Vw, uma montadora de automóveis mesquinha e exploradora do mercado brasilerio que quer lucrar sem respeito algum ao consumidor. Ele está fazendo a parte dele e tem meu total apoio.

        • andre_0102

          2.
          Além disso a VW e a FIAT são as lideres de vendas, quem deveríamos boicotar a Nissan?

      • FordCorcel

        Não disse que seremos um país de primeiro mundo, mas sem dúvida a VW Kombi, do jeito que está, é o mais perigoso carro em venda, e mais, o que é mais nefasto, p/ ficar no mínimo, é que a Kombi tem por objetivo atender pessoas mais pobres, que sequer tem o direito de izer "não vou andar de Kombi", grande parte são crianças em transporte escolar. Daí minha posição. Se alguem quer comprar um Agile, que é feio, tem plataforma antiga, e blá blá que todo mundo sabe, é problema (ou falta de inteligencia, como queira) do sujeito, mas fazer uma Kombi, projeto dos anos 50, ser classificado como "carro popular" (a tributação da Kombi é a mesma dos 1.0, daí não fica a concorrência), ou seja, na minha opinião é um artifício assassino que a VW usa, para dificultar a concorrencia e continuar a imperar no Brasil (vc sabia que existem LEIS que citam que o veiculo a ser usado tem que ser Kombi?) Respeito sua posição até mesmo porque muitos detalhes do mercado de automóveis não são tão divulgados pela grande imprensa…

    • diiogosilveira

      não podes confundir a tua raiva da VW com os problemas do nosso país, o problema do Brasil é a educação, brasileiro é 95% burro, mas é um investimento a longo prazo, por isso os políticos não gostam, só querem investimento pra 4 anos seguintes até a próxima eleição e ficam tapando sol com a peneira, infelizmente.

      • FordCorcel

        Não tenho "raiva" pessoal da VW, para mim é muito simples: eu não compro para uso de minha família nenhum VW, e como tenho, até certo ponto, "poder de influenciar" a compra de (algumas) empresas, uso esta influencia para que não comprem a VW (especialmente a Kombi), pois fico mais tranquilo que dentro de 2 ou 3 anos esta Kombi não estará no mercado de usados, ou nos interiores do país, transportando trabalhadores, estudantes, doentes, enfim, todo tipo de pessoas de baixa renda, que estas sim, não tem qualquer poder de decisão. Acho que faço o que minha consciência manda, e sim, acredito que temos de exigir (e pode ter certeza que sou bem daqueles que enchem o saco do politico da região para que atenda aqueles que precisam) Não adianta chegar em época eleitoral e ficar pedindo isto ou aquilo. Já mandei na lata de muito vereador, que sendo os unicos que ganham salário no mundo, tem mais do que obrigação de fazer algo que presta, não é nenhum favor, são pagos para isto.

    • arianoneves

      E sabe o que é pior? A Kombi estava para morrer agora em 2014 (por causa da lei do ABS + Airbag), sim ESTAVA, porque a VW disse que encontrou uma brecha na lei que permite a continuidade da venda, pode isso? BRASIL país de tolos, onde a lei não vale nada! e vamos comemorar os acidentes nas nossas estradas, que ao ler um jornal percebe-se que muitas vezes é por falta de tecnologia de segurança como o ESP (o que mais leio é: "perdeu o controle do veiculo").

  • Voidbunny

    Trabalhamos tanto, pagamos impostos ABSURDOS para quando sairmos às ruas, ter pessoas que se dizem autoridades abusando do poder que lhes são concedidos. Brasil é o país do comodismo, seremos sempre motivos de chacotas e piadas. Um país tão rico e tão corrupto. Contudo, subdesenvolvido.

  • franciscodebem

    Tomara que vença a causa na justiça e que a corporação pague uma indenização exemplar….

    Quem sabe assim investem em treinamento para os praças não cometerem esse tipo de absurdo

    • Oba_

      Exato e este policial deveria ser punido seriamente.

  • joniocosta

    O pior é que as JARI sempre negam as defesas, invariavelmente obrigando os motoristas a entrarem com recurso na 2ª instância…

  • diogo_rs6

    Oh God, a falta de inteligência de certas autoridades é algo que me deixa aflito e p…

  • 3dimensional

    Meu Deus que vergonha…

    • Evil_Kelevra

      Bota vergonha nisso, e eu que sou PM, como alguns aqui já sabem, e fico sabendo de uma dessas…

      Antes de "meter o ferro" em alguém eu leio a lei, a instrução, a resolução umas 20 vezes, para num fazer besteira… aí chega um doido, vai policiar trânsito e nem sabe as regras e além disso nem vai perguntar para o superior ou alguém mais instruido na area…. tem que fazer recurso e entrar com reclamação no batalhão/corregedoria, esse merce tomar na cabeça…

      • 3dimensional

        Aí vc falou! Quem dera todos homens da lei fosse assim…

  • Ok… Vou ali me jogar da ponte e nadar até a costa da Groenlândia. Depois eu volto aqui para fazer um comentário sensato. Porque, se eu for escrever tudo o que penso do sistema de trânsito, sinalização, leis, agentes e das carroças que dirigimos aqui… Será um monólogo longo e chato como o do Pedro Bial em final de BBB e que finalizará com um engraçadinho postando a capa do CD "Nemly & Nem Lerey".

    • AF1979

      Se alguém postar essa imagem, só estará provando ao mundo que é um brasileiro no sentido estrito do termo, o que significa possuir um ódio profundíssimo em adquirir conhecimentos e um orgulho sem tamanho de nada saber.

  • Um absurdo, tal despreparo é inaceitável…

    Vou desabafar… Ultimamente tenho ficado P… DA VIDA ao andar a noite, a quantidade de pessoas usando os faróis de forma errada é INACREDITAVEL, outro dia fui cegado temporariamente por uma porcaria DE FAROL DE NEBLINA, o infeliz só estava com o farol de neblina acesso e conseguiu me cegar…. Também existe uma quantidade considerável de retardados usando aqueles pingos nos faróis…. A quantidade de tontos que só usam os faróis de neblina também é inacreditável… Sério, se você não sabe usar os faróis corretamente, rasgue sua carteira de motorista e volte para a autoescola…
    :p

    • guihounter

      e a quantidade de verme imundo com farol desregulado… ta vontade de fazer o retorno e encher o vi.do de porrada

      • TecoPadaratz

        Xenon alto é o que mais tem.

        Queria saber porque o FDP que instala xenon acaba regulando o farol para cima.

        Ofuscamento sempre ocorre nestes casos. E nas estradas isso é constante, causando grande perigo nesta cegueira momentânea.

        Já ví vários carros que tem xenon não originais e não ofuscam, mas sempre tem o FDP que adora se mostrar e regula o farol o mais alto possível, para fuder com quem está a sua frente ou vem em sentido contrário.

        • AlexMa

          O xenon é muito interessante.
          Lamentavelmente estão usando para deixar o carro "bonito".
          Xenon quando vem de fábrica é excelente. Se você dirige melhora a visibilidade, se você vem no sentido contrário atrapalha menos que farol convencional.
          Xenon instalado em lojas está longe de ser bom.

          O farol vai te ajudar a noite, mas não pode atrapalhar os demais. Os faróis que vieram com o carro já são suficientes para uma condução segura do veículo.
          Se acha que falta iluminação, ande durante o dia. Colocar lâmpadas mais potentes só prejudica os demais condutores.

          Precisa mais fiscalização desses que andam com faróis desregulados e de xenon que não é de fábrica.

          • msouza91

            depende cara, como eu falei, o xenon tem que ser utilizado com faróis projetor, o canhão em conjunto com a lampada que traçam a linha que delimita o xenon, o problema é que pra instalar o projetor mais a lâmpada, fica quase 2 mil reais, enquanto instalar as lâmpadas somente fica em uns 250 no máximo

            • Edson Roberto

              Poxa Mario, fico triste com esse ocorrido. Já conseguiu obter respostas a esse erro?

          • Vou falar um coisa, se o cara acha que o farol ilumina pouco e quer uma solução pratica e rápida para seu problema, eu recomendo que retire os sacos de lixo dos vidros… É igual a usar óculos escuros, de dia é uma maravilha e ajuda muito, a noite te faz tropeçar e a ser visto como um “poser”…

            • Edson Roberto

              Fico revoltado com esse tipo de coisa. O cara "Lacra"o carro "porque fica legal" mas cega os demais. Quer ver coisa mais revoltante para mim? O FDP colocar para iluminar com Golf ou outros da vida, com a posição dos farois altos. Ou seja, o cara coloca "farol comum" na posição dos altos. Isso fica HORRIVEL e ofusca todo mundo só para "enxergar melhor".

            • Sias

              Boa….. Tá cheio de espertão com os vidros lacrados, inclusive o parabrisa, e depois fica reclamando que o farol é ruim. Pra manobrar tem que abrir a janela…tomar chuva…mas ele tá "bonito".

    • Romis_gtr

      Mas a auto escola não resolve, é outra indústria!

  • Armando_Perez

    Revoltante tua situação, muito revoltante, chegou a ferver o sangue só de ler, pq tenho pavor de injustiças, mas eu processava o policial ou o estado, nem que desse em nada, só para ele ser um pouco menos ignorantes e arrogantes nas situações em que eles passam..

    • FordCorcel

      Pior é que processando o Estado, no fim, somos nós que pagamos….quem tinha que pagar são os governantes (ir)responsáveis para aprenderem.

  • Caparroz

    Parábens a ele por ter tomado as devidas providências legais contra a polícia. Ficar parado é que não vai resolver e ele obrigatoriamente será ressarcido provando os erros do Estado nessa abordagem.

  • VININITEROI

    A coisa ta muito feia. Enquanto isso, aqui no RS os numero de acidentes no transito vem aumento cada semana, esse fim de semana por exemplo morreram mais pessoas do que todos os feriadões do ano. E o governo…. só se preocupa em tentar angariar votos dos que conseguirem "sobreviver" até o dia 07 de outubro..

  • phaelrj

    acho que se fosse comigo eu teria feito uma m… maior…..e estaria preso a essa hora….mas absurdo o que fizeram…..ñão sei em que estado foi, mas aqui no rio a arbitrariedade das “autoridades”(como se julgam) eh disso pra pior……me responde uma dúvida, não te pediram um “cafézinho” não?!?!?geralmente essas implicancias sem fundamentos aki vem seguido por um pedido de “café”…..eu fico indignado quando vejo relatos desse….absurdo..

  • marcoslz

    só dando risada mesmo… isto aconteceu comigo ao levar o carro para vistoriar… "esse xenon você instalou né siô" não meu amigo é de fabrica nesta versão e ainda com regulagem de altura além do lavador( que por sinal a regulagem de altura a projeção é muito para baixo, o alcance é curtíssimo) uma piada…

    • msouza91

      vc também tem um Fluence??? hehehe a regulagem automática joga o facho pra baixo, mas não acho o alcance tão curto assim, fica pouca coisa melhor que uma halogena comum

      • marcoslz

        sim, tenho um, se você ler opiniões de outros proprietários também acham o mesmo, mas isto é como você falou, comparado a uma halógena….

  • Gregori_Costa

    Simplesmente vergonhoso.
    Percebe-se com isso que o governo não pensa em atualizar sua força policial e o proprio policial não pensa em se atualizar.
    Torço para que vença judicialmente.

  • Gusbar

    Claro como água, simplesmente máfia do guincho junto com máfia de pátio.
    [ ]'s

  • armandokaoshiro

    Traduzindo… Brasileiro é palhaço de circo dos gringos.
    É sempre assim:

    >> Xênon proibido, ofusca muita gente
    >> Carro com motor 1.4 Turbo é pior que 1.6 e 1.8 (embora que seja até mais favorável do que ambas). Mas o que importa mesmo nos carros do Brasil é a nomeclatura. É 1.4? É lixo! É 1.6? É 1.8? É tudo!
    >> Câmbio automotizado dá trancos, é muito chato
    >> Air Bag e ABS deixa o carro caro, assim eu não compro
    >> Motor 1.0 16V consome mais que 1.0 8V, assim não tem bolso que aguente (mas não vê a relação custo benefício e desempenho do carro)

    Eu acho que alguns brasileiros estão mesmo preparados pra receber esses lixos de atentimento. A maioria "deixa pra lá".
    A minoria como nós do NA sofremos com isso. Mas fazer o que?
    Enquanto tem cego vendo, tem gente com visão e é cego.
    Abraços.

  • ahsoliveira

    Processe com gosto!!!!

  • hugogyn94

    Uae dissem pode usar farol xenom na loja e na fabrica ?,isto ai que "puliça" fez e coisa de malandragem so querem fazer multa,multa nem cumprem seu dever direito,ate ando na rua de noite vejo muito carros com farol xenom,pra mim deveria processar esse policial,pode ser policial falso que nao fez curso pra entrar do emprego,hoje dia e mais facil ser policial do que a muitos anos atras.

  • scar_old

    Gostaria de saber em que cidade o fato ocorreu, pois isso em nada irá afetar a ação impetrada pelo autor e por outro lado nos deixará alertados contra as "autoridades" locais.

    • msouza91

      Brasília-DF, Blitz na Avenida das Nações em frente ao Shopping Pier 21, por volta das 20h de uma sexta-feira, sentido segunda para a terceira ponte

      • Alec_T

        E sao os mais bem pagos do pais!!

        Bando de despreparados.

  • rattrap587

    É o país da vergonha! Simples assim. "Orgulho de ser brasileiro"? – Brasileiro é legal porque "não desiste nunca"?!? Eu já desisti faz tempo dessa porcaria!!!

    • fabio_augusto

      Eu amo o nosso litoral, muito melhor que qualquer país desenvolvido. Amo as florestas (o que restou da Amazônia né?!), dos rios pra uma pesca tranquila, do frio com neve no Sul sem exagero…
      Agora o que estraga toda beleza natural é o povinho que recheia isso aqui…

      • rattrap587

        Exato! O zé-povinho é o que realmente estraga tudo. O nosso povo não é apenas boçal e burro ao extremo… As pessoas pedem pra ser alienadas, pois só prestam atenção a coisas idiotas, superficiais e inúteis… É novela, é BBB, é futebol… E o que realmente importa e influencia diretamente a vida de cada um fica de lado, em segundo, terceiro plano… E assim vamos "caminhando"… Entra governo, sai governo, tudo permanece igual, ou seja, a mesma bosta de sempre… O governo engambelando todo mundo com um discurso extremamente demogógico, com seus "programas sociais" às custas do contribuínte e as pessoas seguindo seu curso de comodismo, burrice e alienação… Sad but true.

    • andre_0102

      O policial também já desistiu, não quer fazer curso, não quer ouvir argumentos, na boa ele só quer cumprir a cota, se sentir alguém através de atos arbitrários, etc…. Ou seja, já desistiu faz tempo….

  • jkirinus

    Mario Souza, meta o pau. vc nao estava errado, em nenhum quesito, acredito que vc já deva ter feito, uma ação por danos morais ao estado, por um erro destes.

    • riccorreasp

      Mas ele receberá em precatórios, se receber, e quem sabe os tataranetos dele possam usufruir da quantia.

  • SilenceBass

    Já dizia meu sábio pai:

    "Joga uma bomba nessa joça e começa tudo do 0".

  • loucoporcarro

    O tucson do meu pai tem xenon nos farois de milha e no farol baixo também, o alto é normal mesmo.. Nunca pararam agente por causa disso , ja até pararam.. mas nunca ligaram pro xenon.

    • eduardogege

      E vc está orgulhoso disso?!

      • loucoporcarro

        Não cara, não disse isso, so quis dizer o descaso que a policia faz .

    • Sias

      Me diz como ele conseguiu colocar xenon no baixo e normal no alto já que o Tucson tem farol mono-parábola e portanto uma lâmpada só.

      • Uma duvida… Farol de milha no Tucson??? Desde quando???? Será mais um caso de gente que não sabe a diferença de um farol de milha para um farol de neblina????
        :p

        • eduardogege

          O farol de neblina do Tucson é tão alto que até poderia ser de milha mesmo! Salvo o engano, ele chega até a estar fora dos padrões de altura máxima para um farol de neblina.

          • Sias

            O do Aircross é tão alto quanto ele e não ofusca. A lâmpada é mais fraca do que um de milha e o desenho faz o facho ir para o chão. Mas se colocar xenon e subir a regulagem vai incomodar mesmo.

          • loucoporcarro

            é alto mesmo, e com xenon, incomoda algumas pessoas, um cara uma vez gritou dizendo '' abaixa o farol ! '' sendo que so estava no de neblina *-

        • loucoporcarro

          sim é mais um caso.. eu confundo ainda farol de milha e de neblina rsrs.

      • loucoporcarro

        Cara quando você me explicar o que é farol mono-parábola eu te digo..

        • Sias

          aiaiaiaiai…..

          Farol mono-parabola: uma parabola de iluminação…..uma lâmpada para alta e baixa
          Farol bi-parábola: duas parábolas e duas lâmpadas individuais, uma para alta e outra para baixa.

          O farol do Cruze é mono….o do Palio é bi.

          • loucoporcarro

            Cara so sei que que tem xenon pro farol baixo e o alto é sem xenon , não é bi xenon.

            • Sias

              Só se ele colocou aqueles faróis tuning, importados. Vai lá e dá uma olhada, não tem como ser do jeito que tu falastes.

              • loucoporcarro

                adiciona la no face, é so colocar meu nome no plural, la eu te mostro.

    • fabio_augusto

      Taí mais um problema do país…

  • bbrasil2

    Caramba, imagino o desespero que é nessas horas, é muito despreparo mesmo, chega a beira do ridículo…

  • Clock

    O problema do Brasil é, infelizmente, o brasileiro.

    Beleza… o Xenon ilumina mais e foi projetado para não prejudicar os outros motoristas… masssss… na prática o pessoal usa Xenon para:
    1. Pegar todas!!! nossa instalou Xenon o cara pega geral (na mente dele, claro);
    2. Pra andar nas estradas a 150km/hora ou mais… assim todo mundo ja sai da frente rapidinho;
    3. 95% não são de fábrica e quase todos usam iluminação acima da permitida;
    4. Quando você acha que comprou um Xenon com capacidade permitida, descobre que o produto vem da China e não existe seriedade na especificação de fábrica… resultado, você tem a NF com o limite permitido por Lei mas na prática é MUITO acima (parecido com o que vemos nos Insulfims).

    Eu pego a IMIGRANTES, SP, e não estava dando mais pra dirigir… estava insurpotável até o ano passado a quantidade de Manolos com XENON… e tinha CIVIC, Corolla, SUVs… até Camaro desregulado.

    Sério.. NÃO da pra dirigir com um cara de Xenon desregulado atrás… ou você corre pra fugir… ou encosta e vai pra quarta pista… simplesmente você NÃO presta mais atenção em NADA na estrada… só no maldito farol.
    Eu quas eme envolvi em dois acidentes por conta de Xenons desregulados/ilegais.

    Nos modelos com Xenon de fábrica não consta na CRLV tal autorização? estava vindo assim… no Fluence não vem com o Xenon constando na CRLV?

    Enfim… sou contra Xenon NO BRASIL, onde a população não tem bom senso algum… é cada um por si.
    Sim estou sendo retrogrado, mas vão vocês ficar 2 anos com Xenon na sua cara na IMIGRANTES pra você ver se não fica com a mesma opinião.

    Se o brasileiro ainda estivesse preocupado com o conforto visual do Xenon até ia… mas a grande maioria usam apenas pra se aparecer e poder correr mais nas estradas.

    No seu caso sugiro você entrar com ação judicial contra o estado.
    Completo descaso do policial, você está com a Lei a seu favor e faz todo sentido seguir com essa ação.

    Não temos um povo maduro pro Xenon… o pessoal falsifica NF, molha a mão das autoridades e roda tranquilamente com seu farol Xenon com iluminação acima do permitido pertubando os outros.

    Enfim… minha sincera opinião.

    • msouza91

      é para ter no CRLV sim, mas curiosamente só veículos modificados tem a modificação no Documento (os que foram legalizados) no meu não tem nada falando sobre

      • jaderf

        realmente nao tem nada mesmo, no corolla seg do meu velho é igual, xenon original de fabrica e nao tem nada dizendo no doc, mas nunca foi parado por blitz alguma…

  • Louis

    CAraca, não tem como pegar o nome do policial e recorrer, ou procurar a corregedoria ?
    A situação descrita beira o ridículo, e o policial queria que vc "molhasse" a mão dele, entende ?

  • johnnyburanelo

    policial top hein???

  • oliveirajc

    Aqui na terra do "design" até hoje o trio (luz traseira de neblina; faróis com regulagem de altura; repetidores das setas) é item considerado estético. Um povo que pensa assim não gosta de carros e nem merece nada. Os repetidores laterais só viraram objeto de desejo por passarem a vir nos retrovisores, virou item estético na cabeça deles. O mesmo que andar de faról de neblina sem neblina. Depois dizem que brasileiro é apaixonado por carros…

    E o que falar do xenon adaptado em carro que usa lampadas de halogênio? A parábola dos faróis de halogêncio não é projetada para lâmpada de xenônio. E tem "apaixonado por carros " que fala de carro o dia todo e não sabe disso… Esses sim merecem todo tipo de punição.

    • eduardogege

      Concordo com boa parte do seu comentário. Luz de neblina traseira realmente atrapalha muito, é impraticável viajar atras de um carro que está com essa luz ligada. Xenon em farol de parábola quase sempre atrapalha mesmo, não sei como a Toyota conseguiu cortar o facho do Corolla sem um elíptico.
      Já em relação ao farol de neblina é algo que, se estiver regulado corretamente, não me incomoda nem um pouco. Originalmente ele não ofusca e não atrapalha, então não julgo.

      • Sias

        Concordo contigo Eduardo, em todos os pontos.

        Luz de neblina traseira dá vontade de meter luz alta no cara, Xenon em farol simples atrapalha e farol de neblina se estiver original não incomoda ninguém, é pra iluminar o chão.

      • msouza91

        o Xenon do Corolla é fraco (minha opinião) é quase um carro com lavador de farol e lâmpada Diamond Vision

      • oliveirajc

        O problema do faról de neblina é quando a pessoa o usa no lugar dos farós baixos, aí o camarada eleva o facho pra aumentar a visão, e como o facho destes faróis não é assimétrico acaba incomodando.

  • LuccasVillela

    Caraca, eu daria um ataque, nossa, como voce conseguiu manter a calma?
    Que PM imbecil, que ódio.

  • RodrigoAkamine

    Povinho invejoso, o PM devia ter um Uno…

  • nightsky14

    Maldita ignorância e burrice. Acredito que ele "encrespou" pra mostrar serviço mesmo.

  • Rafa_el

    Recomendações para todos os moristas:

    Andem com o Código de Trânsito dentro do carro.

    Leiam esse Código e não fiquem na mão desses incompetentes.

    Argumentem com calma, explanem a situação. Não aceitem isso!

    Digam que ajuizarão uma representação contra o cara se ele insistir na indevida punição. Conheçam os seus direitos para não passar situações desse tipo.

    Não aprtam para o bate boca, sejam cordatos com o guarda, mas insistam na certeza de suas posições. Se informem, sejam mais qualificados.

    A sociedade paga o preço da ignorância, estejam certos disso. E o preço é esse que vemos no relato do amigo, infelizmente.

  • vani1000

    PARABÉNS pelo texto ! ! ! Tudo muito bem colocado! Olha que tenho um JAGUAR, e às vezes tenho receio de "pegar" um "puliça" ignorante assim pela frente…. vou providenciar uma cópia da NF para deixar junto com os documentos ! ! ! Gostei da parte: "…parece que segundo a visão automotiva do típico Brasileiro, apenas o nariz vermelho é de série."…. kkkkkk

  • mjprio

    A incompetência do policial é apenas parte da incompetencia geral que assola o País. Veja o exemplo das vistorias do Detran. O carinha reprova teu carro só de olho, enquanto meu cunhado andava de carro de BA com placa raspada porque era PRF.
    Já tive diversos dissabores com isso. Meu antigo carro com apenas dois aanos de uso, alccol aditivado no tanque e revisões em dia foi reprovado no teste de gases, ao lado de um peugeot 207 zero quilômetro. Pedi para ver o laudo de vistoria DA MAQUINA de gases e o vistoriador já queria chamar o PM ( mal educado)que faz segurança, que despachei logo mediante uma "carteirada",(se é pra f…der eu f.. logo)
    Isso em meio a um serviço horroroso onde havia 4 guichês pra somente uma impressora matricial pra imprimir os licenciamentos!!!
    Vários donos de Unos, Palios entre outros Sportings da vida já foram multados (pasmem) porque seus cintos eram vermelhos!!!!

    • msouza91

      engraçado, carros com banco caramelo de fábrica vem com os cintos claros, quero ver alguém multar uma BMW ou Mercedes pq o cinto não é preto…

      • mjprio

        Ah isso é facil de responder, imagina só quem anda nesses carros: Juízes, Delegados, advogados, Pagodeiros, Jogadores, pseudo celebridades, além de toda sorte emergente que arrumaria o maior escarcéu se for parado pela polícia. nesse caso quem vai por o (…) na mesa???

  • Sias

    Não consigo entender como alguém que não tem qualificação (leia-se conhecimento) consegue cobrar um item destes.

    Mas uma coisa é certo: estes abobados que teimam em colocar xenon em qualquer farol tem mais é que se ferrar. Querem andar "bunitinho", a conversa de melhor iluminação é balela. Quem usa estes pingos azuis, idem.

  • diegolouro

    Já li relatos de um dono e Subaru Impreza WRX que foi parado na blitz,e o PM viu aquele monstro com aerofólio gigante,entradas e saídas de ar para todos os lados,rodas 17… O cara só foi liberado pois o comandante era fã do caro e sabia que aquilo tudo era de fábrica,pois o PM queria apreender o carro por conta do turbo que não constava no documento.

    • msouza91

      é o maior retrocesso isso, não consta turbo ou xenon em CRLV de carros que vem com isso de fábrica, nem os T-jet da vida tem o turbo no documento…

  • WRossini

    tem que postar que cidade é essa!

    • msouza91

      Postei Acima, é em Brasília

  • victorporto87

    E no fórum do Fiat 500, que um proprietário quase foi multado pois a luz da placa traseira é azulada (original de fábrica, e com certeza não ofusca nem uma mosca)..

    • Oba_

      A que ponto pode chegar o amadorismo de um profissional.

  • ocduarte

    Os caras estavam esperando que você oferecesse um pro caixinha deles. Eles não iriam pedir com medo de serem denunciados por corrupção, porque por incompetência ou desconhecimento da lei tenho certeza que não serão punidos.

    • Sias

      Acredito nesta hipótese também.

  • msouza91

    Éber, ou mais alguém que tenha carro com Xenon de fábrica, tem a observação no CRLV?? pois os unicos carros que eu vi que tinha escrito era quando era modificado, mas nunca vi um que venha de fábrica e tenha escrito algo…

  • shdn2010

    Isso deve d ser um policial nao so despreparado mas como tbm deve de ser um policial invejoso que nao pode conseguir derepente ter algo parecido e acaba ferrando com as pessoas.

  • duhehe

    Concordo com tudo que disse …

    De fato os que instalam xenon no gol gol bola 1996 e cega todos a sua volta deve ter seu carro apreendido, mas no caso do seu carro a ignorancia do policial foi absurda !

  • marcelo_ricardo

    Existe xenon em faróis sem projetor, caso do Corolla SEG/ALTIS.

    Tendo projetor e regulagem de altura não vejo problema algum na alteração.
    Mas ja vi "gente" com xenon de 55w em fusca… dai complica.

  • Caretinha

    Lamentável essas legislações que dão margem a duplas interpretações, e mais lamentável ainda o despreparo dos policiais. Pessoas que deveriam trabalhar pela segurança de todos, acabam colocando cidadãos de bem em situações embaraçosas devido ao despreparo no exercício da profissão. O pior de tudo é a arrogância destes seres desprezíveis: quando percebem que se equivocaram, ao invés de pedirem desculpas pelo ocorrido e liberar, continuam sustentando as suas versões dos fatos e levam tudo às vias de fato baseando-se nas mais diversas alegações infundadas., colocando justificativas em cima de justificativas, para não darem o braço a torcer, dizendo que erraram. Pois eles são deuses, não erram nunca (é o que querem que acreditemos, mas com essas atitudes acabam provando o contrário, e ainda colocando o cidadão em situações constrangedoras).

  • Diegoventura227

    Br 101 São josé/SC Placa de 100km/h fiscalização eletronica e dez metros a frente(dez metros mesmo,sem tirara e nem por nada) placa 80km/h fiscalização eletrônica…E agora,quem paga a multa e quem recorre como é que faz…kkkkkk,só aqui mesmo…

  • Pedrooo_

    Certeza que isso foi em Brasilia, policial totalmente despreparado e ainda digo mais, já tomei multa por usar xenon ( não original, mas regulado) e nesse caso não da "patio" mete o processo nesse safado! No dia que fui buscar meus documentos no detran da asa norte, tinha um senhor em um c4 pallas mostrando o manual do veiculo provando que o xenon era original e nem assim liberarem ele, so se retira se tal equipamento, nem sei como termino fui embora pra não sobrar pra mim.

    • msouza91

      foi, blitz perto do pier 21

  • ismajunior

    Bons tempos em que pra instalar xenon era preciso desembolsar mais de R$ 5 mil…

    • Romis_gtr

      Mas um xenon de qualidade não é barato até porque não é somente o projetor e a lâmpada, mas sim regulagem de altura, lavadores de farol e tudo isso tem um custo alto….O problema todo é esses xenons da China, que são baratos….aew vira febre!

  • Sr_Wilson

    Faróis xênon são proibidos – os de fábrica não, o policial que é despreparado mesmo

    carros turbos de fábrica são vistos como mico – nosso mijo chamado gasolina acaba com motores turbinados em pouco tempo (já perdemos um motor turbo original pela gasolina)

    cambio automatizado é visto com preconceito – pelo menos o automatizado da fiat é um lixo, se tiver a opção de um fiat com cambio automatizado por 50 mil e um mecanico por 52 mil fico com o mecanico.

    motor 16 válvulas é ruim – no brasil sempre foi um lixo, os mais novos melhoraram, mas vai demorar pra mudar essa fama.

    Air Bag e ABS são opcionais de luxo – tive um carro chamado de confort line, que só mudava a presença desses itens, isso é abs e air bag é conforto agora…

    parece que segundo a visão automotiva do típico Brasileiro, apenas o nariz vermelho é de série – automotiva, imobiliaria, politica, eletronica, o nariz de palhaço já vem de série nos brasileiros desde a nascença.

    • Herbet23

      São 2 excessões à proibição, conforme abaixo:

      Resolução 294:

      Anexo I, item 4.3.9 Outros requisitos: Os requisitos do parágrafo 3.5.2 não se
      aplicam aos faróis baixos.
      Faróis baixos com uma fonte luminosa tendo um fluxo luminoso objetivo que
      exceda a 2.000 lúmens devem ser instalados somente conjuntamente com a instalação do(s)
      dispositivo(s) da limpeza do farol(4). Adicionalmente, quanto à inclinação vertical, se aplicam
      as prescrições dos parágrafos 4.3.6.2.1 e 4.3.6.2.2.

      Resolução 384:

      Art. 1º Acrescentar o inciso V e parágrafo único ao art. 8º da Resolução nº
      292/2008 – CONTRAN, com a seguinte redação:
      “Art. 8º …………………………………………………………………………………………………
      …………………………………………………………………………………………………………..
      V- A instalação de fonte luminosa de descarga de gás em veículos automotores,
      excetuada a substituição em veículo originalmente dotado deste dispositivo.
      Parágrafo único. Veículos com instalação de fonte luminosa de descarga de gás
      com CSV emitido até a data da entrada em vigor desta Resolução poderão
      circular até a data de seu sucateamento, desde que o equipamento esteja em
      conformidade com a resolução 227/2007 – CONTRAN.”

      Isso, dentre outras partes, comprova que o xenon é permitido para carros que saem com eles de fábrica e os com CSV emitido até a data de publicação da última resolução referente ao assunto, no caso a 384.

  • AutoIng

    Revoltante demais. Tenho até medo de perguntar se o policial não deu indícios de querer um agrado, pois não sei se quero saber a resposta. Depois de ver tantos casos assim, não espero absolutamente nada de nosso país. Como é pra ter orgulho de algo desse jeito? Não culpo quem vai embora do país não, entendo é perfeitamente. Chega uma hora em que a paciência acaba.

    • Louis

      Eu queria morar em outro pais.

  • Dcyno

    País muito atrasado…

  • GUILAVINA

    dificil nossa situação
    como falaram acima, país atrasado
    ou seja, a palavra atrasado engloba, toda falta de preparo e os sequentes roubos ao seu proprio povo

    se hoje, estivéssemos, em idades antigas, quem roubasse o povo ia ser enforcado e praça publica..
    pena que isso mudou kkkk

  • LeonardoAzul

    Não usando de má fé, não foi despreparo do policial, o "agente da lei", o mesmo apenas não sentiu oportunidade de receber proprina do motorista do Fiat Uno, veiculo pertencente a pessoas de menor poder aquisitivo, com os veiculos retidos geralmente pertencem a individuos que possuem uma relação "custo-beneficio" melhor para o referido agente da lei, este reteve os veiculos na esperança de receber um complemento salarial. O problema não esta na policia, nem nos carros, esta nas mentes medriocres que administrão nosso pais (politicos) lamentavelmente somos nos que os colocamos no poder.
    Realmente é triste, viver em um país onde nos cidadões não conhecemos nossos direitos e quando sabemos não os fazemos valer, lembrem-se atrás de um currupto existe um cidadão desinformado.

    • mjprio

      Muio bem observado!!!

  • Tiago Luiz Messias

    Ignorância do policial? Eeheheheheh!!! Que nada! Foi uma desculpa atrás da outra pra multar, mesmo! Foi de propósito. O guarda queria mesmo era um cafezinho pra ele comprar um xenon pro carro dele, eheheheh!!! É só chorar :-(

  • msouza91

    Acabei de receber uma ligação do meu advogado, primeiramente o recurso na JARI referente ao Siena foi negado, pois eles alegaram que QUALQUER modificação no sistema de iluminação é passível de multa, quanto ao Fluence, também foi negado, pois eles alegaram que o Xenon é um acessório proibido no Brasil, então vamos a brincadeira 112,69 de multa, 182,51 do guincho, 24,84 de diária (ao todo foram 3 dias pois apreenderam na sexta feira a noite e eu só pude retirar os carros na segunda). Conclusão 369,72 POR CARRO, quase 740 reais no total, mais 60 que eu tive que pagar do Taxi, mais a dificuldade de ficar sem os dois carros da família no final de semana, sem falar que para poder retirar os carros eu tive que comprar lâmpadas holágenas(até para o Fluence) pois sem isso eu não poderia retirar os carros, agora a ação está correndo no TJDFT, sendo que eu tenho que pagar um advogado, pois sou uma anta em direito e não consigo um defensor público por conta da renda… Nesse exato momento estou terminando de polir meu grande e vermelho nariz…

    • fse

      Eeeeeee Brasil, que vergonha. E quem infelizmente paga o pato é o consumidor. Em 2008 tinha um Toyota Fielder com xênon a mais de 1 ano (instalado por mim). Em uma viagem a noite fui parado pela PRF, e questionaram sobre o farol mas me liberaram sem aplicar nenhuma multa, só um sermão. Depois disso tirei o xênon para nunca mais, só quando vir original de fabrica.

    • Caretinha

      É, amigo, os caras (policiais) não dão o braço a torcer mesmo não. Eles sabem que estão errados, mas sustentam suas versões absurdas dos fatos até o fim, para não darem atestado de incompetência. Orgulho próprio 100%, dignidade 0%.

    • Herbet23

      Resolução 383:
      – Anexo I, item 3.15
      – Anexo I, item 4.3.9
      – ANEXO1 – APÊNDICE 7

      Cabe processo contra o policial, o estado e até na jari. Eu processaria o estado e o policial por danos morais e econômicos e a jari por danos morais. Colocaria na conta do estado e do puliça tudo o que você gastou + os danos morais.

      Poxa, um Siena que vendi tinha xenon legalizado, com documento e tudo. Na vistoria tentaram encrencar, mas eu passei a documentação toda e se deram o trabalho de IR BUSCAR A INFORMAÇÃO antes de fazer com que ele tenha que marcar outra vistoria e tirar as lâmpadas. O idiota do policial estava com dúvidas e como não queria ter trabalho de conferir, fez o que deu na telha dele. Eu colocaria o processo mais pesado nele.

  • rthoth

    Gooool do Brasil il il il il il il…

  • MitsuGyn

    Lamentável, cabe um processo, em uma situação dessas qualquer um pode se exaltar e falar mais alto com os "PULIÇA" e ser preso por desacato.

  • Romis_gtr

    Bem complicado isso…um despreparo desse é pra infartar qualquer um mesmo.

    Veja neste caso o Stilo Abarth já tinha faróis de xenônio como opcional (mesmo sem os projetores, somente com a regulagem de altura), isso lá em meados de 2002…e aposto que não vinha observação nenhuma no documento, acredito que somente na NF, mas se o cara comprar um usado desse hoje e o dono anterior não tiver a NF, o cara vai ter que deixar de lado um sistema de iluminação muito superior ao convencional, pela moda errada que pegou, aliada ao TOTAL DESPREPARO desses profissionais do trânsito!

    TENSO

  • Acport

    Eu jamais tiraria o xenon de fábrica do carro. Preferia deixar o carro no pátio, não pagaria a multa nem a estadia, e ingressaria com uma ação na justiça. Palhaçada.

    • Herbet23

      O problema é que nesses depósitos os caras arranham os carros, roubam coisas.. Eu pagaria e cobrava do policialzinho lixo e do estado o ressarcimento + danos morais. Ainda entraria com ação para que todos sejam submetidos a curso antes de serem capazes de exercer a função de trânsito.

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros por mais de 11 anos. Saiba mais.

Notícias por email

Send this to a friend