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O “kit da mentira” dos vendedores de concessionárias

__Silas_Clown_Nose O "kit da mentira" dos vendedores de concessionárias

Sinceramente, ao procurar um carro novo, 90% de chance de você ser colocado no centro do circo da Rede de Concessionários. Se você tem algum conhecimento automotivo e de negociações, até saberá lidar com a situação e pular fora quando o “leão” atacar. Mas se você é um leigo, com o intuito de adquirir um bem, um veículo dos sonhos, então muito cuidado meu amigo, pois é aí que o domador te laça, e te faz de “gatinho”, mais precisamente de palhaço… literalmente palhaço.



Estou muito indignado. E olhe que nem fui para comprar, fui apenas para pesquisar. Mas o que eu vou relatar aqui é a pura realidade que esses números que são apresentados todo mês pela Fenabrave, e o anual, mais precisamente o consumidor comum, idosos, novos, e leigos. Todos viram parte do circo, todos na sua grande maioria serão ou já foram vítimas do “simpático” (nem sempre) vendedor.

Visitando a concessionária, uns percebem a sua presença, outros não. As que percebem anotam seu nome e telefone, e chamam um vendedor. Ao visitar a Ford, nem me notaram. Tive que chamar a atenção do vendedor, que veio sorridente e aparentemente simpático. Mas eu já sabia o que queria. Então perguntei logo o preço do veículo, o top da linha, e seus principais equipamentos de série.

Na Ford perguntando sobre o Focus

Na Ford SMAFF do SIA – BSB, o valor estava R$ 54.500,00. O vendedor sabia de quase todos os itens. “Desculpe-me senhor, mas não me lembro se tem ESP (Controle de Estabilidade) que a Ford e outras marcas chamam de VSA”. Ok, detalhes à parte, o conhecimento do vendedor sobre a estrutura do carro até que foi mediano, não disse nenhuma besteira, confirmou que o motor é bloco de alumínio, e que é do tipo de Correia Dentada, e informou que sua troca é a cada 160.000 km.

“É correia de avião senhor” (acho que ele quis dizer tecnologia usada em aviões) – acrescentou o sorridente vendedor. Como eu não sei, fiquei na minha. Disse que a revisão é feita a cada 10.000 km ou 6 meses e tem preços fechados (fixos). Elogiei o carro, gostei do acabamento (o melhor da categoria), mas podia ter ESP (VSA)… e freios traseiros a tambor? Pelo amor de Deus né Ford. Sacanagem. Freio a disco traseiro nem como opcional.

A Ford esqueceu o farol de milha também! Critiquei ao vendedor e ele nem relutou em se defender (ia dizer o que?). Perguntei sobre a taxa de financiamento com entrada de R$ 10.000,00 e ele disse que está em torno de 1,35 %. Omitiu a taxa de abertura de crédito, mas também eu não sentei pra negociar. Disse que eu estava em dúvida entre o New Fiesta, e o City, e até mesmo o Focus, mas ele nem entrou em questão.

Lembrou-me que o New Fiesta tem 3 anos de garantia total, e disse confiante que vai arrasar no mercado (até concordo). Peguei o cartão, e segui em frente. O valor da 1ª Revisão é R$ 176,0 da 2ª R$ 224,00 da 3ª R$ 308,00 da 4ª R$ 628,00 da 5ª R$ 328,00 e da 6ª R$ 608,00. Ou seja, gastarei até os 60.000 km na manutenção de rotina R$ 2.272,00. Se comparar que com o Cerato na revisão de 60.000 km se gasta R$ 1.300,00 fora as outras, então a Ford está com vantagem. O vendedor nem me disse que o carro tirou a nota máxima no Crash-Test.

Concessionária Honda

Visitando a concessionária da Honda, olhei o CR-V, City e o Civic. Ninguém pegou nome ou telefone, mas a vendedora foi atenciosa. Eu queria saciar a minha curiosidade, do porque que um SUV 4×2 com acabamento de plástico (de boa qualidade), que custa R$ 88.910,00 na versão básica e R$ 102.910,00 na versão completa, está vendendo mais que o VW Tiguan, que custa R$ 99.000,00 tem tração integral, 6 Air Bags, motor 2.0 Turbo e Injeção Direta com 200 cv, câmbio automático de 6 marchas Tiptronic, com ESP e assistente de descida, e com acabamento invejável, emborrachado e macio ao toque, e vende meros 350 por mês.

Tá certo que a maior diferença além do design é o motor, o câmbio, a tração integral, o assistente de descida e o acabamento. Mas enfim, eu fiz a comparação com a vendedora, mas ela apenas citou: “esse é um Honda, está bastante tempo no mercado, e é líder de vendas ‘depois que baixou o preço’”. Deixei esse carro de lado e fui ver o City, completo, que custa absurdos R$ 73.860,00 e oferece apenas 2 Air Bags e ABS com EBD, e pelo menos freio a disco traseiro. Analisei o acabamento e saí fora, direto para o irmão maior.

O preço do Civic completo é absurdos R$ 88.750,00 (dá para comprar Fusion, Azera…), tem bom acabamento, mas é apenas plástico emborrachado, nada de uma espuma em nenhum acabamento. Só oferece 2 Air Bags, VSA (ESP), e só. Seu motor tem 140 cv e 17,7 kg/f de torque. Ao menos passa uma sensação de esportividade ao entrar no carro. Em nenhum momento a vendedora tentou me convencer de algum modelo, mesmo eu mencionando que minha esposa gosta do SUV e eu do Sedan.

Apenas deu o cartão, perguntei sobre o financiamento com entrada de R$ 10.000,00 e ela disse que a taxa é aproximadamente 1,35 %, na média do mercado, mas não disse nada da taxa de abertura de crédito.

Toyota Corolla

Visitando a Toyota, logo a recepcionista me atendeu, e perguntou qual o modelo de meu interesse. Encaminhou-me um vendedor específico para me mostrar o Corolla. Eu disse que queria o modelo top de linha, que no caso seria o 2.0, mas o vendedor me questionou se eu tinha preferência por um automático ou manual. Gostei da abordagem, e disse: “lógico que é manual”.

O vendedor disse que o modelo disponível seria somente o 1.8. Aceitei, e fui conhecer o carro. O acabamento eu achei melhor do que o Civic, com plástico emborrachado e com parte macia ao toque. O Corolla 1.8 top de linha está R$ 66.950 (bem abaixo que o Civic, fala sério). O Corolla 1.8 tem 136 cv e 17,5 kg/f de torque (nada mau) e o 2.0 tem 153 cv e 20,7 kg/f de torque.

Mas custa R$ 89.000,00 e só tem câmbio automático. Agora o Corolla passou uma imagem de mais requinte, na versão top, e com ajustes do banco elétrico. Nossa, pirei. O Civic não tem nem como opcional. Eu disse ao vendedor que estava em dúvida sobre o Civic, mas ele se sentiu seguro, e apenas mencionou que o Corolla tem mais a oferecer.

Mencionei o financiamento, 1,42% e nada de mencionar a taxa de crédito. Disse que iria decidir com minha esposa os carros, e fui embora. Eu saí da Toyota convicto do porque que o Corolla vende mais que o Civic. Nem precisei andar nos carros para saber.

Hyundai e sua garantia de “5 anos”

Agora fui visitar uma marca coreana. A Hyundai. Disseram-me: “sinta-se em casa”. Pegaram o nome e telefone e o vendedor veio até mim. Disse que queria o Azera, e quando ele disse o preço, eu quase caí! R$ 99.000,00 senhor. “O que? Mas eu vi a propaganda dizer R$ 75.000,00”.

O vendedor disse: “só um instante que vou verificar o que eu tenho disponível”. Enquanto isso eu fiquei apreciando o belo motor, e o bom acabamento do carro, e belo design. O vendedor voltou dizendo que tinha apenas uma unidade com valor de R$ 83.000,00.

Aí me aliviei… “Do modelo novo né!” – eu disse. “Não, do antigo!” – respondeu o vendedor. Desanimei-me, e disse: “desculpe, mas pra mim não compensa, entre o design eu prefiro o novo, o antigo nem dá para fazer frente ao Fusion”. O vendedor tentou me convencer. Questionei sobre a garantia de 5 anos, e o vendedor disse que era 5 anos total sem limite de quilometragem.

Perguntei se ele tinha certeza, de que eram todos os componentes do carro, e ele confirmou que eram todos excetos os de desgaste natural. Lembrei-me do anúncio dos Air Bags dado pelo Notícias Automotivas, e questionei quantos o Azera possuía. O vendedor disse convicto: “são dez air bags senhor”! Eu questionei e pedi pra ele me mostrar. “São 2 frontais, 2 laterais, e 6 no teto”, ou seja 2 na coluna A, 2 na coluna B, e 2 na coluna C! Somente perguntei sobre a taxa, disse que estava em torno de 1,49 %. Saí me sentindo um palhaço.
Aí vem a minha indignação pesquisando no site da Hyundai, veja o que diz:

Garantia de 1 ano ou 20.000 km, desde que o componente venha a apresentar defeito de fabricação, para:
· Componentes como buchas de borracha, bieletas, amortecedores, batentes e bandejas;
· Coxins de motor e câmbio;
· Lonas, pastilhas, tambores e discos de freio;
· Platô, disco e rolamento de embreagem;
· Sistema de escapamento, catalisador, silencioso e coxins;
· Palhetas do limpador de para-brisa;
· Lâmpadas em geral;
· Bateria;
· Velas e fusíveis em geral;
· Correias (dentada, distribuição, alternador e direção hidráulica);
· Elementos filtrantes;
· Defeitos de pintura;
· Estofados e revestimentos internos.
· Vidros
· Para-brisa.
· Carga de gás.

E olha que nem era a CAOA. Foi no SMAFF. Dá para acreditar. O cara me sacaneou na cara dura. Me fez de palhaço. E se eu sou leigo e compro o carro? Para você ver, é assim que a Hyundai vende seus produtos aqui no Brasil. Diz que é 5 anos de garantia total sem limite de quilometragem, quando na verdade é 1 ano ou 20.000 km.

Me desculpe, mas a Hyundai está cegando a todos. É um absurdo. Imagina eu ter o carro dessa marca sabendo que aos 20.000 km não terei mais garantia de uma lista enorme de itens, ah, fala sério!!!

Vendedor da Kia: “vai comprar o New Fiesta, então”

Bom, para finalizar fui à Kia. Fui bem atendido, pegaram o nome e telefone, e o vendedor simpático e jovem. Eu disse que vi o Cerato na promoção, e ele confirmou. Disse que o básico está R$ 49.900,00 com Air Bag duplo, mas sem ABS, sem freio a disco traseiro. Motor 1.6 16V com 126 cv (do New Fiesta são meros 115 cv). O Cerato completo R$ 56.900,00 com ABS e EBD, freio a disco nas quatro rodas, bancos de couro e tudo mais. Não vem ESP.

Fiz a comparação com o New Fiesta, dizendo que o carro da Ford era mais completo. O vendedor veio me confrontando que deveria ser mais caro. Eu disse que era R$ 54.500,00 e o vendedor retrucou que o carro não deveria ser completo. Eu disse que vinha com 7 air bags, aí o vendedor retrucou que era apenas preço de lançamento. Aí eu disse que era aí que eu deveria aproveitar a oportunidade.

Vê se pode? Toda hora o vendedor batendo de frente… Fala sério meu! Fiz mais comparativos com o New Fiesta, dizendo que a vantagem do Cerato era o freio a disco nas quatro rodas, o motor mais potente, a garantia de 5 anos, e que eu gostava mais do design do Cerato. Perguntei sobre o financiamento e ele disse 1,52 % incluindo a taxa de crédito. Pelo menos esse vendedor foi sincero. Eu disse que as empresas não podem cobrar essa taxa, e o vendedor mais uma vez bateu de frente dizendo que seria impossível eu conseguir deixar de pagar essa taxa.

Falou que o único que conseguiu era um cara muito rico, e que o gerente fez uma graça para esse cliente. Isso é coisa que se diz? Quanta falta de ética meu! Eu disse que no banco não cobra, e ele retrucou citando um cliente premium do Bradesco que não conseguiu abolir a taxa, e que as parcelas ainda ficaram mais altas. O vendedor para tentar me convencer a comprar o Cerato, disse que foi melhor no comparativo da Quatro Rodas.

Ele me disse três vezes isso, fazendo referência à revista, até que eu disse que sou assinante e que tinha visto a matéria. E acrescentei que pra mim o que mais importa é a segurança, e o New Fiesta tinha de sobra. Aí vocês não vão acreditar no que o vendedor disse. O cara simplesmente falou: “então vá à Ford comprar o New Fiesta poxa”.

Cara, não acredito que ouvi isso, sério mesmo, essa frase não sai da minha cabeça. O cara na cara de pau me disse pra eu ir à Ford, kkkkkkkkk. Eu ainda insisti em ficar, e disse que eu gostava mais do design do Cerato. O vendedor disse que está vendendo mais que o City, e que o New Fiesta será muito imprevisto nas vendas. Eu retruquei e disse que ele estava completamente enganado. O cara bate de frente e diz que recebeu da Kia que vendeu mais que City. Eu retruquei e disse que olhei pelo Fenabrave. Mas deixei quieto, disse que vai depender da minha esposa também, e fui embora. Isso foi na KIA-NASA.

Só concluindo, fui feito de palhaço novamente. Informações que não batem mentiras, enganações. É assim que os coreanos vendem? (Sem generalizar também?) Mas a maioria dos vendedores, não só das marcas coreanas, ou não tem conhecimento (como foi na concessionária da Nissan, essa eu nem vou contar) ou querem tanto vender que te empurram informações enganosas, ou o cara é analisador de cliente, e age com cautela. Nesse ponto as japonesas estão mais preparadas.

Mas e agora? Que garantia eu tenho de comprar um Kia, e saber que essa garantia de 5 anos é furada assim como na Hyundai? Digo isso, pois não achei nenhuma informação sobre a garantia da Kia. Peço perdão pelo post longo, mas estou muito indignado com a ação dos vendedores que me atenderam. Também não posso generalizar dizendo que todo lugar é assim. Mas deu para perceber a diferença das concessionárias da Honda e Toyota, para as coreanas Hyundai e Kia.

Mas a verdade é que as montadoras estão nos fazendo de palhaço, estão nos sacaneando. Peço perdão se eu ofendi alguém, não foi a intenção, mas espero que você fique de olho aberto. Não sei se toda essa informação será útil, pois quem segue o Notícias Automotivas já tem informação. O problema são aquelas pessoas que não seguem sites, não leem revistas… Mas fazer o que, devemos ajudar na medida do possível. Quero agradecer ao Eber pelo espaço. Obrigado por me deixar desabafar. E espero ter ajudado a vocês.

Qualquer coisa só entrar em contato @metalomega. Por favor, não julguem antes de lerem. Foque minha análise em equipamentos de segurança e acabamento do carro. Não fiz test-drive em nenhum, e muito menos andei em algum carro. Ainda espero uma oportunidade. Abraços a todos.

Texto de MetalOmega

  • MLP

    Mas cade a novidade? Nunca tinha procurado carro antes? Ateh pode ser bom pra quem acredita em vendedor, mas esses nao devem frequentar o site.

    Eh aquela historia… nao eh que eu nao confio no vendedor, eu nao confio em ninguem! Especialmente alguem que esta querendo me vender alguma coisa.

    E… "até os 60.000 km na manutenção de rotina R$ 2.272,00" –> Nem precisa se preocupar com isso. Eh melhor pensar em tudo que vai perder dando soh 10.000 de entrada para um carro com valor tao alto e com taxas tao altas! E praticamente pedir para depois dos 5 anos de financiamento ter uns 100.000 a menos em algum investimento.

  • Ronaldo

    tem vendedor sem qualificação? tem, claro. infelizmente. mas o cara aí que foi às concessionárias achando-se o bom é na verdade um belo "pescoço".

  • Paulo Cunha

    Vc esta certíssimo ,pois na hyundai a garantia e' de 1 ano mesmo isto aconteceu comigo pois tenho um carro desta marca,fiquem de olh

  • Sias

    Vendedor de concessionária sabe muito menos, mas muuuito menos, do que se imagina e na maioria das vezes quer fazer o comprador de bobo.

    Nos últimos meses pesquisei a troca do meu carro em algumas concessionárias de mais de uma montadora e o nível de conhecimento deles é uma piada.

    • DCald

      A ultima vez que comprei carro (1 ano e pouco atras) tive que tolerar esses vendedores com sorriso na cara e nada na cabeça… hehehe… eu sabia mais sobre os itens de serie das versoes, os opcionais e tudo mais…
      Se dependesse do vendedor saia com um carro basico prata, fita isolante nos vidros e pagando uma fortuna… comprei um com todos os itens que precisava (não precisa ser um supercompleto pois era o carro pra uso urbano apenas – o carro tem tudo que eu preciso sem precisar instalar nada a parte) e paguei bem mais barato que veiculos inferiores e mal-equipados…
      E, pra completar… eu já não deixo meu pai e minha mae ir sozinhos comprar carro pra eles… hehehe…

      • akaju

        Só por curiosidade, qual carro?

    • Caetano2010

      Pior foi eu,fui comprar um sedan da marca e o vendedor da marca me falou que não vendiam e o carro ,pois era de outra marca, esse nem sabia o que estava fazendo lá.B)

    • Snoop_Fox

      Eu me canso de corrigir vendedor quando vou a concessionária. Devia era ter feito uma aposta com um que jurava de pés juntos que o Novo Uno ia se chamar "Fiat 327", mesmo o NA tendo divulgado meses antes…
      Fora a vendedora da VW que não sabia qual era a plataforma do Fox, que disse que Gol G3 e G5 eram a mesma coisa (pra não fazer test-drive). Por falar em test-drive, só na Fiat me ofereceram imediatamente. Nas outras, nem carro pra isso tinham.
      Na Chevrolet queriam me convencer que o a/c do Agile era digital, na Ford um vendedor não sabia a capacidade do porta-malas do Ka, e por aí vai…Só não são mais burros do que quem vai comprar carro e não faz o dever-de-casa antes.

      • RBuriti

        Eu confirmo
        estou para comprar um carro mas de todas as lojas que ja fui (ford, vw, fiat, kia, gm, hyundai, renault) a unica que foi bem comigo (simpatia + conhecimento + honestidade) foi fiat e renault. A ford eu conheco duas vendedoras (umas e legal, a outra diz que a ford é a melhor do mundo, ela diz que o focus é melhor que um subaru impreza quando perguntei me referindo ao hatch japones). A renault sabia o que falava, e nao desrespeitava as outras marcas, ja na fiat o rapaz foi bem atencioso e me mostrava os planilhas com itens de serie e preço.
        Ja a VW quando perguntei a garantia do polo (ja sabia) o cara disse logo de cara "5 anos", ai eu pedi pra ele esclarecer isso e ele disse: "1 ano total, até 3 pelo motor e cambio, até 5 pela pintura". Pelo amor de deus, que cara arrogante. A gm disse "ar digital no agile" e "melhor carro da categoria, totalmente novo". Pode?!? E hyundai só queria ter metida a "melhor domundo" e kia "o preco basico de cerato é de 56mil" (PQP!!!!)

        só isso

  • will.i.A.n

    muito bom texto,muito bem exemplificado cada caracteristica dos modelos ressaltando a diferença dos preços ,realmente o despreparo ou ate mesmo ah (malandragen de alguns ) dos vendedores eh espantoso .
    eh isso parabens pela materia

    • Obrigado, o despreparo dos vendedores realmente é uma piada

  • Miguel

    Sem querer "aparecer", mas sou um "entusiasta" (como acho q é a maioria por aqui) e conheço muito bem os carros. Até hoje nenhum (repito: nenhum) vendedor de nenhuma CCS sabia mais do que eu sobre os carros que eles vendiam (e q por lógica deveriam conhecer muito bem). Mas às vezes você tem q se fazer de bobo, pq se não eles se tornam agressivos, hehehe.

  • pools

    Excelente post, inclusive acho que você até deu sorte, pois eu mesmo pesquisando na mesma marca com CSS diferentes tive uma disparidade gigantesca de atendimento.
    Vai muito do vendedor para vendedor, e é terrível quando se pega um que fica confrontando ou debochando sem ter argumentos pra isso.

    Vale citar que o Focus que você viu não era o TOP, pois o Ghia é somente com motor 2.0 (de alumínio tbm, diga-se).
    Fora isso o Farol de milha é facilmente instalado na CSS e fica entre 500 a 800, mas pode-se comprar por fora tbm e fica mais em conta.

    Já o New Fiesta se destaca pelos airbags e o design atualizado, não há dúvida. Em outros quesitos ele ou empata, ou perde.

    Ao ler o relato da KIA fiquei estarrecido. Era pra chamar o gerente e dizer: "Você sabia que os seus consultores de vendas estão mandando eu ir no concorrente comprar?". Impressionante a falta de ética e respeito.

    Entre os compactos premium ficaria entre o New fiesta e o Cerato (Porém ano que vem chega o Cerato Hatch, uma beleza!).
    Entre os Médios ficaria com o Focus.

    Até mais,

    • tandre_br

      Isso que eu ia falar. E o Ghia tem sim freio a disco nas 4.

      Além disso, aquela lista de ítens da Hyundai que só tem 1 ano de garantia é de ítens de desgaste, que normalmente nem são cobertos e que se não deram defeito de fabricação nesse ano, não vão dar. Até aí ,tudo normal.

      Quanto à Kia, o Cerato vendeu mais do que o City na 1a quinzena de setembro sim, então o desinformado é o autor do post.

      • arthurazx

        Não vendeu n cara

        • DCald

          Grande diferenca se vendeu mais ou menos… hehehe… Gol e Uno são os carros que mais vendem… nem por isso eu tenho coragem de comprar um deles…

          • eeeeeeedu

            Exatamente. O "povão" compra essas tranqueiras. Quem quer um carro de verdade, faz como o autor do post, pesquisa e questiona.

        • Debraido

          O Cerato vai fechar o mês acima do City e bem colado no Civic.

        • Cil

          Até agora 2101 para cerato e 2014 para city.

      • mmuniz75

        Na verdade qualquer Focus com ABS tem freio a disco nas 4, o que tem tambor na traseira é o sem ABS. Isso acontece tambem com o Cerato, Stilo, Fit , City, 207 e Vectra GT. Já o Golf e 307 por exemplo todos tem freio a disco nas 4 mesmo sem ABS, nos compactos acontece o contrario mesmo com ABS continua com o tambor na traseira.

      • AlceuF

        "Quanto à Kia, o Cerato vendeu mais do que o City na 1a quinzena de setembro sim, então o desinformado é o autor do post."

        Por favor especifique a fonte da informação. Obrigado.

        • jorgemvx

          O Cerato vendeu 24 unidades a mais que o City de acordo com o relatório da Fenabrave.

      • 1ª quinzena, mas não no mês como disse o vendedor de pés juntos. O que vale é o mês.
        E esses itens de desgaste natural, qualquer uma das 4 macas nacionais oferecem 1 ano ou no mínimo 60.000 km (geralmente é 100.000 Km)

    • DCald

      Em 2004, tava qse comprando um 206 1.4 pra minha mae… já tinha feito o pré-teste do carro (fiz o test drive e achei boa a dirigibilidade) na epoca, a preço de celta, palio e gol o 206 vinha com melhor acabamento e melhor motor…
      Dai fui com minha mae (o carro era pra ela) e o vendedor que me atendeu antes não estava… dai veio uma vendedora que mal deixava ver o carro… ficava na frente… olhando pra nossa cara e não sabia nada do carro… perguntamos o preço de alguns itens e ela informou com valores maiores que o outro vendedor… até que minha mae abriu a porta do carro pra olhar dentro e a mulher fechou a porta… foi a gota d`agua… até hoje minha mae tem ódio de Peugeot…
      Fomos em outra concessionaria, de outra marca e compramos um carro até de categoria superior (pagando mais)… mas a Peugeot perdeu um negocio qse fechado…

      • eeeeeeedu

        Caraca… =O bizarro hein? Isso é que é atendimento VIP… e uma vez que fui ver o novo Focus com a minha sogra, logo que tinha lançado, ela tem um Fiesta 2006 e queria deixar o carro como parte do pagamento, e o vendedor disse que não pegaria o carro!! Pode? Uma css Ford não querendo pegar um carro ford??! Fiquei pasmo, mas tudo bem, e o outro detalhe é que quando a gente chegou na loja, ela foi logo perguntando pelo focus, e pediu pra ver o topo de linha, ela queria uma automático e completíssimo, mesmo assim o cara tratou-a com desatenção e descaso, mesmo ela dizendo quer queria ver o topo, ou seja, ao meu ver, ela iria gastar uma boa grana com ele, só que o cara não animou com a possível venda. A gente saiu da loja e foi ver um i30, mais barato (na época o preço estava razoavelmente bom) e completo como ela queria. Fomos muito bem tratados na hyundai. São esses casos que acabam desanimando a gente.

    • Rodrigo

      Cerato não é compacto premium meu amigo, é sedan médio.

    • Na verdade na Ford eu vi o New Fiesta, é que esqueci de especificar para o Eber, e ele colocou o Focus, rsrs

  • GarfieldMix

    Que vendedores fdps !
    Parabéns por relatar isso.
    Seria interessante divulgar os nomes e as concessionárias para o pessoal evitá-los.

    • Eu citei no relato ao Eber, mas por motivos de Ética ele escolheu não expor.

  • MTakeo

    Não tenho do que reclamar da KIA, ja fui algumas vezes ver os lançamentos da KIA na concessionária localizada na Radial Leste em São Paulo e fui muito bem atendido, o contrário do relatado aqui.

    Em compensação, na CAOA eu passei nervoso até para comprar meu Subaru. Ao visitar a concessionária eu ja sabia o que queria, um Impreza 1.5 hatch manual preto e houve até um momento onde tive que escutar um "mas você não prefere um i30? o preço é o mesmo e ainda por cima é 2.0". Quase mandei o vendedor ir pastar, mas a educação falou mais alto. Além do mais, o vendedor que me atendeu não tinha muito conhecimento técnico sobre o carro, eu havia pesquisado muito antes de decidir minha compra e ao chegar na concessionária eu sabia mais que o vendedor, que me lançou um "cliente bom é assim, sabe mais que o vendedor", não exatamente com essas palavras, mas com esse sentido…

    Tenho esperanças de que um dia a Subaru tenha outro representante em nosso país…

    • eeeeeeedu

      Pois é, passar nessa lojas de importados é uma tortura, se vc está indo pra conhecer os modelos, experimentar e tal vc é muito mal tratado.

    • fl4v10r04l

      eu também sempre fui bem atendido na Kia. Tanto fui que acabei me tornando cliente.
      hoje aqui em casa temos um Picanto e um Focus (modelo antigo)

      ao autor do texto: tenho que admitir que lendo seu texto.. você deixou transparecer para o vendedor da KIA que ja estava decidido pelo Fiesta!
      ai ficava: "mas o fiesta tem isso.. mas o fiesta tem aquilo.."

      acho que esgotou a paciencia do cara em ver que você estava tomando o tempo dele quando na verdade já estava decidido pelo Fiesta.

      o produto é aquilo que tá ali.. se o outro tem mais ou menos.. cabe a quem compra decidir qual leva a melhor.. o vendedor não pode dar desconto pra você porque o Fiesta tem algo a mais.. então…

      acho que você deveria ter insistido em coisas não referentes ao modelo (como a taxa cobrada). E não ficado preso a comparar o carro com um concorrente o tempo inteiro!

      Mas.. de qualquer maneira, ele agiu totalmente errado

      • Sex_OnTheBeach

        Acho que por mais que o comprador já esteja decido, a função do vendedor da KIA é fazer ele mudar de idéia e mostrar de alguma forma que o produto dele é tão bom quanto o que ele o comprador ja está "decidido", se ele simplesmente lavar as mãos, azar é o dele que vai abrir pra concorrência.

        • felipe_arozi

          Ai é que entra um dos problemas do post, pois o revendedor falou que havia 5 anos de garantia em um carro que na realidade tem apenas 1…
          Mesmo que ele tenha que vender o pão dele, acho que deveria ser o mais ético possivel…

          • fl4v10r04l

            vale lembrar que a garantia de 5 anos da Kia é para motor, câmbio e parte elétrica..
            portanto.. considero como 5 anos mesmo!

            a da Hyundai não sei como é.

  • Victor_GCA

    Vendedor tem cada uma viu, só lembro de um vendedor da mit que tentou me empurrar uma tr4 usada dizendo que ela tinha ótimo consumo, me cobrou um preço absurdo e ainda disse que ela estava lá pq o antigo dono tinha batido em uma vaca. Vê se pode? na mesma hora eu chamei ele de maluco.

    Com todas as pessoas que eu posso acompanhar na compra de um carro eu sempre vou do lado e corto as asinhas dos vendedores, pq eles montam em cima mesmo de quem nao sabe. Digo isso pq tenho conhecidos que foram muito enganados, principalmente na hora de dar o carro deles como entrada que os vendedores adoram brincar com o dinheiro dos outros.

  • mtwilight

    Algumas considerações sobre o texto

    1 – É sempre bom ler textos de experiências em concessionários, por mais que já saibamos de muitas coisas que se passam lá.
    2 – Achei o titulo um pouco sensacionalista. Não precisava.
    3 – Que mania é essa de assinar textos com nome de fórum? Põe o nome verdadeiro e o nome do fórum entre parênteses, ou "MetalOmega" é o nome do cara? Nomes verdadeiros dão muito mais credibilidade ao texto, e ninguém precisa temer nada, ainda mais porque não foi feita nenhuma grande denúncia que justifique anonimato.
    4 – Parece que o "espírito Caoa" existe também dentro das concessionárias Hyundai.

    • Victor_GCA

      MetalOmega é o nome que o cara utiliza por aqui no blog e no respostas tbm

      • mtwilight

        Si, por supuesto. Nada contra pôr o nome pelo qual é conhecido na comunidade, mas pra textos assim é meio que uma norma de credibilidade não assinar *somente* com um nome fictício.

    • sheldonmendes

      Concordo com os 4 itens……

    • UFRJ_JACKSON

      o título está certo, essa é a forma como eles nos tratam .

    • 2 – R: O título quem colocou foi o Eber

      3 – R: Pois não: Não temo nada!
      Rafael A. F. Silveira
      Eu assino como Metal Ômega pois assim sou conhecido na Internet!

  • sulamy

    Entendo perfeitamente sua revolta, nós em quanto consumidores saímos para procurar um veiculo que deve satisfazer nossas necessidades e proporcionar alguma alegria. E ao entrar nas lojas somos vitimas desses atendentes despreparados, sem educação nem muito menos profissionalismo. O problema é geral em todas as marcas, hoje em dia você além do dinheiro tem que ter sorte e saco para lidar com essas figuras, pois parece que entramos na loja para pedir favor.

  • StNgI

    Na parte do texto em que o vendedor diz a vc para ir para a concorrente comprar o carro, é pq se vc ñ compra tem um sempre um otário ou um político FDP que compra, e ñ tá nem aí para os preços abusivos praticados nas concessionárias,é porisso que nós brasileiros ñ temos preços dignos como no Chile,Argentina,etc…Queria ver se todo mundo não comprasse mais nenhum carro 0Km se eles ñ iriam abaixar esses preços…:@

  • fudencio10

    Mas é sacanagem comparar o fiesta com o CERATÃO,o vendedor tem que ficar puto mesmo,é um compacto menos potente e com volante de popular.
    Como o cara falou,você também é desinformado,o focus não era o top,nem o corolla era o top,66k é o GLI,basicão por sinal,o focus com o melhor ACABAMENTO da categoria,o focus tem um acabamento fraco em todos os sentidos,principalmente dar portas.

    • eeeeeeedu

      Isso é verdade. O acabamento do Focus só é plausível ser for o ghia. Já o acabamento do i30, por exemplo é algo de outro mundo.

      • Na verdade o acabamento a que me referi foi do New Fiesta, é que esqueci de especificar o carro.

    • CanalhaRS

      Exato!!

    • drumond2

      Acabemento fraco comparado com qual? com o "ceratão"?
      O acabamento do Focus nao deixa nada a dever ao I30 – quando comprei, entrei nos dois – e examinei os dois. Nao vi o "ceratão", mas pelas fotos é equivalente.
      Acho que vc nunca entrou num focus na vida. Outro desinformado posando de especialista.

      • Entrei e analisei o Focus, i30, Cerato, New Fiesta, e trabalho com carros populares e de altos luxos todos os dias, durante os 6 anos de minha profissão!

    • É o New Fiesta, e não o Fiesta, há uma grande diferença aqui!!!

  • Mjscaruaru

    A honda cobrando 73k num City e um corolla por 66k, hahahahah, da-lhe corolla, dá-lhe toyota.

    • Summers_Viper

      E da-lhe recal \o

      • arthurazx

        kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

      • eeeeeeedu

        ehehehe q maldade..kkkkkkkk

  • dncmotors

    Parabéns ao POST ! Essa matéria é digna de estar nas mãos de todo consumidor. Façamos nossa parte como pudermos.

    Recentemente em Serviços de Consultoria que presto na área automotiva, recomendei um Focus Sedan GLX à um Honda Civic, e um New Fiesta à um Cerato( considero os dois ótimos carros, cada um ganha no seu mérito próprio), justamente por essas pegadinhas.

    Tenho um amigo que trabalha em um concessionário Hyundai aqui no Rio de Janeiro e me diz que se chega para fazer revisão e você nunca sabe quanto irá gastar nem quando o carro ficará pronto, sem citar diversos vícios dos carros que claramente não estão aptos a nossa linda e bela pavimentação.

    • fudencio10

      Que beleza,recomendando compacto a médio,quase da para comprar um sentra,é uma beleza o povo,recomenda compacto a preço de médio e acha que fez bem,por isso o mercado não vai mudar.

    • RBuriti

      Pior é a VW daqui, revisao tem que marcar entre 10 dias e 1 mes com antecedencia (em epoca de pico), fora que o carro chega a ficar uma semana pra trocar oleo e umas frescurites.
      Imagina se o carro der uma pane no meio do transito "aah moço, mas voce poderia ter marcado o conserto antes do carro quebrar…" é assim que se trata um comprador? (e olha que nao tava de olho no gol nao, era no fox i-motion completao)

      E a GM uma vez cobrou 700 reais numa revisao de 30mil km no prisma de um amigo meu…..F0#@

      • DCald

        Sobre o preço da revisão… sempre vem facada pra pegar os desavisados… depois de cortar todos os extras, cai muito o preço (em qualquer marca)…
        Teve um amigo meu que tem um Palio Economy que com 30mil km gastou 2mil na revisão (trocaram até 2 pneus!)… Levei a Meriva do meu pai pra fazer a revisão dos 30mil e saiu 550, isso pq teve troca de pastilhas que são caras… o preço inicial que o cara passou foi de 1500 reais, dai tirei limpeza de bico, flush do motor, hieginização do AC, aditivo pra combustivel e mais um monte de baboseira… hehehe… (e a Meriva do meu pai faz revisão de 15 em 15mil km – a de 15mil km saiu 150 reais do oleo e filtros… hehehe)

  • fw190

    Muito bom este post! Olha eu recomendo o seguinte, os vendedores na sua maioria são de pouca cultura, não tem forma ção ética, não recebem treinamento e ganham pouco então a culpa é de quem colocou eles lá ou seja o gerente de vendas. Bom faça o seguinte para conseguir um bom preço veja que há interesses complementares: você quer comprar e o vendedor quer vender, eu faço o seguinte: 1. Gasto o maior tempo possível com o vendedor porque uma hora ele vai ficar pressionado pelo tempo, pois está perdendo vendas com um interesseiro como você que no final vai falar que vai ver com a esposa.

  • fw190

    2 Uma estratégia conhecida não é mais uma estratégia então se o vendedor é calmo, interessado etc pode ser que ele tenha vendido muito já naquele dia, ou batido sua meta no mês, se ele é como o fulano da Kia ali de cima, é provável que ele está vendendo pouco desmotivado, mas uma coisa é certa sempre entre no jogo dele, se ele reclama da própria marca, concorde, crie empatia isso diminui a tensão do vendedor assim fica mais fácil de você gastar todo o tempo dele e pressioná-lo depois, hehe é bom fazer isso perto da hora do fim do expediente ou do almoço pois o vendedor não fechou nada ainda naquele dia e um desgraçado entra pela porta só para especular, ai fica a vontade de se livrar logo do cliente mesmo ganhando quase nada e ir para casa.

    • RICARDO ALMEIDA

      GRAÇA A DEUS QUE VOCE NAO DEPENDE DO COMERCIO PARA SOBREVIVER NE MEU CAMARADA!!!!! TOMARA A DEUS QUE TEUS FILHOS NAO PRECISEM TB PARA VER COMO E BOM VC FICAR O DIA INTEIRO E VIR UM BABACA COMO VC PARA FALAR UM MONTE DE BOSTA!!!!! COMO E EBOM TER CLIENTES COMO VC QUE PENSAM ASSIM !!!!!

  • rodolfodenardi

    focus glx 2.0 tbm vem com freio a disco na 4.. o meu tem pelo menos…

    é por isso q vou em outra cidade comprar na ford… minha prima trabalha lá.. ela sabe q se bobiar eu sei mais q ela sobre o carro.. só discutimos preços hehehe..

    azera por 100k foi sacanagem do vendedor heim.. o duro q algum 'nariz vermelho' já deve ter pago isso..

    o vendedor da KIA não deve gostar do serviço dele… se um gerente escutaa conversa.. hahaha

    • fudencio10

      Duro é gente pagando quase isso por fusion.

      • drumond2

        80k é quase 100?

    • Na verdade analisei na Ford o New Fiesta, é que esqueci de relatar, rsrs

  • fw190

    3. Informação é importante, metas dos vendedores, da concessionária, mas é dificil conseguir, de qualquer forma o NA sempre nos tras o relatórios dos carros que vendem pouco. Levem revistas e imprimam estas páginas do NA afinal foi Deus que escreveu aquilo ali e ninguém contesta, isso deixa o vendedor puto da cara porque leva a conversa para um nível que vai a detalhes objetivos e ai ele vai ter que parar de mentir 4. Evite levar esposa e filhos, essa é uma parte difícil pois eles podem se voltar contra você na mesa do vendedor e tirar seus argumentos.

  • fw190

    5. Deixe o vendedor falar mais do que você, não forneça informações desnecessárias pois alguns mais espertos podem sacar sua estratégia diga que vai comprar a vista, eles adoram isso! Depois mude de idéia, diga que vai aproveitar as taxas então, hehe eles ficam doidos com isso!
    E lembre-se se quiserem cobrar a TAC deixe cobrar depois pegue o recibo e vá no procom receba em dobro e pague seu seguro com isso é no máximo 30 dias o dinheiro já está na sua mão! http://www.bcb.gov.br/pre/bc_atende/port/servicos
    Abraço!

    • jogador

      Poste uma matéria com as suas dicas. O formato ficaria mais interessante. E utilizo essas estratégias que você apontou.

  • renanmister

    Exelente post…..mto bom…..bem citado….
    Infelizmente isso nunca vai mudar….sempre seremos palhaços das montadoras……..isso é fato…..

  • rafrabitz

    é aquela,… cada um querendo vender o seu peixe… e sempre, o peixe do feirante do lado não é fresco… rsss
    Existem poucos bons vendedores…. FELIZMENTE, eu conheço um, (amigo, antes mesmo de se tornar vendedor), trabalhou em vendas de diversas marcas, mas tem uma marca específica como PAIXÃO. Conseguiu, com muito sacrifício, entrar numa concessionária da marca que tanto gosta. Hoje, ele vende carros, e mostra aos compradores sua paixão, sempre muito bem munido de conhecimento técnico dos carros dos concorrentes, e principalmente sabendo o que está vendendo. Assim, ele conseguiu, em poucos meses, ser o 2º maior vendedor de carros dessa marca aqui em Curitiba (incluindo as demais concessionárias)… perdendo apenas para uma senhora, que tem uma extensa cartela de clientes, que, na moral, nem precisa fazer muito esforço pra vender (tem cliente feito e decidido).
    é assim.. acho que antes de se tornar vendedor, a pessoa tem que ser apaixonada pelo produto. Saber seus pontos fortes e fracos, e principalmente honesto.

  • Marco_Reis

    Parabéns pelo post, ou posso chamar de artigo? Moro em Brasilia tb e ja me acostumei a esses picaretas. Acho que a melhor definição que ja ouvi desses pilatras foi de um amigo meu: " não valem o prato que comem". Quanto as Koreanas, ja disse isso várias vezes, não prestam e pronto…

    • Na verdade eu até gosto do design dos novos modelos coreanos, mas como terei um com uma redes dessas? Trabalho na VW e sei bem como é um Concessionário!

  • helmygalindo

    74 mil pilas num City é o cumulo! Um carrinho que era pra custar de 30 a 40 mil torando…

    É por essas e outras que eu só compro carro semi-novo.

    • Caetano2010

      Pior é pagar 88K num civic e o carro só tem 2 airbags,até um vectra elite é mais recheado que um civic.

    • Dois

  • ar15teu

    Esse lance do vendedor da kia, me lembrou uma vez, quando um cliente foi questionar para um vendedor na loja, que o produto tal, era mais barato numa loja concorrente, ai o vendedor respondeu dizendo que na china, é mais barato ainda. aheuieahuieahuiaehiuae

  • Leandro1978

    Excelente relato! Bem esclarecedor sobre o tratamento dados pelos vendedores aos possíveis clientes. É estarrecedor a falta de informação sobre seus produtos, qualquer empresa que se diz séria deve fazer seus vendedoresos conheçam bem. Quanto ao tratamento nas coreanas, o da KIA é um, desculpe o palavreado, um imbecil que merecia ser demitido naquele momento! Onde já se viu o cara mandar o cliente para o concorrente! A Hyundai merecia ser denunciada ao Procon por suas informações falsas (ainda não sei porque não o foi). O tratamento dado nas japonesas, principalmente na Toyota acho que esplica bem porque eles têm boas vendas.

    • brunokemps

      kkkkk….essa foi pior q a q o autor escutou da CSS…rs.

    • Eu trabalho em concessionária também, e minha intenção não foi prejudicar ninguém, até pq eu não fui para comprar, e sim para pesquisar.

  • RICARDO ALMEIDA

    ACHO QUE VOCES ESTAO DE PERSEGUIÇAO COM VENDEDORES E LOJAS DE CARROS ACHO QUE NINGUEM E PERFEITO TEMOS DEFEITOS COMO QUALQUER SER MORTAL DA FACE DA TERRA , O ENGRAÇADO QUE VOCE VAI NO BANCO FICA DUAS HORAS NA FILA E NEM POR ISSO SAI FALANDO QUE BANCARIO SAO PRILANTRAS ENGANAM A PESSOAS COBRAM TAXAS ABUSIVAS ETC, ETC ETC ,MAS NAO VEM AO CASO TO AQUI PARA DE A MINHA CLASSE COMO LEITOR DO N.A TRABALHAMOS DE DOMINGO A DOMINGO GERALMENTE COM UMA FOLGA EM UM FINAL DE SEMANA AO MES PARA ATINGIR AS METAS . TENTAMOS SER OS MAIS CORDIAS POSSIVEIS TENTANDO MOSTRAR AS QUALIDADES DE NOSSOS PRODUTOS E VENDER O MESMO O QUE JA NAO E FACIL DEVIDO A GRANDE VARIEDADES QUE TEMOS EM NOSSO MERCADO , MAS AI CHEGA PESSOAS QUE VOCE VE QUE REALMENTE NAO QUER NADA COM NADA VOCE ACABA SENDO GROSSEIRO , DUVIDO QUE MUITO DE VOCES TB NAO SE IRRITARIAM , VEM AQUELES RAPAZES MAIS NOVOS AQUI PASSEAR COM A NAMORADA EM PLENO DOMINGO DESGRAÇADO QUE EU JA ATENDI O CAPETA E NADA SO PARA IMPRESSIONAR TENHA SANTA PACIENCIA MEU TA ESCRITO NA CARA DELE (EI PALHAÇOS NAO QUERO COMPRAR NADA ) ,MEU VAI NAMORAR COM ELA , OU AQUELES QUEM VEM PQ A ESPOSA EXPULSOU DE CASA PARA FAZER LIMPEZA AI ELE NAO TEM O Q FAZER VEM AQUI NA CONCESSIONARIA ENCHER O SACO DE QUEM PRECISA TA ALI PARA LEVAR O Q COMER PARA CASA . VOU DAR UMA DICA A VOCES SE VOCE E MAIS NOVO E VAI COMPRAR UM CARRO , VENHA NA CONCESSIONARIA COM SEUS PAIS PQ SEM O AVAL DELE EU SEI Q VC NAO VAI COMPRAR NADA , SE VC E CASADO TRAGA SUA ESPOSA PQ SEI QUE QUEM MANDA EM CASA E ELA E SE ELA NAO GOSTAR DO CARRO VC NAO COMPRA . SO NAO VEM NA CONCESSIONARIA PARA PASSEAR , IMPRESSIONAR A NAMORADA OU PASSAR HORAS PQ VC NAO TEM FAMILIA VEM PARA COMPRAR E REALMENTE MOSTRAR INTERESSE EM COMPRAR PQ HOJE VC TEM MUITA COISA NA INTERNET O NA AI VC VEM PARA PESQUISAR O PREÇO COMPARACOES DE MERACADO GARANTO HOJE VC CONSEGUE MELHORES INFORMAÇOES NA NET DO QUE NA PRPOPRIA REVENDA. TEM GENTE QUE VEM AQUI HOJE PARA PESQUISAR PREÇO PARA DEZEMBRO , JANEIRO MEU ACHO QUE HOJE OS PALHAÇOS SOMOS NOS QUE ESTAMOS DO OUTRO LADO DA MESA . UMA DICA QUANDO VIER NA CONCESSIONARIA E O VENDEDOR ABORDAR DE DE BOM DIA E EXPLICA A ELE QUE VOCE TA FAZENDO UMA COMPARAÇAO DE MERCADO E CONHECENDO OS PRODUTOS GARANTO QUE VOCE SERA TAO BEM ATENDIDO COMO SE FOSSE COMPRAR , MAS FAZER O OUTRO DE PALHAÇO CHEGA.

    COMO MEU AMIGO AI E SO UM DESABAFO DE UM VENDEDOR

    GRATO

    RICARDO ALMEIDA

  • CRISTHIAN COSTA

    A matéria de certa forma é preconceituosa e sensacionalista,uma vez que o individuo parace nivelar todos os vendedores que atuam em concessionarias por esses personagens que ele diz ter conversado,da proxima vez que for fazer esse tipo de materia, que desta maneira desrespeita profissionais que na maioria das vezes tem alto nivel conhecimento dos produtos e mercado automotivo,sugiro que faça de maneira mais respeitosa, por que na verdade profissionais picaretas existem em todos os seguimentos,medicos,advogados,policiais,politicos,juizes,engenheiros,jornalistas e até alguem que não prova o que escreve;Melhor para a reputação é a observação contrutiva e não esse tipo de materia que não produz fruto nenhum no que diz respeito as pessoas que voçê sem respeito algum atacou.

  • gabrielthw

    O correto é farol de neblina.
    Farol de milha é outra história…

    • DCald

      Exatamente… pior ainda é neguinho colocar lampada "super branca" ou Xenon 6k no farol de neblina… só piora a função de uma lampada que tem que ser amarelada…
      Masssss… brasileiro só tá preocupado com aparencia… então pouco importa se é Milha, Neblina ou lanterninha chinesa…

      • roddyscott

        toda vez que eu vejo um xenon desse no farol de neblina tenho vontade de atirar meu carro em cima do sujeito! dá um ódio..

        aliás, todos esses kits xenon que não são de fábrica…..

    • Há dois tipos de Faróis auxiliares:
      – Os de Neblina
      – E os chamado de Milha
      Os modelos "aventureiros" tem esses dois tipos.
      Agora não lembro qual o nome vendidos nos carros comuns, mas deve ser o de neblina mesmo.
      Mas há os dois!

  • duhehe

    O cara (cliente) foi muito mala !

    O cara nen sabia o que queria …. ficou dando uma de "joão sem braço".

    Ta certo o cara da Kia, ouvido de vendedor também não é pinico !

    Eu sou do tipo que vai na concessionária pra olhar o carro pessoalmente e brigar no preço. E não para ser convencido a comprar carro x ou y.

    • Não sei de vc, mas sou casado, eu tenho um gosto e minha esposa outro.
      Mas antes de levá-la, eu como sou mecânico e racional, devo analisar as ofertas. Em todos os lugares disse que levaria a minha esposa para analisar o emocional!!!

  • Davi

    Tem que te tratar mau mesmo, poruqe naum vai trabalhar ao invés de ir encher o saco de quem está trabalhando e tem que sustentar uma familia.

  • 3dimensional

    Muito úteis relatos como este! Parabéns!
    Outra coisa que pega no atendimento é a avaliação que o vendedor faz da sua "cara de pobre" ou não…isso sim me deixa com raiva!
    Eu digo que se um dia viro empresário ou ganho na loteria meu passatempo predileto seria de "desmascarar" vendedores(a) que sabem quando você tem na conta olhando pra sua cara…

    Abraços!

    • DCald

      Meu pai sempre conta a "piadinha" de uma concessionaria Mercedes…
      Tinham 2 vendedores, um novato e outro veterano, entraram 2 clientes na loja… um cara com terno e maleta e um cara com jeans, camiseta e um chapeu de palha…
      O veterano foi no engomadinho… para o novato "sobrou" o caipira…

      No final do dia, o veterano chegou contando vantagem: havia vendido uma SLK para o engomadinho… e perguntou ao novato o que ele vendeu…
      – Uma frota de caminhoes – respondeu o novato.

      HEHEHE

  • eeeeeeedu

    ¬¬

  • CAVANELA

    Adorei a materia acho que voce foi fundo , e retratou a realidade, so nao concordo com a garantia da hyundai pois tenho uma vera cruz e esta atualmente hoje com 40000 km e sempre faço revisoes periodicas aqui em belo horizonte ja troquei varias peças dentro destas kilometragens e nunca paguei nada inclusive o som infinit que vem equipando a mesma deu uma pane a concessionaria trocou por um novo sem custo algum. mas de qualquer forma adorei a materia

  • Rodrigomff

    Cambio mecânico ou automático: lógico que mecânico…????

    Outro deslize, todo mundo sabe que a garantia não cobre peças de desgaste natural, pois muito moleques conseguem acabar com um jogo de pastilha de freio e com o disco de embreagem com menos de 10.000 kms. Imaginem se a montadora der garantia? Isso caracteriza mau uso.

    Por último, haja tempo livre para ficar batendo boca com vendedor de concessionária……

    Por não assinar o que escreve e pelo tempo livre, fica a pergunta: qual será a idade?

    • duhehe

      Exatamente !

      Isso ta com cara de mulecagem de primeira.

      O que me espanta ainda mais, é a quantidade de gente que acha certo as asneiras que o autor escreve no texto .

    • 24 anos, sou mecânico e trabalho em concessionária.
      Eu sei muito bem como funciona a garantia, pois trabalho com isso há anos.
      E desgaste natural, nas 4 maiores nacionais, no mínimo é 60.000 km (ou até 100.000 km)
      Agora 20.000 km não ter garantia de correia… é uma piada. Talvez vc deva se informar melhor.

  • MeyerCafe

    se eu fosse vendedor e a pessoa que eu estou atendendo ficasse o tempo todo falando que o produto do concorrente direto é melhor, no preco no acabamento na repimboca da parafuseta, eu tambem, educamente, diria a ele para comprar o produto do vizinho =)
    se é melhor em tudo, na opinao do cliente, e o cliente diz saber tudo do meu produto, sinta-se em casa e compre o produto do vizinho uai. Não tem como convencer alguem que já sabe o que quer

    • Sias

      Não é falar que o produto do concorrente é melhor….é mostrar as diferenças, positivas ou negativas, e ele como vendedor tentar convencer o cliente que apesar disto o produto dele é melhor.

      Não adianta o cara dizer que um Uno vem com 10 airbags que ele vai continuar a mesma porcaria. A quantidade de acessórios não diz se o carro é bom ou ruim. Se ele está lá olhando é sinal que ainda não decidiu o que ele queria.

      • Milton_GT

        Sias, Porque esse odio todo contra o UNO? Se você não gosta dele simplesmente não compre, ignore-o.
        Mas se você lembra dele em posts com outro assunto então cuidado, esse ódio pode se transformar em amor…
        Eu não tenho nem odio, nem amor por carro ou marca nenhuma. Simplesmente eu compro o carro que eu gostar no momento. Por causa disso, nunca sei qual será meu próximo carro. Carro é um produto e como não trabalho para nenhuma montadora, não tenho vinculo, nem torço para nenhuma. Aliás se uma carro vende mais que o outro para mim não quer dizer nada.

        • Sias

          Milton….não tenho ódio do Uno…só usei ele como exemplo (que ele é ruim acredito que é unanimidade, pelo menos em acabamento e materiais). E também o fato do Fiesta ter 7 airbags não faz ele ser melhor que outro carro com menos.

          Um Ágile (pra trocar de montadora) com 10 airbags é inferior a um Polo com 2 airbags.

          Também não ligo para volume de vendas para definir quem é melhor e não defendo nem fico malhando qualquer montadora gratuitamente. Mas Uno com certeza nunca terei…não só pelo acabamento mas mais pelo tamanho.

      • xsmokedx

        o vendedor da kia foi mto incompetente pois ele poderia dar uma lista bem maior de coisas que o cerato tem que o fiesta nao tem (comparando as versoes tops). O fiesta so ganha no cerato nos air bags mesmo,coisa que a versao top do cerato pelo menos divia vir né.
        Mania de comparar fiesta com cerato, po fiesta é derivado de um hatch.

        • Sias

          Cerato é melhor que Fiesta? Sim. Mas não pelo fato do Fiesta ser derivado de hatch.

          Tem hatch do Cerato, do Focus, do C4 e de outros tantos e o fato de existirem as duas carrocerias não os tornam melhores nem piores.

        • DCald

          Se eu fosse o vendedor, colocava o "indeciso" em cheque..

          – Tai a chave, vamos fazer um test drive, depois vc me diz se vai ser a vista ou financiado.

          Pronto… hehehe

          • Não sou indeciso, acontece que tenho uma esposa, que tem gosto diferente. Como eu sou mecânico, analiso o racional. E disse ao vendedor que depois levaria ela para analisar o emocional.

            • DCald

              MetalOmega, por isso o indeciso está entre aspas…
              Como vendedor ele tem que mostrar o potencial do produto… na listinha de itens o Fiesta pode parecer melhor… mas na hora do pneu comendo o asfalto, meu amigo… é outra historia…
              Um bom vendedor não discute, leva o cliente a experimentar e desejar o produto…

              • Ele nem mencionou para fazer o Test Drive, eu estava aguarndando ele propor para mostrara a diferença entre o Cerato e o New Fiesta (e não o Fiesta como vc disse).
                Eu perguntei, mas ele disse que tinha que agendar, com uma cara….

                • Sias

                  Fui em concessionárias da VW, Ford, Fiat, Citroen, GM e Kia aqui em Porto Alegre.

                  Na GM tive que perguntar se tinham um test drive do Vectra (não tinham mas disseram que pegariam um do estoque para dar uma volta…). Na VW não ofereceram e eu não pedi.

                  Nas demais o vendedor me ofereceu o test drive. Na Citroen fiz duas vezes… Na Fiat o vendedor também me ofereceu uma segunda vez.

                • DCald

                  Eh que pra mim o "New Fiesta" é apenas Fiesta… o "old fiesta" agora é Feiesta… hehehe

                  Dos test-drives mais bizarros que eu fiz foi o do Palio 1.8R… logo na hora de sair vi a luz da reserva acesa e avisei o vendedor… ele falou que tinha o suficiente… hehehe… acabou o combustivel no meio do teste… ainda tive que empurrar o carro pra não ficar parado na rotatoria trancando o transito… hahaha… MO MICO da Fiat….
                  Dai na GM me deram a chave de um Corsa SS e falaram pra mim dar uma voltinha… o vendedor que tinha me atendido antes estava em horario de almoço e o outro estava fechando uma venda… Só pediram pra tomar cuidado com os pardais e já alertaram onde estavam os moveis… hehehe…
                  Na Honda, mo burocracia pra dar uma volta no quarteirão…
                  Na Renault fiz o teste do Sandero sem DH e com DH, 1.0 e 1.6… faltou o cara oferecer teste drive para cada cor disponivel… hehehe…

        • É New Fiesta, e não o conhecido Fiesta

      • Exatamente, isso mesmo, conforme Sias

  • marcus_3389

    ano passado compramos um carro, peguei os todos os modelos e fui desclassificando, celta-rodou por ser pequeno e desconfortavel, clio-fora pela manutenção cara e ruim de revenda, gol-depois 10 anos usando 2 um bolinha e um G4, cheguei a conclusão que gol never again, resumindo sobrou mille/palio e ka. e o que mais me fez optar pelo fiat foi q na ford (auto-master) fui muito mal atendido. qdo perguntei do radio original o vendedor não respondia, disse que era caro; dificil. ve se isso é coisa que se diga?
    acabamos ficando com o palio.

  • 430scuderia

    Impressionante, quando fui ver o new civic, questionei o preço e comparei com outros carros, ai o vendedor disse:
    "É pode ter menos opcionais pelo mesmo preço, mas no canada é o carro mais vendido, porque lá se o carro da defeito/quebra você ta morto né?"
    TODO vendedor da Honda pelo visto fala que é um carro com muita durabilidade…

  • helderibanez

    Farol de milha?
    Acho que você deve estar confundindo com farol de neblina, talvez se você tivesse perguntado para um desses "leigos" que você está tripudiando, eles pudessem te explicar e você evitava de escrever essa besteira.

    • duhehe

      esta mais que obvio que quem escreveu o texto é muleque.

    • V8tfsi

      Ó o vendedor que atendeu o cara aqui!!!!

    • Há os dois tipos de faróis auxiliares:
      – Os de Milha
      – E os de Neblina
      Posso ter confundido.
      Os "aventureiros" tem os dois tipos.

  • fkas

    Existem concessionárias e concessionárias… Quando comprei meu Cerato e a entrega atrasou um mês (problemas que fugiram ao controle deles…), primeiro me emprestaram um carro da frota da própria revenda (antigo, mas completo e muito bem cuidado) e depois, ao discutir por conta de meis um atraso, o próprio dono da revenda tomou as chaves do carro antigo de minhas mãos e me deu as do PRÓPRIO CARRO DELE, um Magentis novo em folha, para que eu ficasse até o meu chegar (difícil foi devolver o Magentis depois).
    Quanto às revisões da KIA, hoje elas também são tabeladas (no caso do Cerato as mais caras são as de 40.000Km, onde se trocam velas e todos os filtros e sai por volta de R$ 1.100,00, e a de 60.000Km onde se trocam a correia dentada e os tensores. As demais são até em conta).
    A garantia realmente cobre itens de desgaste por 20.000Km, mas o resto é por 5 anos mesmo. Se bem que em 40.000Km o meu só precisou de um coxim de amortecedor… Nem lâmpada queimou.

    • Uma correia ter garantia só de de 20.000 Km… ah, fala sério, fora outros itens que nas 4 grandes nacionais são de até 100.000 km

  • CaduRamires

    Coincidentemente passei por tais situações aqui na minha região (Tubarão, SC). Num certo sábado do mês passado saí para pesquisar, porque havia cansado de me incomodar com meu carro.
    Visitei Kia Zavel (onde comprei uma Sorento em nov/2009 e ainda tenho pendências que não foram resolvidas), Ford Florisa, Honda Gendai, Chevrolet Kolina e VW Kolina. Nesta última, a maior surpresa: a Amarok com mesmo acabamento de plástico-duro-risca-fácil de um simples Gol básico. Em pensar que me encantei pelo carro, e depois que vi que é caro e não traz muita coisa pra justificar o valor. Êta Saveirão 4p diesel…

  • 1000TON

    Sou vendedor em uma concessionária de São Paulo e concordo em partes com a matéria acima, pois existem mesmo vendedores que não procuram adquirir um conhecimento mais profundo sobre o veículo que estão vendendo, mas isso é uma questão que se aplica a todos os segmentos (eletrônicos, celulares, etc) e não só a revenda de veículos e acontece mais por uma questão cultural do que profissional.Atendo clientes de todos os perfis, desde compradores do modelo mais popular até os mais caros e devo dizer que do mesmo modo que existem vendedores mal preparados, existem "clientes" que vão a uma revenda somente para passear ou como no caso do nosso MetalOmega para conflitar com vendedores.É claro que se um cliente chega fazendo as comparações que ele fez, a maioria dos vendedores vai ficar numa saia justa, pois se você vai a uma concessionária e só critica o produto que ela vende e enaltece o do concorrente, você (por uma questão de educação) está sendo no mínimo indelicado, pois se você já sabe tudo que aquele veículo oferece e foca nos itens que ele não oferece está claro que você não quer comprar aquele e sim o do concorrente e se é assim não tem necessidade de ficar perdendo o seu tempo e o do vendedor também.

    Com relação aquela pergunta crucial "Qual é a taxa de juros?", infelizmente tenho que dizer que a maioria das respostas dadas são aquelas que o cliente quer ouvir, pois quando ele vê um anúncio ele só se atenta para o "0,99%" que está estampado lá e não se preocupa em saber quais as condições e quais são os veículos que dispõem desta condição de financiamento e quando ouvem taxas tipo 1,65%, 1,49% se espantam e dizem "Nossa, está alta sua taxa, hein!" sendo que a taxa é a mesma que o concorrente praticou só que falou que era taxa de 1,19% por exemplo.E na realidade a grande maioria da população não sabe (e nem tem obrigação de saber) calcular uma taxa de juros compostos.

    E também tenho que dizer que para a maioria dos consumidores não faz diferença se o bloco o motor é de alumínio, se a plataforma do carro x é a mesma do carro y o que o consumidor quer é comprar um produto que atenda suas necessidades (trabalhar, passear, aparecer), que tenha o conforto que lhe cabe no bolso, que ele tenha suporte quando precisar da rede autorizada.

    Sou a favor o seguinte: quer comprar um carro, primeiro escolha entre alguns modelos o que mais lhe agrada de acordo com a faixa de preço que você procura (não adianta ficar em dúvida entre um Civic e um Punto são dois veículos de segmentos diferentes e fica mais difícil de comparar), se vai financiar não adianta ficar perguntado qual a taxa de juros, simule o mesmo valor financiado em várias concessionárias e a que mais se enquadrar no seu bolso é a melhor e se você não gosta de determinada marca/modelo, não perca seu tempo indo até a concessionária desta marca/modelo pois você já está, mesmo que inconscientemente pré-determinado a não comprar aquela marca/modelo.E por último, se for mal atendido reclame com o gerente e procure outra concessionária da mesma marca mas não deixe de comprar o veículo que quer por causa de um mal profissional.

  • Nelsonsp

    Eu fui em algumas concessionarias e para minha surpresa falta profissionalismo nos vendedores, parecem que estao vendendo banana, nao se preocupam com o cliente e sim empurrar mais uma venda, esquecem que o bom atendimento trará esse clente novamente, além das indicacoes. Para um pais que vende 300 mil unidades ao mes para que profissionalismo, basta um vendedor de banana mesmo.

  • Grizzi

    Gostei muito do Post, PARABENS, sou muito curioso e estudioso do assunto… é normal fazer alguma pergunta e o vendedor me respondem "eu não sei" ou "tenta me enrrolar" , ai penso… o cara vive disso e presta esse tipo de serviço? Um dia vou visitar uma conecessionaria da Land Rover, Jaguar, Mercedes, etc e ver como os vendedores se comportam. Lembro que assim que saiu o Fit eu fui ver e duas coisas de impressionaram, a primeira o preço…. a segunda quando perguntei ao "mané" pq esse carro custando 60mil não tem medidor de temperatura do motor? E tive que ouvir … PORQUE ESSE MOTOR NÃO ESQUENTA !!!!!!!! ,,,,,aguenta isso….rss

  • alemaomoreira

    realmente, nas duas últimas vezes que fui a uma concessionária fui atendido por vendedores muito ruins, eu sabia mais sobre o carro do que o vendedor … to enrolando e pesquisando, ainda não comprei

  • rodrigorsr

    Certa vez, interessado em um Megane Grand Tour, fui a uma concessionária Renault. Chegando lá, o vendedor me disse que não tinha o carro na loja (!). Fiquei no mínimo chocado. Aí o vendedor se desculpou e me indicou outra loja do mesmo grupo, nas proximidades daquela loja…

    Achando aquilo descabido, resolvi voltar pra casa. Mas acabei dando outra chance à Renault. Fui a uma outra loja, perto de casa ver se tinha o tal carro. Era um domingo. Fui recepcionado por um atendente, pois os dois únicos vendedores presente estavam ocupados atendendo outros clientes. Fiquei rodando pela loja até encontrar o Megane GT, num canto escondido. Entrei no carro, mas não havia ninguém para dar qualquer explicação. Quis ver o porta-malas, mas estava fechado. Foi então que o recepcionista apareceu e disse que não poderia abri-lo pois aquele carro estava sem bateria (!!) e porta-malas só abria por dentro. E também não conseguiria resolver o problema pois o pessoal da assistência técnica não trabalhava de domingo (!!!).

    Para concluir, acabei indo embora. E enterrando a vontade de ter um Renault.

  • TMZ

    Ótimo texto.
    Agora será que esse povo não enxerga uma coisa tão básica, a fidelização do cliente???
    Como que as empresas colocam essas ANTAS pra trabalhar, fora o descaso que fazem quando vc entra em algumas concessionárias.
    Em se tratando daquela parte do texto em que o vendedor falou pra ir pra ford não teria nem me despedido e teria saído da concessionária. Isso foi um tremendo desrespeito com o cliente.

    • Certamente, fala sério. Mas fiquei pois era somente esse tempo que eu tinha disponível para tirar tudo o que eu queria de informação sobre o carro!

  • vperuzzo

    Diz um ditado aqui no Sul: TROXA RALEIA MAS NÃO ACABA!

  • Fabio_Toledo

    Ola Leitores da N.A vou contar uma breve Historia que aconteceu comigo a 2 anos atras.

    Fui Até a concessionaria da VW negociar um GOL Geração 5, fui até bem atendido e o custo beneficio na época estava alto por ser lançamento, mas chegamos em um ponto comum de condições de finaciamento, fechei o carro, mas meu pedido ao vendedor era uma versão "COMPLETA" , no momento o carro estava no estoque da Rede e deveria chegar ou ser entregue lá em outra loja como combinado.
    Quando fui me deparar o carro era sim COMPLETO…………. mas faltava algo muito importante um TAL de kit de visibilidade…. que nesse carro não veio de fabrica…… exatamente caro leitor o carro não vinha com limpador traseiro e nem temporizador do limpador dianteiro….. fiquei indignado com VW oferecer um carro COMPLETO sendo que o carro faltava equipamentos que um modelo basico deveria vir…….. Hoje em dia penso 10 vezes antes de entrar numa concessionaria de qualquer marca e ficar com exatamente uma cara de PALHAÇO !!!!

    Parabéns pelo Post e valeu pela oportunidade !!!

  • lucas_portela

    Nossa mew, NA bota com vontade mesmo sobre o assunto… muito boa a matéria.

  • Jnetuno

    Putz; foi o post mais "nada haver" que o NA já editou.
    primeiro por que todos que – em suagrande maioria circulam por aqui já sabem do assunto, depois por que… meu… o cara chegar numa concessionária com dez conto querendo dar de entrada num carro de 60/90 paus?! Putz, ninguém merece!!! Além disso imagina a cena: – o cara com a face de pentelho, meio perturbado (ditando mecânica e dados técnicos pra todo lado) atrazando as vendas que – quer sim ou não estão em pico. Fala sério?!
    Pô, se vou a uma concessionaria fazer uma pesquisa para editar em um site automobilístico pelo menos me argumento e me comporto como alguém "acessível" para colher informações e não bater de frente com vendedores. Outrossim, se vou a uma concessionária querendo "testar" o grau de comprometimento do produto e/ou marca deixo rolar os comentários, anoto todos e os uso sem pentelhar vendedor nenhum dizendo que o cara é mentiroso que A ou B vende mais ou menos.
    Fala sério… Nosso amigo ai é totalmente "SEM NOÇÃO"!!!

    • Cil

      E daí… muita gente chega sem um puto no bolso e ainda vai financiar em 60 meses. Isso não dá nem CSS nem a seus funcionários o direito de destratar as pessoas! Se elas não querem 0-5-10 mil de entrada, então especifiquem o público que atendem… coloque uma faixa na porta dizendo que só atende o público que ganhe x mil reais/mês ou que vá dá x de entrada. Assim, elas poupam a elas e a gente o trabalho.

      • Jnetuno

        Meu, vai procurar um "lavagem de roupa" pra ver se consegue sintonizar no que se ala e como se fala. Talvez assim da próxima vez não faça um comentário tão nóiado quanto esse teu.

  • DigoSSA

    Não dá pra generalizar o atendimento das marcas somente por uma única amostra e de apenas uma cidade. A qualidade do atendimento varia até dentro da mesma concessionária (dependendo do vendedor). Eu achei que o vendedor da Kia foi até bem sincero. Podia ter sido menos rude, é verdade. Pra finalizar, prefiro o Cerato ao New Fiesta.

  • nickelklaus

    na Guaíba Car (VW), também me omitiram a tal taxa de abertura de crédito, mas não fiz financiamento, tava só pesquisando. só depois de eu resolver perguntar, q me informaram o valor.

  • brenosasouza

    Não é a toa que adoro o Corolla…
    O atendimento na Toyota é muito bom… São atenciosos e rapidos.

    Os preços da Honda estão absurdos…
    A Ford pra mim é nula. Tem umas lojas que são boas, outras que não. Mas no geral, não tenho reclamações nem super elogios.
    A Kia me surpreendeu! Nunca visitei uma agencia da Kia, mas quando eu for, certeza que vou fazer o teste!
    A Hyundai tá me surpreendendo cada dia mais! Uma mentira atrás da outra! Falam promoçoes que não existem, equipamentos que não existem tb…
    Absurdo!

  • Cil

    De fato não importa, porque vendendo muito ou pouco, temos que ter bom atendimento, porque financiado ou a vista… tem muita grana envolvida.

    Aqui em Aracaju, então, nem se fala. Praticamente só temos uma concessionária de cada marca (acho que a exceção é a VW que tem duas). Sou cliente Ford, mas quando eu fui comprar meu KArro eu tinha gasto um ano lendo sobre todas as opções… e os defeitos que o carro tinha. Foi uma compra super consciente (incluindo dos preços abusivos cobrados por aqui). Então fui comprar… ponto. Nem quis ouvir muito a conversa de vendedor. Mas de todo jeito, fui e sou sempre muito bem atendida na Ford Cimavel. Mas para frente vou trocar de marca simplesmente porque eles não oferecem o produto que tenho interesse. Não escondo que gosto muito dos carros da KIA e lá no Orkut, na comunidade do Picanto, a grande maioria do pessoal tá bem satisfeito com o atendimento… claro não quer dizer que não tenha problemas com um ou outro.

  • rb_ba

    Otimo texto.. longo, mas vale a pena ler tudo!! O problema eh q ta vendendo mto carro e os caras n tao nem ai.. se vc n comprar, tem outro querendo msm!! Falta carro nos estoques!! Se sobrassem, o tratamento seria outro, o preço seria outro… etc…

  • Pedgeraldes

    Também não achei os vendedores tão mal preparados assim! Já me deparei com gente que não sabia nem o leque de motorizações disponíveis, e geralmente tenho mais conhecimento sobre os itens de série de cada versão que qualquer vendedor.

    E acho que é exatamente esse NOSSO ponto positivo. Nós nos informamos, ouvimos opiniões, procuramos opções, somos uma exceção no Brasil, e não dependemos da opinião e poder de convencimento de um vendedor!

    São tantas as variáveis, gostos pessoais e etc. Aqui em Ribeirão Preto por exemplo, o New Fiesta é melhor negócio que o Cerato, principalmente por ser Flex, característica muito positiva numa cidade onde o álcool sempre vale mais a pena, não só pensando no uso pessoal, como na revenda! Acho o Cerato até mais bonito que o New Fiesta, mas confio mais na qualidade e boas experiências que tive nos 8 Fords que passaram pela minha família.

    Abraços ao ótimo pessoal do NA.

  • Rodrigo

    Passei pelas mesmas situações que o autor descreveu e tenho o mesmo sentimento.
    A qualidade do serviço prestado é precário, os vendedores são ruins demais. Eles não conhecem o produto, não sabem vender, e o pior, não são honestos. Mentem como se fosse a coisa mais normal do mundo. Porque depois que a venda foi efetuada a meta dele já foi alcançada, agora o pós venda é que se vire.As vezes reclamamos do vendedor pro gerente, aí percebe-se que o gerente é um merda maior ainda…
    Temos que exigir respeito, qualidade, verdade.

  • GMV4545

    Teve um dia que eu fui comprar um carro (Mille Fire) e a vendedora nem sabia abrir o capô.

  • Ary

    O funcionário da Hyundai cometeu um crime previsto no Código de Defesa do Consumidor: "Art. 66. Fazer afirmação falsa ou enganosa, ou omitir informação relevante sobre a natureza, característica, qualidade, quantidade, segurança, desempenho, durabilidade, preço ou garantia de produtos ou serviços:" e "Art. 67. Fazer ou promover publicidade que sabe ou deveria saber ser enganosa ou abusiva:"

    Ridículo! 0 pra Hyundai.

  • _smart_

    Se 9 em cada 10 pessoas compram um carro sem se importar com essa quantidade de pergunta e dúvidas feitas pelo autor qual o motivo pra gastar tempo e dinheiro em treinamento para atender pessoas exigentes como nosso escritor? Não faz muito sentido, né? Vamos atender os 9 sem gastar para continuar lucrando e os malas que se danem!

  • Alesr50

    Ok….ridiculo também é o valor dos carros…city com valor de corolla (e outros), civic com valor de azera, azera com valor de …bom sei lá, viro zona

  • Eu até escolhi uma foto mais crítica, mas seria falta de ética, e o Eber preferiu essa que também cai muito bem

  • Luis Claudio

    Sou vendedor da FIAT e leio o N.A. quase todos o dias. Fico muito chateado com o q acabo de ler, realmente concordo que tenha vendedores despreparados e sem escrupulos. Como em outras profissões tembem tem, não podemos generalizar.

    A respeito dos carros e de seu acabamento e opciomais. Vejo q o problema esta em todas as montadoras.

    O mercado Brasileiro se vende carros pobres a preços não compativel, isto se deve q no Brasil tudo é caro. A produção é cara a logistica é cara e o tudo vem carregado de muito imposto e logico o financiamento tb é caro e cheio de taxas. Não é Culpa do vendedor, e sim do governo.

    A respeito do conhecimento sobre os carros q vendo (FIAT), recebemos treinamento da fabrica de todos os modelos e motores.

    Eu como vendedor tento fazer o melhor para o cliente sair satisfeito e realizado, conheço o produto q vendo e o q eu nao sei procura a resposta, mas agradar a tudos mem Jesus conseguiu.

  • LUIZ

    esse filho da puta pão duro… ´meu pai é comerciante desde que eu nasci e acompanhei de perto como é duro ser comerciante no nosso pais… altos impostos, concorrencia desleal, arrombamentos e assaltos, falta de segurança generalizada…

    se um merda de cliente desses fica falando do concorrente pra mim…

    eu mando ir a merda mesmo… a loja ta aberta e no nosso pais a concorrencia é livre ! então só va a minha loja se tiver interesse em tirar dúvidas, avaliar o atendimento ou comprar meus produtos… me comparar com o concorrente e dizer que lá é melhor ou mais barato… ?!?!?..

    vai se fuder !!!

  • Thiagones

    Bom vendedor, claro que precisa ter alguma lábia… Sem mentir ele pode conseguir que o comprador pague mais, compre um modelo melhor… Pra ele, a marca que ele representa deve ser a melhor do mundo…. Isso tudo é compreendo e é até bom.

    É claro que precisa ser feita uma analise de quanto eles estão ganhando por carro e porque preferem vender uns ou outros.

    Mas minha compreensão acaba aqui.

    Parece uma máfia, aonde a lei número 1 é a do minimo esforço aonde eu, COMPRADOR estou fazendo um FAVOR a concessionária de……COMPRAR UM CARRO.

    Eles não se importam com o pós venda, não querem saber de modelos que exigem um pouco mais de esforço (por isso não temos carros divertidos aqui no Brasil…. ), não entendem o que estão vendendo (já ouvi muita asneira também).

    As concessionárias também ajudam esse ciclo não cobrando eficiência de mecânicos, acessórios e vendedores. As fábricas capando os carros de acessórios e tabelando seus carros conforme a procura do mercado…

    Me lembro quando comprei meu carro, aonde de tanto IMPLORAR por um SIMPLES fax para enviar ao seguro, tive que ir até a concessionária pra pegar um misero comprovante.

    Enfim, precisamos mudar como consumidor, ser mais exigentes… só isso pode mudar esse quadro….

  • Vinigm04

    Só pra lembrar que a taxa de abertura de crédito é contra lei do consumidor. Se vc for obrigado a pagá-la pegue os comprovantes e se dirija ao PROCON mais próximo
    #FicaDica

    • E o vendedor da Kia teimou comigo que não tem jeito de não pagar essa taxa, fala sério, o cara só discutia!

      • Vinigm04

        É fogo.. acontecendo isso o melhor a fazer é pegar os comprovantes q vc pagou essa taxa e levar ao PROCON, no mínimo vc receberá o valor em dobro, aqui vai um link de uma matéria do G1 de 2008 referente ao fim da conhecida TAC: http://g1.globo.com/Noticias/Economia_Negocios/0,…

  • Carlos

    Q baita comparação.. comparar marca nacional ( feijao com Arros) com Marca Importada (Koreana).. essas duas marcas q tao revolucionando o mercado Nacional. Qndo realmente quizer comprar… va e compre o melhor… cliente alto padra ja sabe o carro q quer e nao vai atraz de papo de vendedor…

    Obrigado..

    Hyundai e Kia.. mesma empresa… mesmos carros.. e mesma tecnologia… ate 2015 lider de vendas no brasil..

    as marquinhas nacionais q se mexam..

    hehehehhe

  • victorvcunha

    Não entendi essa questão da garantia da Hyundai, acabei de entrar no site da empresa e lá consta garantia de 5 anos desde 2008 para todos os veículos da empresa, exceto o utilitário HR. http://www.hyundai-motor.com.br/garantia.php

    • Tem aquela lista do artigo. Ou seja, se der problema em algum sensor no carro após os 20.000 km já era. Vc terá que arcar com o prejuízo.

  • marcantoin

    Temos que ser razoáveis … tem um pouco de exagero neste post.

    1. Nem todas concessionárias tem vendedores tão despreparados; conheço um monte de profissionais excelentes;

    2. Anotou tantos pormenores que acabou criando confusão: Ford, no SIA em BSB, é Slaveiro e não Smaff – Smaff Ford tem em Taguatinga e no Colorado;

    3. TAC está probida há tempos; mas tem que pagar o registro do contrato no cartório, tx de emplacamento etc – não sai por menos de R$ 500;

  • marcantoin

    4. Cada carro tem sua faixa de preço e mercado; e cada um tem seus pontos fortes e fracos defendidos pelos fabricantes. Então a oferta ou ausência de qualquer componente depende da estratégia de venda da montadora nisso que chamamos de mercado – o freio à disco que eu tanto quero pode ser um detalhe (que custa caro) despresível para o meu colega aqui na mesa do lado; se vendesse só o mais barato, por exemplo, pode fazer só Mille Econony – se vende um Celta ou Gol é porque o cliente enxerga alguma vantagem que lhe justifica o preço; o autor mesmo disse que, embora a revista classificasse o Cerato à frente do New Fiesta, ele preferiria o último por conta da segurança – cada um percebe o preço naquilo que lhe importa;

  • marcantoin

    5. Garantia de 5 anos – não vi em lugar nenhum, anúncio da Caoa dizendo que a garantia de 5 anos é GARANTIA TOTAL DE 5 ANOS ! Tem um monte de itens, tidos como "de desgaste natural" que tem realmente 1 ano ou 20 mil Km de garantia. Se você olhar no manual do Chevrolet Classic, por exemplo, vai ver que a Garantia é de 01 (um) ano "exceto para os itens de desgaste natural": palhetas, pastilhas, embreagem etc são mais ou menos os mesmos itens em qualquer montadora … me estranha que o autor do post não soubesse desse tipo de coisa. Verifique o manual do seu carro que você verá que é tudo igual. Não existe erro da Hyundai neste caso … podem haver outros tantos pontos a serem questionados mas, neste caso, não tem nada escondido: como o autor do post colocou, está inclusive no site da Caoa para todo mundo ver. E tem mais, um carro é feito de aproximadamente 6 a 8 mil peças diferentes; os itens de desgaste natural não devem ser nem 300 … se você acha que, mesmo assim, ter garantia de 5 anos nas restantes é bobagem, boa sorte quando a bomba de combustível queimar;

  • marcantoin

    6. Tem alguma coisa contra a Smaff ? A Hyundai do SIA (aí sim, é Smaff mesmo), por exemplo, ganhou prêmio de melhor da América Latina em 2009. Se vai denegrir a imagem de alguma empresa, faça com todas, de forma justa …

    7. Vendedor da KIA: esse é o cara ! Imaginem o vendedor: pleno Sábado, loja movimentada e entra um caboquim de bermuda, expulso pela esposa que está fazendo a faxina em casa, com meia dúzia de revistas automotivas debaixo do braço, sem um tostão para gastar, querendo saber se o carro vem com ABS de 5a. geração com EBD versão 2.45 ou versão 2.53, ou AIR BAG com disparo de 0,13 ou 0,15 milisec … ele não te tratou mal não: o cara te dispensou mesmo mermão !

    8. Já que você é assinante das revistas especializadas, pode confiar nelas ! Por incrível que você possa achar, os caras estão mais preparados para fazer a avaliação do carro como um todo do que qualquer um de nós ! E aí volta a questão do valor que cada um dá em cada um dos componentes que equipam ou não os carros … e de quanto você tem no bolso, é claro !

  • Henrique

    Meus amigos, o jeito é vocês rezarem para serem atendidos por um vendedor que procura se atualizar. Realmente existem vendedores que não têm conhecimento total do produto. Vale lembrar que todos recebem muita pressão das montadoras e de seus gerentes para realizarem vendas e nem sempre dispõem desse precioso tempo para ficar em revistas e blogs lendo as últimas notícias. Sou vendedor de uma concessionária FORD e posso falar sobre o Focus Hatch referido na matéria: A versão 1.6 dispõe SIM de freio a disco nas 4 rodas com ABS, EBD e CBC, faltou o vendedor lhe informar – procure pelo catálogo "OBB", e na ausência de faróis de neblina dianteiros, use o ajuste de altura do facho de iluminação, presente neste modelo, ou compre os faróis de neblina como acessório. Forte abraço.

  • glinski

    Ótimo artigo. Concordo a respeito do tratamento que recebemos dentro das concessionárias, existem vários profissionais despreparados que simplesmente tentam empurrar bagulho para os clientes. Mas sinceramente, esse cara é muito pentelho, acho que o cara da Kia foi até educado.

    Abrass

  • LEIA – IMPORTANTE!!!
    1 – Não quis generalizar o atendimento nem os vendedores. Cada caso é um caso.

    2 – Na Ford, eu fui ver o New Fiesta, e não o Focus. Acontece que eu esqueci de mencionar e o Eber achou que era o Focus.

    3 – A garantia total é de 1 ano ou 20.000 km. Só pra se ter uma base, a VW tem garantia total de 1 ano e sem limite de Km. Eu rodo 20.000 km em dois meses! Ou seja, se um sensor der defeito, para-brisa, ou qualquer outro componente da lista, eu vou ter que arcar com o prejuízo. Me desculpe, mas isso eu não aceito.

    4 – A Hyundai ligou, e o gerente pediu para retratar o caso. Como eu não tenho tempo disponível, foi somente nesse dia, então disse que provavelmente volto no final do ano. Afinal teremos o Sonata!

  • antonio

    Nó cego ….. falta do que fazer…..

  • RICARDO

    O AUTOR DA REPORTAGEM TÁ DE BRINCADEIRA!!!! TEM MUITA COISA QUE TEM RAZÃO.

    MAS NA KIA O CARA DEMOSTROU AO VENDEDOR QUE SABIA DE TODOS EQUIPAMENTOS, PREÇOS E GARANTIA DOS VEÍCULOS E FICOU QUESTIONANDO O CARA. QUERIA OQUE ? QUE MONTASE OS AIR BAGS DO FIESTA NO CERATO? PÓ PARA!!!!!!!!! VAI COMPRAR O NEW FIESTA E NÃO ENCHE !!!

  • FILIPEMNZES

    Primeiro, todas as marcas tem peças de desgaste que não tem a garantia equivalente com a do carro. Fala sério que você queria rodar 5 anos com a mesma pastilha de freio? Ou então, por que você não cria uma bateria que dure a vida inteira? Você ficaria muito rico! Acho muito fácil entrar aqui e sair "metendo o pau" nas montadoras e concessionárias. Você tem todo o direito de pesquisar, fazer o test-drive, analisar os produtos para comprar. Elas (concessionárias e montadoras) estão aí para isso mesmo. Todas querem você como cliente, sem duvida alguma. Mas você não é obrigado a comprar o carro de uma determinada marca ou financiar somente pela concessionária. BB e Itau, para citar só dois bancos, financiam sem a taxa que você não quer pagar. Se o vendedor perdeu a paciência porque você "alugou" demais o ouvido do cara e ele te mandou comprar em outra marca, compre! Quem vai perder é ele, a concessionária que ele trabalha e a marca que ele representa. Você, não. E se você somente quiser aquele carro, troque de vendedor, chame o gerente. Afinal de contas, quem manda é o cliente.

    • Deixa eu te explicar:
      A VW tem garantia total de 1 ano sem limite de KM.
      Ou seja, eu ando 20.000 km em 4 meses

      Quer dizer que depois desses 20.000 km não terei mais garantia de pintura, para-brisa, correias, batentes, sensores (que são muito caros se derem problema), e itens muito importantes que deveriam durar mais de meros 20.000 Km

  • Reginaldo

    Informações muito útil

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