O que é MyLink? (Detalhes e vídeo)

O que é MyLink? (Detalhes e vídeo)

O que é o famoso sistema MyLink existente nos modelos da Chevrolet?


Ele é um dos novos sistemas de entretenimento integrados à internet, que substituíram as antigas centrais multimídias, que apenas reproduziam o que era conectado ou inserido nos aparelhos.

Hoje estes sistemas ampliam a conectividade a bordo dos automóveis. Vamos falar do MyLink em maiores detalhes:

O que é MyLink?

Há cerca de 10 anos, a General Motors e outros fabricantes perceberam que os consumidores não queriam mais apenas reproduzir músicas ou vídeos em centrais multimídias.

Isso geralmente era feito por meio do CD/DVD player, que são herdeiros das antigas fitas cassete dos anos 70 ou 80.

O cliente da GM, por exemplo, queria uma experiência maior com dispositivos móveis, mas não mais apenas por Bluetooth. Assim, através da Chevrolet, surgiu o MyLink.

O que é MyLink? (Detalhes e vídeo)

O MyLink é a central de entretenimento e conectividade da Chevrolet.

Não se trata de uma multimídia tradicional, como as anteriores, pois, depende da conexão com internet para ser de fato prestativa.

A ideia é conectar o carro à rede mundial de computadores através de duas formas: aparelho móvel do motorista ou sistema de concierge remoto.

Por si só, o MyLink não teria função ao manter o carro conectado sem o auxílio dessas duas tecnologias importantes.

No primeiro caso, a General Motors percebeu logo que seus clientes estavam usando muito mais os celulares, em realidade smartphones, para outras coisas além de fazer ou receber chamadas.

Com os primeiros aplicativos de navegadores por GPS e streaming de música nos smartphones, surgiu a necessidade de um aparelho que reproduzisse cada um deles ou ambos ao mesmo tempo, mas dentro do carro e longe das mãos do condutor.

O primeiro sistema que surgiu foi o espelhamento de tela dos aparelhos móveis, mas hoje isso está em desuso.

Android Auto e Apple Carplay

O que é MyLink? (Detalhes e vídeo)

O motivo é o surgimento de um dos pilares do MyLink, os sistemas de integração de aparelhos móveis da Google e da Apple.

Os Android Auto e Carplay colocaram apps como Maps, Spotify e Siri, operando através da tela de 7 ou 8 polegadas do dispositivo da Chevrolet.

O MyLink não reproduz a tela do celular, mas faz estes e outros aplicativos funcionarem como se fossem nativos do dispositivo.

Isso é feito por cabo USB ou Bluetooth (Apple). Assim, pode-se usar os navegadores Maps e Waze, bem como ouvir músicas no Spotify e enviar mensagens via WhastApp, por exemplo. Tudo sem deixar de prestar atenção no trânsito.

OnStar

O que é MyLink? (Detalhes e vídeo)

No MyLink, outro aliado da plataforma, que no Brasil chegou mais tarde que os sistemas de Google e Apple, é o OnStar.

Este sistema de concierge e monitoramento remoto da Chevrolet antes era separado, mas agora está totalmente integrado ao dispositivo da GM.

Ele permite que o MyLink receba orientação de navegação por setas e faça chamadas para o call center do OnStar por meio de sua tela sensível ao toque. A GM comercializa pacotes desse serviço.

Com o MyLink, a GM dispensou CD/DVD e outros itens, que os clientes não queriam mais, dando uma plataforma intuitiva e muito funcional.

Isso fez com que as vendas de modelos populares da Chevrolet subissem muito, além de democratizar o acesso a tais tecnologias, como as citadas acima. Em breve, o Mylink terá conexão 4G LTE e hot spot Wi-Fi.

Modelos com MyLink na linha atual (tamanho da tela):

  • Onix LT 1.0 – R$ 65.530 (8″)
  • Onix Plus LT 1.0 – R$ 69.060 (8″)
  • Cruze LT 1.4 Turbo – R$ 118.290 (7″)
  • Cruze Sport6 LT 1.4 Turbo – R$ 118.290 (7″)
  • Spin LT 1.8 – R$ 89.870 (7″)
  • Tracker 1.0 Turbo MT – R$ 96.100 (8″)
  • Equinox Premier 1.5 Turbo – R$ 189.900 (8″)
  • Trailblazer Premier 2.8 Diesel – R$ 308.290 (8″)
  • S10 Advantage 2.5 Flex 4×2 – R$ 156.890 (7″)
  • Camaro Cupê V8 – R$ 403.000 (8″)
  • Bolt Premier – R$ 274.000 (10,2″)

Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 25 anos. Há 14 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações. Também trabalhou nas áreas de retificação de motores, comércio e energia.