Sem Dúvida

O que é a plataforma de um carro?

plataforma O que é a plataforma de um carro?
Os fabricantes de veículos usam as chamadas plataformas para desenvolver seus carros. Essas plataformas podem originar vários modelos. O que na verdade seria uma plataforma? Seriam os ferramentais que montam os carros, ou uma base metálica que pode comportar determinadas carrocerias acima delas? De um modelo para outro existe alterações?

O que é plataforma? Afinal sempre falamos sobre elas, mas poucos entendem direito.



Tenho dúvida sobre a plataforma na fabricação de carros: por exemplo Linea e Punto dividem a mesma plataforma. Como é isso? Dois carros de portes distintos podem ser feitos na mesma plataforma?

A pataforma é um conjunto dos principais componentes do projeto de um carro, geralmente dividida entre modelos ou mesmo marcas distintas. É constituída pela base do carro, com suspensões e eixos. Entende-se por base todo o assoalho do carro, compartimento do motor e chassi. Nos modelos com estrutura em monobloco, o chassi é integrado à carroceria.

Os componentes que definem a plataforma são o conjunto de painéis que formam o assoalho do carro e seu reforço; a distância entre eixos; o sistema de direção; posição do motor e demais componentes do trem-de-força; e o tipo de suspensão dianteira e traseira.

O compartilhamento de plataformas permite uma redução drástica no custo do desenvolvimento de novos modelos, uma vez que é possível fazer toda uma gama a partir da mesma plataforma.
Outro benefício do compartilhamento é a flexibilidade das linhas de produção, que permite o aumento da capacidade de produção.

É possível fazer carros de portes diferentes a partir da mesma plataforma. Exemplos disso são o Land Rover Freelander e o Volvo XC60, que compartilham com o Ford Mondeo a plataforma EUCD da Ford – que por sua vez é largamente baseada na plataforma C1, usada no Focus e Volvo C30; os crossovers Kia Sportage e Hyundai Tucson, que compartilham plataforma com os sedãs Cerato e Sonata; e ainda a plataforma 178 da Fiat, utilizada na família Palio, na minivan Idea e no Dobló. É comum que o entre-eixos seja alongado em modelos de porte maior, o que não descaracteriza a plataforma, já que o restante das características permanece inalterado.

  • Long_life_tobigcars

    Então a plataforma do novo Uno é a mesma do Palio 178? Achei idênticas as caixas de rodas.

    • Whering Alberto

      A plataforma do novo Uno (hoje não mais novo) é nova (a 326), e o Palio que (hoje) usa ela. A plataforma 178 é a do Palio de 1996 – vendido até hoje com o design de 2004 como FIRE.

  • ohasi

    Incrível como essa plataforma C1 da Ford é bem sucedida. Quem já dirigiu um focus, sabe como o acerto do carro realmente é superior. Viva

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros por mais de 11 anos. Saiba mais.

Notícias por email

Send this to a friend