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O que é pneu remold?

Está com dúvida sobre o que é pneu remold? Aqui neste texto respondemos:

O que é pneu remold?


Se comparado com os originais, o pneu remold pode custar 50% a menos – o que agrada o consumidor. Ao invés de ir para o lixo, outra vantagem é o reaproveitamento de material na sua fabricação.

Contudo, a durabilidade pode chegar a 30% a menos do que aqueles originais, e esse é um dos motivos que fazem alguns motoristas não adquirirem esse produto.

O que é pneu remold?


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O remold que também é conhecido como remodelado ou remoldado, se popularizou no Brasil; bem como em outros países da Europa.

Por aqui, o custo dos convencionais ainda é alto, combinado com a crise financeira, muitos motoristas tiveram que optar pelo modelo mais em conta.

Agora, por que ainda esse tipo de pneu gera tanta dúvida deixando consumidores a favor e contra? Antes de responder essa pergunta, é preciso entender todo o seu processo.

Pneu remold: o que significa e como é a fabricação

O que é pneu remold?

Um pneu remold ou remoldado é um pneu usado que recebe uma nova banda de rodagem.

Ele passa por um processo de reaproveitamento, as empresas coletam aqueles que já estão em péssimas condições de uso para dar nova vida e voltar ao mercado, gerando benefícios ao meio ambiente.

Com a chegada das carcaças do pneu na fábrica, é realizada uma avaliação e seleção das peças.

O que é pneu remold?

Posteriormente, essas carcaças são inspecionadas por um especialista, passando por inflação à procura por defeitos e assim recebendo os reparos.

Caso o pneu seja aprovado, ele segue para a etapa de raspagem do talão e banda de rodagem, ficando-o sem rebarbas.

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Os fabricantes ainda testam com uma câmara, recebendo cola líquida importante para seguir pelos trilhos até chegar numa máquina, que faz a aplicação da camada de borracha.

Para finalizar, o pneu passa por um processo de colação da borracha anti-quebra. Depois, as carcaças passam pela prensa vulcânica.

Vale a pena comprar um pneu remold?

O que é pneu remold?

Responder se compensa ou não adquirir um pneu remold é um tanto complexo, requer avaliar alguns pontos.

O primeiro passo é não comprar pneu reformado sem antes conhecer a sua procedência. Portanto, apenas compre pneus remoldados com selo do Inmetro, o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia.

Além da certificação do órgão nacional, é importante comprar de empresas especializadas em remodelados.

O que é pneu remold?

Por mais que ele passe por um amplo processo de renovação, o pneu remoldado não é a mesma coisa que um novo de fábrica, em vista disso, considere a sua baixa durabilidade.

Fique atento as informações que constam na lateral do produto. Antes de 2015, o Inmetro não tinha regras claras e muitas falcatruas poderiam acontecer.

A resolução 554/2015 definiu algumas regras a serem seguidas, como: marcação de identificação em ambos os flancos; informações visíveis se o pneu é recauchutado, recapado ou remoldado; deve conter a expressão “M+S” (ou “M&S”), quando se tratar de pneu para lama ou neve, com altura mínima de 4,0 mm; o CNPJ do fornecedor; a data de reforma, dentre outros detalhes disponíveis aqui.

O que é pneu remold?

Logo, podemos ter como conclusão que pneu remold só vale a pena em casos onde o motorista não consiga adquirir um novo, mas o indicado é comprar em lojas especializadas, com testes comprovados e selo do Inmetro.

No mais, ainda é recomendado o pneu original, novo de fábrica, pois a segurança é algo muito importante em um carro.

Além do pneu remold, outros pneus reaproveitados

O que é pneu remold?

Na hora de procurar por pneus reformados, atente-se às outras opções comercializadas no mercado.

Fora o remold, o consumidor poderá encontrar os recapados, método que tem a banda de rodagem – parte que possui contato direto com o solo – substituída.

E o recauchutado, que é feita a substituição da banda de rodagem e dos ombros do pneu, parte externa que fica entre a banda de rodagem e o flanco, na área lateral do pneu.

O que diz o Inmetro sobre pneu remold

O que é pneu remold?

Você pode encontrar informações na internet de que o Inmetro não estabelece regras para pneus reformados.

Em virtude dessas controvérsias, a reportagem do Notícias Automotivas entrou em contato com a assessoria de imprensa do órgão governamental para esclarecer sobre o assunto.

Como mencionamos anteriormente, o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia garante por meio da Portaria nº 554, de 29 de outubro de 2015 que:

“As informações relacionadas à segurança do produto devem estar presentes, como a designação da dimensão do pneu; a capacidade de carga; o limite de velocidade; a marca, a denominação registrada e o CNPJ do fornecedor; a data de reforma; e indicadores de desgaste da banda de rodagem, entre outras” – afirma a assessoria de imprensa.

O que é pneu remold?

Além disso, o Inmetro informou ao Notícias Automotivas que é comum não haver o nome comercial no pneu, pois, eles passam pelo processo de reforma.

Sendo assim, ao procurar por um remold, pode ser que não tenha a marca do fabricante, contudo, nele deve seguir as informações do produto.

Veja o que o Inmetro diz:

“Quanto aos modelos, caso se refira aos nomes comerciais, eles não são utilizados pois, no processo de remoldagem, são substituídos a banda de rodagem, os ombros e toda a superfície dos flancos do pneu. A ausência, no entanto, não implica em redução da segurança, pois todas as informações que caracterizam o produto são apostas, como descrito acima”.

O que é pneu remold?

O órgão finaliza dizendo que, por enquanto, não há atualizações em curso referente à legislação de pneus com recapagem, recauchutagem ou remoldagem.

Pneu remold para moto é proibido?

Sim, desde 2004, pneus remold, recauchutado ou recapado para motocicleta estão proibidos, pois, eles não garantem segurança, podendo ocasionar acidentes com muito mais facilidade do que em um carro.

O que é pneu remold?

O Inmetro estava prestes a fazer a liberação para motos, com nota, inclusive, publicada no Diário Oficial da União, assinada pelo então presidente do órgão, Carlos Augusto Azevedo.

A informação acabou vazando, sendo publicada pelo portal UOL.

A liberação seria feita sem inspeção técnica mesmo Carlos Augusto ciente dos riscos. Inclusive, o próprio Inmetro tem conhecimento dos perigos há muito tempo.

O que é pneu remold?

Por ora, está proibido o uso de pneus recapados, recauchutados, reformados ou remoldados em motos, motonetas e ciclomotores.

Caso o motociclista seja flagrado utilizando algum desses pneus em sua moto, o mesmo estará cometendo infração grave, com adição de cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e um prejuízo financeiro de R$ 195,23 (multa).

É sempre bom lembrar que os pneus bem cuidados são fundamentais para a segurança de motoristas e motociclistas, eles são os únicos equipamentos que têm contato direto com o solo.

Um pneu mal conservado pode ocasionar graves acidentes.

O que é pneu remold?
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Darlan Helder

Darlan Helder

Darlan Helder, natural de São Paulo, é jornalista e fotógrafo. Escreve na internet sobre o universo automotivo desde 2011. Além disso, atua com produção de conteúdo para plataformas digitais em agências de comunicação.

  • Deadlock

    Toda hora vejo pedaços de pneus remold de caminhão na estrada, isso é um perigo… Uma vez estourou um pneu de caminhão bem no momento em que eu estava ultrapassando, o pedaço de pneu bateu no carro, mas não provocou danos. Deveriam apreender esses caminhões…

    • Murilo Ramos

      Acredito que o pneu do caminhão era Recapado ( quando é colado uma nova banda de rodagem) e não um pneu Remold.

      • Deadlock

        Valeu pelo esclarecimento.

    • Good Doctor

      De caminhão é outra história… Primeiro que não é remold, são pneus reformados que troca só a banda de rodagem.
      Segundo que muitas vezes eles reformam a mesma carcaça até 4 ou 5 vezes…
      E por último caminhão feito pra carregar 15 toneladas os malucos vão com 20-25 toneladas…
      Aí não tem pneu e nem estrada que aguenta

      • Evandro

        Caminhão eh natural recapagem (exceto na dianteira), os próprios fabricantes atestam para a quantidade de vezes que se pode recapar, a Pirelli permitia 2x, jah a Michelin eram 4x, mas ai eh viável, pois será seu próprio pneu que será recapado, oi seja, será o seu próprio jogo de pneus, nao vindo desse modo pneus de marcas diferentes e levemente diferentes em tamanho, feito isso em uma recapadora de boa qualidade, seguindo as normas, e sendo identificada no pneu, não há problema algum, os quais vc vê os pedacos pela estrada, pode apostar que foram recapadoras porcas, material ruim, se olhar no pneu que sofreu o desprendimento, ira ver que nao há numero de controle e nem identificação da recapadora, o que eh obrigatório…

      • Marcus Mendes

        E onibus? Já vi aqui em BH onibus utilizados no transporte municipal, com todos os pneus em pessimo estado.
        A prefeitura de BH dando sopa para o azar.

      • Guh MDNS

        Alem de reformar demais e o excesso de peso, eles calibram muito acima do especificado (muito MESMO), chegam a colocar mais de 100 libras em pneus especificos pra 25 a 40!!!
        Os pneus viram “uma rocha” e quando estouram parece explosão de cilindro de gás!!!

    • Vanesha

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  • Murilo Ramos

    Ja coloque pneus remolds e tem uma boa diferença para o original no quesito conforto e estabilidade, o carro ficou duro, sentia mais as imperfeições do asfalto e na chuva sentia que ele não segurava muito bem. Na durabilidade foi a mesma coisa que o original.

    • Henrique Gouveia

      Já tive uma experiência boa quando usei Remold. Fiquei com um pneu que mais silencioso e acabou durando mais que o original.

    • th!nk.t4nk

      A velocidade máxima permitida no remoldado também é mais baixa que a do pneu original. Só vale pra esses Unos de firma com escada no teto, que rodem só na cidade.

      • Gannicus

        Mas esses Unos chegam a 300km/h!!!

        • Guh MDNS

          E tem que dosar o pedal do acelerador, senão o pneu arranca asfalto nas arrancadas!!!

    • Nicolas

      O fato de usar os pneus com estruturas e envelhecimento diferentes deixa o carro desequilibrado, talvez
      compense para que roda muito em cidade e o custo beneficio é essência ou veículos preparados para isso, como caminhões e aviões, onde o produto final tem algum controle para minimizar este problema.

  • Louis

    Ficam com tara por pneus de aro 17, 18, depois não tem grana para trocar e colocam remold….

    • Cesar

      A moda agora é 19, 20 e o céu é o limite.

  • Wendel Cerutti

    Nunca tive sorte com esses pneus …… Agora só original .

    • Yam Barros

      O Remold nao era original ???

      • Wendel Cerutti

        Na minha opinião , duas palavras que não combinam na mesma frase , remold e original …..

        • Gannicus

          O remold é originalmente remoldurado.

    • Pipo pipo

      Uma única vez utilizei um que sinceramente não sei bem o que era, acho que a empresa não existe mais, era a Pneuback.
      Resultado: baixa estabilidade e perda da banda de rodagem em menos de 3 meses.

      • Wendel Cerutti

        Os meus trincaram pelo lado de dentro e estouraram …..

  • SDS SP

    Povo é engraçado, gasta uma fortuna em caras rodas de liga leve ou em outros itens de personalização, mas na hora de comprar um item importante como um pneu, faz economia de palito.

  • Zé Mundico

    Olha, já usei pneu remold por algum tempo, quando trabalhava com vendas viajando para o interior e outros estados. Usei pneu remold em carro pequeno e picape e só posso dizer que não é negócio.
    Eu sei que é mais barato e coisa e tal, mas a durabilidade é bem menor. Alguém pode até achar que “compensa” pagar menos e durar menos, afinal fica uma coisa pela outra. Mas você também deve incluir na conta o desconforto, a instabilidade do veículo, a insegurança e o desgaste de partes da suspensão que irão trabalhar de forma inadequada. O equilíbrio do carro fica comprometido e numa estrada isso pode fazer muita diferença, para não dizer “toda” a diferença. Numa manobra mais direta ou numa situação de emergência, o pneu pode ser a sua última esperança.
    Eu até entendo que para uso basicamente urbano pode até ter a sua utilidade, mas ainda assim a longo prazo não compensa, pois o esforço e desgaste que a sua suspensão vai sofrer anula qualquer ganho financeiro. Não se engane, você economiza hoje apenas para gastar mais amanhã.
    Enfim, o barato sempre vai sair mais caro.

  • Henrique Guedes da Silva

    Pneu bom é de marca confiável e geralmente caro, mas ja por experiencia própria ja usei pneus remold com melhor eficiencia do que muitos novos de marcas famosas por ai, eficiencia digo não só por durar mais mas também melhor aderencia, mas fica ai a sorte também, vamos supor tem muitos pneus de 2ª linha vendendo em mercados que são piores do que remolds de empresas proficionals que fazem a recapagem dos pneus.

    • Hodney Fortuna

      Qual marca de Remold você recomenda?

      • Henrique Guedes da Silva

        Então não recomendo nenhuma eu trabalhei pro muito tempo na área de compras de uma metalurgica, e tinha os carros da frota sempre compravamos de uma remodeladora lá na salim farah maluf no tatuapé, porém a fabrica mudou e não sei para onde ela foi, cheguei a comprar para meu carro dessa fabrica e sem mentira nenhuma o pneu chegou a rodar mais que o segunda linha da goodyear acho que era o GPS 500 um inferior na época ao GPS2 hoje a goodyear não fabrica mais acho que nem o GP`S 3 existe mas o remold da fabrica era duráveis, para você ver eu desci com chuva para o litoral norte na tamoios várias vezes com os pneus dela e sempre rodaram bastante e tinham bastante aderencia

  • FearWRX

    Sempre me apertei mas sempre usei pneu de marca de qualidade, Dunlop, Goodyear, Pirelli… e sempre fui bastante feliz com todos eles, e sempre recomendei a mesma coisa a todos amigos e conhecidos, é o que dá contato com o chão, a ÚNICA coisa que faz isso, não faz sentido você economizar sua Segurança e estabilidade do carro com isso.
    Uma peça ou outra de motor, suspensão, até da pra entender, mas pneu… sem chance, pago um valor bom mas não ando de remold de jeito nenhum.

  • O único remoldado que tinha certa durabilidade era o finado BSColway, que usava como matéria prima, pneu importado de primeira linha, e ainda sim não era boa coisa.

  • afonso200

    tem sites de pneus, marcas baratas, pra quem trabalha com o carro rodando vale a pena colocar pneus baratos , melhor que remold

  • konnyaro

    É o tal da economia porca. Além de ter menor durabilidade e segurança muitas vezes não dá balanceamento. Único caso em que os remolds são necessidade é para o fora de estrada em trilhas pesadas, pois neste caso não existe pneus originais de fábrica com desenho agressivos o suficiente para ter em bom desempenho na lama.

  • Hodney Fortuna

    Não há vantagem nenhuma num pneu Remold quem pensa que saia muito mais barato que um pneu inteiramente novo. Você vê que um pneu desse tipo para aro 13 custa por volta de 150 reais, enquanto um pneu Endurance ou Euzkadi, vendidos em supermercados como Extra e Bompreço (Rede Walmart) do mesmo aro e com especificações 175 ou 165 custa 170 reais, ou seja 20 reais de diferença que oferece maior durabilidade e segurança.

    • T1000

      A pessoa não conseguir pagar 170 em cada pneu qdo tiver que trocar não sei nem porque tem carro.

  • antonio carlos

    Pneu não tem vida util? Se tem ele não poderia ser remoldado, ja que o talão é preservado, e é uma área do pneu que sofre muitos esforços durante o uso.

  • Dod 2019 New Era

    Se o indivíduo não tem condições de comprar um jogo de pneus normais pelo menos de qualidade mediana não deveria nem ter carro. Pneu é item de segurança e quase sempre o barato sai caro.

  • Evandro

    Olha, pneu remold definitivamente não presta, e não digo pelo fato de durabilidade ou performance, digo por estrutura msm, qdo a fábrica recebe os pneus usados, vem de tudo qto eh marca, e cada marca, por mais q seja a msm medida, possui tamanhos levemente diferentes entre eles, um Goodyear por exemplo, eh ligueiramente menor que um Pirelli da mesma medida, isso mesmo, mesmo tendo a mesma medida eles nao tem o mesmo tamanho propriamente dito, e vc acha que a fabrica irá fazer um jogo de 4 pneus da mesma marca e remoldar? Não, ela irá fazer tudo misturado, ai vc coloca no carro um pneu q seja 2mm menor, pronto, toda a engenharia do carro vai por água abaixo. Em 2017 eu comprei uma carretinha para levar meu quadriciclo pra cima e pra baixo, pois bem, veio com remould, a carretinha vazia ficava quicando mais que bolinha de ping pong, e eu sentia na caminhonete o pular dela, no dia seguinte comprei 2 pirelli evo aro 13, paguei 170 reais em cada um, levei para trocar, qdo o técnico retirou os remould, comecei a verificar, a banda lateral dele, era mto, mas mto mole, ou seja, se eu colocasse mto peso na carretinha poderia rasgar a banda, agora imagina essa porcaria em um carro, vc a 120 na estrada e precisa fazer un desvio um pouco mais forte e essa porcaria rompe a banda, jah pensou onde vc e seu carro irão parar? Olha pra ser bem sincero, eu concordo plenamente com o quesito ecologia e acredito que tudo q a gente consome deveria ter o destino correto, mas mesmo com esse pensamento, acredito que pneu remould deveria ser proibido para o transito comum, e liberado apenas para o off road….

    • Louis

      Mesmo em questões ecológicas não creio que remold seja bom negócio, essas empresas pequenas normalmente fazem tudo nas coxas, eu sempre passo em frente a uma empresa dessas de remold, tem uma chaminé que vive soltando fumaça preta na atmosfera.

  • Hugo Leonardo Dos Santos

    Como já falaram aqui, se o cara não tem condições de pagar 600 pila num jogo de pneus novos parcelado em 10x, então quem dirá se tem seguro e manutenção em dia, pessoas assim que colocam em risco a vida de inocentes nas ruas e se acham os “patrão”

  • marcos

    Tenho um Santana 1.8 Mi 99 que uso no dia a dia, e desde 2011 só uso pneu remold nele.
    Os primeiros que usei a borracha é macia e mole e duraram cerca de um ano e meio, compensou pois paguei 60% do valor de pneus novos. Depois comprei remold de outra marca, paguei também cerca de 60% de pneus novos e duraram cerca de 3 anos, não tive problema com balanceamento, alinhamento e geometria. Rodagem normal, sem barulhos. Para mim, valeu.

  • Ricardo Blume

    Neguinho gasta 20k em som e mais 10k em rodas e reclama do preço dos pneus. E viva o remold!

  • Ricardo Torres De Martin

    Num país onde se carece de fiscalização da qualidade destes produtos, deveria ser proibido este tipo de pneu pela simples possibilidade de arriscar a vida de pessoas quando se compram produtos de qualidade duvidosa que irão provocar acidentes ou ainda agravar um acidente ( por exemplo por aumentar a distância percorrida na frenagem ). Um pneu é produto de muita tecnologia e pesquisa portanto simplesmente reaproveitar uma carcaça usada com uma banda de rodagem por muitas vezes distinta do pneu original é algo não aceitável tecnicamente. É o típico caso onde economia que não vale a pena.

  • Zubaedah

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  • Gabriel Molina Pinheiro

    Pneu remold não vale a pena. Falo por experiência própria. Enquanto um pneu novo dura em torno de 2 anos ou mais, dependendo da quilometragem rodada, o remold dura no máximo 1 ano e meio. Fora que não é raro encontrar carros com esse tipo de pneu puxando a direção por um pneu ter o peso diferente do outro. É uma “economia” que não vale a pena.

  • Yuri Lima

    Sob esse ponto de vista, se a pessoa realmente estiver apertada para comprar um pneu remold, antes pegar um xing ling novo em algum desses hipermercados da vida do que um remold.
    Ao menos tem-se uma garantia do produto com a loja e é um pneu novo, mesmo não sendo “de marca”. Esses chineses, muitas vezes, têm preço similar aos remold nacionais.

  • Marcus Mendes

    Pneu aro 15 ou 16 que são os mais usados, se o propietário usar o veiculo só para ir trabalhar e esporadicamente viajar que é o meu caso, um pneu duraria 40 mil quilometros, mais ou menos 4 anos. Economizando 50 reais por mes, seria possível comprar 4 pneus novos. Eu fiz isso.

  • Luciano Garcia

    Primeira viagem para o interior no meu carro recém adquirido, chego de volta com DOIS pneus murchos. Adivinha o que têm em comum?

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