Etc

O que é RPM do conta-giros do carro?

Você já deve ter visto ou ouvido falar por aí a sigla RPM.

Embora seja famosa no universo automotivo, alguns motoristas desconhecem sua função e mal sabem da sua importância.


O que é RPM do conta-giros do carro?

RPM é sigla para Rotações Por Minuto. Antes de entrar nos detalhes de sua apresentação, é necessário entender primeiro sobre outro dispositivo importante: o conta-giros.

Podemos definir que o conta-giros é o braço direito do motorista. O equipamento é quem vai lhe auxiliar nas trocas de marcha.


Cada veículo possui a sua capacidade máxima, logo, o conta-giros entra em ação controlando o limite de potência da marcha, evitando que o automóvel sofra consequência pela troca de velocidade no período errado.

Ele mostra em real time ao condutor as Rotações por Minuto (RPM). Isso é essencial para deixar alinhado: a atividade do motor e da velocidade/marcha para cada circunstância.

O que é RPM (Rotações Por Minuto)?

O que é RPM do conta-giros do carro?

Conforme o pistão desce e sobe, ele completa um ciclo.

O virabrequim, então, realiza um giro, ou seja, 1 rotação. No decorrer de um minuto, esse movimento de descer e subir é repetido diversas vezes e é daí que surge as: Rotações Por Minuto (RPM).

O conta-giros tem a função de informar o número de rotações por minuto, essa informação é de grande importância para você saber a hora correta de fazer a troca de velocidade, isto é, a mudança de marcha.

A numeração varia de carro para carro. No manual do proprietário é possível fazer essa confirmação.

O que é RPM do conta-giros do carro?

O jeito como você “trata” o RPM, irá influenciar na economia de combustível. Vamos à prática: quando o motorista pisa demais no acelerador com a velocidade incorreta, consequentemente o gasto de gasolina aumenta.

Por isso da importância do conta-giros. O dispositivo auxiliará a performar melhor, fazendo o controle da velocidade e da marcha correta.

O conta-giros fica no painel do veículo, geralmente com número de 1 a 8 – dependendo da potência do motor, poderá ser mais.

Também está identificado com x1000, tratando-se de que a rotação está no número apontado pelo conta “giros multiplicado por mil”.

Rotações por Minuto (RPM): trocando de velocidade

O que é RPM do conta-giros do carro?

No conta-giros, há variações de cores para ajudar o motorista na troca de marcha. Geralmente são três colorações disponíveis que significam:

• Cor verde: indica que a aceleração está correta. Aqui, o automóvel terá mais força do motor e menos consumo de combustível;

• Cor Amarela: indica que a velocidade está fora do ideal e pode haver excesso no consumo de combustível, além de forçar o motor;

• Cor vermelha: essa é a mais perigosa, podendo até mesmo fundir o motor. Indica que a rotação está errada e aumenta o consumo de combustível. Essa faixa é recomendada apenas quando for necessário realizar uma ultrapassagem, ou quando a situação exigir alto giro do motor. Contudo, evite-a.

Deu para entender como o conta-giros/RPM é um grande aliado durante a condução. Agora, é prestar atenção nesse componente a fim de gerar economia de gasolina e evitar danos ao motor do seu carro.

Preste atenção a cada detalhe, faça manutenção a cada quilometragem recomendada pelo fabricante, só assim você poderá ter bom desempenho e prolongar a vida útil do seu bem.

O que é RPM do conta-giros do carro?
Nota média 5 de 2 votos

Darlan Helder

Darlan Helder

Darlan Helder, natural de São Paulo, é jornalista e fotógrafo. Escreve na internet sobre o universo automotivo desde 2011. Além disso, atua com produção de conteúdo para plataformas digitais em agências de comunicação.

  • Louis

    Outro dia eu estava tentando imaginar a velocidade em que tudo acontece dentro do motor. É muito rápido. Imaginem um pistão subindo e descendo. Se o motor estiver em marcha lenta, 800 rpm, pistão subiu e desceu 13 vezes em 1 segundo. Se estiver acelerando o possante a 6000 rpm, pistão subiu e desceu 100 vezes em 1 segundo!!! É isso mesmo ou estou enganado?

    • zekinha71

      Agora imagina o que acontece dentro do motor de um kart ou F1 que chega fácil nos 18.000 RPMs.

      • Eng Turbo

        Ou de uma turbina de carro, que chega a 200.000 rpm ;)

        • Unknown

          Turbinas não tem pistões…

      • Unknown

        300 rotações por segundo… realmente inimaginável!

    • Deealt Noubeza ( ͡° ͜ʖ ͡°)

      se fizer com base na fórmula. é.

      o que tá difícil é achar a fórmula de cálculo de giro de pistão de motor de carro (feh).

      e isso causa desgaste do pistão, não passando do limite recomendável de desgaste tá ótimo porque dura mais.

  • Domenico Monteleone

    Um vendedor malandrão diria que é uma série especial RPM, banda do Paulo Ricardo.

  • David Diniz

    Nossa, eu tive a sensação de voltar a década de 1980 quando os carros eram carburados e não tinha corte de giro do motor… Quem se lembra do painel do Del Rey GLX e Ghia que tinha a faixa verde entre 1500 e 3500RPM e a Vermelha apartir de 5.500RPM? Será que o Autor do texto esqueceu que carburador é parte do passado e os carros modernos e suas injeções além de priorizar o torque possui corte de rotação?

    • Deealt Noubeza ( ͡° ͜ʖ ͡°)

      uau, o super mecânico prático-teórico David fez uma descoberta inovadora.

      agora podem ligar para as fabricantes e mandar tirar o contador de giro, afinal segundo o nosso nobel aqui ele é inútil e usam mecânica quântica para montar motor de carro…

      • David Diniz

        Já tiraram o marcador de temperatura pode voltar o painel do Palio/Mille Fire kkkk

  • Cmenusi

    Que materiazinha mais sem pé nem cabeça… tão útil quanto saber o nome das crateras lunares … pfffff

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por mais de 13 anos. Saiba mais.

Notícias por email