O que são carros premium? (O que é uma marca premium?)

Hoje em qualquer segmento de produtos ou serviços há um nicho voltado para aqueles que estão dispostos a pagar mais por algo e, consequentemente, receber diversos benefícios a mais. Entre os automóveis, as marcas premium tentam seduzir os consumidores com suas peculiaridades.

Dá para dizer que as marcas premium tentam fazer de tudo para se diferenciar das fabricantes tradicionais e cobrar bem mais por isso. Um Audi A3, por exemplo, compartilha a plataforma, motorização, câmbio e diversos outros componentes com o Volkswagen Golf. Ambos são do Grupo Volkswagen, mas o primeiro pode custar até o dobro do segundo.

Além das quatro argolas estampadas na dianteira e traseira, o Audi A3 se diferencia do primo “pobre” por uma série de outros atributos. O tratamento que o proprietário do carro recebe quando vai à concessionária para fazer uma revisão programada, por exemplo, é um deles.

Mas você sabe realmente o que é um carro premium? Será que eles são mesmo feitos apenas para quem deseja falar que pagou mais caro por algo ou realmente entrega benefícios verdadeiramente relevantes? Confira:

Veja os carros premium entre 150.000 e 200.000 reais

O que são carros premium?

mercedes benz glc 2024 1
mercedes benz glc 2024 1

Carros premium são aqueles carros fabricados por marcas superiores, como Audi, BMW, Mercedes, Volvo, Jaguar e até mesmo outras empresas que cobram uma fortuna por seus veículos, como Porsche, Ferrari e Lamborghini.

Ajuda também a oferta de carros atualizados, bem equipados e alguma sofisticação desejada pelo seu público-alvo.

Mas não é somente com bancos de couro e recursos de tecnologia avançados que se faz uma marca premium. Também não são convites para coquetéis e eventos fashionistas que constroem essa imagem. Há um outro ponto de vista: todo produto industrializado está sujeito a falhas de produção, um Rolex ou um celular chinês. Com Audi Q3, BMW X1 e Mercedes-Benz GLA, a situação também não é diferente, mas eles buscam seduzir os olhos dos consumidores.

Uma marca premium está interessada na satisfação do cliente, está preocupada com o que estão falando dela e, principalmente, quer que os seus clientes tenham orgulho de ser seus clientes. Se o camelô da esquina trabalha dessa forma, ele também está oferecendo atendimento “premium”.

Todo consumidor que já precisou contatar um fabricante para solucionar um eventual problema com sua aquisição (e não falo de carros) sabe que algumas empresas simplesmente não se importam com seus consumidores.

Veja aqui os carros premium mais baratos vendidos no Brasil.

Ninguém sabe o que leva a empresa que investiu dinheiro em publicidade, em desenvolvimento de produtos, em padronização de lojas, capacitação de funcionários e, principalmente, em estrutura de atendimento, a simplesmente ignorar ou não se esforçar para resolver um problema que mancha sua reputação e afasta novos clientes.

Não sei se acreditam que somente um produto de qualidade e investimentos em propaganda são bastantes para vender seu carro. Alguns até apelam para os publieditoriais – a propaganda com cara de reportagem veiculada nos meios de comunicação – e parecem não saber que o cliente “premium” sabe quanto vale cada centavo pago pelo carro e por que paga o valor cobrado. É para ter a certeza de que a marca valoriza a sua escolha e é grata por ter sido a escolhida entre as concorrentes que o cliente está disposto a pagar mais caro.

Esqueça os dados de consumo, os cavalos de potência, o perfume do ar condicionado, a câmera de ré, o prazo longo da garantia. Na hora de comprar um carro zero, pergunte aos seus amigos como eles são tratados pela marca. Procure na internet opiniões de proprietários. Descubra como a fabricante agiu na hora de solucionar uma eventualidade.

Perder tempo no Procon não é premium. E não existe nada pior para o consumidor do que a sensação de arrependimento.

Vale a pena adquirir um carro premium?

Volkswagen Jetta GLI 2021 2

Isso varia muito de acordo com seus objetivos e necessidades. Se você é uma pessoa que tem o tempo curto no dia a dia e não tem a disposição e nem quer passar por imprevistos, por exemplo, um carro de marca premium pode te atender de uma melhor forma.

Afinal, como citado acima, as marcas premium costumam oferecer comodidades extras, que podem ser notadas mais intensamente quando você tem algum problema com o seu automóvel.

Fora isso, os carros premium costumam se diferenciar em relação a seus rivais tradicionais de categoria equivalente pelo acabamento mais refinado, a mecânica de concepção mais moderna e confiável, a lista de equipamentos mais farta, entre outros.

O atual carro premium mais vendido do Brasil é o BMW 320i, um sedã de porte médio/grande. Ele parte de R$ 253.950 e usa um motor 2.0 turbo de 184 cv e 30,6 kgfm.

Entre os principais recursos, há rodas de 18 polegadas, bancos com ajustes elétricos, ar-condicionado automático digital de três zonas, piloto automático, faróis full LED, entre outros.

Porém, se você tem esse valor disponível, você pode levar um sedã de marca tradicional: o Volkswagen Jetta GLI, com motor 2.0 turbo de 230 cv e 35,7 kgfm.

Ele é ainda mais equipado, com bancos elétricos com memória, piloto automático adaptativo, bancos dianteiros com resfriamento e aquecimento, carregador wireless, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, entre outros.

Claro que não estamos comparando as marcas, mas ao levar o Jetta GLI você terá um desempenho superior e ainda economiza quase R$ 70 mil. Por outro lado, você receberá o mesmo atendimento na pré e pós-venda de um consumidor disposto a comprar um VW Gol de R$ 60 mil, por exemplo. E aí, vale a pena para você?

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.


Últimas Notícias



Autor: Eber do Carmo

Fundador do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 18 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.