O que são carros SUV? (Veja significado e 8 exemplos)

chevrolet suburban high country 2022

A preferência dos consumidores na hora de comprar um carro não se limita apenas a marca e modelo, mas também ao segmento.

Seja por necessidade ou gosto pessoal, alguns preferem hatches, sedãs, picapes e por aí vai.

Mas nenhum outro segmento faz tanto sucesso no Brasil e no mundo como os utilitários esportivos, ou como alguns preferem chamar, os SUVs.

Mas afinal, o que exatamente é um SUV?

O que é um carro SUV?

A sigla SUV significa Sport Utility Vehicle, ou veículo utilitário esportivo. O termo original vem da sigla para Suburban Vehicle, ou veículo suburbano (do subúrbio). 

Na década de 1930, um dos modelos mais populares era o Chevrolet Suburban (produzido até hoje, como mostra a foto acima), que podia levar até 8 ocupantes e muita bagagem. Seu sucesso fez outras marcas lançarem produtos similares, o que colaborou para o surgimento dessa divisão.

O nome Suburban vem de subúrbio, que em países mais desenvolvidos, se refere a bairros mais distantes do centro da cidade, onde famílias grandes vivem em casas grandes e confortáveis.

Inicialmente, para um carro ser chamado de SUV, ele precisaria ser a junção de uma perua com o chassi de uma caminhonete, o que nos faz imaginar um veículo nada confortável. Uma Chevrolet Blazer mais antiga, por exemplo, é um veículo desse tipo, feito sobre chassi de caminhonete.

Hoje em dia, é diferente, qualquer carro mais alto e espaçoso é chamado de SUV, desde um modelo grandalhão como o Toyota SW4 ou Chevrolet Trailblazer, até modelos bem menores e mais frágeis, como VW T-Cross, Chevrolet Tracker, etc.

Confira: Top 10: Carros SUVs mais baratos do Brasil (2022)

Afinal, o que faz um modelo ser um SUV?

ford ka trail lançamento NA 60

Existem alguns atributos que são indispensáveis para que um modelo seja apropriadamente chamado de SUV, como ter uma capacidade off-road.

Para o Inmetro, um SUV é um modelo que tem, no mínimo, duas das quatro características:

  • ângulo de ataque mínimo de 23º
  • ângulo de saída mínimo de 20º
  • ângulo de transposição de rampa mínimo de 10º
  • altura do chão entre os eixos, mínimo de 200 mm – altura livre sob os eixos dianteiro e traseiro mínimo de 180 mm

Explicando um pouco melhor os termos acima, ângulo de ataque é o ângulo da dianteira do carro a seguir. E ângulo de saída é o ângulo da traseira:

angulo de ataque saida carro

Se isso for seguindo ao pé da letra, até o Ford Ka Trail seria considerado um SUV. Mas as definições desse segmento mostram que isso pode variar em relação a outras características, o que torna meio confuso categorizar os utilitários esportivos.

Alguns dizem que um SUV precisa ter porte avantajado e ser derivado de uma caminhonete. Outro atributo seria o espaço interno, tanto para bagagens como em relação ao número de ocupantes, que poderia chegar a 9 em alguns casos.

O fato, resumindo, é um só: existe a definição correta do termo e existe o que o mercado deseja ter. E é óbvio que as montadoras vão se apoiar no segundo, para continuar lucrando tanto como estão fazendo atualmente.

O sucesso dos SUVs no Brasil

jeep compass 2022 4

Por aqui, a preferência pelos SUVs (incluindo os crossovers) é vista de forma clara nos números. Levando em conta os dados de 2021, e comparando esses números com os anos anteriores, parece que o preço cada vez maior dos modelos desse segmento não tem assustado quem deseja ter um na garagem.

No último ano, por exemplo, o segmento dos SUVs foi responsável por 42,90% das vendas, novamente sendo o maior segmento em vendas no Brasil. Acostumado a ficar sempre atrás dos hatches pequenos (Onix, HB20 e cia.), que em 2021 representaram 21,94% das vendas, de novo os utilitários ficaram na primeira posição.

Veja nos números abaixo como houve um aumento expressivo na procura por esses modelos nos últimos anos:

Ano – % do segmento

2010 – 7,63%
2011 – 9,49%
2012 – 8,92%
2013 – 9,49%
2014 – 10,77%
2015 – 14,87%
2016 – 17,98%
2017 – 22,27%
2018 – 24,38%
2019 – 26,59%
2020 – 32,70% (1ª posição entre os segmentos mais procurados)
2021 – 42,90% (1ª posição entre os segmentos mais procurados)

SUV e Crossover nunca foram a mesma coisa

Nissan Qashqai 2018

Se no começo os SUVs só apareciam quando um novo modelo era montado sobre um chassi já existente, normalmente de uma picape ou até de um pequeno caminhão, depois as coisas foram mudando.

Isso ocorreu principalmente quando a BMW lançou a primeira geração da X5, em 1999, mostrando ao mundo um SUV com plataforma própria, construída do zero.

O problema é que modelos desse porte foram ficando impraticáveis nos grandes centros, com suas ruas cada vez mais apertadas pelo número excessivo de carros. Por mais que uma parte dos consumidores aceitasse isso (e até preferisse um modelo grande), uma outra parcela pedia por algo menor, mais compacto.

Pensando nisso, veio outra grande inovação: ter um carro com algumas características de um SUV, como a altura do solo, espaço interno maior e tração 4×4, mas num tamanho reduzido, como um hatch.

E assim surgiram os crossovers, tendo como um dos primeiros representantes o Nissan Qashqai (imagem acima), lançado em 2007. Outros vieram depois, unindo as particularidades dos utilitários com os atributos dos sedãs, cupês e até conversíveis, como é o caso do Evoque Cabrio.

Isso deixa claro que vários modelos vendidos por aqui como SUVs, como Ecosport, Creta, Tucson, Tracker, Kicks e HR-V, na verdade são crossovers. São modelos menores e mais compactos, direcionados para o uso urbano, apesar de um eventual visual aventureiro.

É claro que essa nomenclatura não quer dizer que as montadoras não sabem em qual segmento se encaixa seu produto; elas apenas o colocam dum jeito que seja mais fácil para entender e, é claro, vender mais.

Quer um exemplo claro disso? A dupla Dodge Journey e Fiat Freemont, que são exatamente o mesmo carro, eram chamados de forma diferente por suas marcas. O primeiro era um crossover, enquanto o segundo era um SUV.

Isso é visto até mesmo na separação da lista dos mais vendidos feita pela Fenabrave, onde crossovers e utilitários aparecem todos juntos como “SUVs”, num grupo que atualmente compreende 40 modelos diferentes (desde Duster até Volvo XC90).

Outro detalhe interessante é que, de início, os utilitários esportivos apareciam entre os comerciais leves, segundo a legislação brasileira, mas sua popularização colocou os dados do segmento entre os automóveis.

E você, como definiria um SUV? Você gosta desse segmento?

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!
Categorias Etc

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.


Últimas Notícias



viny
Autor: Viny Furlani

Trabalha no segmento automotivo há mais de 18 anos. Desde 2009 trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escrevendo avaliações e notícias sobre carros, totalizando mais de 2.000 artigos.