Crossovers Matérias NA SUVs

O que são carros SUV? (Veja o significado e 8 exemplos)

A preferência dos consumidores na hora de comprar um carro não se limita apenas a marca e modelo, mas também ao segmento. Seja por necessidade ou gosto pessoal, existem aqueles que preferem hatches, sedãs, picapes e por aí vai.

Mas nenhum outro segmento tem feito tanto sucesso no Brasil como os utilitários esportivos, ou como alguns preferem chamar, os SUVs. Mas afinal, o que exatamente é um SUV?


SUV: a definição correta

O que são carros SUV? (Veja o significado e 8 exemplos)

A sigla SUV significa Sport Utility Vehicle, ou veículo utilitário esportivo. O termo original vem da sigla para Suburban Vehicle, ou veículo urbano. Na década de 1930 um dos modelos mais populares era o Chevrolet Suburban (produzido até hoje, como mostra a foto acima), que podia levar até 8 ocupantes e muita bagagem. Seu sucesso fez outras marcas lançarem produtos similares, o que colaborou para o surgimento dessa divisão.


Por mais que o segmento tenha se popularizado em todo o mundo e muitos modelos sejam chamados de SUV, nem todos poderiam ter essa nomenclatura. Um SUV é a junção de uma perua com o chassi de uma caminhonete, o que nos faz imaginar um veículo nada confortável.

Mas era exatamente isso o que acontecia de início. Pense, por exemplo, no antigo Rural Willys, que era montado sobre o chassi do Jeep Willys, também montado sobre a base de uma picape. Além disso, ter um lugar no grupo dos SUVs ou utilitários esportivos implica em algumas características específicas, como a altura da carroceria e a capacidade off-road do modelo.

O fato é que o segmento caiu nas graças dos consumidores, o que teve um efeito direto na maneira como eram construídos e até mesmo na forma como o segmento era categorizado. Se de início tinham um forte apelo aventureiro e pouco conforto, o mercado obrigou as montadoras a mudar isso, dando um “ar de carro” cada vez maior aos SUVs, inclusive em sua dirigibilidade.

SUV e Crossover nunca foram a mesma coisa

O que são carros SUV? (Veja o significado e 8 exemplos)

Se no começo os SUVs só apareciam quando um novo modelo era montado sobre um chassi já existente, normalmente de uma picape ou até de um pequeno caminhão, depois as coisas foram mudando. Principalmente quando a BMW lançou a primeira geração da X5, em 1999, mostrando ao mundo um SUV com plataforma própria, construída do zero.

O problema é que modelos desse porte foram ficando impraticáveis nos grandes centros, com suas ruas cada vez mais apertadas pelo número excessivo de carros. Por mais que uma parte dos consumidores aceitasse isso (e até preferisse um modelo grande), uma outra parcela pedia por algo menor, mais compacto.

Pensando nisso, veio outra grande inovação: ter um carro com algumas características de um SUV, como a altura do solo, espaço interno maior e tração 4×4, mas num tamanho reduzido, como um hatch. E assim surgiram os crossovers, tendo como um dos primeiros representantes o Nissan Qashqai, lançado em 2007. Outros vieram depois, unindo as particularidades dos utilitários com os atributos dos sedãs, cupês e até conversíveis, como é o caso do Evoque Cabrio.

Isso deixa claro que vários modelos vendidos por aqui como SUVs, como Ecosport, Creta, Tucson, Tracker, Kicks e HR-V, na verdade são crossovers. São modelos menores e mais compactos, direcionados para o uso urbano, apesar de um eventual visual aventureiro.

É claro que essa nomenclatura não quer dizer que as montadoras não sabem em qual segmento se encaixa seu produto; elas apenas o colocam dum jeito que seja mais fácil para entender e, é claro, venda mais. Quer um exemplo claro disso? Dodge Journey e Fiat Freemont, que são exatamente o mesmo carro, eram chamados de forma diferente por suas marcas. O primeiro era um crossover, enquanto o segundo (que já saiu de linha) era um SUV.

Isso é visto até mesmo na separação da lista dos mais vendidos feita pela Fenabrave, onde crossovers e utilitários aparecem todos juntos como “SUVs”, numa lista que compreendeu em fevereiro 40 modelos diferentes (desde Duster até Volvo XC90). Outro detalhe interessante é que de início os utilitários esportivos apareciam entre os comerciais leves, segundo a legislação brasileira, mas sua popularização colocou os dados do segmento entre os automóveis.

O sucesso dos SUVs no Brasil

O que são carros SUV? (Veja o significado e 8 exemplos)

Por aqui a preferência pelos SUVs (incluindo os crossovers) é vista de forma clara nos números. Levando em conta os dados de 2017, e comparando esses números com os anos anteriores, parece que o preço cada vez maior dos modelos desse segmento não tem assustado quem deseja ter um na garagem.

No ano passado, por exemplo, o segmento dos SUVs foi responsável por 22,34% das vendas, ficando atrás apenas do segmento dos hatches pequenos (Onix, HB20 e cia.), que teve 27,02%. Veja nos números abaixo como houve um aumento expressivo na procura por esses modelos nos últimos anos:

Ano – % do segmento

2010 – 7,63%
2011 – 9,49%
2012 – 8,92%
2013 – 9,49%
2014 – 10,77%
2015 – 14,87%
2016 – 17,98%
2017 – 22,34%

Afinal, o que faz um modelo ser um SUV?

O que são carros SUV? (Veja o significado e 8 exemplos)

Existem alguns atributos que são indispensáveis para que um modelo seja apropriadamente chamado de SUV, como ter uma capacidade off-road. Para o Inmetro, um SUV é um modelo que tem, no mínimo, duas das quatro características:

  • ângulo de ataque mínimo de 23º
  • ângulo de saída mínimo de 20º
  • ângulo de transposição de rampa mínimo de 10º
  • altura do chão entre os eixos, mínimo de 200 mm – altura livre sob os eixos dianteiro e traseiro mínimo de 180 mm

Se isso for seguindo ao pé da letra, até o Ford Ka Trail seria considerado um SUV. Mas as definições desse segmento mostram que isso pode variar em relação a outras características, o que torna meio confuso categorizar os utilitários esportivos. Alguns dizem que um SUV precisa ter porte avantajado e ser derivado de uma caminhonete. Outro atributo seria o espaço interno, tanto para bagagens como em relação ao número de ocupantes, que poderia chegar a 9 em alguns casos.03

O fato, resumindo, é um só: existe a definição correta do termo e existe o que o mercado deseja ter. E é óbvio que as montadoras vão se apoiar no segundo.

O que são carros SUV? (Veja o significado e 8 exemplos)
Nota média 5 de 1 votos

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por mais de 12 anos. Saiba mais.

Notícias por email