O que são carros utilitários? Veja a definição e sua origem

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Muito se fala em carros utilitários, mas o que realmente são estes veículos?

O termo utilitário é específico em descrever um automóvel ou qualquer outro tipo de veículo com capacidade para levar cargas e pessoas ao mesmo tempo.

Mas, nos últimos anos, acabou virando um termo generalizado ao ser usado pelo mercado para identificar os chamados utilitários esportivos.

Em certa medida, o mercado não está errado, mas alguns tipos de carros acabaram herdando o termo sem ao menos corresponder ao propósito final.

Se houvesse uma lei que obrigasse sua definição, talvez mediante incentivos fiscais, por exemplo, tais carros acabariam por ter versões puramente comerciais, como furgões.

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O que são carros utilitários?

Os carros utilitários seguem o propósito de sua designação, embora uma parte jamais seja de fato usada para fins comerciais. Ou seja, sua configuração interna permite não só o transporte de cargas e encomendas, bem como o de pessoas. Basta lembrarmos como a saudosa Volkswagen Kombi era vendida.

Mesmo na versão de passageiros, os bancos podiam ser retirados para que se abrisse espaço para cargas.

Essa reversão na configuração ampliava a versatilidade do veículo, que assim era completamente um utilitário, embora com foco especificamente comercial. As picapes também são utilitários, assim como vans, multivans e caminhões leves.

No caso dos SUVs, atualmente o mercado considera qualquer carro que tenham ângulos específicos de entrada e saída, assim como a altura livre do solo, não importando se sejam automóveis de passeio disfarçados ou mesmo veículos derivados de projetos comerciais, como aqueles que usam chassi de longarinas em U sob a carroceria.

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Origem dos carros utilitários

Desde os primórdios do automóvel, a necessidade de levar pessoas estava sempre atrelada a de fazer negócio e isso significa transportar também encomendas e cargas diversas.

Para termos uma ideia, a Scania lançou seu primeiro caminhão em 1902 (confira aqui: DAF lança nova geração do caminhão XF) e o mesmo parecia uma carroça (tinha rodas iguais) com motor.

Mas, o exemplo de utilitário surge mesmo com o Ford T. O popular que hoje comemora 110 anos, gerou em 1917 um caminhão pequeno, o TT.

Em essência era um derivado do clássico americano e o termo truck acabaria sendo aplicado às picapes. Estas, por exemplo, são utilitárias porque levam pessoas com relativo conforto e cargas ao mesmo tempo.

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Logo surgiram as picapes com caçambas fechadas, que acabaram gerando os furgões modernos. Estes também são carros utilitários, mas com foco mais comercial. O mesmo, porém, foi aplicado a outro tipo de veículo.

Nos subúrbios, lá pelos anos 30, as pessoas começaram a usar seus carros para trabalhar e transportar a família.

Picapes, caminhões leves e furgões eram inadequados para essa tarefa, pois expunham parte da família na caçamba ou carroceria de madeira.

chevy suburban

Pensando nisso, a General Motors criou um veículo chamado exatamente de Suburban, em 1933.

Trata-se de um veículo derivado de camionete que era fechado, mas ao contrário dos furgões, tinha janelas e bancos para uma família grande. Porém, havia espaço para muita carga e a capacidade de remoção dos bancos tornava-a bem versátil.

Não demorou para que o tipo fosse copiado e assim, surgiu o termo em inglês “SubUrban Vehicle”, que derivou o “SUV”.

Mas, foi após a Segunda Guerra que os carros utilitários ganharam força, especialmente porque a Europa precisou ser reconstruída.

Modelos como VW Kombi, Renault Fourgonnette ou Dauphinoise, por exemplo, começaram a ganhar importância.

Mas, surgiu um outro tipo. Com o uso na guerra, os projetos derivados do carro de combate apelidado de “Jeep” influenciou muitos modelos de utilitários, que nesse caso, tinham como destaque a capacidade de rodar no fora de estrada, especialmente por causa da tração 4×4.

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Assim, modelo como Willys Jeep, Toyota Land Cruiser e Land Rover Mk I, logo se tornaram um sucesso.

Embora tivessem pouco espaço para carga, eram necessários em locais onde picapes 4×2 ou outros tipos não iam. Com o passar dos anos, o papel dos carros utilitários estava bem definido até os anos 90.

O mercado americano alterou o termo “SUV” para “Sport Utility Vehicle” em definitivo para descrever os carros utilitários como o Ford Explorer.

Trata-se de um carro menor, mais leve e econômico que os tradicionais, sempre mais pesados de derivados diretamente das picapes grandes.

No caso da Explorer, o projeto seguiu a mesma lógica, mas com foco mais familiar e menos comercial. Chegou a ter até duas portas para atrair os compradores de peruas.

ford

Virou moda e ajudou a enterrar peruas e minivans muitos anos depois.

Mas, sua popularidade acabou por mexer com o mercado. Como muita gente queria e não podia te-los na garagem, os fabricantes logo começaram a criar modelos monoblocos, derivados de automóveis de passeio, que eram mais baratos e fáceis de fazer.

Já no século XXI, o termo “SUV” acabou sendo interpretado pelo mercado como veículo utilitário esportivo e isso significa que o mesmo tinha dupla função, o que era um erro na grande maioria dos casos.

Hoje, o segmento domina o mundo. Então, carros utilitários são na verdade aqueles com dupla função: carga e passageiros.

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Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X