O que se deve fazer se um carro blindado ficar submerso, em uma enchente? E como agir em carros comuns?

carro blindado enchente
carro blindado enchente

Abrir a porta de um carro debaixo dàgua é quase que impossível, por causa da pressão externa da água sobre elas.

E se, em um carro normal, é possível quebrar um vidro para escapar, em um carro blindado os vidros não se quebram nem mesmo com disparo de armas. É uma situação desesperadora.

Se é tão complicado assim, existe um jeito de sair de um carro blindade nestas condições?

Sim, existe. Primeiro, mantenha a calma para conseguir pensar com clareza.

Se a água acabou de atingir o veículo, abra as portas imediatamente, para conseguir escapar. Logo em seguida, solte o seu cinto de segurança e também os cintos de pessoas mais vulneráveis, como crianças e idosos.

Mas não basta abrir os vidros para sair por eles?

Não, pois apesar de os vidros elétricos ainda funcionarem por alguns minutos após o carro ser pego pela água, mesmo que você os acionar, em um carro blindado os vidros abrem pouco, liberando um pequeno espaço, insuficiente para escapar através dele.

O carro não vai afundar rapidamente, isso leva algum tempo. A ideia aqui é fazer todos os procedimentos acima antes dele ir lá para o fundo da água, seja de uma enchete urbana, ou mesmo um rio, lago, ou coisa parecida.

Mas se o carro blindado afundar muito, e as portas estiverem fechadas, as chances de escapar com vida são quase inexistentes.

Já em carros sem blindagem, o procedimento é muito mais fácil.

Basta abrir a porta, do mesmo jeito que citamos acima. Se isso não for possível, abra os vidros. O sistema de vidros elétricos ainda funcionará por alguns minutos.

Se por algum motivo o vidro parar de funcionar, você pode dar chutes no centro da janela, para tentar a quebrar, ou mesmo usar algum objeto grande e pesado que tenha dentro do carro.

Ainda uma outra alternativa é tentar abrir a porta quando a pressão for a mesma dentro e fora do carro, mas isso pode levar algum tempo para acontecer.

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.




Autor: Eber do Carmo

Fundador do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 18 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.