O que significa “diâmetro x curso” nas informações técnicas de um motor?

motor carro
motor carro

A relação “diâmetro x curso” é sempre citada nas informações técnicas a respeito do motor de um certo carro.

Também conhecidas como “bore” e “stroke”, em inglês, são medidas que se referem ao tamanho dos pistões do motor.

Diâmetro é o tamanho da circunferência do pistão. Com um diâmetro maior, entra e sai mais ar e combustível. Isso é bom porque ajuda o motor a produzir mais energia.

Já o curso é o percurso que o pistão percorre, ao subir e descer centenas, e até mesmo milhares de vezes por minuto. Se o curso é maior, o motor fica mais forte. Isso acontece porque a força para girar o motor é maior.

Comparando uma medida com a outra, ou seja, o diâmetro com o curso, temos alguns tipos diferentes de motor. Se o diâmetro é maior que o curso, chamamos de superquadrado.

Os motores superquadrados têm o diâmetro maior que o curso. Isso ajuda em altas rotações e dá mais potência máxima. Você vê esses motores em carros esportivos e supercarros. Neles, a performance em altas rotações importa muito.

Se for o contrário, com o curso maior que o diâmetro, falamos de um motor subquadrado. Nesse caso, o motor entrega mais força, mas em rotações baixas.

Nos motores subquadrados, o curso do pistão é maior que o diâmetro. São ótimos para veículos de carga. Eles precisam de muito torque em baixas rotações. Isso porque o pistão cria mais força ao girar.

Esse design do motor faz toda a diferença no desempenho. Motores superquadrados são bons para alta velocidade. Já os subquadrados são melhores em estradas com curvas e sobe e desce.

E se um motor é simplesmente quadrado, isso significa que o seu diâmetro e curso são exatamente iguais.

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.




Autor: Eber do Carmo

Fundador do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 18 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.