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OBD II: Conectividade ajuda motorista a saber mais sobre o carro

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Muitos carros hoje em dia ainda continuam saindo de fábrica apenas com funcionalidades básicas para informação do condutor. Aquele modelo sem computador de bordo, por exemplo, poderia dizer mais ao proprietário, caso o equipamento estivesse instalado.



No entanto, existem muitas alternativas disponíveis no mercado de acessórios para que o proprietário tenha mais acesso aos dados de seu veículo. Tudo começa pela famosa porta OBD II. Nos anos 90, somente os mecânicos (especializados, diga-se de passagem) sabiam o que era e para que servia.

Hoje, uma parte dos consumidores, mais interessada em itens técnicos, sabe bem o que é uma porta OBD II. O On-Board Diagnostic (OBD) é um sistema de autodiagnostico usado por praticamente todos os carros que estão em circulação hoje em dia. O ODB padronizou-se a partir de 1996 começando pelos EUA e Europa. No Brasil, o ODB II começou a partir de 2010.

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É pelo OBD que o mecânico tem acesso aos dados contidos na ECU do motor e assim, ele pode descobrir e corrigir as falhas que por ventura estejam ocorrendo no propulsor. No entanto, graças a abertura dos códigos de comunicação e padronização internacional, os custos de reparação do veículo (nesse caso) e de seu dispositivo de leitura caíram drasticamente.

Se nos anos 90 o sonho de alguns era poder fazer a leitura da ECU de seu carro em casa, hoje em dia isso é uma realidade. Não é de agora que vários dispositivos conectados ao OBD I e II fazem o autodiagnostico e ainda oferecem ao proprietário um computador de bordo ainda mais completo que aquele disponível de fábrica.

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Como funciona?

Hoje não se precisa de fios e de um aparelho grande nas mãos. A ideia é utilizar a conexão bluetooth ou Wi-Fi (apenas para apps da Apple) do smartphone e aplicativos para interpretar as informações. Um bom app atualmente pode até utilizar o GPS do aparelho móvel para determinar em qual ponto da viagem o veículo teve o melhor ou o pior desempenho de modo geral.

Um adaptador OBD II (interface ELM327 em geral) é conectado à porta de acesso do veículo e envia as informações diretamente para o smartphone, que através de um app, pode fornecer informações sobre a performance real do carro, consumo, temperaturas dos fluidos, emissão de CO2, dinamômetro, entre outros. O Torque Pro, por exemplo, é um deles.

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Esses dados também podem ser visualizados através de aparelhos específicos, tais como HUD portáteis, que projetam esses e outros dados no para-brisa do veículo. O Navdy, publicado no NA em 7 de agosto, tem essa função. Além disso, a maioria funciona como um tipo de caixa-preta, registrando todos os dados do veículo em uma viagem ou durante certos períodos de tempo. Um app com essa funcionalidade é o Dyno-Scan, por exemplo.

Alguns apps chegam a calcular os gastos de manutenção conforme o uso e o estado do motor, facilitando a vida de quem se programa com antecedência. Em geral, a maioria dos apps funcionam em qualquer carro, mas existem aqueles mais específicos, dedicados exclusivamente a certas marcas e modelos.

Até mesmo o perfil do condutor é registrado por esses aplicativos, tais como o DrivingStyles, por exemplo. O Dash Commander é outro app bastante interessante. Ele não só diagnostica os erros da ECU, mas também apaga a luz de falha do motor.

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Mas para ter tudo isso em seu carro, é necessário um investimento. Como já falamos no começo da matéria, o custo caiu drasticamente desde os anos 90 e hoje um adaptador OBD II Bluetooth custar a partir de R$ 45,00. Há pouco tempo atrás começavam por volta de R$ 25,00.

Já os apps em geral são gratuitos, mas os pagos podem custar de pouco menos de R$ 2,00 até R$$ 44,13 do Race ChronoPro (no Google Play) ou além. Aliás, esse último app é dedicado aos que gostam de analisar seus desempenhos na pista. Até cálculos de potência e torque na roda podem ser obtidos, dependendo do app.

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Os apps podem ser baixados tanto no App Store quanto no Google Play e em outras fontes. Em geral, os aplicativos não podem alterar os parâmetros de funcionamento do motor, outro sonho de muitos. O problema é que os fabricantes protegem seus códigos-fonte para evitar alterações que possam ser danosas ao motor.

Mas para isso existem milhares de empresas especializadas em mapeamento de ECU, fabricantes de chips e oficinas especializadas, se o caso for a correção de um defeito. As montadoras geralmente mudam anualmente (em alguns casos semestralmente) seus programas de leitura e correção, a fim de evitar também um mercado paralelo de reparação.

Agradecimentos ao Marcos Pereira pela dica.

  • Diego Sampaio Vieira

    Eu comprei o Mini OBD II e não lê tudo….. só me dá a voltagem (testado em Android e Windows Phone)

    • amomeet

      Em qual carro diego?
      No meu etios ele le tudo.

      • Diego Sampaio Vieira

        mas é o OBD II Mini ? Esse ? http://www.obd2-scanner.com/images/cec-a46-2-l.jpg

        Tentei fazer a leitura num Clio 2005 e um Gol 1999 sem sucesso… a não ser SOMENTE a voltagem…

        • Zeliestre

          Amigo, acredito que seu problema nesse caso, seja o carro. Por ser um pouco mais antigo, principalmente o gol 1999, pode ser que as informações sejam enviadas com códigos fontes diferentes, que seu app não consegue ler, por serem menos atuais. Em já testei num peugeot 2013 e num palio 2014 e informou tudo perfeitamente, inclusive pressão da turbina (no caso do PUG, que é um THP).
          A padronização e utilização em larga escala desse tipo de sistema de diagnóstico, no Brasil, começou há cerca de 10 anos.

    • RodrigoTM

      Creio que isso pode variar devido ao carro e ao software que você está usando.

    • Paulo B.

      Amigo!!!
      Esse mini ODB que tu comprou no caso, seria pq teu carro não tem? Correto?? Tu pode me indicar o app para WP? Não encontrei na Store!!!

      • Lucas

        Eu baixei o OBD Auto Doctor, mas ainda não testei porque meu adaptador ainda não chegou.

        Acredito que tenham outros apps no Marketplace dos EUA.

        • Paulo B.

          Eu ainda não comprei, fiquei bem interessado…só não estava entendendo como era o funcionamento, mais acho que agora eu entendi. Se o carro tiver a saída, basta comprar o adaptador, plugar na saída, e sincronizar via bluetooth com o aplicativo!!!
          Acho que meu carro tem, é isso?

          PS: Agora não consigo mais colocar a tampa da caixa de fusíveis kkkkkk :P!

  • Pedro Henrique

    como eu sei se o meu carro tem essa porta OBD II? vem no manual?
    ps: nunca ouvi falar mas me parece muito interessante :D

    • GPE

      Vá na CCS e pergunte onde fica ou pesquise no manual

    • jpcasella

      No Brasil se tornou padrão nos veículos fabricados de 2010 em diante, mas isso não impede que veículos de anos anteriores de ter o conector.

      • João Cagnoni

        Pelo que andei pesquisando, todos os carros a partir de 1999 possuem a conexão.

    • ObservadorCWB

      De modo geral a padronização é em um raio de 30cm do acelerador.

    • HugoVictor

      Geralmente na caixa de fusível tem uma entrada de 16 pinos (parecido com a entrada VGA de computador/TV). Nunca há nada ligado nela, e é lá que você encaixa o OBD2. Eu já conhecia, e, coincidentemente pedi o meu essa semana dos Chinas, coisa de R$12,00. Aqui é pelo menos R$70,00.

    • Luciana

      Pelo padrão a porta OBD deve estar ao alcance da mão do condutor. Procure por uma porta parecida com a de monitores de computador (VGA), só que bem maior. A do meu carro, por exemplo, fica dentro do compartimento de fusíveis.

    • Vagnerclp

      O do meu carro está dentro do porta-luvas na parede do fundo, com uma tampinha.
      http://i774.photobucket.com/albums/yy29/vagnesp1/livre/IMG_20140622_150839_865_zps008e5d15.jpg

  • Nicolas Frenay

    Sou o desenvolvedor do app “OBD Dashboard” para Android.

    Recomendo fortemente comprar um adaptador de qualidade, apesar de bem mais caro. Essas versões baratas muitas vezes não suportam alguns comandos importantes para a comunicação e também são infinitamente mais lentos que os bons. A comunicação OBD em geral não é muito rápida, então a diferença é perceptível entre um genérico e um bom.

    Caso não possa falar isto aqui por favor me avise e tiro comentário, mas quem tiver interesse e testar meu app, fique a vontade para dar sugestões. São sempre bem vindas. É um app bem simples ainda, pois faço em meu tempo livre, mas está bem focado em ter o melhor desempenho possível (informação o mais rápido possível na tela e baixo consumo de bateria) e um visual mais “industrial” e simples.

    • Ygor Soares

      Bacana amigo! Agora, cade a versão para IOS em ??? :)
      O seu app ler os códigos de erro da BSI do automóvel? Isso me interessa e muito!
      Abs

      • Nicolas Frenay

        Ainda não. Acabei priorizando outras coisas… Mas um dia terá esta função. (Tem outros apps gratuitos que fazem isto pelo que sei).

        Quanto ao iOS: mal tenho tempo pra fazer tudo que eu gostaria pro Android, imagina pra iOS hehe. Também não tenho nenhum dispositivo da Apple.

        • Nicolas, parabens pelo App! Voce poderia indicar alguns modelos de adaptador que prestem?

          • Nicolas Frenay

            Obrigado.

            Recomendo os da Scantool.net, mas são bem mais caros. Eu particularmente uso um OBDLink MX. http://www.scantool.net/scan-tools/smart-phone/

            Eu tenho um genérico do DealExtreme também mas o desempenho não chega aos pés e não é tão estável quando esse que recomendei.

            • Valeu Nicolas! Entao esses chineses são todos meia bocas mesmo?

              • Nicolas Frenay

                Olha, eu só testei um até hoje e acho difícil que sejam tão bons quanto os modelos “sérios”. De tudo que li por aí até hoje nunca vi ninguém recomendando algum modelo específico dos chineses.

                Como exemplo, tenho um usuário que não estava conseguindo conectar no carro dele usando meu programa e descobri que a causa era que o scantool chinês que ele estava usando não suportava um comando importante para conseguir comunicar se o carro tiver mais de uma ECU respondendo.

                O chinês que eu usei para testes é um azulzinho, bem pequeno, que comprei há alguns anos, antes mesmo de começar a desenvolver o app.
                Trocando ele por um “de verdade” quase dobrou a velocidade de atualização dos dados. No caso passei de 4 atualizações por segundo para 8 em um Peugeot 206. A diferença é bem grande.

                Em carros modernos tenho conseguido 30 atualizações/segundo com um OBDLink MX.

        • Nilson Del Santo

          qual modelo de adaptador OBD II bom pro new fiesta?

    • jpcasella

      Baixando e testando amanhã.
      Já tinha comprado o Torque, mas achei muito fraco os gráficos com cara de Android 2.X

      • Nicolas Frenay

        Legal. Opiniões são bem vindas. Meu objetivo é um visual mais simples, sem frescuras.

      • carroca_br

        O Torque tem muitos e muitos plugins inclusive gráficos que alteram totalmente sua interface, tem pra todos os gostos, inclusive eu instalei um em que os mostradores ficam todos vermelhos com ar futurista, mas tem como carros de corrida, fibra de carbono, etc…

        Mas olha, se você achou o Torque fraco creio que não “fuçou” muito ele, além dos muitos mostradores ele tem vários dashboards, gráficos com cruzamento de dados, registros em diário de bordo e etc que o torna um dos mais completos do mercado, senão o mais completo pra Android. Sem desmerecer o do Nicolas que inclusive admiro demais os desenvolvedores do Brasil que mesmo sem apoio e patrocínio produzem apps ótimos! Se eu tivesse “caixa” patrocinava o Nicolas pra fazer um grande app nacional (não que não seja, mas deixaria ainda melhor)!

    • Paulo B.

      Querido e amado amigo!!
      Desenvolva para o Windows Phone também…..pode ser pago!!!!

      Agora vou procurar saber se meu carro tem esse negócio…..se não tiver, é possível colocar???
      Tenho um Punto Sporting 2008

      Edit: Vou deixar esta notícias nos favoritos!!!

      • Nicolas Frenay

        Provavelmente tem sim, mas não tenho certeza.
        Se não tiver (improvável), não é viável colocar, pois basicamente isto vem da central eletrônica do carro (ECU).

        Quanto ao Windows Phone, infelizmente não tenho tempo (nem dispositivo) pra desenvolver para outra plataforma.

    • Aluízio Baena Drugovich

      Nicolas, quais adaptadores vc recomenda?

      • Nicolas Frenay

        Recomendo os da Scantool.net, mas são bem mais caros. Eu particularmente uso um OBDLink MX. http://www.scantool.net/scan-t

        Eu tenho um genérico do DealExtreme também mas o desempenho não chega aos pés e não é tão estável quando esse que recomendei.

    • Eduardo Andrade

      Achei interessante teu app e comprei ele para ajudar no desenvolvimento. Gostaria de sugerir, algumas funções como media de consumo, consumo instantâneo, distancia percorrida período, distancia percorrida na ultima viagem, consumo em litros na ultima viagem, media de velocidade na ultima viagem. Esses são alguns manômetros que uso bastante no Torque Pro e que acho bastante uteis. Tornar personalizáveis as abas também ajudaria bastante.

      • Nicolas Frenay

        Primeiro, obrigado pela ajuda :). Já trabalhei bastante neste projeto e me motiva receber uma recompensação por isso.

        Quanto aos seus pedidos, todos eles estão no meu roadmap, mas preciso fazer algumas coisas antes. Só para curiosidade, meu plano é o seguinte:
        1) Suporte a Wifi: está quase pronto. Estou testando algumas coisas e preciso rever as telas de configuração. Quero finalizar nos próximos dias.
        2) Perfil para cada carro: detectado automaticamente. Será usado para guardar as informações do carro, como tamanho do motor, peso e outras informações necessárias para calcular consumo. Vai guardar também distância percorrida, dados de aceleração/frenagem e outros.
        3) Dados caculados: consumos, aceleração 0-100, velocidade média e outros. Alguns já estão em teste na minha versão de desenvolvimento.

        Tenho outras funcionalidades que prefiro não anunciar ainda, mas já estão em teste.

        Honestamente, acho provável que a medida de consumo calculado não seja muito precisa, infelizmente. É uma conta aproximada que utiliza medidas de alguns outros sensores, e faz uma aproximação usando as informações do carro (tamanho do motor, peso, eficiência).

        Quanto aos manômetros, tanto as telas (abas) quanto os manômetros podem ser trocados hoje. Só segurar o dedo em cima de cada manômetro ou então em cima do número da aba para trazer as opções. Os layouts são fixos, mas sinceramente são os que melhor aproveitam a tela: tem de 1, 2, 3 e 6 manômetros. Você também pode acrescentar ou remover abas. Estas funções são limitadas na versão gratuita.

        Obrigado.

        • Eduardo Andrade

          Obrigado pelo retorno, aguardo ansioso as modificações para a versão de consumidor. Se precisar de alguma cobaia estou a disposição. Abraço.

    • Interessante seu app, mas por que as opções/nomes dos relógios estão em inglês?

  • Baetatrip

    Eu tenho… Utilizo o Torque ha quase 2 anos….. !
    Scanner ELM 327 + Torque (So Android aceita)… Pronto!
    monitora o carro todo+ GPS… E joha no Google… Td bonitinho!!!!!!!
    Ele le os erros gravados… Eu anoto e pesquiso tal código … “P0341” Cilinder 4… Isso quer dizer..Bombina cilindro 4 esta ruim…… Ae troca e fica novo!
    Etc…Etc…!!!!!

    • Também uso o Torque com um adaptador desses chineses e nunca tive problemas, funciona muito bem e bem rápido.

  • RodrigoTM

    Muito interessante a matéria. Eu tenho um scanner ELM327 WIFI e já utilizo nos meus carros a algumas semanas.

  • Kelmo Reis

    Uso num ford ka ano 2000, que nem marcador de temperatura tem e funciona a maioria dos sensores. https://www.youtube.com/watch?v=K_CqBzzWvXs

  • João Guimaraes

    Alguém saberia me informar onde fica a porta OBD II na IX35?

    • ..

      OBD geralmente fica na caixa de fusível.

    • Diego Sampaio Vieira

      Da uma olhada aqui http://pinoutsguide.com/CarElectronics/hyundai_obd_2_pinout.shtml Na tabela não tem IX35, veja como Tucson. Agora a localização…. tente dentro do motor perto da caixa de roda esquerda…. senão tente dentro do carro em algum compartimento logo abaixo da caixa de fusível ou na mesma linha só que na lateral do carro na parte de dentro (perto de onde se abre o capo, acho)…

  • João Cagnoni

    Do dia 12/08 para o dia 13/08 tive um pesadelo em que eu estava vendo um avião caindo após não conseguir pousar e arremeter da pista. Ontem comprei um conector OBD2 no ebay igual ao desta reportagem (ELM 327). #medo

  • Vagnerclp

    Comprei um no site Aliexpress, mas o desgoverno está com ele parado lá na receita federal. Paguei 7.9 dólares, no dia do pagamento 21 reais.

  • Eduardo Andrade

    Comprei o meu no mercado livre a um mês +ou-, paguei 48 reais + frete. Utilizo ele no meu Fiesta Rocam 1.6 2010, o conector fica em uma posição bastante favorável no meu caso, logo abaixo do volante próximo ao console central sem tampa nem nada, plug & play. Uso com meu Moto G o app Torque Pro que paguei 11 reais na Play Store. Em relação a versão free, a paga possui disponível a opção de analise e limpeza de falhas gravadas na central. Dos manômetros disponíveis no Torque Pro os mais confiáveis que identifiquei ate agora são o de velocidade real, rotação do motor, voltagem, pressão no pedal de aceleração em %, consumo de combustível em litros na ultima viagem e tempo de injeção. Os de media de combustível tanto em km/l e l/100km não funcionam muito bem as medias apresentadas estão muito longe de minha realidade, o de consumo instantâneo funciona perfeitamente. Há marcador de 0-100 km/h, 0-400 m. O programa possui opção para muitos outros manômetros, mas a maioria não tem leitura disponível no Fiesta posso citar o de sonda lambda como um dos que funcionam.

    • A versão free do Torque também consegue ler e apagar os códigos de erros da injeção.

    • Chico Costa

      Eduardo Andrade, qual a opção do TORQUE PRO para ler o tempo de injeção ?

      • Eduardo Andrade

        Fuel Trim Bank 1 Short Term, mas não tenho certeza, faz um certo tempo que não usava o app pra fazer leituras desse tipo e também troquei de celular perdi as configurações que eu tinha feito no outro, mas pelo que testei ali no carro agora, deve ser esse mesmo.

  • Luiz Felipe Simone

    Eu comprei e usei no meu carro (Celta LT 2012) funcionou direitinho, porem não todas as funções. Mas tem uma coisa que me deixa bravo. Depois de desligar o carro o Scanner para de funcionar e depois só funciona de novo tirando e colocando ele de novo no conector. Conclusão…. não posso deixar-lo plugado direto, queria apenas chegar no meu carro ligar o “Torque” e sair usando, mas comigo não adianta, sou obrigado a tirar ele, por de novo, mandar meu celular escarnear dispositivos Bluetooth, da nos nervos. Mas alguém teve esse problema?

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