Governamental/Legal Segurança

Oficial: freios ABS serão também obrigatórios

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A partir de 2014 os carros brasileiros serão mais seguros, de fato. Teremos medidas que prevenirão os acidentes e também medidas que minimizarão o impacto deles. Além do airbag ter sido aprovado como item obrigatório, agora é a vez dos freios ABS.

Muito se reclamou quando o airbag se tornou obrigatório primeiro, dizendo que na verdade é o freio ABS que preveniria mais os acidentes. Pois parece que o governo ouviu e aprovou que esse item também seja obrigatório em 2014.

A medida foi aprovada no início do mês pelo Contran e publicada na última terça-feira pelo Diário Oficial da União. De acordo com a resolução, todas as montadoras terão de fornecer um cronograma detalhado sobre a instalação do ABS. A porcentagem de modelos equipados com ABS crescerá gradativamente: até o início de 2010, 8% dos veículos com até oito lugares e os de carga com peso de até 3,5 toneladas deverão contar com o sistema.

Depois subirá para 15% em 2011, 30% em 2012, 40% a partir de 2013 e 100% dentro de cinco anos. Para as montadoras, cumprir essas porcentagens não vai ser difícil, pois vários modelos já tem ABS de série, os mais caros.

Complicado mesmo para elas será colocar o ABS em 100% de seus modelos em 2014. Bom, complicado não será, quem paga a conta é o consumidor mesmo.

  • rafael.pereira

    De um jeito ou de outro é uma boa notícia! A vantagem do ABS é que ele não tem aqueles custos de reposição estratosféricos que o airbag tem. Queria que esse prazo fosse mais curto, então vou contar com a boa vontade das montadoras (se é que isso existe) de disponibilizar esses equipamentos em toda a linha ANTES do prazo.

    Agora, resta introduzir esses elementos nas aulas de direção, paar que os jovens motoristas saibam como usar um ABS ou como evitar os perigos do airbag.

  • Jorge Miguel

    Olha, eu acredito que como vai ser um item obrigatorio, vão ter que abaixar o preço, se não elas não iram vender tanto, imagina um uno, pelado, por 27/28 mil? não da né?!

    • tfa

      Espero que em 2014 nós não tenhamos que ter ainda o desprazer de ver o Uno e algumas outras peças de museu saindo da linha de montagem. Disse “espero”, porque a esperança e a última que morre.

      Agora, imaginem a KOMBI com airbag e abs. :hauhau: :hauhau: :hauhau:

      • fdantasdesa

        A Kombi e o atual Uno vão sair de linha até lá. Aliás, é falado o tempo todo que o Uno vai ser reestilizado…Vcs não lêem não? ¬¬

        • Tomasturbando

          Ué, e não era de se imaginar que a nova geração do Gol iria aposentar a antiga ? Mas o Gol G4 tá ai pra provar o contrario…AS MONTADORAS SÃO CARA DE PAU…BEM CAPAZ DE QUANDO EU TIVER UM NETO O UNO AINDA EXISTA !!

        • tfa

          Leio sim, só que diferente de você não acredito em tudo que leio. E só quis imaginar uma Kombi com airbag com abs, que é uma visão bem engraçada. Algo contra????
          Maldita inclusão digital. Dá nisso… :bate: :bate: :bate:

  • heliofig

    A tendência é a demanda pelos itens aumentar tanto que seja possível os fornecedores reduzirem os custos de produção e, consequentemente, as montadoras possam reduzir o preço final. Nem que seja só um pouco.

    Mas que são componentes de suma importância, isso são.

  • Yasu

    Pois é, eu mesmo na medida do possível tento comprar sempre carros com ABS e Air Bag, mais ABS que air bag mas geralmente se vem o ABS costuma-se ter o air bag também.

  • PR

    Uno, Kombi, Classic e GIV devem sumir, pois além desses itens, os carros vão ter que passar por testes de colisão. Acredito que essa lei ainda tenha que ser homologada.

    Mas esses carros mesmo com Airbags não tem as condições necessárias pra passar por esses testes.

    Eu também espero (tenho esperança) que as montadoras aumentem a oferta desses itens antes do prazo, e com relação a pagar, hoje já pago por ABS e Airbag, no máximo num futuro breve, vou pagar menos por esses itens, já que o preço dos mesmos vai estar embutido no valor final dos veiculos.

  • fernando

    ótima notícia.
    não é todo carro que comporta airbag, mas abs todos eles comportam até mesmo a guerreira kombi.

    o uno comporta pelo menos airbag do motorista, vide o opcional oferecido para a fiorino (pois é ¬¬), logo a fiat deve fazer alguma adaptação para o airbag do passageiro. espero que nessa adaptação mudem de vez essa caixa de fósforos ambulante.
    a kombi, sem comentários :teeth2:, basta ver o chash-test de uma kombi picape… a última coisa que sobra é um pedacinho da roda DE TRÁS :banana:. tomara que esse dinossauro entre em extinção e a volks de origem a uma van mais decente
    o classic comporta tanto o airbag quanto o abs, tanto é que esses itens eram oferecidos na versão européia (e é oferecido nos países com o classic-pseudo-aveo), e provalvemente vai pro plastiprisma e o plasticelta
    o gol g4 consegue aguentar os dois itens tranquilamente. ele não passa de um g3 com muito mais plasticos, sendo que o g3 dispunha dos dois itens…

  • Felipe Siena

    MARAVILHA !!! Pena q as montadoras vao aumentar drasticamente o preço dos carros, eu acho !

  • Anderson PUff

    :clapp: :clapp: :clapp: :clapp: :clapp:

    Muito bom, ótima noticia, com certeza irá ajudar a diminuir e muito a carnificina do nosso transito.
    As montadoras que se virem, basta criar novos projetos e deixar de se aproveitar do brasileiro com projeto amortizados várias vezes como uno, fiorino, kombi, courier, gol g4 e celta.
    No final das contas iremos pagar mesmo, mas pelo menos iremos pagar por mais segurança

  • eduardogege

    Provavelmente com o uso em grande escala, o custo para as montadoras tambem irá reduzir bastante.

  • felipe

    Eu espero q nós (brasileiros) nos reeduquemos para tais itens senao eles nao faram muito efeito por exemplo, para de dirigir com as maos na posição de 12 h pq se o air bag abrir vai tomar braçada na cara, e do pessoal tb nao tirar o pé do freio quando o abs funciona e vibra o pedal. Como brasileiro nao gosta de ler manual… :assob:

  • Ricardo

    Atençao:
    ABS tem geraçao, nao é o mesmo um sistema ABS de 15 anos atrás que um atual, atentos para ver a lambança que as monstradoras brasileiras vao fazer!!
    Vigiar sempre!

  • Andre Pira

    Pois é!, não conto muito com a saída do Uno de produção não!! Se tá vendendo bem, porque a Fiat iria aposenta-lo??…Coisas de Brasil!
    A lei é ótima, já os preços que serão praticados…afffff!!

  • menezes

    Como dizia o Boris, é uma vergonha!

    Se não fosse obrigatório, 80% das pessoas ainda não utilizariam cinto de seugrança.

    Aqui no Brasil, as coisa tem que ser assim mesmo!

    Quem diria que o bom senso viria dos legisladores!!!

    O que adianta eu ter ABS e o cara de trás bater na minha traseira!

    E o pior, imagina ele arrebentar a cabeça dele e do passageiro no parabrisa e eu (e vcs) pagarem as despesas do hospital do infeliz.

    Para completar, só falta agora definirem uma legislação de inspeção veicular.

    Nada tenho contra carros velhos, até mesmo pq eu tenho um 1998. Porém gastei neste mês R$2.500,00 para mantê-lo em condições de uso (suspensão e freios). Será que todo mundo faz isso!?!?!

    Abraços

  • Netuno

    O colega Menezes tem razão, é necessário que a inspeção veicular seja mais enérgica e assim como as blitz nas ruas. Quem paga imposto, investe na manutenção correta de seu veículo, tem o direito de exigir isto do Estado. É isso aí… boa educação no trânsito..

  • Rafael

    2014? Pq nao ano q vem? :down:

  • Luis.J.R.

    Bom pelo menos vai ter mais segurança no trasito!Muito bom né. :assob:

  • RafaelHT

    isso é mais uma mais uma lei do governo que joga a resposabilidade da incompetência deles para os consumidores…

    Ao invés de melhorar a qualidade das estradas, com melhor asfalto e melhor sinalização, o governo vai tentar diminuir o índice de acidentes no trânsito com airbag e ABS. Sim claro que o índice irá diminuir, tornará as ruas e estradas mais seguras, mas quem irá tirar do bolso o dinheiro seremos nós.

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