Combustíveis Cupês EUA GM História Manutenção Peruas Sedãs

Oldsmobile 88 não gerou um Dieselgate, mas ajudou a sentenciar o combustível nos EUA

oldsmobile-88-diesel-3

Oldsmobile Delta 88 e seu motor GM 350 Diesel

Muito antes do Dieselgate, o óleo diesel foi colocado em cheque no mercado americano. Se o EA189 foi o motivo do atual escândalo envolvendo a Volkswagen, no passado, o velho V8 GM 350 Diesel, que teria sentenciado o combustível entre os consumidores americanos.

Lançado em 1949, o Oldsmobile 88 surgiu como completar as séries 76 e 98 da extinta marca americana. A primeira geração chegou a ser feita em sete fábricas nos EUA e em quatro variantes. Em 1954 surgia a segunda geração, que foi substituída já em 1956. Em pouco mais de um ano, apareceu a terceira geração, assim como ocorreu com a quarta.

oldsmobile-delta-88-royale-coupe

Oldsmobile Delta 88 Royale Coupe

Apenas na quinta geração, o Oldsmobile 88 durou um pouco mais, indo de 1961 a 1964. As sexta e sétima geração duraram em torno de cinco anos cada. Em todas elas, o enorme modelo da GM vinha com o motor V8 Rocket a gasolina, tendo ainda outros modelos, tais como o JetFire.

oldsmobile-88-diesel-1

Propaganda da GM: 19 modelos com motor diesel

Era Diesel

Mas, no caso relacionado com o diesel, o mais famoso de todos sem dúvida é o 88 da oitava geração ou também conhecido como Delta 88. Ele surgiu em 1977 e media 5,52 m de comprimento. Assim como outros de sua época, era muito grande e espaçoso, necessitando naturalmente de um poderoso motor para move-lo com alguma desenvoltura.

Feito sobre a plataforma B da GM, o Oldsmobile Delta 88 tinha 2,94 m de entre-eixos. Com grande espaço interno, o modelo não era exatamente leve, mas perdera 410 kg em relação a geração anterior, pesando assim em torno de 1.860 kg. O sedã ainda vinha na versão Royale, mais luxuosa, assim como o cupê duas portas. O 88 tinha ainda a perua Custom Cruiser, feita até 1992.

oldsmobile-delta-88-royale-brougham-sedan-interior

Oldsmobile Delta 88 Royale Brougham Sedan – interior

O motor de entrada era um V6 3.8 da Buick, mas realmente o que domina o lineup do Delta 88 era o V8. Foram empregados seis modelos/versões, sendo o menor de 4.3 litros e o maior com 6.6, o Olds 403. Mas o mais usado na gama era o Rocket 350 com 5.0 ou 5.7 litros. Dos big blocks 5.7, o mais polêmico, no entanto, foi o LF9 ou GM 350 Diesel.

oldsmobile-88-diesel-4

Motor GM 350 Diesel, como era conhecido o LF9 5.7

GM V8 LF9

A intenção da GM, que escolheu a Oldsmobile para chefiar o projeto do motor diesel em automóveis, era driblar as novas normas de consumo para os motores a gasolina, decorrente da Crise do Petróleo de 1973. Usar o diesel era uma forma de evitar pagar multas e ser sobretaxada.

Assim, o GM 350 Diesel foi introduzido em 1978 no Delta 88 e pertencia a uma família que tinha também V6 e V8, ambos com 4.3 litros e igualmente movidos por óleo diesel. O LF9 não foi o único da Oldsmobile, que usou posteriormente os LF7, LS2 e LT7, além do LT9. Detalhe interessante é que os dois primeiros foram usados apenas por um ano em modelos variados da gama da GM.

De todos, o LF9 foi o que durou mais tempo, até 1985, quando a Oldsmobile deixou de usar motores diesel. O tal GM 350 Diesel entregava apenas 105 cv e 28,2 kgfm, apesar de seu enorme tamanho. Ele chegou a ser usado em picapes, mas com 120 cv e 30,6 kgfm. Uma quantidade enorme de modelos da General Motors fez uso do LF9 (19, segundo propaganda da época), além do Checker Marathon, o clássico táxi de Nova Iorque.

oldsmobile-delta-88-holiday-coupe

Oldsmobile Delta 88 Holiday Coupe

Mas foi no Delta 88 que o motor ficou famoso. Com câmbio automático de três marchas, o Delta 88 Royale, por exemplo, ia de 0 a 100 km/h em 17,6 segundos (embora na prática fizesse em 16,6) e tinha máxima de 164 km/h. O consumo médio era de 9 km/litro. Nada mal para uma “barca” V8 com quase duas toneladas.

A promessa da GM era entregar desempenho e economia. No sedã, a propaganda falava em 32 mpg ou 13,6 km/litro na estrada, enquanto a perua Cruiser Custom faria 11,9 km/litro (28 mpg). Assim como o Clean Diesel no caso da VW, a GM também estava oferecendo uma saída para o mal da gasolina.

oldsmobile-88-diesel-2

Oldsmobile Delta 88 Diesel em propaganda do novo V8 4.3

Falha de engenharia e redução de custos

Mas naquela época, a questão ambiental não era tratada de forma séria, o que viria acontecer somente no fim dos anos 90. Assim, poluir demais não vinha ao caso. Mas o que pegou para o GM 350 Diesel foi um erro da engenharia da Oldsmobile. O LF9 foi baseado no tradicional bloco 350 V8, construído com a finalidade de ser um motor de ciclo Otto.

Quando a Olds trocou os cabeçotes para o V8 350 funcionar com óleo combustível, esqueceu que motores de ciclo Diesel geram cargas maiores de compressão. Assim, os parafusos de fixação destes não suportavam taxas de compressão exigidas pelo LF9. Em resultado, estes se rompiam e as câmaras eram inundadas de água do circuito de refrigeração. O famoso calço hidráulico se tornou algo comum no propulsor.

oldsmobile-custom-cruiser

Oldsmobile Custom Cruiser

Outro problema foi a famosa redução de custos. Como o diesel vendido nos EUA dos anos 80 continha muita água, a corrosão do sistema de alimentação e falhas na bomba injetora eram frequentes. A GM decidiu não gastar com um separador de água, necessário para evitar tais problemas.

Estes defeitos apresentados pelo LF9 e seus derivados foi parcialmente solucionado em 1982, quando um V8 4.3 melhorado foi introduzido. No entanto, a promessa da Oldsmobile de performance e economia já tinha sido arruinada, pois o desempenho do 88 e outros não agradou, assim como a exagerada emissão de poluentes e fuligem excessiva, provocada pelas bombas desreguladas.

oldsmobile-cutlass-ciera-v6-diesel

Oldsmobile Cutlass Ciera Diesel com motor LT7 V6 4.3, outro que sucumbiu em 1985

Sentenciado na “América”

Muitos compradores do Delta 88 entraram com ações na justiça, obrigando o governo federal a criar leis mais rígidas para carros movidos a diesel, o que sepultou qualquer tentativa de tornar a opção atrativa entre os americanos. Após 1985, a marca americana e a GM desistiram do intento e a reputação do combustível chegou ao pior nível.

Desde então, o consumidor passou a evitar automóveis “queimadores de óleo”, até que a Volkswagen decidiu virar o jogo com seu “Clean Diesel”. Este, da mesma forma, se mostrou catastrófico ao final, mas não por falha da engenharia. Assim como a GM quis driblar as taxas sobre a gasolina, a VW tentou fazer o mesmo com as emissões excessivas de azoto.

E quanto ao Delta 88? Este continuou no mercado americano, mas já sem seus potentes V8 5.7, retirados da nona (1986) e da derradeira décima geração (1992), ambas com um novo V6 3.8 da Buick. O modelo foi fabricado até 1999, mas – principalmente hoje – é lembrando injustamente como causa do fracasso do diesel nos EUA.





  • Mumm Rá

    Alguém possui alguma informação sobre a Oldsmobile ?

    Pelo que sei foi comprada por uma empresa chinesa mas sumiu do mapa

    Gosto da marca por causa de seu concepts cars principalmente Oldsmobile Incas

    • celso

      A marca Oldsmobile foi “extinta” em 2004.
      Ou seja, ela não existe mais.

    • celso

      A marca Oldsmobile foi “extinta” em 2004.
      Ou seja, ela não existe mais.
      O Alero GLS ,da foto abaixo, foi o último Oldsmobile produzido.

      • Mumm Rá

        Lembram da Oldsmobile? A finada marca americana foi vendida pela GM
        quase que na surdina para um fabricante chinês chamado CLN Auto Company
        Ltd.

        Que empresa é essa? Não sabemos, ainda. Mas, ela parece ter agradado
        ao ex-presidente da GM, Rick Wagoner. O milionário executivo americano
        parece ter aceitado o convite para comandar a Oldsmobile.

        Mas os americanos podem ficar tranquilos, pois a CLN vai usar a marca
        Oldsmobile apenas no mercado chinês, deixando Wagoner bem longe da
        América!

        A empresa chinesa diz que os chineses estimam muito as marcas
        americanas e que Buick e Oldsmobile possuem grande prestígio por lá

        Realmente, neste último caso, a Buick é a marca da GM que mais vende
        na China. Detalhes do negócio ainda não foram totalmente esclarecidos,
        ainda aguardando um confirmação mais real dos fatos.

        Fonte : Noticias Automotivas

        www noticiasautomotivas com br rick wagoner vai comandar oldsmobile ressuscitada por chineses

        Por isso que eu gostaria de saber se ela foi vendida mesmo porque já li isso em outro site também

        • pedro rt

          a SATURN foi vendida pra um grupo canadense de aço chamado MAGNA e a HUMMER pra outra marca de automoveis chinesa pequena

          • Mumm Rá

            Que bom e espero que seja ressucitada

            Eu gosto de variedade de marcas automobilisticas

            A Saturn eu tenho um carinho especial por ela por causa do Saturn EV1 ( que era um carro conceito chamadao GM Impact ), Saturn Sky e o Saturn SC2 segunda geração

            A Pontiac e Olsmobile por causa de seus carros conceitos como Pontiac Salsa, Oldsmobile Incas, Pontiac Rageous etc…

            • pedro rt

              nenhum dos 3 tem chance mais de voltar, nem a GM vai inventar mais marcas pra combater de outras marcas asiaticas “saturn” nem pra enfrentar guerras no oriente medio e golfo do mexico “hummer” ou uma marca de esportivos dos anos 60 aos 80 “pontiac”

    • V12 for life

      A Hummer que quase foi vendida aos chineses sem sucesso, com a Olds ocorreu oque o Celso explicou.

      • Mumm Rá

        Lembram da Oldsmobile? A finada marca americana foi vendida pela GM
        quase que na surdina para um fabricante chinês chamado CLN Auto Company
        Ltd.

        Que empresa é essa? Não sabemos, ainda. Mas, ela parece ter agradado
        ao ex-presidente da GM, Rick Wagoner. O milionário executivo americano
        parece ter aceitado o convite para comandar a Oldsmobile.

        Mas os americanos podem ficar tranquilos, pois a CLN vai usar a marca
        Oldsmobile apenas no mercado chinês, deixando Wagoner bem longe da
        América!

        A empresa chinesa diz que os chineses estimam muito as marcas
        americanas e que Buick e Oldsmobile possuem grande prestígio por lá.

        Realmente, neste último caso, a Buick é a marca da GM que mais vende
        na China. Detalhes do negócio ainda não foram totalmente esclarecidos,
        ainda aguardando um confirmação mais real dos fatos.

        Fonte : Noticias Automotivas

        www noticiasautomotivas com br rick wagoner vai comandar oldsmobile ressuscitada por chineses

        Por isso que eu gostaria de saber se ela foi vendida mesmo porque já li isso em outro site também

      • pedro rt

        a hummer foi vendida a um grupo chines e a SATURN a um grupo empresarial canadense

        • V12 for life

          Os Chineses desistiram da Hummer antes de concretizar o negocio, se tivessem obtido sucesso a marca ainda existiria mesmo que operando na China oque não acontece e se quer há informações de um novo modelo.

    • Pedro Evandro Montini

      Nunca ouvi falar que a Olds tenha sido comprada por chineses. Sempre soube que a própria GM a extinguiu para cortar custos.

      • Mumm Rá

        Lembram da Oldsmobile? A finada marca americana foi vendida pela GM
        quase que na surdina para um fabricante chinês chamado CLN Auto Company
        Ltd.

        Que empresa é essa? Não sabemos, ainda. Mas, ela parece ter agradado
        ao ex-presidente da GM, Rick Wagoner. O milionário executivo americano
        parece ter aceitado o convite para comandar a Oldsmobile.

        Mas os americanos podem ficar tranquilos, pois a CLN vai usar a marca
        Oldsmobile apenas no mercado chinês, deixando Wagoner bem longe da
        América!

        A empresa chinesa diz que os chineses estimam muito as marcas
        americanas e que Buick e Oldsmobile possuem grande prestígio por lá.

        Realmente, neste último caso, a Buick é a marca da GM que mais vende
        na China. Detalhes do negócio ainda não foram totalmente esclarecidos,
        ainda aguardando um confirmação mais real dos fatos.

        Fonte : Noticias Automotivas

        Por isso que eu gostaria de saber se ela foi vendida mesmo porque já li isso em outro site também

        • Edson Fernandes

          Apagada a mensagem por repetição. (flood)

          Quando for assim oriente aos que comentam a ler seu comentário acima.

          • Mumm Rá

            OPS foi mal desculpa irei fazer isso na próxima vez

    • pedro rt

      sei o os oldsmobile eram vendidos como chevrolet nos anos 80 e 90 no MEXICO e a marca de fato foi extinta da mesma forma q outras do grupo GM em decadas anteriores e como a pontiac ultimamente em 2008

  • Mr. Car

    Com diesel ou sem diesel, beleza de representante de um tipo de carro que adoro: “barca” americana, he, he!

  • V12 for life

    Pelo jeito esse foi o inicio do fim da Olds.

    • Lorenzo Frigerio

      Não, a Olds continuou existindo por mais 20 anos.

      • V12 for life

        Poi isso disse O INICIO DO FIM.

  • afonso200

    a cadillac tambem nessa epoca, tenho aqui em casa coleção de brochures(catalogos) de cada marca de cada ano (Full-Line) (linha completa) de cada ano,

  • JAG

    Um motor a diesel que faz 9 km/l quase a mesma coisa que muita camioneta da atualidade!

  • Ediomar

    Um dia quero dirigir uma barca americana dessas,devem ter um conforto extremo,olha o nivel de acabamento desses carros,tudo veludo da melhor qualidade,até os americanos devem sentir falta dessas barcas monstras.

    • pedro rt

      hj a consciencia do americano mudou bastante, “barca” agora eles so querem picape truck e suv, dos carros comuns quem faz mais sucesso na classe media sao os eletricos

  • foradilma

    PTgate,lulagate e dilmagate kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • celso

    Essa matéria do NA (de 2009) parece ter sido apenas um boato.
    Em 2008, a imprensa americana noticiou que os direitos sobre o nome Oldsmobile teriam sido adquiridos pela Toyota, mas nem a Toyota, nem a GM nunca confirmaram isso.
    Se os direitos sobre o nome Oldsmobile tivessem sido vendidos “na surdina” para a CLN Auto Company Ltda, a imprensa americana teria descoberto e noticiado.
    O NA deu como fonte o site Carscoop. Esse site adora soltar boatos.
    Infelizmente, a Oldsmobile está “extinta”.

  • fbl

    Tivessem verificado com os europeus como faziam carros a diesel nao teriam pago esse mico

    • Mr MR8

      Ou se tivessem usado o motor da D-20 nacional…

      • fbl

        Perkins 4236. Ia subir paredes.

  • Gavlan The BeerMaster

    Mesmo som do motor da D20.

  • Túlio Leal

    “Falha de engenharia e redução de custos”. Infelizmente algo bem comum na GM

  • Rafael Trindade

    Eu sou apaixonado por estes Olds… quando vejo em alguns filmes, quero ver denovo :)



Send this to friend